Notícias

22
Jul/24

40º Festival de Poesia reúne grande público e é marcado pela qualidade dos participantes em Ibotirama

Poetas, autores, apreciadores da cultura e um grande público acompanharam a edição local do 40º Festival de Poesia (FEPI), realizado no sábado (20), em Ibotirama. O evento aconteceu na Praça Mãe Josina e teve o pôr do sol como um atrativo a mais para todos os presentes.


Trio Rapa de Juá- Atração do Festival de Poesia

Ao todo, dez poesias foram classificadas para a etapa nacional (veja a lista ao final), que ocorrerá em 17 de agosto. O primeiro lugar foi conquistado pela poesia "O que Define um Poeta?", interpretada por Sthefany Silva.

Nesta edição, o FEMPI, que leva o nome de Silvio Araújo e Paulinho Cavalcanti, homenageou Elio Batista nos troféus. Elio Batista, artista ribeirinho, foi uma figura emblemática nas primeiras edições do festival, destacando-se com suas composições autorais e seu carisma único. Natural de Passagem, ele fazia travessias de balsa pelo Rio São Francisco e era pescador. Elio conquistou o título de "artista exclusivo" do festival, sendo frequentemente levado ao palco nos braços do povo. Familiares de Elio acompanharam a homenagem, tornando o momento ainda mais significativo.

Entre as principais estão "Concretas e Absolutas" (1986), "Raça 100 Liberdade" (1988), "Nova Mente" (1991), "Pardais do Entardecer" (1997) e "Ibotirama e as Canções de Agosto". Familiares de Edinho acompanharam a homenagem, tornando o momento ainda mais significativo.



O festival deste ano também contou com a apresentação da Banda Rapa de Juá, uma expressão musical do sertão, com um repertório rico e destacando a cultura regional.

Veja a lista dos classificados para a etapa nacional:

1° Lugar- Sthefany silva - O que define um poeta?

2° Lugar- Mateus Bessa - Onde foi parar a humanidade?

3° Lugar- Marcos Arthur Cláudio - Arte Cravada

4° Lugar- Larissa Agreda – Remendos

5° Lugar - Gabrielly Oliver - Fractais - Autoria: Elta Mineiro

6° Lugar Marcus Fé - Empatia

7° Lugar - Luan Vieira - Infância sem Celular

8° Lugar - Caliny Rodrigues - Em Busca Da Autenticidade

9° Lugar Márcia Nascimento - O Moldar do Tempo

10° Lugar - Leonice Oliveira - Aquarela de Versos

Fonte:Da redação do Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades