O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), sinalizou o desejo de concorrer a uma vaga no Senado pela Bahia nas eleições de 2026. A pretensão de Costa, que governou a Bahia de 2015 a 2022, deve acirrar a disputa interna pela vaga dentro da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT).
Em 2026, serão duas vagas em disputa para o Senado em cada estado. Mas os dois senadores da Bahia que vão concluir o mandato –Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD)— afirmam que querem concorrer à reeleição.
Costa participou nesta terça-feira (2) do cortejo do 2 de Julho, data cívica que celebra o fim da guerra da Independência do Brasil na Bahia, e foi tietado por apoiadores e aliados. Na véspera, foi festejado pelo presidente Lula, que disse dormir tranquilo tendo o ministro baiano na chefia da Casa Civil.
Questionado nesta terça sobre o desejo de ser candidato a senador, Rui Costa confirmou que esta é uma possibilidade em aberto.
” [A candidatura] é uma possibilidade, mas tenho que conversar com o presidente Lula. Eu faço política pelo projeto coletivo, então a gente precisa ver o melhor cenário. Vou conversar com ele [Lula] para a gente tomar uma decisão, mas está cedo ainda”, afirmou o ministro à Folha.
Aliados há mais de 40 anos, Rui Costa e Jaques Wagner protagonizam uma espécie de guerra fria com disputas de bastidores na Bahia e no núcleo duro do governo Lula. Em público, ambos afirmam que estão afinados e com boas relações, mas aliados confirmam as desavenças entre ambos.
No cortejo do 2 de Julho, Costa e Wagner desfilaram separados, a poucos metros de distância um do outro. Ambos foram abordados e festejados por apoiadores.
Entre aliados de ambos, a avaliação é que as articulações para 2026 passam pelo desempenho nas eleições municipais deste ano.
Rui Costa tem ajudado a dar musculatura ao Avante, partido comandado pelo ex-deputado e empresário do setor de transportes Ronaldo Carletto. Em poucos meses, a legenda saiu de 4 para 59 prefeitos e se tornou a segunda maior força nos municípios baianos, atrás apenas do PSD.
Conforme revelado pela Folha em maio, o ministro recebeu neste ano um prefeito da Bahia a cada dois dias úteis, abrindo espaço até para gestores de cidades com menos de 10 mil habitantes. Os encontros ocorrem no momento em que o governo Lula enfrenta críticas por falhas na articulação política.
O PT, impulsionado por Wagner, também cresceu nos municípios e saiu de 32 para 46 prefeituras. A legenda também abriu espaço para antigos adversários, caso do ex-deputado Tito. Ele fez parte da base aliada de Bolsonaro e agora vai concorrer à Prefeitura de Barreiras, oeste do estado, pelo PT.
Wagner também foi o principal articulador da candidatura do vice-governador Geraldo Júnior (MDB) à Prefeitura de Salvador, isolando o nome preferido de Rui Costa, que era o ex-vereador José Trindade.
Nesta terça, o chefe da Casa Civil afirmou que não terá como se engajar na campanha de Geraldo: “Não vou conseguir ser tão engajado como fiquei em outras campanhas. Eu pretendo ter uma presença nas campanhas muito com vídeo, com foto, porque não vai dar tempo. Eu não vou conseguir sair de lá para ter presença aqui”.
Mesmo com um cenário incerto, a discussão sobre a disputa no Senado ganhou tração nos bastidores nos últimos meses. Em maio, Wagner afirmou que a chapa para 2026 não está completa e que os únicos dois nomes garantidos seriam o dele e o do governador Jerônimo Rodrigues.
Um mês depois, em uma solenidade do governo baiano, recalculou a rota, falou em busca de consenso e disse que ele, Rui Costa e Angelo Coronel são possíveis candidatos ao Senado: “Nós vamos encontrar o caminho para a gente não precisar brigar e conseguir atender todo mundo”.
A aliados Wagner tem dito que não abre mão da reeleição e caberá a Rui Costa resolver o imbróglio com Angelo Coronel, que vem se movimentando em busca de sustentação para se manter na chapa.
Aliado do senador Otto Alencar (PSD), Coronel montou um grupo próprio na Assembleia Legislativa baiana formado por deputados de partidos como PP e PL, que não apoiaram a eleição de Jerônimo Rodrigues em 2022. O grupo, apelidado de G10, ampliou a tensão na base do governador no Legislativo.
Partidos aliados consideram improvável um cenário em que o PT ocupe as três principais posições da chapa majoritária, com um candidato ao governo e as duas vagas ao Senado.
Neste cenário, outra possibilidade seria Rui Costa voltar a disputar o governo em 2026, mas a hipótese é refutada por aliados dele e de Wagner.
Ronaldo Laranjeiras durante entrevista ao Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes/TV BandNews
O Supremo Tribunal Federal (STF) ignorou o oferecimento de um dos maiores especialistas do mundo em questões relativas a drogas, o médico Ronaldo Laranjeiras, que se colocou à disposição dos ministros para esclarecer os riscos da liberação do porte de maconha “para consumo próprio”, afinal limitado a 40g. Ele lamentou no Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes/TV BandNews, que a decisão tenha sido adotada em votos “muito frágeis sob os pontos de vista intelectual e científico”. A informaçãao é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Ele chamou de “primor técnico” o texto do relator Efraim Morais (União-PB), aprovado no Senado, que criminaliza todo porte de drogas.
Para Laranjeiras, a decisão dos ministros é “uma comédia trágica de erros”. Também achou “bizarro” o STF legislando sobre o assunto.
Chefe de pesquisa da Escola Paulista de Medicina, teme pelos pobres, em gerações com problemas cognitivos, depressivos, tipo “nem-nem”.
Você conhece nosso Atendimento digital? Para orçar seus exames laboratoriais, tirar dúvidas, realizar seu cadastro ou agendar sua coleta domiciliar, é só acessar o link. 🔗 atendimento.redesaocamilo.net Assim, você evita deslocamentos e esperas. Rede São Camilo. Você conhece, você confia 💙
#LemBa #RedeSaoCamiloBa #Saúde #ExamesLaboratoriais #AtendimentoOnline #RedeSãoCamilo
Dos oito aos 14 anos de idade, a paraibana Chirlene Brito foi apresentada aos deveres como “empregada doméstica” em uma casa na cidade de Campina Grande. A criança tinha ordens para lavar louça e outros afazeres de casa, que incluía cuidar de outra criança.
Em troca, ao final do mês, ela recebia restos de caderno e materiais para tentar concluir o sonho de menina: ir pra escola. Mas, Chirlene teve que largar os estudos e seguiu na vida do emprego doméstico. Desde então, sofreu “inúmeras” violências, inclusive sexual.
Hoje, aos 40 anos de idade, batalha como diarista e integra a direção da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad). Ela aguarda, com ansiedade, a chegada do projeto da Política Nacional de Cuidados ao Congresso Nacional, prevista para quarta-feira (3).
Esse projeto de lei prevê políticas públicas e garantia de direitos, tanto para quem atua no serviço remunerado como para as pessoas que cuidam de forma voluntária de outras, mas que acabam excluídas mesmo tendo passado anos servindo outras.
Em ambos os casos, as mulheres, principalmente, ficam incumbidas desses serviços. No Brasil, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), existem aproximadamente 47,5 milhões de pessoas envolvidas em cuidados, sendo que 78% são mulheres e 55% são mulheres negras.
Grupo de trabalho
O Projeto de Lei (PL) sobre a Política Nacional de Cuidados, que será enviado pelo Executivo ao Congresso Nacional, foi elaborado por um grupo de trabalho que envolveu 20 ministérios. O PL será assinado pelo presidente Lula às 9h30h, no Palácio do Planalto.
Segundo o governo, a proposta tem a intenção de garantir os direitos tanto das pessoas que necessitam de cuidados quanto das que cuidam, além de promover as mudanças necessárias para uma divisão mais igualitária do trabalho de cuidados dentro das famílias e entre a comunidade, o Estado e o setor privado.
Inovação
A avaliação do governo é que o projeto de lei vai inovar ao reconhecer a importância da corresponsabilização social e de gênero nas tarefas do cuidado. Dentre essas novidades, o documento determina o cuidado como um direito de todas as pessoas a ser implementado de maneira progressiva, a partir de públicos prioritários. Essas prioridades são crianças e adolescentes, pessoas idosas e pessoas com deficiência, trabalhadoras e trabalhadores remunerados, além das pessoas não remuneradas por cuidar de outras.
O projeto garante ainda o acesso ao cuidado de qualidade, o trabalho decente para quem é remunerado e atua no cuidado e a redução da sobrecarga de trabalho para quem cuida de forma não remunerada.
Durante mais de um ano, segundo divulgou o governo, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, celebrou que houve diálogo com estados, municípios, sociedade civil, organismos internacionais, setor privado e parlamentares.
Desproporcional
A secretária Nacional da Política de Cuidados e Família do ministério, Laís Abramo, lamentou que a responsabilidade pela provisão de cuidados ainda recaia de forma muito desproporcional sobre as famílias e, principalmente, sobre as mulheres.
A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, também avaliou que a Política Nacional de Cuidados reconhece a importância do trabalho de cuidar e promove a corresponsabilização da sociedade e do Estado neste processo.
“Precisamos pensar em como diminuir o tempo das mulheres com o cuidado no Brasil, não só por meio de ações do governo federal, estados e municípios, mas também com a divisão das demandas de cuidado com os homens para que o trabalho de cuidar não recaia somente sobre as mulheres", destacou a ministra em comunicado do governo.
Isso faz com que as mulheres deixem de estudar ou trabalhar, como destacou a secretária de Autonomia Econômica e Política de Cuidados do Ministério das Mulheres, Rosane Silva. “Cerca de 30% das mulheres que precisaram interromper a procura por trabalho em 2023 estiveram nessa situação exatamente por ter de conciliar o tempo com o trabalho doméstico e de cuidados”, explicou.
O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, declarou, em vídeo publicado nas redes sociais, que o governo federal avançou mais um passo na implementação do cuidado no Brasil.
Implementação
Para Chirlene Brito, da Fenatrad, que hoje trabalha como diarista, a luta deve ser para que não se propague o “trabalho escravo doméstico”, remunerado ou não remunerado no país. Ela espera que o projeto seja aprovado e não fique só no papel. Para coibir as violências e garantir os direitos, Chirlene espera que a fiscalização seja aperfeiçoada.
Ela aponta que diariamente as profissionais são expostas a violências. “Quantas empregadas estão passando por situações difíceis neste momento por causa de leis que não estão sendo aplicadas. Todos nós precisamos estar atentos na efetivação dessa política para aplicação desses direitos garantidos”.
Na tarde desta terça-feira, 2, por volta das 14h47min, durante a Operação Festejos Juninos, uma guarnição do TOR da CIPRv/Barreiras realizava patrulhamento tático no perímetro urbano da cidade de Wanderley, quando avistou uma motocicleta HONDA CG 160, ostentando uma placa de Catuji/MG fora dos padrões legais, o que motivou a abordagem.
Ao verificar os elementos identificadores da motocicleta, notou-se adulteração no número do chassi e do motor. Finalmente, após análise minuciosa, a guarnição constatou que se tratava de uma motocicleta clonada, com restrição de FURTO na data de 16/03/2022, conforme B.O. registrado em Brasília/DF. Ressalta-se que, apesar dos esforços da guarnição, não foi possível localizar o condutor.
Diante dos fatos, a motocicleta foi apresentada à autoridade competente na 11ª COORPIN em Barreiras para adoção das demais medidas cabíveis.
02
Jul/24 |
Assista ao vivo o Arraiá de LEM |
Antes
Depois
Bairro: Santa Cruz, Rua Itabuna.
Contato:77 999309574
UFOB está com inscrições abertas em processo seletivo para contratação de professor por tempo determinado para os campi de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães. Ao todo são 8 vagas para contratação e uma vaga para formação de cadastro de reserva. As inscrições seguem abertas até o dia 8 de julho.
Clique aqui para acessar os Editais.
As vagas ofertadas são para as seguintes áreas:
Centro das Ciências Biológicas e da Saúde (Barreiras)
Clínica Médica (1 vaga – 20h) | Farmacotécnica (1 vaga – 20h) | Nutrição/Alimentação Coletiva (1 vaga – 40h) | Nutrição Básica (1 vaga – 40h) | Pediatria (2 vagas – 20h)
Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias (Barreiras)
Ciência e Tecnologia (formação de cadastro de reserva – 1 vaga – 20h)
Obs. Por se tratar de Edital de cadastro reserva, a aprovação no processo seletivo não assegura ao candidato o direito de contratação, ficando a concretização deste ato condicionada à observância das normas legais pertinentes e à rigorosa ordem de classificação.
Centro das Humanidades (Barreiras)
Língua Portuguesa (1 vaga - 40h)
Centro Multidisciplinar de Luís Eduardo Magalhães
Biotecnologia (1 vaga – 20h)
Os interessados devem possuir titulação de nível superior nas áreas indicadas nos editais internos. O valor da remuneração pode variar em função da titulação apresentada no ato da contratação.
As provas serão realizadas a partir do dia 12 de julho e os resultados finais divulgados até 26 de julho.
No final da noite de domingo, 30, por volta das 23h35, a guarnição da Rondesp MO ao realizar patrulhamento tático pela rua final Ouro Preto, foi avistado um indivíduo saindo de um veículo 4 rodas que ao avistar a viatura tentou empreender fuga sendo alcançado pela guarnição e outro indivíduo permaneceu no veículo.
Ao proceder com a abordagem, foi localizado com o condutor do automóvel quatro rodas os materiais infra mencionados. Os indivíduos foram conduzidos para delegacia de Oliveira dos Brejinhos para adoção das medidas cabíveis.
Material apresentado:
50 papelotes análoga à cocaína;
02 canivetes;
01 tesoura;
01 corrente de prata;
01 corrente de ouro;
01 relógio;
01 carteira;
256 reais em espécie;
01 cartão de crédito;
01 veículo 4 rodas modelo celta;
01 veículo 2 rodas Honda CG 150.
Na noite de ontem, segunda-feira, 1, por volta das 18h30, a Rondesp CPR-Oeste prendeu um indivíduo e apreendeu armas de fogo e munições, na zona rural de Barreiras.
As guarnições da CIPT-O foram acionadas via CICOM de Barreiras, informando sobre uma chamada de suposto descumprimento de medida protetiva e ameaça com uso de arma de fogo.
De imediato, os policiais deslocaram para o local informado a fim de averiguar, e ao chegarem, localizaram o suspeito que, ao ser interpelado, confirmou a veracidade da denúncia e informou ainda que tinha entregue suas armas de fogo a um terceiro para guarda. Em seguida, acompanhou as equipes até o local onde foi encontrada uma pessoa defronte um barraco, o qual confirmou as informações e entregou aos policiais duas armas de fogo sem registro, além de um saco contendo munições.
Diante dos fatos, o indivíduo recebeu voz de prisão, sendo em seguida conduzido e apresentado na Delegacia Territorial de Barreiras, onde também foram apresentadas a vítima e uma testemunha da ocorrência.
Material apreendido:
✅ 01 pistola marca Beretta, modelo 950, cal. .25 ACP, com 01 carregador;
✅ 01 rifle cal. 22 LR, sem fabricante aparente, com 01 carregador;
✅ 05 munições intactas de cal. .25 ACP;
✅ 21 munições intactas de cal. .22 LR.
De chinelo rasteiro e sua sanfona característica, Dorgival Dantas subiu ao palco da quarta noite do Arraiá de LEM, nesta segunda-feira (1°), por volta das 22h30, e comandou um coro de 35 mil vozes, ao som de "Destá", um dos seus maiores sucessos.
“Nossa grade de shows deste ano foi montada para agradar todos os gostos. Já tivemos sertanejo, piseiro e hoje temos dois artistas do forró tradicional e do forró de vaquejada. Dorgival Dantas e Tarcísio do Acordeon são mestres no que fazem”, comentou o prefeito Junior Marabá.
O poeta do Forró fez uma apresentação memorável, que agradou a todos, mesclando composições próprias com clássicos de mestres como Luiz Gonzaga e Gilberto Gil.
O potiguar – que é natural de Olho D´água do Borges, Dorgival Dantas, se apresentou pela primeira vez no município e ficou surpreso com o tamanho da festa. "Muito bonita a cidade, grandiosa a festa e espero vir mais vezes", disse.
Logo em seguida, foi a vez do cearense Tarcísio do Acordeon subir ao palco para se apresentar na penúltima noite de Arraiá e esquentar a madrugada fria de Luís Eduardo Magalhães, trazendo, além do forró tradicional, os ritmos do piseiro e o forró de vaquejada.
O Arraiá de LEM continua hoje, 02 de julho feriado da Independência da Bahia, com a apresentação de artistas locais e quadrilhas juninas.
Programação de hoje
- 18h Apresentação de artistas locais;
- 20h Apresentação de Quadrilhas Juninas
FAVORITO IMBATÍVEL! Silvinho lidera corrida eleitoral em Oliveira dos Brejinhos
Em Oliveira dos Brejinhos, o que a população já esperava acabou por confirmar o favoritismo do atual prefeito e pré-candidato Silvinho, que lidera a corrida eleitoral com 58,3% das intenções de voto. Segundo divulgado pelo Instituto de Pesquisas IPOP – Conquista Comunicação, registrada na Justiça Eleitoral, Silvinho possui uma diferença de 27,6 pontos percentuais em relação ao seu principal adversário, o ex-prefeito Ferrugem, que aparece com 30,7%.
A pesquisa foi realizada pelo IPOP, destacado instituto que atua em Vitória da Conquista e regiões circunvizinhas, conhecido pela sua seriedade e imparcialidade na condução de levantamentos estatísticos. A iniciativa teve como objetivo avaliar a atual gestão municipal e as potencialidades dos pré-candidatos para o pleito de 6 de outubro de 2024, tendo vistas a cobiçada cadeira da Prefeitura Municipal de Oliveira dos Brejinhos.
Os dados divulgados na manhã desta terça-feira (02/07) confirmam o favoritismo de Silvinho, que com uma gestão bem avaliada, mostra-se a preferência da maioria dos entrevistados tanto na sede quanto na maioria das comunidades pesquisadas. Além dos 58,3% de intenções de voto para Silvinho e 30,7% para Ferrugem, a pesquisa indica que 1,3% dos eleitores pretendem votar em branco, 2% em nulo, 1,7% não têm intenção de votar em nenhum dos dois candidatos apresentados e 6% não souberam ou preferiram não opinar.
Esse cenário eleitoral reforça a forte rejeição enfrentada pelo ex-prefeito Ferrugem e consolida Silvinho como o favorito na disputa pela cobiçada cadeira da prefeitura municipal.
As seis dezenas do concurso 2.744 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.
O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. O prêmio está acumulado em R$ 120 milhões.
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas Casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.
O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, divulgou, nesta segunda-feira (1º), que o programa Mais Médicos terá novo edital com 3.184 vagas. O anúncio ocorreu pelo X.
“Quando assumimos, eram menos de 13 mil médicos pelo programa. Hoje, temos cerca de 25 mil”, afirmou a ministra pela rede social.
Nas postagens, Nísia Trindade afirmou que o novo edital vai permitir a reposição de vagas com vista a chegar à meta de 28 mil médicos.
“O Mais Médicos é uma realidade, e faz diferença, numa Saúde da Família que hoje permite horários de atendimento estendidos, como na Bahia, onde já temos 80% de cobertura”.
A ministra da Saúde acrescentou que, pela primeira vez, o edital seguirá a política de cotas. “São 20% das vagas para grupos étnico-raciais, e 9% para pessoas com deficiência. Seguimos assim nossa visão de inclusão. Vamos divulgar o edital! Temos muitos médicos aguardando essa oportunidade”.
A assessoria do ministério da Saúde informou que outras informações, como datas de inscrição, devem ser anunciadas ainda nesta noite de segunda.
O ex-procurador geral de Barreiras, Túlio Viana Machado, foi escolhido nesta segunda-feira, 1º de julho, como o pré-candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Otoniel Teixeira (UB). A disputa interna no Partido Liberal (PL) estava entre Túlio e o comandante Rangel, e a escolha de Túlio já havia sido antecipada pelo Portal Caso de Política.
Em 10 de junho, o Portal Caso de Política noticiou que uma fonte nos comunicou que Túlio Machado o procurou e relatou que seria o futuro vice na chapa governista liderada por Otoniel Teixeira (União Brasil). Essa informação foi confirmada por imagens de vídeo e fotos recebidas pelo portal, que mostravam materiais publicitários indicando os nomes de Otoniel e Túlio como os candidatos majoritários apoiados pelo atual prefeito de Barreiras, Zito Barbosa.
O Caso de Política continua na cobertura do evento e tão logo tenha maiores informações, retorna com os detalhes e repercussões.
01
Jul/24 |
Realize seu evento no espaço Capra!!! |
Endereço: Rua 56, qd37 lt 67,68 Bairro Cidade Universitária II
* Casamento;
* Confraternizações;
* Amigo secreto;
* Eventos e etc...
01
Jul/24 |
Academia Lion a melhor de LEM!!! |
Antes
Depois
Bairro: Santa Cruz, Rua Itabuna.
Contato:77 999309574
01
Jul/24 |
Ceasa em Barreiras: Tito e Emerson incluirão o projeto em Plano de Governo Participativo (PGP) |
Tito e Emerson Cardoso anunciaram a inclusão de uma Central de Abastecimento (Ceasa) em seu plano de governo, que fará parte do Plano de Governo Participativo (PGP). A Ceasa, um mercado atacadista de hortifrutigranjeiros, permitirá que pequenos e grandes produtores vendam diretamente para comerciantes e consumidores finais, melhorando a distribuição de alimentos frescos, reduzindo custos de transporte e promovendo a economia local.
"A Ceasa será um marco para Barreiras, proporcionando aos pequenos, médios e grandes produtores um mercado acessível e eficiente para a venda de seus produtos, estimulando a produção agrícola local e garantindo preços justos. Para os consumidores e comerciantes, oferecerá uma maior variedade de produtos frescos a preços competitivos, melhorando a qualidade da alimentação e a segurança alimentar", destacou Emerson Cardoso, pré-candidato a vice-prefeito.
Além de gerar empregos diretos e indiretos, a Ceasa contribuirá para a sustentabilidade, reduzindo o desperdício de alimentos. Parcerias estratégicas serão firmadas com o Sebrae, SETRE, Embrapa, CAR, EBDA e ADAB para capacitar produtores locais, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos.
Desde que exerceu o cargo de deputado federal, Tito tem sido um forte apoiador da agricultura, especialmente da agricultura familiar. Ele incentivou a área com equipamentos, qualificação, horticultura, abertura de aguadas, tanques em apoio à piscicultura e investimentos em apicultura, dentre dezenas de outras importantes medidas.
A inclusão do projeto no PGP demonstra o compromisso de Tito e Emerson com o desenvolvimento de Barreiras.
"Nosso objetivo é envolver a comunidade no processo de planejamento e decisão, garantindo que as políticas públicas atendam às reais necessidades da população, promovendo um crescimento econômico sustentável e uma melhor qualidade de vida para todos", afirmou Tito, pré-candidato a prefeito.
Para fazer sugestões ao Plano de Governo Participativo (PGP), acesse: fazermuitomais.com.br.
A nossa Redação tomou conhecimento agora na tarde deste dia 01 de julho de 2024, que cerca de 30 Pipeiros estão se mobilizando para parar por tempo indeterminado, os serviços de levar água para a população no interior do município de Buritirama no oeste da Bahia.
Segundo eles, estão sem receber desde o mês de abril deste ano e as condições não estão favoráveis para continuar com a Operação Pipa no município, uma vez que os fornecedores como: Postos de Combustíveis, Auto Peças, entre outros já avisaram que não vão mais nem fornecer produtos e muito menos serviços aos veículos, enquanto não receberem os valores que estão em abertos nestas empresas.
Além de tudo isso, tem ainda as despesas normais para a manutenção do sustento das casas destes pais de famílias, entre outras coisas como: remédios, alimentação, materiais de limpeza e higiênico, pagamentos de água e luz etc, que são básicas para se manter uma casa.
A Operação Pipa é do Governo Federal, porém a 6ª Região Militar em Salvador que é responsável pela gestão aqui em Buritirama, por mais que os Pipeiros liguem, não obtém retorno ou resolução do problema.
Os Pipeiros já decidiram hoje, que se caso a situação não resolver nestes dias, todos irão parar, uma vez que não tem recursos para manter os veículos atuando normalmente.
Com isso, o estrago será imenso uma vez que a população que mora na zona rural, está passando necessidade e os prejuízos serão incalculáveis!
Nossa Redação tentou falar com a 6ª Região Militar em Salvador e não obtivemos êxito, porém o espaço está aberto para pronunciamento.
Por fim, caso a paralisação ocorra, os moradores cadastrados não irão receber água nem para manter suas casas e muito menos os animais.Ou seja, estes vão sofrer por demais com a interrupção no fornecimento de água.
Atenção, motoristas! 🚨 Você sabia que pequenos hábitos podem salvar vidas? ⚠️ Respeitar a placa de PARE 🛑, evitar o uso do celular ao volante 📵, dar prioridade aos pedestres na faixa 👣, e manter o seu veiculo protegido ⚓️, são atitudes simples que fazem toda a diferença.
Compartilhe este vídeo e ajude a espalhar essa mensagem vital. Juntos, podemos construir um trânsito mais seguro para todos! 🌟
#ProteçãoVeicular #PrevençãoNoTrânsito #SegurançaParaTodos #JuntosSalvamosVidas