Não há palavras que expressem a emoção das famílias que participaram do MOVIMENTO UNIDOS PELA DOR.
O Movimento reuniu mais de cem pessoas e realizou uma passeata pelas principais ruas da cidade de Morro do Chapéu na tarde desta sexta-feira, 10 de maio de 2013, para reivindicar melhoria na saúde pública e a restauração do Hospital Maternidade São Vicente de Paulo. Carregados de emoção e dor, os participantes fizeram uma parada em frente ao hospital e um minuto de silêncio, em seguida, parou em frente à Câmara de Vereadores onde foi lida as reivindicações e encaminhamento ao legislativo para que as providências sejam tomadas.
A ideia surgiu pela dor, após a morte de 03 recém- nascidos na Maternidade São Vicente na primeira semana de maio. Tudo pronto para o nascimento: pré-natal acompanhado, as mães esperam a grande hora para o primeiro filho, de repente, por problemas na estrutura médica recebem a notícia triste que seus filhos, presentes de Deus, não têm vida e não podem desfrutar o Dia das Mães com alegria.
Infelizmente, encontramos outros casos, que anterior ao mês de maio, também perderam seus filhos pelos mesmos problemas no hospital: negligência médica, falta de atendimento, infecção hospitalar. Até o momento não houve um posicionamento e/ou relacionamento da instituição com as famílias.
Uma tragédia para a pacata “cidade das flores” que um dia foi referência regional de saúde e, hoje, têm a mesma instituição estampada em capas de jornais com sua reputação dilacerada, aliás, com vidas ceifadas inocentemente. De acordo com dados do Ministério Público, desde novembro de 2012, já são 19 casos para investigação, juntamente com os últimos óbitos somam-se 23.
O MOVIMENTO foi em prol das famílias e para o bem da sociedade. Muitos pensam que a passeata não vai trazer resultados, realmente o resultado que sonhamos não teremos, pois, as vidas se foram e só nos resta lutar para que não haja mais vítimas. O primeiro passo foi dado! A luta continua por justiça e saúde para todos.
Não desejamos repetir o MOVIMENTO UNIDOS PELA DOR pelos mesmos motivos e razões, queremos realizar o Movimento pela Vida, da restauração da saúde, da vida humana, da dignidade e igualdade.
Agradecemos, em nome de todas as famílias, a todos que participaram direta e indiretamente e que acreditaram no movimento, na mudança, na vida.
O corpo de Manoel
Manoel Jadi Marques, 42 anos, foi morto com uma facada na noite de quinta-feira, 9, no bairro Bela Vista, em São Félix do Coribe. O crime aconteceu por volta das 22h na rua do SAAE (Serviço Autônomo de Água Esgoto).
Ao chegar ao local do crime, policiais militares encontraram um facãoembaixo do corpo da vítima. Ao lado de Manoel Marques, um rastro de sangue facilitou a busca pelo autor do crime. Os policiais, então, seguiram o rastro que terminava em um matagal atrás do colégio João de Deus, a poucos metros do local do cirme.
Após cerco na área, os policiais encontraram Antonio Marcos Rodrigues Bertumes (Parteira) que tentou fugir. Ele foi capturado e levado para uma ambulância da SAMU pois apresentava ferimentos provocados por golpes de facão desferidos durante a briga com Manoel.
Ao saber da prisão de Parteira, familiares e amigos da vítima tentaram invadir o matagal e linchar o autor do crime. O tumulto foi contido por policiais.
Após ser levado a um hospital da cidade e liberado, Antonio Bertumes foi levado à delegacia de polícia e autuado por homicídio.
'Parteira' recebendo o atendimento médico após prisão
Após realizar o cerco, o autor do crime identificado como Antonio Marcos Rodrigues Bertunes, vulgo ‘Parteira’, foi encontrado. O mesmo ainda tentou fugir dos policiais, mas a perspicácia das guarnições que estavam empenhados ao máximo para capturá-lo foi importantíssima para a prisão do acusado.
A população imediatamente se deslocou até o local, onde se iniciou um início de tumulto. Familiares e amigos da vítima tentaram linchar o homicida, porém foram impedidos pela polícia.
‘Parteira’ foi encaminhado para uma ambulância do SAMU para tratar dos diversos ferimentos ocasionados por golpes de facão e depois para o hospital da cidade.
O indivíduo foi tratado e logo em seguida conduzido e apresentado à delegacia de polícia onde foi autuado pelo artigo 121.
Mais um excelente trabalho dos policiais militares da 30ª CIPM e o importantíssimo apoio da polícia civil de São Félix.
10
Mai/13 |
Morar bem e com qualidade de vida |
11
Mai/13 |
Vai começar a 13ª edição da OILEM |
Abertura da OILEM do ano passado. Fotos: Arquivo Luciano Demétrius/Oeste Semanal
A OILEM (Olimpíadas Intercolegiais de Luís Eduardo Magalhães) acontece há 13 anos no município de Luís Eduardo Magalhães e tem como objetivo promover o desporto educacional através de várias modalidades esportivas, propiciando vivencias socioeducativas entre diferentes clientelas de alunos.
É um evento esportivo que envolve mais de 5.000 alunos da rede municipal, estadual e particular de ensino. Totalizando 25 escolas apenas nessa primeira etapa (esse ano o OILEM será dividido em duas etapas sendo a primeira com as categorias A e B e a segunda com as categorias C e D), contemplando as modalidades de Futsal, handebol, basquetebol, voleibol, atletismo, futebol society, natação, xadrez, tênis de mesa, ginastica rítmica, capoeira, jiu-jitsu, judô, Boliche, vôlei de praia, e queimada.
Os jogos acontecerão nos seguintes locais: Quadra do Ottomar, Ginásio de Esportes, Praça do Ottomar, Ginásio da FAAHF, Escola Monteiro Lobato, Clube Rio das Pedras e CTG.
Equipe feminina de volei do CMO de 2011
Novidade
Para esse ano haverá uma grande novidade na abertura oficial. Uma atração de nível nacional: OS GINASLOUCOS.
Foto: Divulgação
Eles já foram Campeões do SE VIRA NOS 30 do Domingão do Faustão; Vice-Campeões do QUAL O SEU TALENTO do SBT;
Campeões do quadro BOM DE BOLA da Eliana.
Eles já participaram do Programa TUDO É POSSIVEL, da Rede RECORD, onde foi homologado no LIVRO dos RECORDS BRASILEIROS com 27 enterradas com salto mortal,
E pelo terceiro ano consecutivo se apresentaram no JOGO DAS ESTRELAS DO NBB.
Abertura
A abertura acontecerá na quadra da escola Municipal Ottomar Schwengber Dia 13/05/2013 segunda feira, a partir das 16h.
Em decorrência da queixa da Senhora Izabel Gimenes Barreto, moradora da Bairro Jardim das Acácias, sobre o canal de drenagem: http://www.sigivilares.com.br/?opcao=2a&id=4454
Conforme as fotos, a Secretaria de Infraestrutura já tomou as providências em relação ao buraco do Canal.
A prefeitura está à disposição.
10
Mai/13 |
Luís Eduardo é show! |
Na segunda-feira, 13, às 09h da manhã, no auditório do Hospital do Oeste haverá seleção de cadastro reserva para a vaga de fisioterapeuta.
Os interessados devem trazer o currículo e estar devidamente registrados CREFITO.
10
Mai/13 |
O caso do papagaio |
O papagaio dentro da gaiola na secretaria municipal de meio ambiente
Durante esta semana uma família teve que entregar o seu papagaio (que estava com a família há 18 anos) para a secretaria municipal de meio ambiente da prefeitura de LEM.
A ave está dentro de uma gaiola na citada secretaria e deverá, na próxima semana, ir para o IBAMA, em Barreiras.
A preocupação é durante o final de semana: Quem vai cuidar do papagaio?
Outra pergunta: O papagaio que está com a família há tanto tempo, vai conseguir sobreviver?
10
Mai/13 |
Ney Transportes e Serviços |
10
Mai/13 |
Você sonha, a Capital realiza! |
10
Mai/13 |
Vende-se uma fábrica de pré-moldados |
Vendem-se formas para pré-moldados, formas para barracão, postes para cercas e formas para meio-fio. (antiga fábrica de pré-moldados).
Interessados ligar para: 77 9993-2495 ou 9967-9873
10
Mai/13 |
Nota de Utilidade Pública |
A cachorra idosa ao lado foi deixada na ONG VIDA BIXO por pessoas que encontraram vagando pelas ruas. Ela precisa de seu dono, pois está muito triste.
A cachorra é de porte grande e com cicatrizes de cirurgia.
Ela está há 14 dias no canil da ONG.
Qualquer informação: 9976-1395
ONG VIDA BIXO
O acidente foi na avenida Benedita Silveira. Fotos: Jadiel/Blog do Sigi Vilares
O outro veículo envolvido no acidente
Uma pessoa ficou ferida em acidente envolvendo quatro carros na tarde de quinta-feira, 9, no Centro de Barreiras. O acidente aconteceu às 15h20, na Avenida Benedita Silveira, sentido Salvador, em frente a praça Castro Ales (praça das Corujas).
De acordo com informações de testemunhas no local, o condutor de um caminhão Mercedez Benz, cor azul, carregado de abacaxi, avançou o sinal amarelo e colidiu com mais três veículos que estavam a sua frente.
O caminhão bateu numa caminhonete Ford F-4000 e a empurrou contra um ônibus coletivo da empresa Viação Cidade de Barreiras e, este, atingiu uma parati.
O condutor do veículo Ford F-1000, Sandro da Cruz Amaral, teve ferimentos leves, e foi socorrido por uma equipe do SAMU. Ele não quis ser conduzido ao hospital, assinou um termo de responsabilidade e foi liberado. O trânsito ficou bloqueado e policiais militares e guardas municipais ordenaram o fluxo de veículos na região.
Pelo menos 19 notebooks foram furtados do CETEP
Depois de nove meses de investigação, a polícia civil de Barreiras descobriu o autor dos furtos de notebooks que vinham ocorrendo no Centro de Ensino Territorial de Educação Profissional do Oeste Baiano (CETEP).
As investigações começaram no final do mês de julho do ano passado, depois que o professor e diretor do CETEP, José Luiz Scheidegger, procurou a delegacia do complexo policial e fez o primeiro de uma série de cinco registros sempre relacionados a furtos de notebooks e equipamentos de informática.
Segundo o delegado titular da 1ª DP de Barreiras, Joaquim Rodrigues, o que mais intrigava a polícia era que em todas as vezes que os furtos aconteceram não houve arrombamento, além do fato da instituição de ensino possuir uma empresa de segurança privada devidamente contratada pelo governo do estado.
Na mesa do delegado, dois notebooks recuperados
Dr. Joaquim disse que assim que as investigações começaram os quatros vigilantes que trabalhavam em turnos alternados foram intimados e ouvidos e todos negaram qualquer envolvimento com os furtos ou que tivessem percebido algo de anormal durante suas jornadas de trabalho.
Ainda de acordo com o delegado, foram instaladas câmeras de monitoramento no depósito de onde os aparelhos estavam sendo furtados e no último dia 23 de abril um dos vigilantes identificado como sendo Robson foi flagrado pelas câmeras de furtando mais um computador.
Novamente intimado diante das provas, Robson confessou ser o autor dos furtos e ainda apontou o principal receptador que foi identificado. Trata-se de um menor de idade para quem o vigilante vendia cada notebook por um valor que variava de R$ 200 a R$ 300.
“Nós inclusive já recuperamos dois desses computadores e vamos continuar as investigações para tentar chegar ao maior número possível de aparelhos furtados e pessoas poderão ser presas por receptação. Quanto ao vigilante, ele foi ouvido e liberado já que não houve flagrante, mas na conclusão do inquérito eu deverei pedir a sua prisão e o mesmo devera responder por furto qualificado. Com relação à empresa é responsável pelo vigilante, ela poderá ser responsabilizada tendo que arcar com o prejuízo”, concluiu Dr. Joaquim Rodrigues.
Pelo menos 19 notebooks teriam sido furtados pelo vigilante. De uma única vez, a direção do CETEP percebeu o furto de 16 aparelhos, conforme ocorrência registrada no dia 28 de setembro de 2012.
10
Mai/13 |
Feijoada Universitária em Barreiras |
10
Mai/13 |
Você não pode perder! |
As Guarnições do PELOPES de Baianópolis foram as primeiras a chegarem ao Banco do Brasil.
Imagens do interior do banco que ficou destruído pela explosão.
Carro da quadrilha passando em frente ao DPM antes de realizar a explosão, Eles observavam a movimentação dos policiais. O veículo foi apreendido em Missão, Angical.
09
Mai/13 |
Compra premiada é ELETROVARÃO |
Venho respeitosamente agradecer ao senhor Sebastião da Silva, pela iniciativa de expressar sua opinião publicamente, e dizer-lhe que “ESTAMOS VEREADORES” e somos receptíveis as opiniões e cobranças da população.
Gostaria de compartilhar com todos, um pouco da trajetória do cidadão José do Nascimento Ramos (Zezé da Farmácia).
Cheguei a Luís Eduardo Magalhães-Ba, há 25 anos, vindo do estado do Goiás, onde já desempenhava a função de balconista de farmácia. Com trabalho árduo nessa terra promissora, realizei meu sonho pessoal.
Ter meu próprio estabelecimento e foi com imensa satisfação que conquistei a credibilidade dos meus clientes. Clientes, esses que posso chama-los de amigos, Pois, ali na Farmácia Santa Luzia conheci histórias e me tornei intimo de muitas famílias luiseduardense.
Todo trabalho que esse simples cidadão prestou foi de coração sem qualquer pretensão futura. Sou um homem simples, um cidadão que sempre se preocupou com o bem estar do próximo.
Certamente aqueles que de fato me conhecem, sabem que minha vida não foi alicerçada, nem pautada na busca de um dia me tornar um homem publico.
A política entrou na minha vida de forma natural em consequência de inúmeros pedidos e reivindicações dos meus amigos e clientes que acreditaram no homem reto, digno, honesto que sempre fui e sou. Estar Vereador hoje foi uma consequência do bom convívio e trabalho que desempenhei durantes todos esses anos em Luís Eduardo Magalhaes-Ba.
Sou consciente do papel de um vereador, como fiscal do povo, e de toda credibilidade depositada na minha pessoa, e de todos os desafios novos que virão. Sei que ainda estou engatinhando na vida publica, que muito tenho a aprender e estou buscando meios de crescimento.
Quem acompanhou toda companha politica no ano 2012, pôde constatar que eu não subir em palanque, não disponibilizava de recursos financeiros, tinha sim; parceiros, pessoas da comunidade, clientes, amigos que sempre se dispuseram a estar ao meu lado.
O vereador Zezé, vem investindo em cursos, paralelamente aos cursos e oportunidades que a Câmara disponibiliza para nós vereadores no anseio de fazer valer todos os 924 votos que recebi, sendo o segundo vereador mais votado no município.
Reitero o anseio de estar sempre buscando melhorias para a população, ressalto que não será esse obstáculo que fará de mim um perdedor.
Quero aqui dizer que esse vereador estará sempre aberto às criticas, por que é através dos erros que buscando o aprimoramento. O gabinete do Vereador Zezé da Farmácia e toda sua equipe de trabalho encontra-se abertos e solistas a receber toda comunidade Luiseduardense.
Desde já agradeço.
José do Nascimento Pereira Ramos (Zezé da Farmácia)
09
Mai/13 |
O novo endereço de sua empresa |
Os acusados são Adilton Alcântara, morador de Barreiras e sua esposa Jaqueline Marques da Silva, natural do estado do Piauí; Amorim e José Antônio da Mendes da Silva, ambos do Distrito Federal; Felix Nunes da Silva, de Goiânia. Todos os acusados foram presos em Angical. Fotos: Naldo Vilares/Blog do Sigi Vilares
O armamento encontrado com os suspeitos
O dinheiro apreendido, cerca de R$ 5 mil
Veículo apreendido pela polícia
Veículo apreendido pela polícia
Veículo apreendido pela polícia
Cinco acusados de participar na tentativa de assalto ao caixa eletrônico do Banco do Brasil, em Baianópolis, foram presos em Angical, na tarde desta quinta-feira, 9. Por volta das 2h30 da mesma quinta-feira, 9, o caixa eletrônico da agência bancária foi explodido.
Os presos são Adilton Alcântara, morador em Barreirasm e sua esposa Jaqueline Marques da Silva, do Piauí; um homem identificado apenas por Amorim e José Antônio da Mendes da Silva, ambos de Brasília; Felix Nunes da Silva, de Goiânia.
A ação contou com a participação de equipes da Cipe-Cerrado, Pelopes do 10º BPM, guarnições das cidades de Angical e Baianópolis, Rocam e policiais da 1ª Cia. de Barreiras.
Com os suspeitos foram apreendidos aproximadamente um quilo em explosivo gel, seis bananas de dinamite, um cilindro, munições de vários calibres, um rádio transmissor HT, cerca de R$ 5 mil e três veículos (uma saveiro, um fiat uno e um gol). Este último carro possuía apenas o banco do motorista e adaptado, segundo os policiais, para transporte de equipamentos de grande porte (o que reforça a hipótese de que o espaço comportaria um caixa eletrônico). O gol foi flagrado pelas câmeras de segurança da 24ª Companhia da Polícia Militar, em Baianópolis, minutos antes da explosão. Este veículo foi abandonado no povoado de Missão de Aricobe, região de Baianópolis.
Em entrevista à reportagem do Blog Sigi Vilares, o major Ewans, da Cipe-Cerrado disse que a quadrilha é especializada em explosão de caixas eletrônicos e participou de assaltos em Muquém de São Francisco e de Malhada. No assalto em Malhada, um integrante da quadrilha morreu após a explosão de uma banana de dinamite que carregava e um comparsa ficou gravemente ferido. Ao buscar atendimento médico um hospital em Serra do Ramalho, acabou preso pela policia.
Apesar da prisão dos cinco suspeitos, policiais continuam em busca de outros prováveis integrantes da quadrilha. "As buscas continuam por tempo indeterminado", garantiu o major Ewans.
Veja um trecho do vídeo da prisão da quadrilha
Segundo informações da polícia, os acusados deverão permanecer custodiados em Barreiras onde ficarão à disposição da justiça e deverão responder pela prática de vários crimes. Desde tentativa de assalto, passando por receptação à formação de quadrilha. Se condenados, poderão pegar até 20 anos de prisão.