Na manhã de ontem, domingo 30, bombeiros militares representaram o 17º BBM na corrida do 4° BEC Trail Run, promovida pelo 4° Batalhão de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro.
A CB BM Rodrigues (do 17º BBM) venceu a prova de 10 KM na categoria Militar Feminino, alcançando o lugar mais alto do pódio na 1ª colocação. O 17º BBM apoiou o evento com a viatura Unidade de Resgate, colaborando para a prevenção e segurança dos atletas.
30
Jun/24 |
Gustavo Lima ao vivo no São João de LEM |
Na madrugada deste domingo, 30, a 83ª CIPM realizou a apreensão de uma arma de fogo no bairro Sombra da Tarde, em Barreiras.
Por volta de 01:30, a equipe deslocou-se até o local para averiguar uma situação de tentativa de homicídio. Ao chegar, os policiais encontraram a vítima, que relatou que o suspeito havia efetuado um disparo de arma de fogo contra ela. Em seguida, uma testemunha interveio em defesa da vítima, entrando em luta corporal com o suspeito, que acabou arremessando a arma por cima de um muro.
A guarnição localizou a arma no quintal do vizinho. Diante dos fatos, o suspeito, a vítima e a testemunha foram conduzidos à Delegacia de Polícia para as medidas cabíveis. Informamos que foi necessário encaminhar o suspeito à UPA devido a um pequeno corte na cabeça, resultante da luta corporal com a testemunha.
A ação policial destacou-se pela pronta resposta em um momento crítico, garantindo a segurança e protegendo a vida dos cidadãos. A eficácia e a rapidez na atuação reforçam o compromisso da 83ª CIPM em preservar a ordem pública e a paz social em Barreiras.
Na tarde de hoje, domingo, 30, por volta das 14h35, durante uma operação policial, guarnições realizavam patrulhamento tático e abordagens na cidade de Cristópolis. Durante o patrulhamento, uma motocicleta estacionada próximo a um campo de futebol foi avistada com a placa de identificação fora dos padrões. Ao verificar a motocicleta, notou-se adulteração no chassi e no número do motor.
Buscas foram realizadas no local para identificar o proprietário ou condutor da motocicleta, sem sucesso. Posteriormente, com técnicas de identificação veicular, foi confirmada que a motocicleta era clonada, com a placa original e restrição de roubo registrada em Salvador.
A atuação policial desempenha um papel crucial na manutenção da ordem e segurança pública, como evidenciado pela operação que identificou e apreendeu a motocicleta clonada. A diligência e competência das guarnições não só impedem a circulação de veículos ilícitos, mas também reforçam a confiança da comunidade na capacidade das forças de segurança de proteger os cidadãos e combater a criminalidade de forma eficaz.
Diante dos fatos, a motocicleta foi apresentada à autoridade competente para as medidas cabíveis.
Na noite de ontem, sábado, 29, policiais militares da 84ªCIPM durante o policiamento no povoado de Goiabeira, no município de Wanderley, localizou uma motocicleta com restrição de furto.
O veículo foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Barreiras para adoção das medidas cabíveis.
Yakisoba misto, misto com camarão, frutos do mar,carne bovina e frango 🥡🔥🍜🥢😋📲(77)99919-1208 Delivery 18:30 as 23:00
Antes
Depois
Bairro: Santa Cruz, Rua Itabuna.
Contato:77 999309574
30
Jun/24 |
Polícia Militar apreende arma de fogo e conduz suspeito por porte ilegal de arma em Correntina |
No final da noite desta sexta-feira, 28, por volta das 23h35, a guarnição de Correntina atendeu a uma ocorrência de perturbação de sossego na Rua 02, bairro Alto da Extrema. No local, foi encontrado um veículo VW/GOL 1.0, com som automotivo em volume excessivo.
Durante a revista no veículo, foi encontrado um revólver Taurus calibre .22 com seis munições intactas. O suspeito foi conduzido à Delegacia de Santa Maria da Vitória para os procedimentos legais, enquanto o veículo foi recolhido ao pátio do 3º Pelotão de Correntina.
Objetos Relacionados:
01 Controle JFA longa distância;
01 Celular Xiaomi Redimi Note 13;
R$ 738,00 em espécie;
01 Cartão Nacional de Saúde;
01 Cartão Ponto Frio Itaucard;
01 Cartão Mercado Pago;
01Cartão Caixa Cidadão;
01 Cartão poupança Caixa.
Marina culpava governo pelo fogo, agora é ‘o clima’
Em vez de tentar fazer uso político dos incêndios no Pantanal, o governo Lula (PT) deveria procurar quem entende do assunto. Caso de Evaristo de Miranda, ex-diretor da Embrapa, doutor em ecologia e dono de um dos mais completos currículos no setor. Ele explicou ao programa Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes/BandNews TV, que favorece a propagação do fogo o fato de a região ser muito seca nesta época. Até parece semiárido. Tem vegetação própria da caatinga, como umbuzeiro.
Evaristo lembrou que Marina Silva (Meio Ambiente) até 2020 dizia que o fogo no Pantanal era “culpa do governo”, agora culpa “o clima”.
Como cientista, não tolera o aproveitamento político desses fenômenos. lembrando a mudança “inacreditável” de discurso de Marina & cia.
Evaristo confirmou que no cerrado há 4 vezes mais focos de fogo, mas provocado em áreas indígenas controladas pelo governo.
Sobretudo em razão da moderna tecnologia agrícola, o fogo só atinge algumas áreas do cerrado, região que ocupa um quarto do Brasil.
Hoje, no terceiro dia de festa, a grande expectativa do Arraiá de LEM 2024 é para o show do Embaixador Gusttavo Lima, que acontecerá sob a luz do pôr do sol do cerrado, a partir das 18 horas.
A terceira edição da festa, que acontecerá até a próxima terça-feira, 02 de julho, já soma um público de mais de 50 mil pessoas nos dois primeiros dias do evento.
“Acredito que a presença de Gusttavo Lima em Luís Eduardo Magalhães acontece para coroar essa festa que a gente faz com tanto carinho e que acontece com a participação das famílias em total segurança. Arraiá de LEM é só alegria”, comemorou o prefeito Junior Marabá.
O evento hoje terá Gusttavo Lima Dennis DJ e Biguinho Sensação como atrações principais e nos próximos dias receberá nomes como Dorgival Dantas, Tarcísio do Acordeon além dos artistas locais e apresentação de Quadrilhas Juninas.
O show do artista Gusttavo Lima acontecerá hoje, 30, às 18h, numa espécie de ‘festa ao pôr do sol’.
Programação de hoje, domingo:
18h Gusttavo Lima;
20h Dennis DJ;
22h Biguinho Sensação.
Vitor Fernandes e a dupla mineira Bruno e Denner animaram cerca de 35 mil pessoas, na segunda noite do Arraiá de LEM, neste sábado (29), em Luís Eduardo Magalhães.
Com sucessos como 'Parte pra Cima', 'Aí Cê Liga', 'Minha Saudade' e clássicos da música nordestina, Vitor Fernandes levantou o público. O artista elogiou a grandiosidade do evento. "Nossa! Estrutura muito boa, estão de parabéns pela organização", disse.
Pela primeira vez no Arraiá de LEM, os mineiros Bruno e Denner gostaram tanto da energia do evento, que já querem voltar. "Primeira vez que a gente se apresenta em uma cidade mais nova que a gente, e tenho a sensação de que não será a última. E é impressionante o quanto a cidade tem crescido, e que sirva de exemplo para outros municípios", pontuou.
O show do artista Gusttavo Lima, um dos mais aguardados pelo público, acontece hoje, às 18h, numa espécie de ‘festa ao pôr do sol’.
Confira a programação principal:
30.06 (Domingo)
18h Gusttavo Lima;
20h Dennis DJ;
22h Biguinho Sensação.
1º de julho (Segunda)
22h Dorgival Dantas;
00h Tarcísio do Acordeon.
02 de julho (Terça)
18h Apresentação de Quadrilhas Juninas e bandas locais.
A Confeitaria LEM é uma empresa fundada em 2005 e há 17 anos demonstra amor pelos seus clientes, através do sabor. São diversos tipos de bolos personalizados, salgados, doces, ovos de Páscoa e servimos um delicioso café da manhã. A Confeitaria LEM trabalha com o melhor Coffe Break da cidade deixando o evento da sua empresa ainda mais prazeroso.
Na Confeitaria LEM, contamos com um ambiente amplo, climatizado e temos um espaço aconchegante para você confraternizar com os seus amigos e empresa. Estamos nas plataformas de aplicativos Ifood, Vokerê, Tonolucro, Catalogo Delivery e Mais Delivery.
Estamos localizados na Rua Castro Alves, número 1249, no centro de Luís Eduardo Magalhães.
Telefones (77) 9 9919 9619 ou (77) 9 9815 6031
A partir da quarta-feira, 26 de junho, tem início o período conhecido como “vazio sanitário da soja” na Bahia. Durante pelo menos 90 dias consecutivos, é proibido plantar ou manter vivas plantas de soja em qualquer estágio de desenvolvimento na região determinada. Essa medida fitossanitária é estabelecida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em cooperação com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), por meio da Portaria 056/2024/Adab. O objetivo principal é evitar o surgimento da ferrugem asiática da soja, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. As informações foram divulgadas pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia.
Paulo Sérgio Luz, diretor-presidente da Adab, alerta para os riscos significativos que a ferrugem asiática representa para as lavouras de soja brasileiras. "Essa praga pode resultar em perdas de até 90% na produção. As plantas afetadas sofrem desfolha prematura e têm seu desenvolvimento comprometido, impactando diretamente na qualidade da colheita. Medidas rigorosas de controle são essenciais para mitigar seus efeitos", ressalta.
Wallison Tum, secretário da Agricultura da Bahia, enfatiza a importância da adesão dos produtores ao período de vazio sanitário. "É crucial que nossos produtores respeitem este período para garantir a continuidade de nossa produção recorde e livre de pragas. A observância do vazio sanitário é uma responsabilidade compartilhada que beneficia todos nós."
Para a safra 2023/2024, a Bahia projeta colher um total de 8,876 milhões de toneladas de soja, conforme previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Há expectativa também de renovar o recorde de produtividade da soja baiana, reconhecida internacionalmente como a maior do mundo. Esses números refletem a relevância da soja para a economia estadual. O calendário de semeadura na Bahia começará após o período do vazio sanitário, em 25 de setembro, e se estenderá até 31 de dezembro de 2024.
29
Jun/24 |
Segunda edição da Agroformosa movimenta R$105 milhões em negócios e tem recorde de público |
Sucesso é a palavra de ordem entre os organizadores da Agroformosa na avaliação geral do evento, que teve seu encerramento neste sábado, 29. De acordo com a diretoria da Associação dos Criadores de Formosa do Rio Preto, a Acrifor, entidade realizadora, a Feira registrou público recorde de 46.927 pessoas.
Os números do evento, que teve duração de três dias, superam os registrados no ano passado, na primeira edição. O volume total movimentado durante a Feira foi de R$ 105.726.697.
“Esse resultado ultrapassa tudo que a gente tinha imaginado. Estamos muito felizes em estarmos nos consolidando dessa forma, com sucesso para quem apostou no evento”, afirma Sabino Filho, presidente da Feira. No ano passado, o volume de negócios registrado foi de apenas R$ 5 milhões.
A Agroformosa contou com cerca de 108 expositores dos mais variados segmentos do agronegócio, como serviços, pecuária, agricultura familiar, insumos, implementos, máquinas e instituições financeiras. A Feira também foi palco para a exposição de cerca de 300 animais e de um leilão que negociou 45 cabeças de gado.
Entre os visitantes e parceiros, fica a expectativa para a terceira edição do evento, que vai ganhar um dia a mais: de 2 a 5 de julho de 2025.
“Já temos expositores confirmados para a próxima edição, o que nos orgulha e nos faz ter ainda mais certeza de que a Agroformosa logo estará na lista das maiores e mais importantes feiras do agro no Brasil”, afirma Sabino.
Formosa do Rio Preto está localizada no centro da região conhecida como Matopiba, que inclui os estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. A cidade possui a maior área agricultável do Norte e Nordeste do País, de acordo com a prefeitura municipal, com 1.300 propriedades rurais cadastradas.
Os presídios lutam para impedir o ingresso de drogas, mas restava o recurso das revistas nas celas. O temor é que isso caia em desuso
Um dos aspectos mais perturbadores da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que libera porte de maconha “para consumo próprio”, tem a ver com a origem de tudo isso: o recurso de um bandido flagrado com drogas em presídio de São Paulo. “Para consumo próprio”, claro. Pela decisão, a partir de agora, presidiário flagrado com drogas, em vez de responder pelo crime, apenas “poderá sofrer sanções de advertência e cumprimento de medidas educativas”, segundo informou o STF à coluna.
Outro detalhe intrigante: a fixação do limite de 40g deu ao traficante, no “delivery” da maconha, o limite para não ser incomodado pela polícia.
No dia a dia, será impossível conferir os 40g autorizados de maconha. A menos que todo policial leve uma balança de precisão no bolso.
As autoridades de segurança já têm uma certeza, após a decisão do STF: os policiais logo deixarão de abordar o tal “delivery” do tráfico.
Os presídios lutam para impedir o ingresso de drogas, mas restava o recurso das revistas nas celas. O temor é que isso caia em desuso.
O pré-candidato a prefeito de Barreiras, Otoniel Teixeira (UB), divulgou nas suas redes sociais que na próxima segunda-feira, 1º de julho, anunciará o nome de seu companheiro de chapa. Entre os possíveis nomes para compor a chapa apoiada pelo atual prefeito Zito Barbosa, destacam-se Túlio Viana Machado, ex-procurador Geral do Município, e Kleber Rebouças Rangel, presidente local do PL e conhecido como Comandante Rangel.
A exoneração de Túlio Machado em 6 de junho gerou grande repercussão e especulações no cenário político de Barreiras. Em resposta, Comandante Rangel, que expressou publicamente seu desejo de integrar a chapa governista, emitiu uma nota oficial proibindo os filiados do PL de comentarem sobre o assunto. Na nota, ele enfatizou que qualquer decisão sobre a participação do partido na chapa majoritária seria tomada junto com o presidente estadual do PL, João Roma.
Na reunião realizada no dia 13 de junho, além de Comandante Rangel e João Roma, estiveram presentes Zito Barbosa, na condição de presidente do União Brasil de Barreiras e Otoniel Teixeira. Notavelmente, Túlio Machado não participou deste encontro.
O anúncio do vice de Otoniel Teixeira ocorrerá no Hotel Solar das Mangueiras, nesta segunda-feira, 1º de julho, às 18 horas.
O maior São Pedro do Oeste da Bahia, o Arraiá de LEM, que começou ontem e promete muita festa até o feriado de 02 de julho, em Luís Eduardo Magalhães, contou com um público de mais de 30 mil pessoas no seu primeiro dia.
O prefeito Junior Marabá declarou aberta a festa, que já se consolidou como a maior do Oeste. "Pessoal, está aberto o nosso Arraiá de LEM, o maior do Oeste, vamos aproveitar muito, com muita responsabilidade, e que seja uma experiência maravilhosa para todos", disse.
Ontem o palco do Arraiá de LEM recebeu as suas nove primeiras atrações, dentre elas o Nadson Ferinha e a tradicional Gatinha Manhosa. O evento terá nos próximos dias grandes nomes nacionais, como Gusttavo Lima, Dorgival Dantas, Tarcísio do Acordeon, Vitor Fernandes, Dennis DJ e Biguinho Sensação, além dos artistas locais.
O show do artista Gusttavo Lima, um dos mais aguardados pelo público, acontecerá no domingo (30), às 18h, numa espécie de ‘festa ao pôr do sol’.
Confira a programação principal:
29.06 (Sábado)
23h Vitor Fernandes.
30.06 (Domingo)
18h Gusttavo Lima;
20h Dennis DJ;
22h Biguinho Sensação.
1º de julho (Segunda)
22h Dorgival Dantas;
00h Tarcísio do Acordeon.
02 de julho (Terça)
18h Apresentação de Quadrilhas Juninas e bandas locais.
Junior Marabá foi ovacionado pelo público no primeiro dia do Arraiá de LEM
O prefeito Junior Marabá foi ovacionado por cerca de 30 mil pessoas nesta sexta-feira (28), primeira noite do Arraiá de LEM, quando subiu ao palco a convite do cantor Nadson o Ferinha.
Marabá aproveitou para declarar aberta a festa, que já se consolidou como a maior do Oeste. "Pessoal, está aberto o nosso Arraiá de LEM, o maior do Oeste, vamos aproveitar muito, com muita responsabilidade, e que seja uma experiência maravilhosa para todos", disse.
Nadson agradeceu a acolhida do público. "Estou muito feliz, prefeito, obrigado pelo convite, essa é a primeira vez que estou no Arraiá de LEM e fui muito bem recebido", comemorou.
Além de Nadson, a banda Gatinha Manhosa também se apresentou na abertura da festa.
O Arraiá de LEM continua neste sábado (29), com o show do cantor Vitor Fernandes.
Na manhã de sexta-feira, 28, por volta das 10h45, a 84ª CIPM apreendeu arma de fogo na BA 447, rodovia que liga Angical a Barreiras.
A guarnição de Angical, embarcada na VTR 9.8410, munida de informações transmitidas pela guarnição de Cotegipe, que se encontrava em diligência no intuito de efetuar captura de autor de tentativa de homicídio, deparou-se com o autor no logradouro asseverado, o qual conduzia um veículo tipo motocicleta, marca/modelo: Honda CG125, Fan, cor preta.
Ao proceder à abordagem policial, foi encontrada em posse do mesmo uma arma de fogo tipo Revolver calibre 38, especial,GTC, MANDE IN. U.S.A municiada com 06 cartuchos intactos e um cartucho no bolso da calça também intacto.
Diante de tal situação, o autor foi apresentado na Delegacia de Barreiras para as medidas cabíveis, e o veículo ao pátio, por não ter restrição de furto/roubo.
Materiais apresentados:
✅ 01 Revólver Calebe 38mm;
✅ 07 Cartuchos intactos;
✅ 01 balaclava preta.
A fibromialgia é uma condição complexa que afeta milhões de pessoas globalmente e frequentemente é mal compreendida. Com o objetivo de ampliar o conhecimento e aprimorar a abordagem clínica dessa síndrome, o Telessaúde (Diretoria de Atenção Básica) da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, em colaboração com o Programa de Pós-Graduação em Patologia Investigativa (PPGPI) da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), está promovendo uma série de três videoaulas essenciais sobre o tema.
Esta qualificação sobre fibromialgia é voltada para médicos(as), profissionais e gestores de saúde e estudantes que buscam aprimorar seus conhecimentos e habilidades na gestão dessa condição complexa na Atenção Primária à Saúde. As videoaulas foram cuidadosamente desenvolvidas pelo Dr. Bruno H. S. Ramos, clínico da dor e pesquisador em fibromialgia pelo Programa de Patologia Investigativa da UFOB, com o objetivo de oferecer conhecimentos atualizados e estratégias práticas para melhorar o diagnóstico, tratamento e suporte aos pacientes com fibromialgia.
Detalhes das Videoaulas:
1ª Videoaula – A Fibromialgia na Atenção Primária à Saúde: Estratégias para Compreender a Síndrome das Dores (Nem Tão) Inexplicáveis
2ª Videoaula – Diagnóstico da Síndrome Fibromiálgica na APS
3ª Videoaula – A Dose Certa do Tratamento da Fibromialgia na APS
A qualificação é uma oferta autoinstrucional, pois permite que os participantes aprendam no seu próprio ritmo e apliquem os conhecimentos de maneira flexível e conveniente. Além disso, para suporte adicional, está disponível o serviço de teleconsultoria para responder dúvidas após a conclusão das videoaulas, garantindo a aplicação segura e eficaz do aprendizado na prática clínica.
Não perca a oportunidade de assistir a esses conteúdos e adquirir um aprendizado fundamental para melhorar a qualidade de vida dos pacientes com fibromialgia na Bahia.
Assista às Videoaulas:
Playlist com todos os conteúdos: Telessaúde e UFOB – Fibromialgia na APS
Link para solicitar teleconsultoria: (https://telessaude.saude.ba.gov.br/)
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou nesta 6ª feira (28.jun.2024) que a bandeira tarifária de energia elétrica será amarela em julho. Isso significa que haverá cobrança adicional na conta de luz. O valor extra será de R$ 1,88 a cada 100 KWh (quilowatt-hora) consumidos. Além do bolso do consumidor, a medida deve impactar o índice de inflação no próximo mês.
A decisão coloca fim a um ciclo de mais de 2 anos de vigência da bandeira verde. O patamar sem cobrança adicional vigorou por 26 meses, de abril de 2022 a junho de 2024. Isso foi possível por causa das condições favoráveis de geração de energia no país, com níveis satisfatórios dos reservatórios das hidrelétricas.
Agora a situação mudou. Segundo a Aneel, as condições para geração de energia estão menos favoráveis. A bandeira amarela foi acionada em razão da previsão de chuvas abaixo da média até o final do ano (em cerca de 50%) e pela expectativa de crescimento do consumo de energia no mesmo período.
“Esse cenário de escassez de chuvas, somado ao inverno com temperaturas superiores à média histórica do período, faz com que as termelétricas, com energia mais cara que hidrelétricas, passem a operar mais”, informou a Aneel em comunicado. ...
Segundo a agência reguladora, os fatores que acionaram a bandeira amarela foram:
Cada bandeira é acionada conforme o cenário energético, que varia de favorável (verde) a desfavorável (vermelha patamar 2), quando a cobrança extra é maior. Os novos valores adicionais foram aprovados em março de 2024 pela Aneel. Houve queda em todos os patamares de cobrança.
A bandeira amarela teve maior redução, com valor adicional caindo de R$ 2,99 para R$ 1,88 a cada 100 KWh consumidos, uma redução de 36,9%. No caso da vermelha patamar 1, a queda será de 31,3%. Já o valor da vermelha 2 deve ser reduzido em 19,6%.
Segundo a Aneel, com o acionamento da bandeira amarela, a vigilância quanto ao uso responsável da energia elétrica deve ser fundamental.
“A orientação é para utilizar a energia de forma consciente e evitar desperdícios que prejudicam o meio ambiente e afetam a sustentabilidade do setor elétrico como um todo. A economia de energia é essencial para a preservação dos recursos naturais”, afirmou.