Notícias

07
Nov/24

Secretaria de Saúde de Barreiras reorganiza atendimento do Centro de Parto Normal e o acesso ao equipamento passa ser via Hospital da Mulher

O parto humanizado e o empoderamento da mulher são algumas das principais características do Centro de Parto Normal Dr. Giltamar da Silva Gomes, localizado no bairro Jardim Ouro Branco. Seguindo com as premissas do Projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora, a Secretaria de Saúde de Barreiras reorganizou o atendimento neste equipamento de saúde que passa ser totalmente interligado ao Hospital da Mulher.

Desde fevereiro de 2022, as gestantes têm essa liberdade de escolha em um dos momentos mais importantes de suas vidas, com a reorganização do acesso, através do Hospital da Mulher, a Secretaria de Saúde amplia os cuidados e assistência ao parto proporcionando ainda mais segurança, respeito, acolhimento e conforto tanto para as parturientes de baixo risco como aos recém-nascidos.

O primeiro Centro de Parto Normal do Oeste da Bahia conta com cinco quartos para pré-parto, parto e pós-parto, além de um quarto com banheira para partos na água. Funcionando 24h, as pacientes reguladas pela Atenção Básica nas 53 Unidades de Saúde, tanto da cidade, como da zona rural, encontram no CPN o respeito à autonomia individual e o cuidado com qualidade através das equipes de enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos obstetras, pediatras e demais profissionais que atuam no Hospital da Mulher.

O secretário municipal de saúde frisa que, o atendimento realizado no Centro de Parto Normal permanecerá seguindo o mesmo curso conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, tendo o Hospital da Mulher como a principal porta de entrada.

“O CPN é destinado às gestantes que têm o desejo de ter seu parto de maneira humanizada e natural, e agora terão essa interligação direta com o Hospital da Mulher, metodologia adotada para que as gestantes possam dar entrada com as equipes plantonistas na maternidade, serem avaliadas e optarem por ter seu bebê nesta estrutura que oferece total autonomia para elas e seus familiares. Com equipes altamente capacitadas, as consultas de perfis terão acompanhamento dos profissionais do Hospital da Mulher com esse foco na escolha do seu parto com responsabilidade. Toda estrutura, que engloba desde a visitação dos espaços tanto do Hospital da Mulher como do Centro de Parto, até participação de palestras temáticas, acontecem continuamente, conforme cronograma das unidades”, explica Melchisedec Neves, secretário municipal de saúde.

Fonte:DIRCOM PMB
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades