Notícias

11
Mar/25

Reeleição de Lula: um projeto de pelo menos R$ 34 bilhões

Só com obras e ações governamentais, o governo pretende gastar 30,7 bilhões de reais; com propaganda, devem ser gastos 3,5 bilhões de reais

projeto de reeleição de Lula sairá caro, bem caro. Mais caro que a encomenda. Levantamentos feitos por Poder360 e pela Folha de S. Paulo apontam que o governo federal deve injetar aproximadamente 34 bilhões de reais em obras, em programas sociais e em propaganda. Muita propaganda.

Reportagem publicada por Poder360 na final de fevereiro apontou que o governo Lula deve gastar em torno de 30,7 bilhões de reais até 2026 com um conjunto de propostas como os programas Pé-de-Meia, o Mais Professores, o Farmácia Popular, o Gás para Todos e com a política de liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Somente com o Pé-de-Meia o governo federal deve gastar 13 bilhões em 2025, embora há quem diga (a oposição ao governo Lula) que a fatura dele esteja na casa dos 15 bilhões.

A Folha de S. Paulo trouxe outro dado revelador: incluindo-se estatais, autarquias e afins, o governo Lula deve gastar em torno de 3,5 bilhões de reais com propaganda. Faz sentido. Não adianta torrar 30,7 bilhões com obras e ações governamentais se isso não chegar à ponta, bem embalado, como se o Brasil tivesse se transformado em um país de primeiro-mundo de uma hora para outra.

Investimento bilionário do governo Lula é inversamente proporcional à popularidade - 
Esse investimento – pomposo – é inversamente proporcional à popularidade do governo Lula. E eis o maior dilema do petista. Somente na semana passada, três pesquisas diferentes Quaest, AtlasIntel e Ipec apontaram queda da popularidade do atual presidente da República. Somente na Ipec, o número de brasileiros que considera o governo Lula como bom ou ótimo caiu cinco pontos percentuais em três meses. É muito.

O grande dilema do governo Lula é que o eleitor não acredita mais na cantilena petista. Hoje, por força de uma mudança cultural paulatina, o brasileiro não defende mais com unhas e dentes a CLT, nem mesmo programas sociais como Bolsa-Família e agora o Pé-de-Meia.

O brasileiro dos anos de 2020 tem um perfil mais liberal na economia. E o PT ainda não entendeu isso. Falta ao partido – e ao presidente da República – um plano concreto para conseguir conquistar esse eleitor. E não será com um museu de grandes novidades que Lula obterá algum sucesso nessa empreitada.

Em resumo: o PT está perdido e não há dinheiro que mude essa realidade.
Fonte:O ANTAGONISTA
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades