02
Dez/24 |
Vereador Marcelo Tripão pede e recebe sinalização e quebra-molas na BR 020; no distrito do Rosário |
Nesta segunda-feira, 2, foram instalados novos quebra-molas na altura do distrito Rosário, no município de Correntina, em frente aos loteamentos Eldorado e Primavera. A iniciativa, solicitada pelo vereador eleito Marcelo Tripão, busca melhorar a segurança no trânsito, especialmente em uma área de intenso fluxo de veículos e pedestres.
A medida atende a um pedido da comunidade local, que frequentemente apontava a necessidade de intervenções para reduzir a velocidade dos veículos e prevenir acidentes. Com a instalação dos redutores de velocidade, espera-se que o tráfego no local se torne mais seguro para moradores e transeuntes.
A sinalização adequada já foi instalada para alertar os motoristas sobre as mudanças na via. O vereador eleito Marcelo Tripão destacou a importância da medida: "Esta ação é fruto do diálogo com a comunidade e reforça nosso compromisso com a segurança e o bem-estar da população do Rosário. Contamos com a colaboração de todos para respeitar a sinalização e dirigir com cautela."
A ação reflete o compromisso das autoridades em atender às demandas da população e promover um trânsito mais seguro para todos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 15.035/24, que cria o Cadastro Nacional de Pedófilos e Predadores Sexuais, sistema que será desenvolvido a partir dos dados do Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Crime de Estupro. A medida, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 28 de novembro, pretende facilitar o acesso à informação para proteção de mulheres e crianças e prevenir novos crimes.
De acordo com o texto, o sistema de consulta processual deve permitir acesso público ao nome completo e ao número de CPF de réus condenados em primeira instância por crimes sexuais. A regra vale para os seguintes tipos penais: estupro e estupro de vulnerável, registro não autorizado da intimidade sexual, manutenção de casa de prostituição, favorecimento da prostituição ou outra forma de exploração sexual, rufianismo (cafetinagem) e mediação para servir a lascívia de outra pessoa.
Ainda segundo a lei sancionada, o sistema de consulta deve manter dados como a pena ou outras medidas de segurança impostas ao réu condenado, que passa a ser monitorado por dispositivo eletrônico. Caso o réu seja absolvido em grau recursal, o sigilo sobre as informações volta a ser restabelecido. Em contrapartida, as informações relativas às vítimas serão sempre mantidas em sigilo.
"O Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Crime de Estupro é um instrumento importante para a proteção de mulheres, crianças e adolescentes contra ataques de potenciais predadores sexuais, permitindo que se tomem medidas preventivas para evitar que se tornem vítimas desse tipo de delinquentes”, diz o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.
VETO — O presidente vetou o trecho que determinava que as informações no cadastro ficassem disponíveis para consulta pública pelo prazo de dez anos após o cumprimento integral da pena. A mensagem enviada ao Congresso Nacional indica que a medida é inconstitucional por violar princípios como intimidade, vida privada, honra e imagem do condenado. O veto será submetido à apreciação do Congresso Nacional.
Por volta de 22h40 deste domingo (01), uma guarnição da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) deslocou-se até a Rua São Sebastião, no Maravilha II, em Bom Jesus da Lapa, na região oeste da Bahia, para averiguação de um disparo de arma de fogo e possivelmente uma pessoa caída ao solo.
Segundo informou no local, foi constatada a ocorrência de um homicídio. A informação é que a vítima, um jovem de 23 anos, se encontrava em frente de sua residência com a namorada quando foi abordada por 4 elementos em duas motocicletas. Um dos indivíduos efetuou cerca de 08 disparos contra a vítima, que foi à óbito no local.
A guarnição preservou a área até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O corpo do jovem foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Bom Jesus da Lapa para ser necropsiado. Um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia Territorial. A Polícia Civil investiga o caso.
Aconteceu neste último sábado (30) no Palácio das Artes, o encerramento do ano letivo da turma da Escola Municipal de Teatro com uma apresentação teatral de conclusão de curso. Os doze formandos apresentaram o espetáculo “Consciência Negra: identidade e ancestralidade”, a peça teve como inspiração a consciência negra, um tema muito trabalhado durante o curso livre de teatro e após a apresentação foi feita a entrega dos certificados de conclusão do curso com duração de um ano.
“Mais uma vez encerramos as apresentações teatrais com a participação dos alunos que ao longo desse semestre participaram de várias capacitações e se doaram ao máximo para essa performance apresentada hoje, por isso, parabenizamos a todos e seus familiares que acompanharam as apresentações de perto. A Escola Municipal de Teatro existe há oito anos e já formou vários artistas locais, conta com um corpo técnico de professores e coordenadores capacitados para formar atores e atrizes de qualidade”, afirmou o diretor.
Durante o espetáculo de encerramento aconteceram apresentações diversificadas como: projeção de imagens e músicas, fotografias, depoimentos dos estudantes e leituras dramáticas. Todo esse material foi produzido pelos alunos durante o curso.
Para a Secretária de Cultura e Turismo, “A conclusão de mais uma turma da escola Municipal de Teatro significa reforçar o fomento da cultura com a formação de novos atores e fazedores de cultura local. Estamos investindo na formação de novos artistas locais para disseminar a cultura barreirense”, pontuou Emília Moreno.
02
Dez/24 |
Por medida de segurança, Prefeitura de Barreiras realizará supressão de árvore na Rua Coronel Magno |
A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos, informa que, ainda nesta semana, será realizada a supressão de uma árvore da espécie Mogno Africano, localizada na Rua Coronel Magno, ao fundo do Museu Municipal Napoleão de Mattos Macedo.
A intervenção se faz necessária devido ao risco iminente que a árvore representa. Atualmente, 80% de sua copa encontra-se inclinada sobre o museu e uma residência próxima, apresentando grande risco de queda, especialmente neste período de chuvas e ventos mais intensos.
O processo será iniciado com a atuação da Coelba, que fará a liberação da rede de alta tensão envolvida na copa da árvore, por meio de poda especializada. Em seguida, a supressão será conduzida pela Coordenação de Praças e Jardins da Secretaria de Infraestrutura, com a devida autorização da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior, “a supressão será realizada obedecendo a todas as especificações técnicas, com a prioridade de garantir a segurança das pessoas assim como reduzir o risco de acidentes com veículos que trafegam no local e preservar o patrimônio público e privado”, diz.
No plantão de pediatria da Rede São Camilo, seu pequeno sempre conta com atendimento especializado e acolhedor. Até às 23 horas temos plantão presencial e após esse horário a pediatra fica sobreaviso para emergências pediátricas e partos.
Mas se seu pequeno precisar, sempre terá alguém para atendê-lo. Rede São Camilo, você conhece, você confia.❤️
Secretário de agricultura de LEM, Kenni Henke, nova presidente da ABAPA, Alessandra Zanotto; Governador Jerônimo Rodrigues; Prefeito Junior Marabá e Luiz Carlos Bergamaschi
Na última sexta, 29, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e o prefeito Junior Marabá participaram da cerimônia de posse da nova diretoria da ABAPA, para o biênio 2025/26, que aconteceu junto com a inauguração do maior e mais moderno Centro de Análise de Fibras da América Latina. Na oportunidade, Alessandra Zanotto Costa foi empossada como nova presidente.
Alessandra Zanotto Costa, atual primeira vice-presidente, foi empossada como presidente, sucedendo Luiz Carlos Bergamaschi. Sócia-diretora do Grupo Zanotto, Alessandra tem construído um legado com olhar da inovação, sendo considerada uma das principais lideranças do setor do agronegócio nacional.
“Para mim, liderar a ABAPA é mais que um marco coletivo; é também um marco pessoal. Pessoal, porque trago comigo histórias e sonhos. A história de uma mulher que acredita no potencial da cotonicultura baiana e sonha em levá-la ainda mais longe. De alguém que, há 8 anos, se imaginou aqui, com o desejo de ocupar esse lugar — não por mim apenas, mas pela nossa região”, destacou a nova presidente Alessandra Zanotto Costa durante no seu discurso de posse.
“Mais uma vez Luís Eduardo Magalhães está na vanguarda do agronegócio do Brasil, ao inaugurar o maior e mais moderno Centro de Análise de Fibras da América Latina. Parabéns ABAPA pela iniciativa e parabéns a Alessandra Zanotto Costa, nova presidente da entidade”, disse Junior Marabá.
A cerimônia, que foi conduzida pela jornalista Georgina Maynart, contou com a participação do governador Jerônimo Rodrigues, do secretário estadual de agricultura, Walison Tum, do prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Júnior Marabá, da vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado da Bahia (FAEB), Carminha Missio, do presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), Odacil Ranzi, e do presidente eleito, Moisés Schmidt, e demais lideranças políticas e do setor produtivo.
Inauguração do Centro de Análise de Fibras
Um grande marco para a Bahia, o Centro de Análise de Fibras foi inaugurado e manterá como estrutura responsável pelas análises e classificação da fibra, demonstrando aos compradores nacionais a qualidade proporcionada pela união de fatores como solo, clima e manejo fitossanitário adequado para o combate a pragas e doenças, principalmente o bicudo. O presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi, e a presidente eleita, Alessandra Zanotto Costa, percorreram as instalações do novo prédio e, logo após, descerraram a placa de inauguração juntamente com o governador da Bahia, lideranças do setor produtivo e demais convidados.
A estrutura vai começar a operar já na próxima safra com 16 equipamentos HVI, capazes de realizar até 34 mil análises diárias. Com possibilidade de expansão para 28 equipamentos, o centro poderá atingir uma capacidade de 60 mil análises diárias, garantindo agilidade e precisão na classificação do algodão produzido na Bahia e também na área do entorno, como Tocantins.
Localizado estrategicamente às margens da BR- 020, o novo complexo da Abapa em Luís Eduardo Magalhães ocupa uma área total de 10.442,60 m², com 9.500 m² de área construída. A estrutura inclui uma sede administrativa moderna e funcional, um auditório com capacidade para 500 pessoas e o Museu do Algodão, projetados para oferecer eficiência no atendimento aos associados e conforto para visitantes. Para Bergamaschi, toda esta estrutura é resultado da união dos produtores e do trabalho permanente com muitas parcerias, com as demais associações, como a Aiba e Abrapa, e com o governo do estado e os municípios.
“Com a nossa união e foco, transcendemos o mero crescimento do setor algodoeiro. Otimizamos o tempo de isolamento imposto pela pandemia para darmos sequência à melhoria contínua da nossa associação. Em nossa gestão, nos últimos quatro anos, priorizamos a organização e o bem estar dos colaboradores e parceiros. Concluímos a nossa missão neste momento com a inauguração do novo centro e sede, degraus importante para continuarmos fortes e avançando em qualidade e competitividade no mercado do algodão mundial. Ainda há muito a ser feito e tenho certeza que a próxima diretoria continuará defendendo com o mesmo propósito o setor do algodão da Bahia e do Brasil”, reforça.
A Prefeitura de Ibotirama, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Urbano e Rural e da Secretaria de Assistência Social, realizará, nos dias 10 e 11 de dezembro, um mutirão de cadastro para o programa Minha Casa Minha Vida e Diagnóstico Habitacional.
A ação acontecerá na Arena Poliesportiva Quinteirão, com atendimento nos turnos da manhã, das 8h às 12h, e da tarde, das 14h às 17h.
Para participar, é necessário apresentar CPF, RG, comprovante de residência, folha de resumo do Cadastro Único, título de eleitor do responsável e dos demais familiares.
O mutirão é uma oportunidade importante para garantir acesso ao programa habitacional e colaborar com o diagnóstico das necessidades habitacionais do município.
O programa de mutirões contra arboviroses, realizado pela Prefeitura de Ibotirama, chegará ao bairro Calumbi nos dias 3 e 4 de dezembro. O objetivo é conscientizar a população sobre doenças como dengue, zika e chikungunya, além de promover a limpeza da região.
Na terça-feira (3), haverá uma ação de divulgação com orientações sobre prevenção e incentivo à participação da comunidade. Na quarta-feira (4), a partir das 8h, as equipes farão a coleta de lixo e a remoção de materiais sem uso para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Todo o trabalho será realizado em colaboração com diversas secretarias municipais, além das equipes da Vigilância Epidemiológica e da Vigilância Sanitária e Ambiental.
02
Dez/24 |
Ultra Black JK - Até 70% de desconto!!! |
02
Dez/24 |
HE-NET - DO SEU JEITO! A maior da Bahia! |
02
Dez/24 |
Faculdade Sulamérica Anuncia Curso de Medicina em LEM com Coordenação de Referência na Área Médica |
A Faculdade Sulamérica dá mais um importante passo na consolidação de Luís Eduardo Magalhães como um polo de excelência educacional ao anunciar a abertura do aguardado curso de Medicina. A novidade chega acompanhada de uma proposta pedagógica moderna e inovadora, sob a liderança do renomado Prof. Dr. Marcello da Silveira Paschoalini, coordenador do curso.
Médico formado pela Universidade de São Paulo (USP), o Dr. Paschoalini possui residências médicas em Cirurgia Geral e Cirurgia Torácica, além de um doutorado em Medicina pela mesma instituição. Com uma trajetória marcada pelo compromisso com o avanço científico e a formação de profissionais de alto desempenho, ele liderará o curso com a missão de transformar a educação médica no município e na região.
Metodologia Inovadora e Foco na Prática
O curso de Medicina da Faculdade Sulamérica será pautado por uma metodologia de ensino híbrida, que combina o método tradicional com as metodologias ativas de aprendizagem. Entre as práticas utilizadas estão o PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas), o TBL (Aprendizagem Baseada em Equipes), gamificação, seminários interativos e discussões dinâmicas. Esse modelo pedagógico visa desenvolver não apenas o conhecimento técnico, mas também habilidades essenciais como pensamento crítico, trabalho em equipe e resolução de problemas.
Outro diferencial do curso será a ênfase na prática integrada em todas as disciplinas desde o início da formação, proporcionando aos alunos experiências reais que os prepararão para os desafios do atendimento médico na vida profissional. Essa abordagem permitirá que os estudantes se familiarizem com a realidade clínica de forma precoce e contínua, o que fortalece a aprendizagem e a formação humanística.
Com a coordenação de um profissional renomado e uma proposta pedagógica de vanguarda, o curso de Medicina da Faculdade Sulamérica desponta como uma oportunidade única para jovens que desejam fazer a diferença na área da saúde. Essa iniciativa marca o início de uma nova era para Luís Eduardo Magalhães, transformando a cidade em referência regional na educação e no cuidado com a vida.
O vestibular para a primeira turma está marcado para o dia 08 de dezembro.
Maiores informações em nosso site: www.sulamericafaculdade.com.br
Se você deseja acessar uma fonte gratuita de conhecimento, convido você a se juntar ao nosso canal no WhatsApp: Vendas e Negócios. Lá, compartilharei conteúdos de altíssimo valor, com o objetivo de fornecer informações e insights que irão ajudar cada um de vocês a crescer como empreendedores, vendedores e líderes de equipe. Fiquem atentos e participem ativamente, pois juntos podemos alcançar grandes conquistas!
Participe: https://whatsapp.com/channel/0029Vay8aL60G0XadOfvC80w
02
Dez/24 |
Aluga-se Flat mobiliado em LEM |
Aluguel de flat mobiliado - Rua Carlos Maestro Gomes - divisa do Jardim Paraíso/Florais LEA III: 33 metros quadrados. Cerca elétrica - Alarme - portão eletrônico- garagem para um carro. TV, ar, fogão, cama de casal - Guarda-roupas, cooktop 2 bocas - máquina de lavar - Micro-ondas - sanduicheira, ferro de passar, geladeira - mesa com duas cadeiras- Internet wi-fi. Contato: 77 9 9810-9991
Na última sexta-feira (29), o Idade Viva foi palco de uma festa que resgatou as memórias e emoções de gerações passadas: o Baile da Saudade Anos 60, evento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde para mais de 390 idosos que frequentam o Programa, cujo objetivo foi o de proporcionar aos participantes a oportunidade de reviver os bons tempos da juventude.
O cantor Teixeira do Forró foi o responsável por animar a noite com um repertório especialmente selecionado no bairro São Pedro, que trouxe à tona os grandes sucessos dos anos dourados do forró e outros ritmos populares. O clima de nostalgia tomou conta do ambiente, em um evento que, além da música, contou com uma atraente exposição de peças antigas.
“A exposição fez toda a diferença. Tivemos itens como um baú de 100 anos, um moinho com 150 anos, e várias outras relíquias que remontam à nossa história. A decoração foi pensada para criar um ambiente ainda mais especial, trazendo à tona as lembranças de um tempo mais simples e de grande valor afetivo para todos eles”, comentou a coordenadora Dary Mazinha.
Presente na confraternização, o secretário de Saúde pontuou que a edição deste ano marcou o encerramento das atividades de 2024 e superou a expectativa de todos. O Baile da Saudade trouxe uma novidade importante, além da música e da dança, a presença da exposição de carros antigos que também fez parte da decoração foi um diferencial que conquistou a aprovação dos participantes, seus acompanhantes e familiares.
“Como já é tradição, todos os anos encerramos as atividades do Idade Viva com esse baile que também é muito esperado por eles. Foi uma noite incrível, regada de alegria e emoção, buscamos resgatar memórias afetivas de todos eles e de seus familiares que aproveitam a oportunidade para participar deste momento significativo que promove a convivência e o bem-estar dos idosos de Barreiras. Parabéns a todos os envolvidos neste evento”, relatou Melchisedec Neves.
O governador Jerônimo Rodrigues anunciou, na noite deste domingo (2), durante abertura da 33ª edição da Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro), um novo concurso público da Adab. No total, serão 200 novas vagas para a contratação de 80 médicos veterinários, 80 engenheiros agrônomos e 40 técnicos em fiscalização agropecuária.
Ainda durante o evento no Parque de Exposições de Salvador, o chefe do Executivo estadual autorizou a publicação do Edital de Processo Seletivo para contratação de 241 técnicos de nível médio em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) e a aquisição de 14 novos veículos para reforçar o trabalho da defesa agropecuária baiana.
O governador também deu posse ontem aos 13 candidatos aprovados no concurso público realizado em junho deste ano pela Agência. Foram 120 vagas disponíveis para Fiscal Estadual Agropecuário (FEA) e 40 para Técnico em Fiscalização Agropecuária.
A Adab já discute a data oficial para publicação do edital do novo certame.
02
Dez/24 |
83ª CIPM realiza instrução de tiro |
Foram cinco dias Instrução em Armamento e Tiro nos quais os policiais desenvolveram os fundamentos do tiro policial, bem como aprimoraram os seus conhecimentos em manuseio e manutenção de armamentos.
Após esse ciclo, temos a certeza de que nossos profissionais estão cada vez mais capacitados para entregar uma segurança pública de qualidade à sociedade baiana.
Na manhã desta segunda-feira (02), policiais rodoviários federais protagonizaram um emocionante salvamento em Barreiras (BA). Uma família chegou em desespero à unidade operacional da PRF com um bebê prematuro de apenas 3 meses que estava engasgado e sem respirar.
Demonstrando preparo técnico e agilidade, os policiais aplicaram a Manobra de Heimlich, técnica essencial para desobstrução das vias aéreas, e conseguiram salvar a vida do pequeno. Após o atendimento, o bebê foi encaminhado ao Hospital Regional do Oeste para avaliação médica e acompanhamento.
Imagens das câmeras de segurança da unidade registraram o momento em que a família chega em busca de socorro e a pronta resposta da equipe,
A Polícia Rodoviária Federal permanece à disposição da sociedade, unindo segurança e cuidado com a vida.
Silvia Henriqueta Mendes Jatahy Fonseca, Edmilson Jatahy Fonseca Júnior, Cinthya Nunes Faria Borges, Ondumar Ferreira Borges Junior, Cesar Cintra Jatahy Fonseca e Patrícia Góes Cerqueira Jatahy Fonseca
A partir da última sexta-feira, 29, o Fórum de Luís Eduardo Magalhães passou a se chamar Fórum Desembargador Jatahy Fonseca, em homenagem ao ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia de 1998 a 2000.
A cerimônia aconteceu no Salão do Júri do fórum local, sob a presidência da juíza Renata Firme, diretora do Fórum da comarca, com uma palestra do desembargador Cássio Miranda, presidente da Comissão Permanente de Gestão de Memória do TJBA, com o tema “Desembargador Jatahy Fonseca, o criador da Ouvidoria Judicial no Brasil”.
A proposta teve origem na Câmara Municipal por meio do projeto apresentado pelo presidente da Casa, vereador Reinildo dos Santos. Em sessão plenária realizada em 18 de setembro de 2024, o Tribunal de Justiça da Bahia aprovou, por unanimidade, o requerimento apresentado pela juíza Renata Firme.
“Parabenizo a iniciativa do vereador Reinildo pela merecida homenagem ao Desembargador Jatahy Fonseca, que também teve uma atuação expressiva no Oeste, em especial nos municípios de Santa Rita de Cássia, São Desidério, Riachão das Neves e Serra Dourada”, disse o prefeito Junior Marabá.
Filhos do homenageado, o diretor-geral da Unicorp-TJBA, desembargador Jatahy Júnior, e o desembargador federal César Jatahy, coordenador dos Juizados Federais - representando o presidente do Tribunal Regional Federal (TRF1), desembargador João Batista Moreira - compuseram a Mesa de Honra, no Salão do Júri, ao lado da juíza Renata Firme, autora da proposta de designação do nome do fórum, e que presidiu a sessão.
Também compuseram a Mesa o desembargador Cássio Miranda, o prefeito Júnior Marabá, o presidente da Câmara Municipal, vereador Reinildo Santos, o presidente da OAB - Subseção de Luís Eduardo Magalhães, advogado Arthur Granich, e a subprocuradora do Trabalho, Cláudia Costa. O vereador Filipe Lucas representou a Câmara Municipal de Salvador.
Junior Marabá e Edmilson Jatahy Fonseca Júnior
Edmilson Jatathy Fonseca
O desembargador Edmilson Jatahy Fonseca nasceu em 18 de agosto de 1933, em Santo Estevão. Diplomou-se pela Faculdade de Direito da Bahia, em dezembro de 1960. No ano seguinte, foi aprovado em concurso público para Preceptor, antiga denominação para juízes togados com investidura limitada, nomeado para o Termo de Utinga e, a seguir, para os Termos de Pindobaçu, São Miguel das Matas, Coração de Maria e Santo Estêvão.
Em dezembro de 1965, foi aprovado em concurso público para Juiz de Direito, sendo nomeado para a Comarca de Glória e, posteriormente, para Paulo Afonso, Feira de Santana e Salvador, onde atuou na 10ª Vara Crime, 1ª Vara Cível e 16ª Vara Cível.
Em 1982, foi promovido, por merecimento, a desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia. Foi corregedor-geral da Justiça no biênio 94-96, quando criou o Plantão de Justiça 24 horas, a Consolidação dos Provimentos da Corregedoria e instituiu, afora o Juiz-Corregedor.
Neste período, destaca-se a criação do Ouvidor Judicial, a primeira pós-Constituição de 1988, medida que viria a ser adotada pelo Conselho Nacional de Justiça.
Em fevereiro de 1996, foi escolhido pelo Tribunal de Justiça para integrar a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça e foi integrar a vaga de desembargador na Justiça Eleitoral, do qual foi eleito vice-presidente e corregedor Regional Eleitoral.
Em fevereiro de 1998, tomou posse na Presidência do Tribunal de Justiça, cargo que exerceu até 1º de fevereiro de 2000. Construiu a sede do Tribunal de Justiça, no Centro Administrativo da Bahia, proporcionando maior conforto, modernidade e funcionalidade aos serviços judiciários.
Também está associado ao Desembargador Edmilson Jatathy Fonseca o Fórum Criminal Desembargador Carlos Souto, na Rua do Tingui, em Nazaré, podendo se perceber o Fórum das Famílias.
02
Dez/24 |
Vida Farma Delivery. Precisou ligou! |
02
Dez/24 |
Lote a venda em condomínio em LEM |
02
Dez/24 |
83ª CIPM realiza instrução de tiro |
Foram cinco dias Instrução em Armamento e Tiro nos quais os policiais desenvolveram os fundamentos do tiro policial, bem como aprimoraram os seus conhecimentos em manuseio e manutenção de armamentos.
Após esse ciclo, temos a certeza de que nossos profissionais estão cada vez mais capacitados para entregar uma segurança pública de qualidade à sociedade baiana.
A CIPRv/Barreiras, em abordagem a veículo procedente de Luis Eduardo Magalhães/BA, com destino a Brasília/DF, foi constatado carga de resíduos de carcaças bovinas, como cabeças e ossos sem documentação sanitária.
A carga não possuía documentos sanitários. A ADAB foi acionada para adotar as providências cabíveis.
A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) participou da 1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente do Oeste da Bahia (CIMA-CONSID), realizada na quinta-feira (28), na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). A participação da Abapa foi representada pela coordenadora do ABR-Sustentabilidade, Yanna Costa.
O evento, promovido pelo Consórcio Multifinalitário do Oeste da Bahia (Consid), abordou o tema “Emergência Climática: O Desafio da Transformação Ecológica”. Entre os principais objetivos estavam o fortalecimento da participação social em questões ambientais e a formulação de propostas para a Conferência Estadual de Meio Ambiente, marcada para março de 2025.
Nesta etapa, a equipe da Abapa uniu-se a representantes de 16 municípios do oeste baiano, incluindo comunidades tradicionais e povos originários. As propostas elaboradas durante a conferência seguirão para a etapa estadual, onde poderão ser aprimoradas e defendidas como parte de um plano integrado para enfrentar as mudanças climáticas na Bahia.