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Dez/24 |
Ford Ranger recebe nota máxima de segurança em teste do Latin Ncap |
A picape Ford Ranger , fabricada na Argentina para o Brasil e América do Sul, obteve cinco estrelas nos testes de segurança do Latin NCAP . O veículo foi submetido a rigorosos testes de impacto, destacando-se pelo alto nível de proteção oferecido a ocupantes adultos e infantis.
A avaliação incluiu testes de impacto frontal e lateral, além de impacto lateral de poste e chicotada cervical. A proteção para pedestres e usuários vulneráveis também foi avaliada. Os resultados demonstraram a robustez da picape e sua capacidade de proteger seus ocupantes em diversas situações.
Nos testes de impacto frontal, a estrutura e a área dos pés da Ranger mostraram-se estáveis. A proteção para o tórax dos ocupantes adultos foi considerada adequada. Nos testes de impacto lateral, a proteção foi total, garantindo segurança adicional aos passageiros.
O teste de impacto lateral em poste revelou proteção adequada para o tórax e abdômen. Nos impactos frontal e lateral, a proteção para ocupantes infantis foi total. A proteção contra chicotada cervical foi avaliada como marginal para o pescoço dos ocupantes adultos.
A proteção para pedestres foi majoritariamente adequada a boa para a cabeça. No entanto, a borda dianteira do capô apresentou proteção deficiente. A proteção das pernas superior e inferior exibiu áreas de proteção ruim e marginal, respectivamente.
O sistema de frenagem de emergência apresentou bom desempenho nos testes, atendendo aos requisitos de uso na cidade e interurbano. O sistema obteve pontuação máxima para proteção de usuários vulneráveis da estrada, demonstrando eficácia em situações de emergência.
A Ranger é equipada com avançadas tecnologias de assistência ao motorista. O sistema de suporte em faixa está disponível, mas não ativado por padrão, o que impediu sua consideração na pontuação. A detecção de ponto cego e a assistência à velocidade tiveram bom desempenho.
A Ford Ranger incorpora sete airbags e controle eletrônico de estabilidade de série. Esses equipamentos contribuem significativamente para a segurança dos ocupantes, complementando as tecnologias de assistência e os recursos de proteção passiva do veículo.
O chassi da Ranger é construído com aço especial, incluindo novas longarinas, travessas e reforços. Essa estrutura aumenta em 30% a resistência a torções, contribuindo para a segurança estrutural e o desempenho da picape em situações de impacto.
A picape foi avaliada voluntariamente pelo fabricante, com os resultados válidos para unidades a partir de um número específico de VIN. Esses resultados reforçam a posição da Ranger como uma das picapes mais seguras disponíveis no mercado sul-americano.
A Ranger lidera em tecnologias avançadas de assistência ao motorista. O veículo conta com cinco câmeras, três radares, sete antenas e 22 sensores ultrassônicos e especiais. Esses sistemas garantem suporte contínuo ao motorista em diferentes condições de direção.