13
Mai/24 |
Vida Farma Delivery. Precisou ligou! |
13
Mai/24 |
Retífica de Motores Câmera |
Barreiras foi escolhida pelo Núcleo Mulheres do Agro para sediar o I Seminário Algodão que Aquece, realizado na última sexta-feira (10). O evento reuniu professores da rede municipal de ensino para uma formação continuada com palestras técnicas e disseminação de conhecimento sobre sustentabilidade e agricultura. Este ano, o projeto vai contemplar estudantes da rede municipal de ensino de Barreiras com a doação de agasalhos 100% algodão e o desenvolvimento de uma ampla ação pedagógica e cultural.
“Iniciamos o projeto para Barreiras esse ano porque entendemos que tem horas que a gente precisa voltar para casa, e foi aqui que ele começou. Então nós batemos na porta do secretário Jefferson, porque entendemos que em casa a gente consegue estruturar melhor as coisas para depois, seguir para outros municípios”, explica a presidente do Núcleo, Suzana Viccini. O Projeto Algodão que Aquece, desenvolvido pela entidade desde 2018, já beneficiou mais de 25 mil crianças e jovens das escolas de todo o Oeste baiano.
“Essas parcerias são muito importantes e bem-vindas, esse projeto alcança todos os estudantes das classes seriadas e multisseriadas da zona rural e três importantes escolas da sede de Barreiras”, explicou a subsecretária de Educação, Olívia Sampaio que esteve no evento representando o secretário Jéferson Barbosa. “Este projeto que vem abraçar 25 unidades da rede municipal e o que já é visível, a partir das edições passadas, que os resultados já estão aparecendo, os projetos, os trabalhos, os movimentos das unidades escolas já estão aí sendo mostrados”, complementou a diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Aldeci Queiroz.
Integraram a programação, uma palestra do agricultor e engenheiro agrônomo Celito Breda sobre a evolução da agricultura, novas cultivares desenvolvidas para a região e o emprego da pesquisa para atingir as atuais produtividades em campo. Também a palestra sobre sustentabilidade na agricultura pela vice-presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Alessandra Zanotto. A psicopedagoga do Projeto Algodão que Aquece, Nayara Barrocal finalizou com uma fala sobre a importância do acolhimento junto aos estudantes.
Algodão que Aquece
Conhecido entre as escolas do oeste baiano, o Algodão que Aquece é parceiro de longa data das secretarias de educação dos municípios da região. Isso porque 8 cidades já participaram do projeto, desenvolvido todos os anos desde 2018 através da parceria com instituições e empresas ligadas ao setor produtivo. Ao todo o projeto já percorreu mais de 12 mil km da região, beneficiando 220 escolas.
A iniciativa surgiu com uma tentativa de diminuir a evasão escolar na zona rural nos meses mais frios do ano na região, de junho a setembro. “Notamos que, por conta do frio, as crianças faltavam muito à escola, o que impactava em seu desempenho. Tudo começou com a ideia da doação dos agasalhos para garantir a presença deles em sala de aula, mas também aproximá-los da cultura do algodão. Logo depois, o projeto foi crescendo e passou a abarcar a outras culturas, valorizando hoje a produção agrícola e a agricultura familiar da nossa região”, conta Suzana Viccini.
O Município participou do processo de seleção, realizado no ano passado, destinado a cidades acima de 150 mil habitantes. Todas as exigências legais como entrega de declarações e demais requisitos necessários a participar de uma espécie de uma concorrência nacional foram cumpridos durante o processo liderado pela equipe de convênios e PPPs da Prefeitura, atendendo às normativas propostas. A classificação de Barreiras foi divulgada pelo Ministério das Cidades na semana passada sendo motivo de orgulho para o prefeito Zito Barbosa, que ressaltou o empenho das equipes envolvidas.
“Essa é uma notícia que nos deixa muito feliz, e que reflete o empenho da nossa equipe de gestão. Nossa constante interlocução com as demais esferas de governo, a manutenção do município regular nos parâmetros e exigências de convênios nos habilita a trazer para Barreiras todos os investimentos disponíveis, essa aquisição dos 30 novos ônibus elétricos, materializa essa dedicação e compromisso. Nosso esforço e dedicação, busca sempre garantir a nossa população mais segurança, comodidade e bem-estar e agora teremos também uma mobilidade de excelência”, destacou o prefeito, ao cumprimentar a equipe técnica pelo empenho durante todo o processo de organização e envio da documentação.
Barreiras, sai na frente na busca por soluções urbanas sustentáveis e comemora a conquista dos 30 novos ônibus elétricos, resultado de uma proposta do Ministério das Cidades por meio do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Esses ônibus, que serão acompanhados por 15 carregadores, representam um investimento significativo na mobilidade urbana sustentável da cidade.
Os novos ônibus elétricos contribuirão para a redução das emissões de gases de efeito estufa, e também proporcionarão mais conforto e segurança aos cidadãos, com características como GPS instalado, rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, e ar condicionado. O prefeito destaca ainda, que essa conquista representa mais um passo em direção a um futuro sustentável para Barreiras.
“Ficamos extremamente felizes com mais este avanço para nossa Capital do Oeste, nos últimos sete anos trabalhamos arduamente para colocar Barreiras em condição de destaque na Bahia e no Brasil, fazendo com que nosso município tenha o respeito e reconhecimentos das demais esferas de governo, com as quais dialogamos continuamente em busca de soluções viáveis para proporcionar cada vez mais benefícios para os cidadãos barreirenses”, pontuou o gestor de Barreiras.
13
Mai/24 |
Academia Lion a melhor de LEM!!! |
Bairro: Santa Cruz, Rua Itabuna.
Contato:77 999309574
Na tarde desta segunda-feira, por volta das 15h20, uma operação de resgate mobilizou equipes da 2ª Companhia de Bombeiros Militar/17º BBM e do SAMU em uma fazenda localizada na BR-020, em Luís Eduardo Magalhães.
O chamado foi em resposta a um acidente de trabalho na propriedade rural. Ao chegarem ao local, os socorristas depararam-se com um trabalhador preso pelos pés ao eixo de uma colheitadeira. Para realizar o resgate, os bombeiros precisaram utilizar uma ferramenta para abrir as ferragens do eixo da máquina.
Diante da complexidade da operação, uma empilhadeira da fazenda foi usada para realizar a descida da vítima da máquina até o solo, onde foi atendida pela equipe médica do SAMU.
13
Mai/24 |
Proteja seu veículo 🚗 com a ANCORE |
Não podemos contar com a sorte, nós da ANCORE temos o melhor plano que se encaixa na sua realidade. Seu BEM vale muito para ser perdido em um incidente, contate-nos e faça a sua cotação.
Cobertura completa ♦️Roubo/Furto ♦️Colisão ♦️Incêndio por colisão ♦️Guincho ilimitado ♦️Desastres naturais ♦️Proteção para terceiros ♦️Carro reserva ♦️Cobertura 100% Fipe Protegemos motos, carros, camionetes e caminhões.
Faça já sua cotação online: https://cotacao.ancorepv.com.br/?id=NrPOw2Dl
Iago Ivens (77) 9.9805-3561
Avenida Ayrton Senna, próximo à feira livre do Santa Cruz (LEM). Fone: 77 3628-7480
Agora com serviço de guincho sempre pronto para lhe atender
A NINO AUTO PEÇAS vende peças seminovas originais de todas as marcas, com garantia. AGORA CREDENCIADA NO DETRAN/BA.
NINO AUTO PEÇAS LEM - Avenida Ayrton Senna, próximo à feira livre do Santa Cruz (LEM). Fone: 77 3628-7480
Em mais um sábado dedicado ao público, a Secretaria de Saúde de Barreiras realizou atendimentos exclusivos com oftalmologista no Centro de Especialidades Leonídia Ayres de Almeida, localizado no bairro Morada Nobre. Dessa vez, 52 pessoas fizeram consultas e avaliação médica individual com o especialista Dr. Ronaldo Silva.
Além da celeridade, os atendimentos aos sábados buscam também superar a demanda reprimida por consultas oftalmológicas no município. Conforme o secretário Melchisedec Neves, os atendimentos realizados em toda rede seguem os princípios do Projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora.
“De maneira inovadora, realizamos atendimentos aos sábados com equipes especializadas sempre que há demandas como essa de especialidades oftalmológicas realizadas no dia 11 de maio. Na semana passada realizamos ultrassonografias obstétricas e transvaginais, também exames de endoscopia digestiva, seguindo essa proposta de reduzir demandas reprimidas e atender a população que não conseguem ir às consultas durante a semana” ressaltou o secretário que acompanhou os atendimentos ao lado do coordenador do Centro de Especialidades, Alessandro Meneses.
O prefeito Junior Marabá acompanhou de perto uma aula da turma de Skate, do programa municipal 'De Bem com a Vida', no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), no bairro Santa Cruz.
As aulas, que são ministradas pelo professor João Vittor, iniciaram no ano passado, e acontecem em quatro bairros da cidade, com um total de aproximadamente 40 crianças e adolescentes, meninos e meninas, de 11 a 16 anos de idade.
O projeto é voltado para iniciantes, aqueles que nunca andaram de skate, e também para quem já possui uma base, mas quer aprimorar suas técnicas.
"Sabemos do poder transformador do esporte, e queremos que todos tenham acesso a ele, por esse motivo, além das aulas no Santa Cruz, Jardim das Acácias, Oliveiras e centro, o aluno não precisa ter o equipamento, porque já deixamos o skate à sua disposição nos espaços das aulas", ressaltou o prefeito.
13
Mai/24 |
LEM: vacinação contra a gripe é ampliada para toda a população, a partir dos 6 meses de idade |
A Secretaria Municipal de Saúde de Luís Eduardo Magalhães, divulgou nesta segunda-feira (13), que a vacinação contra a gripe está liberada para toda a população acima dos 6 meses de idade. A medida segue recomendação do Ministério da Saúde.
A imunização acontece em todas as salas de vacinação do município, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h. Para se vacinar, é preciso apresentar documento de identificação com foto e a carteira de vacinação.
Confira as unidades de saúde com a vacina
Ida Klein; Luis Gustavo Rosa; Moacir Marchesan; Mimoso I; Luis Yoshio Shirabe; Paulo Rodolfo; Jardim das Acácias; Vereda Tropical; Jardim das Oliveiras; Alessandra Hillmann; Antonio Carlos Faedo; Nair Idite; Oscar Doerner; Oswaldo Cruz e Conquista.
No final da manhã de hoje, segunda-feira, 13, por volta das 11h, o barreirense Dorivan Rocha dos Anjos de 32 anos, foi morto a tiros num bar, na rua Jamaica no bairro Boa Sorte, em Barreiras.
Segundo informações, indivíduos não identificados, a bordos de um veículo, efetuaram disparos de arma de fogo, sendo que a vítima morreu no local.
Uma equipe do SAMU esteve no local, só pode atestar o óbito e a Polícia Militar fez a segurança e registrou o homicídio.
A motivação e autoria do crime será investigado pela Polícia Civil e o corpo foi removido para o IML para necropsia.
Há cinco anos, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) levou o projeto de “Apoio aos Pequenos Agricultores Familiares” para o município de São Desidério. Atualmente, 37 kits estão instalados nas comunidades rurais de Buriti Seco, Samambaia, Cabeceira do Salto e Tucano. A parceria com a Secretaria de Agricultura do município mudou a vida dos pequenos produtores que passaram a alcançar maiores produtividades nas suas lavouras.
Famílias como a da agricultora Ivonete Oliveira, que trabalham no cultivo de hortaliças, comemoram os resultados após o uso do kit de irrigação doado pela Abapa. “Essa parceria da Abapa com a Secretaria de Agricultura foi um passo muito importante para nós, pequenos agricultores. Comecei esse trabalho em 2019, sem o kit de irrigação. Plantava no brejo e passei por muitas dificuldades. Produzia bem menos e não colhia nem 30%. Hoje é praticamente 100%, com a irrigação complementar temos mais facilidades”, afirmou a agricultora.
No campo, ela conta com a ajuda do marido e dos quatro filhos, e com o lucro da comercialização dos produtos, investe também na educação da família. A filha de 17 anos, Kaly Ruana, cursa o segundo ano na Escola Técnica Agrícola em Santana dos Brejos e sonha com o seu futuro no agronegócio. “Por ser aqui da roça, já tinha alguns conhecimentos sobre a terra, na escola aprendo um pouco mais sobre os tratos e aplico aqui. A parceria entre a Abapa e o município contribuiu com melhorias, primeiramente porque não produzimos o ano todo, agora temos quantidade, qualidade e renda. Com a comercialização dos produtos, minha família pode custear os meus estudos e dos meus irmãos. Pretendo cursar uma faculdade de agronomia, continuar ajudando aqui na nossa terra e também as outras pessoas com o meu conhecimento”, pontuou a jovem.
A maior parte da produção de hortaliças dos pequenos agricultores de São Desidério é comercializada no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), promovendo o acesso à alimentação com segurança e qualidade e ainda, incentivando a agricultura familiar. “Com a parceria entre a Abapa e a prefeitura, observamos o crescimento da agricultura familiar de São Desidério. É um incentivo que promove o aumento da produção, agrega valor e crescimento econômico com a oportunidade de comercializar na feira livre, em mercados e ter acesso a políticas públicas como o PNAE e PAA, através de compras públicas para o próprio município. Acredito que com essa parceria, atenderemos mais produtores que ainda não foram contemplados com o kit de irrigação”, destacou o secretário de agricultura, Filipe Gusmão.
“Assim como em São Desidério, a Abapa mantém o projeto em outros nove municípios do Oeste e também, em municípios do Sudoeste da Bahia. Ao unirmos forças com as Prefeituras, entendemos que a iniciativa ganha um impulso maior e alça melhores resultados. É uma forma encontrada de levar tecnologia e pesquisa a pequenas localidades, alcançando mais pessoas, melhorando as produtividades e consequentemente, as condições de vida daquelas famílias”, destaca o presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi.
Para o agricultor e presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Samambaia, Edson José de Oliveira, o projeto proporcionou benefícios que facilitaram o trabalho no campo. “Antes do kit, a gente molhava no regador e com as mangueiras de irrigação, podemos nos organizar melhor. No ano passado, produzimos bem, rúcula, alface, cheiro verde e cebolinha. Entregamos para o município a média de 1200 pés de alface por semana. Agora, em abril, iniciamos o novo plantio para as entregas em junho e a previsão é de entregar uma quantidade maior”, concluiu.
Com mais de 46 atendimentos feitos pela SUTRANS de Luís Eduardo Magalhães, a Superintendência de Trânsito e transporte realizou desde registro de Sinistro de Trânsito como também atendimentos diversos, segue abaixo as principais
-SUTRANS realiza palestra educativa em empresa da cidade, ação do maio amarelo
— Fiscalização no transporte por aplicativo na cidade, cumprindo assim a Lei municipal
-2 escapamentos kadrons foram retirados da via Pública
-2 condutores com sintomas de embriaguez foram apresentados no Disep
-32 carteirinhas foram confeccionadas somente neste mês de Maio para Idosos e Portadores de necessidades especiais para o uso das vagas exclusivas para os mesmos
-Rondas escolares
-Rondas nas BRs 020/242 Telefone da SUTRANS: 156 ou 3628-0689.
Temos também o funcional (77) 9 99630238 disponível 24 horas por dia.
TELAMAR - Rua Luiz Cláudio Nunes, 123, Jardim Imperial
Galvanizada e revestida em PVC
Fechamento de grandes áreas
Telas Onduladas Artísticas (Ótis) - As telas onduladas, também conhecidas como tela artística ou tela otis, podem ser fabricadas em diversas aberturas de malhas e com diferentes bitolas de fios.
Há mais de 20 anos no mercado, a TELAMAR é uma empresa consolidada, trabalhando com produtos de alta qualidade, atendendo cada cliente de maneira personalizada e de forma rápida e eficiente.
CONCERTINA NOS DIÂMETROS 30,35 e 45 cm
Concertinas - é uma barreira de segurança laminada, de forma espiralada, possui lâminas pontiagudas, cortantes e penetrantes. A concertina é a evolução do arame farpado e geralmente são utilizados em muros, alambrados, cercas, portões, telhados e torres. São feitos de aço galvalume e dificilmente são cortados por ferramentas convencionais.
Maior estoque da região
Para mais informações, ligue: (77) 3628-5544 (Também atende como Whatssap)
www.telamaralambrado.com.br
Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes
Segurança e conforto para o seu veículo
Setor de peças
A Unipeças Centro Automotivo já está funcionado em um novo endereço, agora em sua sede própria, loja mais ampla, climatizada, confortável, aconchegante, para seus clientes, amigos e funcionários. E com o ótimo atendimento de sempre.
Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes, no bairro Jardim Imperial, na cidade de LEM.
Oficina
Fazemos o alinhamento de seu veículo em tecnologia 3D, balanceamento local com equipamentos de última geração e dos mais diversos serviços como: Reparo de pneus, troca de lâmpadas externas, cristalização de para-brisas, troca de óleo, suspensão, injeção eletrônica. Trabalhamos com todas as marcas nacionais e importados e com peças originais.
Alinhamento
Lava-jato
Oficina
Alinhamento
Setor de peças
Contando com uma experiência de 18 anos no mercado de trabalho, a UNIPEÇAS - Centro Automotivo, em parceria com a Porto Seguro, trabalha com profissionais qualificados para melhor atendê-lo.
Telefones: 77 3628-6988 ou 9.9969-1103 ou 99955-3815.
O Centro de Treinamento e Tecnologia da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) realizou um curso exclusivamente para as mulheres, muitas delas mães. A capacitação, concluída na última quinta-feira (9), estimula o desenvolvimento do conhecimento e a valorização da mulher dentro do agronegócio. O curso, promovido em Luís Eduardo Magalhães, também evidencia as novas possibilidades no mercado de trabalho do setor agrícola, área de grande demanda profissional no oeste da Bahia.
Uma das participantes, Ana Camila Silva de Oliveira tem 23 anos e há dois anos iniciou sua vida profissional seguindo o exemplo do pai e do avô, na direção de um caminhão Truck. Atualmente ela organiza o seu tempo para atender as demandas de trabalho e investir em conhecimento. “Não adianta só estar atrás de um volante, tem que conhecer a máquina para resolvermos situações eventuais e quero também aliar com a minha pretensão de conseguir uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Abrir espaço para o público feminino é também abrir espaço para novos conhecimentos e oportunidades. Gostei tanto que Já convidei a minha mãe para participar do próximo curso”, destacou a caminhoneira.
A participante Érica Martins também tem boas expectativas e faz muitos planos para quando terminar o curso. “Já trabalhei no agro e sou apaixonada por máquinas, por caminhão. Quando fiquei sabendo do curso logo fiz minha inscrição, por acreditar ser mais uma oportunidade. Esse é meu primeiro curso, pretendo fazer também o de empilhadeira para dar continuidade na minha capacitação e aumentar as minhas chances de trabalhar. Estou grávida e essa fase não é obstáculo para que eu participe. Nós mulheres temos potencial para essa atividade, somos detalhistas, cuidadosas e essas características são o nosso diferencial”, disse.
“Hoje temos um público superior a 13 mulheres em contato com equipamentos de alta tecnologia e grande rendimento operacional. Elas estão aprendendo sobre procedimentos de segurança, assim como tudo que envolve as atividades produtivas do campo. Mais do que apenas proporcionar uma nova capacitação, essa é uma nova oportunidade para seguir carreiras das quais, por vezes, não tiveram oportunidade em uma idade anterior e agora percebem-se capazes de iniciarem uma nova jornada na vida profissional”, pontuou instrutor e gerente do Centro de Treinamento e Tecnologia da Abapa, Douglas Fernandes.
O treinamento teve duração de 24 horas aulas distribuídas entre teoria, prática e visitação à concessionária da Volvo para apresentação das tecnologias das máquinas. Foram abordados, desde os princípios básicos de funcionamento da pá carregadeira até as técnicas avançadas de operação e manutenção, com foco na segurança e na produtividade. O curso também levou instruções sobre legislação trabalhista e normas de segurança específicas para o setor. Na próxima semana, entre os dias 14 e 16 de maio, a Abapa ofertará o curso de Operação e Manutenção de empilhadeira para uma nova turma exclusivamente feminina, no Centro de Treinamento.
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através do Programa É o Bicho, realiza no próximo sábado, dia 18 de maio, a 4ª Feira de Adoção Responsável, em parceria com a Rede de Protetores Independentes, Abrigos e ONGs do município.
A ação acontece das 10h às 15h, em frente à sede do Programa. O objetivo da Feira é promover a adoção responsável, além de garantir um lar com muito amor para os pets. Animais que forem adotados terão prioridade na fila de castração.
Requisitos para a adoção responsável
O principal requisito é amar os animais e estar comprometido com a adoção. O interessado (a), também precisa ser maior de 18 anos e apresentar o um documento pessoal com foto, além de preencher um formulário que será disponibilizado no ato da adoção.
É o Bicho
A unidade fica localizada na rua Vitória s/n, Loteamento Jardim Sol Nascente, e funciona das 8h às 14h, oferecendo uma estrutura completa para castrações, vacinação antirrábica e teste de leishmaniose. WhatsApp: (77) 3628-9035.
13
Mai/24 |
Oportunidade de negócio em Barreiras |