Na última terça-feira, 20 de maio, Ibotirama foi palco do Encontro de Agentes de Desenvolvimento e Secretários Municipais de Agricultura e Desenvolvimento Econômico do Oeste da Bahia. O evento, realizado no Hotel Serra do Rio, reuniu lideranças regionais para debater temas fundamentais ao fortalecimento econômico dos municípios, com destaque para o empreendedorismo urbano e rural.
Representando o município de Ibotirama, participaram o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Urbano e Rural, Alexsandro Teixeira, e a secretária de Assistência Social, Monique Oliveira e suas equipes. Ambos contribuíram com as discussões e reforçaram o compromisso da gestão municipal com ações integradas e voltadas para o crescimento sustentável da cidade.
A programação teve início às 7h30, com credenciamento, e contou com palestras e painéis técnicos durante todo o dia. Entre os destaques estavam a palestra “O Futuro Mora Aqui: A Força do Empreendedorismo nas Cidades”, ministrada por Emerson Cardoso, gerente regional do Sebrae, e o painel “Empreendedorismo no Campo”, que apresentou cases de sucesso como a Cachaça Carrapicho e o Queijo Serra do Boqueirão.
O evento também abordou o monitoramento de políticas públicas, a importância do turismo como ferramenta de desenvolvimento, o papel do microcrédito e os investimentos na agroindústria. O encerramento foi marcado por uma palestra motivacional com o tema “A Hora de Fazer Acontecer!”, conduzida por Gilney Lopes, consultor especialista em políticas públicas.
A iniciativa, promovida pelo Sebrae em parceria com a Rede de Atores, fortalece a articulação entre os municípios do Oeste baiano e reafirma a importância da cooperação para promover o desenvolvimento regional com inclusão e inovação.
Completamente renovada: novo chassi, novo motor, novas tecnologias, maior e melhor conforto interno e novos itens de segurança para você.
Desempenho incrível em qualquer terreno!
💺 Conforto premium para o dia a dia e para as grandes aventuras.
⚡ Tecnologia de ponta para sua segurança e conectividade.
Com a Mitsubishi, o caminho é sempre seu! 🚘✨
📍 Visite a Fama Motors e descubra toda a linha Mitsubishi feita para você.
📱LEM (77) 99864-4128
📱Barreiras (77) 99828-8887
#Mitsubishi #mitsubishimotors #triton #luiseduardomagalhaes #barreiras
Faça Medicina na UNIFAAHF! 🩺✨ Se você já concluiu um curso superior, essa é sua chance de ingressar em Medicina sem precisar fazer vestibular! ✅ Estrutura completa e moderna ✅ Aulas práticas desde o primeiro semestre ✅ Ensino de excelência e credibilidade 📅 Vagas limitadas! Inscreva-se agora.
#MedicinaUNIFAAHF #VestibularMedicina #PortadorDeDiploma #OsMelhoresFazemUNIFAAHF
21
Mai/25 |
Solicitação de Comparecimento |
A Mauricéa Alimentos do Nordeste LTDA convoca a Sra. Fernanda Nascimento Soares a comparecer a empresa no endereço indicado abaixo, no prazo de 48hrs a partir dessa publicação. Procurar o setor de Recursos Humanos.
Endereço: Rod. BR 242, KM88. Centro Industrial do Cerrado – Fábrica de Rações (Em frente ao Grupo Coringa).
21
Mai/25 |
Solicitação de Comparecimento |
A Mauricéa Alimentos do Nordeste LTDA convoca a Sra. Valéria Reis da Cruz a comparecer a empresa no endereço indicado abaixo, no prazo de 48hrs a partir dessa publicação. Procurar o setor de Recursos Humanos.
Endereço: Rod. BR 242, KM88. Centro Industrial do Cerrado – Fábrica de Rações (Em frente ao Grupo Coringa).
21
Mai/25 |
CCJ do Senado aprova fim da reeleição para prefeitos, governadores e presidente da República |
A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA APROVOU O FIM DA REELEIÇÃO PARA PRESIDENTE DA REPÚBLICA, GOVERNADORES E PREFEITOS, QUE TERÃO MANDATO DE CINCO ANOS.
DEPUTADOS E SENADORES TAMBÉM FICARÃO NO CARGO NO MESMO PERÍODO PARA QUE AS ELEIÇÕES SEJAM COINCIDENTES DE 5 EM 5 ANOS NO PAÍS A PARTIR DE 2034. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.
A Comissão de Constituição e Justiça aprovou a proposta de emenda à Constituição, do senador Jorge Kajuru, do PSB de Goiás, que acaba com a reeleição para prefeitos, a partir de 2028, e para governadores e Presidente da República a partir de 2030. Nada muda para as eleições do próximo ano, mas nas eleições municipais de 2028, prefeitos e vereadores ficarão no cargo por 6 anos para que em 2034 aconteça a coincidência de mandatos em todas as esferas: federal, estadual e municipal, como explicou o relator, senador Marcelo Castro, do MDB do Piauí.
Então, 2026, nós não vamos falar nela, porque já está muito em cima. A primeira eleição depois de 2026 será 2030 e será a última reeleição no Brasil. Significa dizer que quem for eleito em 2030 será eleito para um mandato de quatro anos, para coincidir as eleições em 2034, sem direito à reeleição. E, a partir de 2034, as eleições se darão num dia só no Brasil - de Vereador a Presidente da República -, de cinco em cinco anos: 2034, 2039, 2044, 2049 e assim por diante.
Inicialmente, a CCJ havia votado mandatos de 10 anos para os senadores, mas depois o colegiado reduziu para metade do período, com a renovação total do Senado a cada cinco anos. O senador Carlos Portinho, do PL do Rio de Janeiro, ponderou que dez anos seria um tempo longo demais sem dar voz ao povo, de quem emana o Poder.
É pró eleitor, para ele de tempo em tempo breve possa escrutinar, o trabalho do parlamentar, que, como diz o nosso querido senador Kajuru, é o seu servo, é o seu servidor público.
O senador Sergio Moro, do União do Paraná, lembrou que nada muda em relação aos mandatos atuais do Senado, ao contrário do que foi falado em redes sociais nas últimas semanas. Em 2026, os eleitos para o Senado ficarão no cargo por 8 anos. A partir de 2034 deputados e senadores terão mandatos de 5 anos. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço.
21
Mai/25 |
Aviso Embasa: Bairros mais altos e distantes do sistema sem abastecimento de água em Barreiras |
21
Mai/25 |
Aviso Embasa: Bairros mais altos e distantes do sistema sem abastecimento de água em Barreiras |
Equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militar foram acionadas na manhã desta quarta-feira (21) para realizar a captura de uma serpente que apareceu em um estabelecimento comercial na Rua Barão do Rio Branco, no bairro Vila Amorim, em Barreiras.
Os militares localizaram o animal e realizaram a captura com segurança, sem ferimentos à serpente ou riscos aos frequentadores do local. Após o resgate, a cobra foi devolvida ao seu habitat natural, conforme os protocolos ambientais.
A ação reforça o trabalho preventivo e de proteção à fauna realizado pelo Corpo de Bombeiros na região.
Na manhã desta quarta-feira (21), equipes da 2ª Companhia do 17° Batalhão de Bombeiros Militar foram acionadas para conter um incêndio em uma área de vegetação na Rua K, bairro Top Park, em Luís Eduardo Magalhães.
De acordo com informações do solicitante, o fogo teve início em uma praça do bairro após alguém atear chamas à vegetação. Devido às condições do ambiente e à intensidade do calor, o incêndio se espalhou rapidamente, atingindo a garagem de uma residência próxima, onde havia grande quantidade de sucatas armazenadas.
Ao chegarem ao local, os bombeiros constataram que parte do material já havia sido consumida pelo fogo. A guarnição atuou de forma rápida para conter as chamas e evitar maiores danos, realizando também o rescaldo da área atingida.
21
Mai/25 |
LEM: Jovem de 22 anos morre em grave acidente de trânsito na avenida Governador Eduardo Campos |
Local do acidente
No início da tarde desta quarta-feira, 21 de maio, por volta do meio-dia, um grave acidente de trânsito tirou a vida de Cleberson Nogueira da Silva, de 22 anos, natural de Barreiras. O acidente ocorreu na avenida Governador Eduardo Campos, nas proximidades do banco Itaú, em Luís Eduardo Magalhães.
Cleberson conduzia uma motocicleta pela via, no sentido ao estado do Tocantins, quando perdeu o controle do veículo e colidiu violentamente contra uma placa de sinalização. As circunstâncias exatas do acidente ainda serão esclarecidas pela perícia técnica.
Em entrevista ao repórter Weslei Santos, para o programa Impacto 91, da Rádio Mundial FM 91,3, o agente Barbosa, da SUTRANS, informou que há três possíveis hipóteses a serem investigadas: o motociclista pode ter se desequilibrado ao passar sobre um quebra-molas, tentado trafegar entre o meio-fio e a lombada, e fechado por outro veículo perdendo o controle antes da colisão.
Cleberson Nogueira da Silva
Ainda segundo o agente, há marcas no asfalto que indicam que o descanso lateral da motocicleta pode ter tocado o solo, o que pode ter contribuído para a perda de controle.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, mas apenas pôde atestar o óbito da vítima no local. O impacto da colisão teria atingido principalmente a região do pescoço e da cabeça de Cleberson, o que teria causado a morte imediata.
21
Mai/25 |
HE-NET - Você merece a melhor conexão! |
21
Mai/25 |
Proteja seu veículo 🚗 com a ANCORE |
Não podemos contar com a sorte, nós da ANCORE temos o melhor plano que se encaixa na sua realidade. Seu BEM vale muito para ser perdido em um incidente, contate-nos e faça a sua cotação.
Cobertura completa ♦️Roubo/Furto ♦️Colisão ♦️Incêndio por colisão ♦️Guincho ilimitado ♦️Desastres naturais ♦️Proteção para terceiros ♦️Carro reserva ♦️Cobertura 100% Fipe Protegemos motos, carros, camionetes e caminhões.
Faça já sua cotação online: https://cotacao.ancorepv.com.br/?id=NrPOw2Dl
Iago Ivens (77) 9.9805-3561
TELAMAR - Rua Luiz Cláudio Nunes, 123, Jardim Imperial
Galvanizada e revestida em PVC
Fechamento de grandes áreas
Telas Onduladas Artísticas (Ótis) - As telas onduladas, também conhecidas como tela artística ou tela otis, podem ser fabricadas em diversas aberturas de malhas e com diferentes bitolas de fios.
Há mais de 20 anos no mercado, a TELAMAR é uma empresa consolidada, trabalhando com produtos de alta qualidade, atendendo cada cliente de maneira personalizada e de forma rápida e eficiente.
CONCERTINA NOS DIÂMETROS 30,35 e 45 cm
Concertinas - é uma barreira de segurança laminada, de forma espiralada, possui lâminas pontiagudas, cortantes e penetrantes. A concertina é a evolução do arame farpado e geralmente são utilizados em muros, alambrados, cercas, portões, telhados e torres. São feitos de aço galvalume e dificilmente são cortados por ferramentas convencionais.
Maior estoque da região
Para mais informações, ligue: (77) 3628-5544 (Também atende como Whatssap)
www.telamaralambrado.com.br
21
Mai/25 |
UNIPEÇAS Centro Automotivo Porto Seguro |
Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes
Segurança e conforto para o seu veículo
Setor de peças
A Unipeças Centro Automotivo já está funcionado em um novo endereço, agora em sua sede própria, loja mais ampla, climatizada, confortável, aconchegante, para seus clientes, amigos e funcionários. E com o ótimo atendimento de sempre.
Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes, no bairro Jardim Imperial, na cidade de LEM.
Oficina
Fazemos o alinhamento de seu veículo em tecnologia 3D, balanceamento local com equipamentos de última geração e dos mais diversos serviços como: Reparo de pneus, troca de lâmpadas externas, cristalização de para-brisas, troca de óleo, suspensão, injeção eletrônica. Trabalhamos com todas as marcas nacionais e importados e com peças originais.
Alinhamento
Lava-jato
Oficina
Alinhamento
Setor de peças
Contando com uma experiência de 20 anos no mercado de trabalho, a UNIPEÇAS - Centro Automotivo, em parceria com a Porto Seguro, trabalha com profissionais qualificados para melhor atendê-lo.
Telefones: 77 3628-6988 ou 9.9969-1103 ou 99955-3815.
21
Mai/25 |
Bombeiros do 17º BBM ministram instrução de salvamento em altura durante jornada de formação militar |
Na última terça-feira (20), os bombeiros do 17º Batalhão de Bombeiros Militar (17º BBM) ministraram instruções teóricas e práticas de salvamento em altura, nós e amarrações, além de orientação e navegação para os alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSd) 2024. A atividade integrou a Jornada de Instrução Militar (JIM), promovida pelo 10º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (10º BEIC), com ações realizadas nas dependências do 17º BBM e no Parque Natural Engenheiro Geraldo Rocha.
A JIM tem como objetivo proporcionar aos futuros soldados a vivência de operações policiais militares simuladas, em ambientes que exigem alto grau de esforço físico e resistência psicológica, conhecidos como cenários de psicofadiga. As atividades são desenvolvidas para reproduzir com fidelidade situações enfrentadas no cotidiano da atuação policial, tanto em áreas urbanas quanto rurais.
Durante a jornada, os alunos são desafiados a aplicar técnicas de sobrevivência e manter o controle emocional e a postura profissional em condições adversas, sempre respeitando os direitos humanos. A participação dos bombeiros do 17º BBM contribuiu para ampliar o conhecimento técnico dos participantes, reforçando a integração entre as forças de segurança pública.
Nesta terça-feira (20), segundo dia da 51ª edição da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Rio São Francisco, a equipe Fauna intensificou sua atuação em Bom Jesus da Lapa, com uma agenda voltada à fiscalização e à educação ambiental. O objetivo foi combater o tráfico e o cativeiro ilegal de animais silvestres, além de conscientizar a população sobre a importância da conservação da biodiversidade local.
Participaram da operação técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), da ONG Animallia, do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Bahia (CRMV-BA) e da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA/PM).
Uma das frentes da ação percorreu residências para fiscalizar criadores amadores de passeriformes, especialmente aqueles cadastrados no Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (Sispass).
A bióloga do Inema, Karine Machado, explicou que o trabalho consistiu em verificar se o número e a espécie dos animais coincidem com os registros oficiais. “Analisamos todas as aves nas gaiolas, conferimos as anilhas, verificamos possíveis adulterações e avaliamos as condições dos animais. Caso sejam identificados maus-tratos ou a presença de aves não autorizadas no plantel, são adotadas as medidas cabíveis”, afirmou.
Além dos criadores regularizados, a equipe também atendeu denúncias anônimas de cativeiros ilegais. Nesses casos, a abordagem é orientativa, com explicações sobre os critérios legais para criação e incentivo à entrega voluntária, evitando sanções previstas na legislação.
Em uma das ocorrências, foram encontrados 11 pássaros sem anilha, supostamente mantidos para comercialização clandestina. “Esses animais foram retirados da natureza e estavam sendo vendidos. Isso configura tráfico de fauna silvestre. Muitas vezes, não se trata apenas de manter o animal em casa, mas de integrar uma rede ilegal de comércio”, alertou a bióloga.
Segundo a ONG Animallia, os animais resgatados passam por avaliação e quarentena. “Aqueles em boas condições físicas e comportamentais são encaminhados para programas de soltura em áreas autorizadas e com ocorrência comprovada da espécie. Os que não têm condições de retorno à natureza são destinados a criadores conservacionistas ou a centros de reabilitação, como o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Vitória da Conquista”, explicou Andreza Amaral, bióloga da organização.
“A prioridade é sempre reintegrar o animal ao seu habitat. Quando isso não é possível, buscamos garantir qualidade de vida, especialmente para as espécies gregárias, que dependem do convívio em grupo para se manterem saudáveis”, acrescentou Andreza.
As solturas ocorrem em áreas cadastradas pelo Inema, conhecidas como Áreas de Soltura de Animais Silvestres (ASAS), com monitoramento técnico especializado.
Mobilização nas escolas
Paralelamente à fiscalização, outra parte da equipe Fauna realizou atividades educativas em escolas de Bom Jesus da Lapa, com palestras, rodas de conversa e jogos interativos sobre conservação ambiental e os impactos do tráfico de fauna.
A bióloga Samantha Grimaldi, do Inema, destacou que a educação ambiental é um pilar fundamental da FPI. “A FPI não se resume à fiscalização. É também um momento de sensibilização. Levamos às escolas informações sobre o Velho Chico, a fauna, a flora e o papel de cada cidadão na preservação desse patrimônio”, afirmou.
Já a bióloga Aldenir Ferreira, da Animallia, reforçou o caráter pedagógico das ações com os estudantes. “Falamos sobre os impactos do tráfico, sobre a importância do rio São Francisco e da biodiversidade local. Depois, aplicamos um jogo que recapitula as ações da FPI no município, de forma lúdica e participativa, para mostrar que todos podem contribuir com a defesa do rio”, completou.
A força-tarefa da FPI segue com atividades em diversas frentes nos próximos dias, unindo fiscalização, educação e conscientização ambiental.
Sobre a FPI do São Francisco
Criada em 2002, a Fiscalização Preventiva Integrada é uma iniciativa que reúne instituições do poder público e da sociedade civil com o objetivo de proteger o meio ambiente e promover ações integradas de fiscalização, educação socioambiental, saúde pública e valorização de povos e comunidades tradicionais. Na Bahia, a FPI é coordenada pelo Ministério Público do Estado (MP-BA), Ministério Público do Trabalho (MPT), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA-BA) e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).
Órgãos e instituições participantes da 51ª FPI
A 51ª edição da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Rio São Francisco na Bahia conta com a participação de 45 instituições, entre elas a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), Agência Peixe Vivo (APV), AGENDHA, AGERSA, Animallia, ANM, CBHSF, Corpo de Bombeiros Militar (CBM-BA), CERB, CIPPA, Conselhos Federal e Regional dos Técnicos Industriais (CRT-BA), CREA-BA, CRMV-BA, CRQ, DIVISA-SESAB, Fundação José Silveira (FJS), FBCA, FUNASA-MS, GERMEN, IBAMA, INEMA, Instituto HORI, IPHAN, Marinha do Brasil, Ministérios da Saúde (MS) e do Meio Ambiente (MMA), MP-BA, MPF, MPT, Polícia Civil (PC), Polícia Federal (PF), Polícia Militar da Bahia (PMBA), SEAGRI, SEFAZ, SEPROMI, SESAB, Bahiater/SDR, SIHS, SINTEC-BA, SSP, SDA-SDR, SUDEC, UNEB (DCT/OPARÁ), UFBA e UFRB.
A Bahia ampliou a vacinação contra a gripe para toda a população a partir dos 6 meses de idade. Esta ação visa aumentar a cobertura vacinal e proteger ainda mais as pessoas contra as complicações e formas graves da doença.
Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), todos os municípios estão autorizados a vacinar pessoas que não estão nos grupos prioritários. No entanto, cada secretaria municipal de saúde tem autonomia para definir o início desta vacinação, considerando os estoques.
O g1 apurou que a vacinação já foi ampliada em cidades como Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Ilhéus, Juazeiro, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas, Serrinha, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães.
Com a montagem dos estandes já em andamento, a Bahia Farm Show 2025 dá início à contagem regressiva para a sua 19ª edição, consolidada como uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do Brasil. O evento, que será realizado entre os dias 9 e 14 de junho, em Luís Eduardo Magalhães (BA), deve atrair mais de 100 mil visitantes, vindos de diversas regiões do país e do exterior.
A movimentação no complexo, que conta com uma área de 246 mil metros quadrados, já é intensa. Equipes de montagem trabalham para erguer as estruturas que abrigarão 434 expositores que representarão mais de mil marcas, incluindo fabricantes de máquinas e implementos agrícolas, soluções em irrigação, sementes, fertilizantes, aviação agrícola e tecnologias voltadas à conectividade e gestão no campo.
O diretor da Bahia Farm Show, Alan Malinski, reforça que a infraestrutura logística é reconhecida pelos expositores e visitantes como um dos grandes diferenciais dentre as demais feiras agrícolas. “O espaço foi planejado para garantir fluidez no acesso com a grande circulação de veículos e pessoas, com amplas áreas de estacionamento, ruas internas asfaltadas e sinalizadas, sendo parte delas sombreadas, e paisagismo que proporciona mais conforto aos visitantes”, afirma.
Além da exposição de tecnologias de ponta, que estarão distribuídas na área externa e em três galpões cobertos, a Bahia Farm Show 2025 também proporcionará uma programação técnica e comercial preparada para atrair agricultores, profissionais e estudantes da área agrícola. Estão previstas palestras, fóruns e painéis com especialistas renomados, abordando temas como agricultura sustentável, inovação no campo, uso racional da água e tendências de mercado.
“A Bahia Farm Show não é apenas uma vitrine de tecnologias, mas um ponto de encontro estratégico para o fechamento de negócios, troca de conhecimento e o estabelecimento de parcerias que valorizam o desenvolvimento do agronegócio nacional”, destaca o presidente da feira e da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Moisés Schmidt.
Com o tema “Agro Inteligente, Futuro Sustentável”, a próxima edição da feira se consolidará como palco de inovações e oportunidades no setor agrícola, contribuindo para o desenvolvimento econômico e tecnológico da região. A feira agrícola também trará como destaque uma área voltada para a agricultura familiar, com comercialização de produtos regionais, além de leilões de gado de corte, demonstrações de campo e treinamentos técnicos, dentre outros.
Realização | A Bahia Farm Show 2025 é uma realização da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), com o apoio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), da Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento do Oeste Baiano (Fundação Bahia) e da Associação dos Revendedores e Representantes de Máquinas, Equipamentos e Implementos Agrícolas do Oeste da Bahia (Assomiba).
A presidente da OAB-Ba, Daniela Borges, empossou os novos integrantes da Comissão Especial de Direito do Terceiro Setor para o triênio 2025-2027, durante uma solenidade na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
O Terceiro Setor abrange organizações sem fins lucrativos, como ONGs, associações e fundações, que promovem o bem-estar social e atendem demandas que, muitas vezes, não são supridas pelo governo de forma eficaz.
Michel Beto Torres, reconduzido ao cargo, destacou a importância dessas organizações: “Elas funcionam como uma ponte entre as necessidades da população e as ações do governo." Torres ressaltou que as parcerias entre o poder público e as ONGs têm se mostrado ferramentas eficazes para enfrentar problemas sociais em várias regiões do Brasil, oferecendo agilidade e capacidade única de mobilização comunitária.
21
Mai/25 |
Vaga de Emprego para Armazenista |