Com o objetivo de ampliar o conhecimento dos jovens sobre direitos e deveres nas relações de consumo, o Procon Barreiras realizou nesta quarta-feira (15) mais uma edição do projeto Procon Vai às Escolas. Desta vez, a ação foi promovida no auditório da Cooperativa Educacional de Barreiras (COOPEB), no bairro Recanto dos Pássaros, reunindo 68 estudantes com idades entre 14 e 15 anos.
A atividade, conduzida pelo coordenador geral do Procon, advogado Jandimário Lima, e pelo assessor jurídico Claudionor Carvalho, apresentou de forma dinâmica temas relacionados ao Código de Defesa do Consumidor, como direito de arrependimento, publicidade enganosa, cobrança abusiva, prazos de garantia, indenizações e práticas de consumo consciente.
A presença dos alunos foi acompanhada pela equipe pedagógica da escola, incluindo a diretora Edilânia Gomes, a professora Telma Rocha e as auxiliares Jane e Samara, que destacaram a importância da iniciativa para a formação cidadã dos adolescentes.
Segundo Jandimário Lima, o projeto busca estimular a reflexão crítica sobre o consumo desde a adolescência. “Nosso objetivo é despertar nos estudantes o entendimento sobre seus direitos e deveres enquanto consumidores, algo que fará parte do dia a dia deles ao longo da vida. Seguiremos com essas ações mensalmente em instituições públicas e privadas, e as escolas interessadas podem solicitar o agendamento”, explicou.
O Procon Barreiras está situado na Rua Capitão Manoel Miranda, nº 1.004, no Centro. O órgão atende pelo telefone (77) 3613-9559 ou pelo e-mail [email protected].
Completamente renovada: novo chassi, novo motor, novas tecnologias, maior e melhor conforto interno e novos itens de segurança para você.
Desempenho incrível em qualquer terreno!
💺 Conforto premium para o dia a dia e para as grandes aventuras.
⚡ Tecnologia de ponta para sua segurança e conectividade.
Com a Mitsubishi, o caminho é sempre seu! 🚘✨
📍 Visite a Fama Motors e descubra toda a linha Mitsubishi feita para você.
📱LEM (77) 99864-4128
📱Barreiras (77) 99828-8887
#Mitsubishi #mitsubishimotors #triton #luiseduardomagalhaes #barreiras
16
Mai/25 |
Oportunidade de negócio em Barreiras |
16
Mai/25 |
Proteja seu veículo 🚗 com a ANCORE |
Não podemos contar com a sorte, nós da ANCORE temos o melhor plano que se encaixa na sua realidade. Seu BEM vale muito para ser perdido em um incidente, contate-nos e faça a sua cotação.
Cobertura completa ♦️Roubo/Furto ♦️Colisão ♦️Incêndio por colisão ♦️Guincho ilimitado ♦️Desastres naturais ♦️Proteção para terceiros ♦️Carro reserva ♦️Cobertura 100% Fipe Protegemos motos, carros, camionetes e caminhões.
Faça já sua cotação online: https://cotacao.ancorepv.com.br/?id=NrPOw2Dl
Iago Ivens (77) 9.9805-3561
16
Mai/25 |
UNIPEÇAS Centro Automotivo Porto Seguro |
Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes
Segurança e conforto para o seu veículo
Setor de peças
A Unipeças Centro Automotivo já está funcionado em um novo endereço, agora em sua sede própria, loja mais ampla, climatizada, confortável, aconchegante, para seus clientes, amigos e funcionários. E com o ótimo atendimento de sempre.
Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes, no bairro Jardim Imperial, na cidade de LEM.
Oficina
Fazemos o alinhamento de seu veículo em tecnologia 3D, balanceamento local com equipamentos de última geração e dos mais diversos serviços como: Reparo de pneus, troca de lâmpadas externas, cristalização de para-brisas, troca de óleo, suspensão, injeção eletrônica. Trabalhamos com todas as marcas nacionais e importados e com peças originais.
Alinhamento
Lava-jato
Oficina
Alinhamento
Setor de peças
Contando com uma experiência de 20 anos no mercado de trabalho, a UNIPEÇAS - Centro Automotivo, em parceria com a Porto Seguro, trabalha com profissionais qualificados para melhor atendê-lo.
Telefones: 77 3628-6988 ou 9.9969-1103 ou 99955-3815.
TELAMAR - Rua Luiz Cláudio Nunes, 123, Jardim Imperial
Galvanizada e revestida em PVC
Fechamento de grandes áreas
Telas Onduladas Artísticas (Ótis) - As telas onduladas, também conhecidas como tela artística ou tela otis, podem ser fabricadas em diversas aberturas de malhas e com diferentes bitolas de fios.
Há mais de 20 anos no mercado, a TELAMAR é uma empresa consolidada, trabalhando com produtos de alta qualidade, atendendo cada cliente de maneira personalizada e de forma rápida e eficiente.
CONCERTINA NOS DIÂMETROS 30,35 e 45 cm
Concertinas - é uma barreira de segurança laminada, de forma espiralada, possui lâminas pontiagudas, cortantes e penetrantes. A concertina é a evolução do arame farpado e geralmente são utilizados em muros, alambrados, cercas, portões, telhados e torres. São feitos de aço galvalume e dificilmente são cortados por ferramentas convencionais.
Maior estoque da região
Para mais informações, ligue: (77) 3628-5544 (Também atende como Whatssap)
www.telamaralambrado.com.br
Na noite de 15 de março de 2025, por volta das 22h30, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma apreensão no km 827 da BR-242, no município de Barreiras, oeste da Bahia. Durante fiscalização de rotina, os agentes abordaram uma combinação veicular de carga composta por um caminhão trator e um semirreboque.
Ao inspecionar os documentos apresentados pelo condutor, os policiais constataram que o semirreboque ostentava características incompatíveis os dados contidos na documentação. Através da análise minuciosa dos elementos identificadores, foi possível determinar que o veículo original era de outra marca e modelo.
O condutor informou que esta era a segunda viagem com o caminhão e que transportava aproximadamente 1.000 sacos de 50 kg de farelo de soja, totalizando cerca de 50 toneladas, sem a devida documentação fiscal. Ele alegou que aguardava o envio da nota fiscal pelo empregador, o que não havia ocorrido até o momento da abordagem.
Diante das irregularidades, o veículo e o condutor foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Barreiras para os procedimentos legais cabíveis. A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (SEFAZ/BA) foi acionada para tratar das questões fiscais relacionadas à carga transportada sem nota fiscal.
Na madrugada de quinta-feira, 15 de maio de 2025, por volta das 4h35, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma apreensão significativa no km 941 da BR-349, no município de Correntina, oeste da Bahia. Durante fiscalização de rotina, os agentes abordaram um ônibus interestadual que fazia o trajeto entre Brasília (DF) e Guanambi (BA).
Ao inspecionar o compartimento de bagagens, os policiais encontraram uma caixa de papelão contendo 250 maços de cigarros de diversas marcas. O condutor afirmou não possuir qualquer nota fiscal da mercadoria. Diante disso, os produtos foram apreendidos e encaminhados à Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (SEFAZ/BA) para os procedimentos legais cabíveis.
Em mais uma ação da campanha Maio Amarelo, a Superintendência de Trânsito e Transporte de Luís Eduardo Magalhães realizou, na tardr desta quinta-feira (15), uma panfletagem educativa no cruzamento da Avenida Salvador com a Avenida JK — um dos pontos de maior fluxo de veículos da cidade.
A iniciativa teve como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância de atitudes responsáveis no trânsito.
Durante a ação, foram distribuídos materiais informativos e realizadas orientações sobre direção segura, uso do cinto de segurança, respeito à faixa de pedestres e atenção à sinalização.
O superintendente de Trânsito e Transporte, Adriano Silva, destacou a importância de iniciativas como essa.
"A campanha Maio Amarelo é um momento de reforçarmos, de forma educativa, o nosso compromisso com a vida. Cada panfleto entregue é um convite à reflexão e à mudança de comportamento. O trânsito seguro começa com cada um de nós", afirmou.
As ações do Maio Amarelo seguem ao longo do mês com palestras, atividades em escolas e empresas, e novas abordagens educativas em pontos estratégicos da cidade.
16
Mai/25 |
Comunicado Embasa |
16
Mai/25 |
Ofertas da Maná Agropet; confira!!! |
Emissão do laudo final do Departamento de Polícia Técnica (DPT) está previsto para próxima semana.
Informações preliminares do Departamento de Polícia Técnica (DPT) indicam que o homem encontrado morto dentro de um porta-malas em Barreias, no oeste da Bahia, morreu devido a asfixia por sufocação. O vídeo de uma câmera de segurança comprovou que a vítima entrou no porta-malas do carro sozinho.
De acordo com a delegada Gyovanna Vieira, responsável pelo caso, um líquido amarelo foi retirado da traqueia e do estômago dele e serão submetidos a análise. O laudo final do DPT tem previsão de conclusão na próxima semana.
O corpo de Thiago Foloni Silva, de 29 anos, foi encontrado em 11 de maio deste ano, sem sinais de violência. O dono de um veículo acionou a polícia após abrir o porta-malas do próprio carro e encontrar o corpo. Ele ainda disse que não sabia como o corpo foi parar no compartimento do carro.
Segundo a Polícia Civil, o homem disse que levou o veículo para uma concessionária, onde pretendia vendê-lo no sábado (10). Como não conseguiu fazer a venda, buscou o carro no local. Ao estacionar na frente de casa e fazer uma vistoria, encontrou o corpo no porta-malas.
Uma câmera de segurança comprovou a versão do dono do veículo. As imagens mostram que Thiago Foloni deixou o local sozinho, por volta das 12h do dia 10 de maio, e entrou no porta-malas com o carro em movimento. No momento, o motorista estava dentro do veículo e deixava o local dirigindo.
A polícia de Barreiras disse que Thiago é natural de São benedito, no Ceará, e não tem antecedentes criminais. A polícia trabalha com algumas linhas de investigação:
Em depoimento, um amigo de Thiago, que ele visitava na Bahia, contou que o cearense viu o carro na concessionária, se interessou pelo veículo e chegou a negociar uma possível compra.
O amigo de Thiago disse ainda que o rapaz teve surtos psicóticos nos últimos dias.
A Primeira-dama e secretária da Cidadania, Cinthya Borges e o prefeito Junior Marabá
Foi com muita emoção e sentimento de dever cumprido que foi reinaugurada, nesta quarta-feira (14), a sede do PROMATI – Programa Municipal de Atendimento à Terceira Idade, após passar por uma ampla reforma. O espaço, que é referência no atendimento e acolhimento da pessoa idosa no município, recebeu melhorias estruturais e de acessibilidade, tornando-se ainda mais moderno, funcional e acolhedor.
Durante a cerimônia, a primeira-dama e secretária municipal da Cidadania, Cinthya Marabá fez um discurso emocionante, reforçando o compromisso com o bem-estar da população idosa.
“Estou muito feliz e grata por cada cantinho deste lugar que foi pensado com muito amor e muito carinho e é para vocês. O PROMATI é de vocês e para vocês. Quero que aproveitem não só o espaço, mas também as atividades que são oferecidas aqui”, declarou Cinthya, sendo calorosamente aplaudida pelos presentes.
Pessoal da melhor idade
O prefeito Junior Marabá também destacou a importância do momento e fez questão de reconhecer o empenho da secretária à frente da pasta da Cidadania.
“Agradeço a Deus por ter a Cinthya ao meu lado nesse trabalho social em Luís Eduardo Magalhães. Nós, que temos a nossa família, filhos pequenos, e mesmo assim dedicamos tempo para cuidar de outras famílias. Eu vejo nela uma garra muito grande. A Cinthya está empenhada, está lutando, e o compromisso dela tem sido referência e inspiração”, afirmou o prefeito.
A reforma
As melhorias incluem a reforma completa dos banheiros e salas, cobertura da piscina, paisagismo, manutenção dos equipamentos de ginástica, reforma da fachada e a criação de novas salas no quiosque, além da revitalização de todo o ambiente interno.
16
Mai/25 |
Vagas de empregos para LEM |
Empresa no ramo do Silos:
Auxiliar Administrativo (setor de compras)
- Ensino médio completo;
- Conhecimento em informática;
- Proativa, comunicativa, organizada, aptidão para negociações (pois irá realizar orçamentos), emissão em notas fiscais;
- Sexo feminino;
- Experiência no setor será um diferencial;
- Se não tiver experiência, mas ser uma pessoa comunicativa e com desenvoltura para a área será um diferencial;
Auxiliar de RH
- Ensino médio completo;
- Conhecimento em informática;
- Folha de ponto e atividades de envolvem a mesma (como cálculos de benefícios), recrutamento e seleção, admissão e demissão, arquivo de documentos, resolução de conflitos, auxiliar e esclarecer dúvidas sobre o setor do RH, planejamento de carreira, auxiliar em escalas de trabalho, gestão de ponto biométrico;
- Aptidão para comunicação;
- Sexo feminino;
Técnico em segurança do trabalho
- Experiência na área;
- Habilitação A/B;
- Experiência em NR33 e NR35;
Empresa no ramo do Agro:
Setor de Compras
- Formação técnica em Administração ou estar cursando;
- Experiência comprovada na área de compras;
- Perfil proativo, com boa comunicação e capacidade de negociação;
- Organização, agilidade e atenção aos detalhes são diferenciais importantes;
- Sexo feminino;
Empresa no ramo de Oficina de motos:
Consultor De Serviços
- Ambos os sexos;
- Informática básica;
- Ensino médio completo;
- Saiba pilotar (não precisa ter CNH);
Auxiliar Mecânico
- Com ou sem experiência;
- Saiba pilotar (não precisa ter CNH);
- Ensino médio completo;
Montador De Motos
- Com experiência;
- Saiba pilotar (não precisa ter CNH);
- Ensino médio completo;
Empresa no ramo de restaurante:
Auxiliar De Cozinha
- Experiência em cozinha;
- Disponibilidade de horário (16h as 00:30h);
- Ambos os sexos;
- Segunda a Sábado (Folga domingo);
Empresa no ramo de Academia:
Serviços Gerais
- Com experiência comprovada em carteira.
Professor de Musculação
- Ensino superior completo em Educação física - bacharel;
- Cref ativo;
Empresa no ramo de Construtora:
Pedreiro/Servente
- Com experiência comprovada em carteira.
Empresa no ramo de Industria:
Auxiliar de Projetos
- Ambos os sexos;
- Escolaridade: técnico em meio ambiente ou áreas afins;
- Habilitação A/B;
- Técnico de Segurança do Trabalho
Empresa no ramo de Imobiliária:
Auxiliar Administrativo
- Sexo Feminino;
- Conhecimento em informática;
- Ensino médio completo;
- Se tiver superior em Administração (será um diferencial);
- Com experiência em rotinas administrativas;
Empresa no ramo de Colchões:
Estoquista/Auxiliar de Entregas
- Sexo masculino;
- Noção de informática;
Empresa no ramo de Cafeteria:
Atendente/Vendas
- Ensino médio completo;
- Com experiência em atendimento;
- Conhecimento em informática;
- Disponibilidade de horário;
- Goste de café;
Empresa no ramo de Auto Peças:
Auxiliar de Vendas
- Ensino médio completo;
- Com experiência em vendas;
- Conhecimento em informática;
- Residir nas proximidades dos bairros: Tropical ville, Jardim das Acácias, Jardim Paraíso, Jardim das Oliveiras.
Empresa no ramo de Rastreamento e Proteção Veicular:
Marketing
- Com experiência;
- CLT ou MEI;
Empresa no ramo de Materiais de Escritórios:
Vendedora
- Com ou sem experiência;
- Ensino médio completo;
- Responsabilidade;
- Conhecimento em informática;
Empresa no ramo de Comércio Varejista de Estofados:
02 vagas para Estágio em Expedição/Estoque
- Está cursando ensino médio, técnico ou superior em logística, administração ou áreas afins;
- Conhecimento em informática;
- Horário: segunda a sábado, das 08h às 13h ou das 13 às 18h;
- Atividades: Estoque/Separação de produtos/suporte na expedição e controle de mercadorias;
Empresa no ramo de Escola de Cursos:
Gerente Comercial
- Ensino médio completo/ensino superior será um diferencial;
- Habilidades com redes sociais e informática;
- Experiência na área/se tiver experiência em escola de cursos será um diferencial;
- Proativo/organizado;
Vendas
- Sexo feminino;
- Ensino médio completo;
- Experiência em vendas;
- Se tiver experiência em vendas de cursos ou que já tenha trabalhado em escola de cursos será um diferencial;
- Informática básica;
- Saiba trabalhar com redes sociais;
- Proativa/organizada/saiba lidar com metas .
Empresa no ramo de Higienização:
03 vagas para Lavador de Carros
- Com ou sem experiência;
- Sexo masculino;
Empresa no ramo de Transportadora:
2 vagas para Auxiliar Administrativo
- Com experiência;
- Conhecimento em informática (planilhas, sistemas);
- Boa comunicação, saiba lidar com prazos, processos e responsabilidade;
- Ensino médio completo;
Empresa no ramo de Recarga de Cartuchos e Equipamentos de Informática:
Vendedor Externo
- Com ou sem experiência, mas com força de vontade para aprender;
- Sexo masculino;
- Habilitação B;
- Bom conhecimento na cidade;
Auxiliar Técnico para atendimento externo
- Com ou sem experiência, mas com força de vontade para aprender;
- Sexo masculino;
- Habilitação B;
- Bom conhecimento na cidade;
- Conhecimento em informática;
- Ter facilidade em aprender sobre concerto de impressoras;
Empresa no ramo de Clínica Odontológica:
Auxiliar de saúde Bucal / Técnico em saúde bucal
- Com experiência mínima de 06 meses;
Empresa no ramo de Silos:
Auxiliar de montagem
- Com ou sem experiência, com responsabilidade;
- Habilitação A/B;
- Sexo masculino;
- Ensino Fundamental completo;
Empresa no Ramo de Educação Superior:
01 vaga para Vendedor Interno e
01 vaga para Estagiário (Vendas internas)
- Com experiência em vendas de serviços;
- Ensino médio completo ou cursando;
- Conhecimento em informática e redes sociais;
Empresa no Ramo de Cosméticos:
03 Vendedoras
- Com ou sem experiência;
- Com curso de maquiagem profissional;
- Conhecimento em informática;
- Ensino Médio completo;
- Desenvoltura para trabalhar com o público;
Estagiário
- Conhecimento em informática;
- Ambos os sexos;
- Cursando ensino médio regular no período noturno;
- Acima de 16 anos;
Operadora de Caixa
- Com ou sem experiência;
- Conhecimento em informática;
- Ensino Médio completo;
- Desenvoltura para trabalhar com o público;
01 Cabeleireira
- Com experiência;
- Com curso de colorimetria ou cursos na área;
- Ensino médio completo;
- Desenvoltura para trabalhar com o público;
LINK DO GRUPO EXCLUSIVO PARA AS VAGAS DE EMPREGO:
https://chat.whatsapp.com/KpVSrZOEHbFKMjNQ433Ef8
Interessados comparecer munido de currículo na Rua Pernambuco, 401, em frente à Caixa Econômica Federal. Tel: (77) 9.9850-3073.
Participe do workshop "Dobre Suas Vendas" com Gilson Sena, renomado autor do livro "Venda Mais Agora" e coautor das obras "Manual Completo de Empreendedorismo" e "Ser Extraordinário é Questão de Escolha".
Neste evento imperdível, você terá a oportunidade de aprender a oferecer um atendimento de excelência, explorar técnicas eficazes de prospecção, superar objeções, fechar vendas com sucesso e implementar estratégias poderosas de pós-venda. Não perca esta chance de aprimorar suas habilidades de vendas e impulsionar seus resultados! Para se inscrever, entre em contato pelo telefone: 77 99905-0094.
16
Mai/25 |
Sudesb realiza palestra sobre ações de fomento em Bom Jesus da Lapa nesta sexta-feira (16) |
Disseminar pela Bahia as pautas de fomento ao esporte do Governo do Estado. Esse é o principal objetivo da palestra que será realizada pelos núcleos de Mais Mulheres no Esporte, Paradeposto e Saúde da Diretoria de Fomento da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), nesta sexta-feira (16), em Bom Jesus da Lapa, no Território de Identidade do Velho Chico.
Das 7h30 às 12h, no auditório do Colégio Monsenhor Turíbio, serão apresentadas as principais ações e planos de atuação dos núcleos na palestra “Políticas do esporte: Mulher, Saúde e Paradesporto”. A proposta é interiorizar de forma mais ampla a atuação do fomento da autarquia estadual, compartilhando informações acerca da importância da mulher no esporte, da saúde no esporte e do fomento ao paradesporto.
O diretor de Fomento da Sudesb, Wilton Brandão, destaca a relevância da atividade, que possibilita aproximar os técnicos da autarquia estadual ao público de toda a Bahia. “Interiorizar nossas ações gera não só um maior conhecimento de como trabalhamos, mas também abre a mente de gestores municipais, membros de Organizações da Sociedade Civil e a comunidade como um todo. A partir desse gatilho, o esporte como uma importante ferramenta social nas suas variadas vertentes consegue ser ainda mais eficiente.”
Legado
No final do mês de março, a Sudesb participou do Evento Esportivo MSA em Marcionílio Souza, na região da Chapada Diamantina, que aconteceu nos dias 28 e 29 de março no Centro Cultural Renato Mercêz, com atividades práticas – de aulão e torneio de futebol feminino para mais de cem pessoas - e palestras para a população. No seminário, os núcleos apresentaram as suas respectivas ações para capacitar os agentes esportivos da cidade e região, com o objetivo da trazer a importância de colocar o corpo em movimento e superar os próprios limites.
Uma das atividades principais foi o torneio feminino, que contou com quatro equipes do município, em homenagem ao mês de celebração ao Fia Internacional da Mulher. Essa ação fez parte de um extenso programa de atuação do núcleo de Mais Mulheres no Esporte para destacar a pauta da inserção feminina no âmbito esportivo, desde a prática e a competição até a capacitação e a gestão esportiva.
Paradesporto
Já as ações de interiorização se intensificaram a partir do ano passado, quando o Núcleo de Paradesporto da Sudesb realizou uma série de clínicas pelo interior do estado. As atividades aconteceram em Senhor do Bonfim, Juazeiro, Caetité e finalizou em Salvador, com aulas teóricas de experiências reais e sobre as informações de diversas modalidades paradesportivas, no turno da manhã; e práticas desses esportes, pela tarde.
Com o objetivo de capacitar agentes esportivos, como alunos e profissionais de Educação Física mais a comunidade toda, Adelmare Junior, coordenador do Núcleo de Paradesporto comemora a realização do projeto. “O interior precisa receber eventos para propagar o paradesporto da melhor forma possível. É a inclusão da pessoa com deficiência no esporte no setor primário, que são as escolas, os clubes, as academias, os centros de reabilitação e demais espaços que recebem o público. O esporte é e sempre será uma importante ferramenta de inclusão. Por isso, nosso investimento em levar esse conhecimento e a prática por todos os cantos da nossa enorme Bahia”, pontua.
O projeto da Sudesb segue em 2025 com uma edição mais robusta, abrangendo oito cidades em diferentes Territórios de Identidade: Vitória da Conquista, em maio; Paulo Afonso, em junho; Juazeiro, em julho; Itabuna, em agosto; Irecê, em setembro; Porto Seguro, em outubro; Seabra, em novembro; e Camaçari, em dezembro. O primeiro evento acontece na próxima semana, entre os dias 23 e 24 de maio, na cidade do sudoeste baiano, aberto ao público.
Atividades em projetos sociais
Esse conhecimento pode ser propagado assim como já é desenvolvido pelos técnicos dos núcleos. Relacionando a prática esportiva com o cuidado à saúde, o núcleo de Saúde da Sudesb também promove seminários e palestras, destacando a importância dos cuidados com alimentação, preparação física, exames de rotinas, saúde mental, dentre outros, no meio esportivo, principalmente na área social tanto quanto o alto rendimento.
A atuação também é fortemente vinculada aos projetos sociais promovidos ou apoiados pela autarquia estadual, como o Esporte na Cidade, no Estádio de Pituaçu, o projeto de Núcleos de Esportes de Lutas e Combate, no Centro de Boxe e Artes Marciais da Bahia e na Arena de Esportes da Bahia, a Casa de Ginástica da Bahia (Cagiba), no Centro de Boxe e em Lauro de Freitas, por exemplo.
A Bahia alcançou uma queda significativa no desmatamento em 2024, com redução de 54,15% na área suprimida, que passou de 290.808,8 hectares em 2023 para 133.334,9 hectares no último ano. Esse resultado fez o estado cair da segunda para a quinta posição no ranking nacional de áreas com maior supressão de vegetação nativa. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (15), durante o lançamento do Relatório Anual de Desmatamento (RAD 2024), promovido pelo MapBiomas Alerta, em Brasília (DF).
O evento reuniu autoridades ambientais, pesquisadores e representantes da sociedade civil para apresentar o panorama mais recente sobre a supressão de vegetação nativa no país, que pelo sexto ano consecutivo, consolida os principais dados de supressão de vegetação nativa no Brasil, detalhando onde e em quais biomas o desmatamento cresceu, bem como os fatores de pressão predominantes.
Representando a Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) na apresentação, o diretor de Fiscalização Ambiental do Inema, Eduardo Topázio, ressaltou a importância das iniciativas que as entidades desenvolvem para a proteção ambiental do estado, como o Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR), que já registra mais de 1,2 milhão de propriedades na Bahia. “O CEFIR é uma ferramenta essencial no combate ao desmatamento, pois permite o cruzamento de dados com imagens de satélite, agiliza a fiscalização e oferece benefícios a quem mantém a regularização ambiental”, explicou.
Além do cadastro, o Governo da Bahia, por meio da Sema e do Inema, desenvolve diversas ações estruturantes para conter o avanço do desmatamento, especialmente nas regiões mais críticas do estado. Um exemplo é o Programa Bahia + Verde, lançado em junho de 2023, que orienta políticas para proteção e recuperação do patrimônio natural, abrangendo temas como gestão pública ambiental, conservação, recursos hídricos, participação social, uso de energia limpa, redução dos efeitos das mudanças climáticas e investimento em tecnologia para gestão ambiental.
O Pacto Pelo Cerrado é outra iniciativa da Sema e do Inema que contribui para a preservação ambiental por meio de ações de fiscalização e combate ao desmatamento ilegal, monitoramento e recuperação de áreas degradadas, fortalecimento da gestão ambiental e engajamento da sociedade civil.
Apesar de o relatório apontar que, entre 2019 e 2024, a Bahia foi o segundo estado com maior proporção de área desmatada autorizada (54,9%), atrás apenas do Tocantins (59,6%), é importante destacar que, em 2023, o estado se tornou o único da região do Matopiba a reduzir o desmatamento no período. Essa queda recente evidencia a eficácia das ações de monitoramento, fiscalização e controle ambiental implementadas pelo governo estadual, que vêm combatendo o desmatamento ilegal e promovendo a regularização ambiental.
Para conter o avanço do desmatamento, o Governo reforça o compromisso na execução das Operações Planejadas para coibir o desmatamento ilegal em áreas de forte pressão, integradas à utilização de novas ferramentas tecnológicas e o monitoramento por imagens de satélite. Esses novos instrumentos têm auxiliado na análise dos alertas que o órgão ambiental recepciona através da utilização das diversas fontes, conferindo maior eficiência às ações do setor técnico durante a inspeção in loco, como também na geração dos desdobramentos, qualificando a ação fiscalizatória.
No cenário nacional, o RAD 2024 aponta que o Brasil perdeu 1.242.079 hectares de vegetação nativa em 2024, uma queda de 32,4% em relação a 2023. Apesar da retração, o acumulado entre 2019 e 2024 alcança 9,88 milhões de hectares, com destaque para os biomas Amazônia e Cerrado, que concentram 82,9% das perdas. Pelo segundo ano seguido, o Cerrado foi o bioma mais afetado (652.197 ha), seguido pela Amazônia (377.708 ha) e pela Caatinga (174.511 ha). A Mata Atlântica foi o único bioma a registrar leve aumento na área desmatada, com crescimento de 2% em relação a 2023.
O Matopiba, região que responde por 40% da devastação nacional, registrou queda de 28% no desmatamento em 2024 em comparação ao ano anterior. Avanços no monitoramento por satélite, fiscalização integrada e modernização dos cadastros ambientais explicam o resultado. A Bahia se destacou ao reforçar seu protagonismo com ações de controle territorial e transparência de dados, contribuindo decisivamente para essa redução histórica.
O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), relativo ao mês de abril, com dados sistematizados e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), estima, para a safra 2025, uma produção de cereais, oleaginosas e leguminosas de 12,5 milhões de toneladas, o que representa um avanço de 9,8% na comparação com a safra de 2024.
A Conab, por sua vez, para o ciclo 2024/2025, também evidencia expectativas positivas na produção, na área plantada e na produtividade dos grãos. Soja e algodão se destacam na produção desse novo ciclo.
De acordo com o IBGE, a área plantada dos grãos para 2025 está estimada em 3,66 milhões de hectares (ha), com crescimento 3,0% em relação à safra de 2024. Com isso, o rendimento médio (3,42 toneladas/ha) da lavoura de grãos no estado da Bahia será de 6,6% acima da safra anterior.
O volume de soja colhido está estimado em 8,61 milhões de toneladas, o que corresponde a um crescimento de 14,3% sobre o verificado em 2024. A área plantada com a oleaginosa no estado é de aproximadamente 2,14 milhões de ha. O rendimento médio de 4,01 toneladas/ha tem relevância nesse desempenho positivo, com aumento de 8,3% em relação à safra anterior.
As duas safras anuais do milho, estimadas pelo IBGE, devem alcançar 2,37 milhões de toneladas, o que representa aumento de 2,4% na comparação anual. Com relação à área plantada, houve queda de 0,7% em relação à estimativa da safra anterior de 605 mil ha. A primeira safra do cereal está projetada em 1,61 milhão de toneladas, 3,7% acima do que foi observado em 2024. Já para a segunda safra, é esperado um recuo de 0,5% em relação à colheita anterior, com expectativa de 763 mil toneladas.
Outro importante produto da safra baiana, o algodão (caroço e pluma), tem produção estimada em 1,78 milhão de toneladas, o que representa aumento de 0,7% em relação ao ano de 2024. A estimativa evidencia que a Bahia mantém-se como o maior produtor da Região Nordeste e o segundo do Brasil, responsável por 19,6% da safra nacional, atrás do Mato Grosso (70,9% da safra nacional). A área plantada com a fibra aumentou 0,5%, alcançando 382 mil ha em relação à safra de 2024.
Para a lavoura do feijão, a estimativa é de uma safra menor em 4,2% na comparação com a safra de 2024, totalizando 213 mil toneladas. O levantamento tem estimativa de 375 mil ha plantados, 0,5% maior que a safra anterior. A primeira safra da leguminosa (122 mil toneladas) é 11,0% inferior à de 2024, e a segunda safra (91 mil toneladas) estima-se uma variação positiva de 6,7% na mesma base de comparação.
Em relação ao café, está prevista a colheita de 266 mil toneladas este ano, 6,8% acima do observado no ano passado. A safra do tipo arábica é de 110 mil toneladas, com variação anual de 5,9%. Por sua vez, a safra do tipo canéfora foi de 156 mil toneladas, 7,5% acima da colheita do ano anterior.
Para a lavoura da cana-de-açúcar, o IBGE estima produção de 5,49 milhões de toneladas, revelando decréscimo de 1,0% em relação à safra de 2024. A estimativa da produção do cacau, por sua vez, ficou em 119 mil toneladas, apontando um avanço de 7,0% na comparação com a do ano anterior.
Na fruticultura, destacam-se as estimativas das lavouras de banana (906 mil toneladas), laranja (632 mil toneladas) e uva (61 mil toneladas), que registraram, respectivamente, variações de 4,8%, 0,3% e 10,0% em relação à safra anterior.
O levantamento ainda indica uma produção de 907 mil toneladas de mandioca, 14,7% maior que a de 2024. A produção de batata-inglesa, estimada em 340 mil toneladas, apresenta acréscimo de 1,7%; e a do tomate, estimada em 183 mil toneladas, aponta queda de 48,4% na comparação com a do ano anterior.
No oitavo levantamento do ciclo 2024/2025, a Conab estima safra de 13,4 milhões de toneladas de grãos
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em seu oitavo levantamento de 2024/2025, estimou uma produção de 13,4 milhões de toneladas de grãos – o que representa um avanço de 7,7% em relação ao ciclo 2023/2024.
Com relação à área plantada, observa-se uma ampliação de 5,7% na mesma base de comparação, o que alcança uma área de 4,0 milhões de ha. Com destaque para expansão de área em soja (+ 156 mil ha) e algodão (+ 67 mil ha). Assim, o rendimento médio do conjunto das lavouras pesquisadas deverá ficar em torno de 3,35 toneladas/ha, o que corresponde a um crescimento de 1,9% em relação ao ciclo anterior.
A soja, segundo a Conab, deve apresentar um novo ciclo de alta, com aumento da área plantada – crescimento de 7,9% em relação à temporada passada – alcançando um total de 2,14 milhões ha. Por sua vez, a produção deve avançar em 16,5%, para 8,71 milhões de toneladas na atual temporada, em comparação com o ciclo anterior. Com isso, a produtividade estimada é de 4,08 toneladas/ha, representando aumento de 7,9% em relação à safra anterior.
A produção de algodão está estimada em 1,99 milhão de toneladas, plantada em 413 mil ha, o que representa um crescimento de produção de 18,1% em relação ao ciclo 2023/2024. De acordo com a Conab, a expectativa de aumento de área (19,4%) em relação à safra passada deve-se aos bons resultados alcançados naquela safra. A expectativa é de aumento na produtividade graças à regularidade hídrica e ao manejo cultural.
Uma das expectativas negativas está associada à produção de milho, a Conab estima que a safra atual totalize 2,51 milhões de toneladas. As principais contribuições provêm da primeira (1,18 milhão de toneladas) e da terceira (1,15 milhão de toneladas) safra do cereal. Em seu conjunto, a produção de milho, no estado, apresenta previsão de queda de 15,2% em relação ao período anterior, atribuída às adversidades climáticas. De acordo com análise da Conab, há uma expectativa da redução da área de cultivo (-3,9%) devido à baixa rentabilidade do cereal. Apenas no oeste o clima foi favorável, com chuvas regulares.
Também a safra de feijão tem estimativas negativas, pois a escassez, ou até ausência de chuvas principalmente nas áreas centrais do estado, limitaram não só a realização do plantio como prejudicaram a evolução fenológica das lavouras, reduzindo drasticamente o potencial produtivo. As áreas mais ao oeste do estado apresentaram melhores resultados, já que o regime pluviométrico ali foi mais favorável. O volume estimado é de 325 mil toneladas (plantado em 434 mil ha) e representa uma redução de 8,2% em relação ao ciclo 2023/2024, verificada na primeira safra de produção do grão que deve registrar queda de 42,2%, em relação à primeira safra do ciclo 2023/2024.
16
Mai/25 |
Vaga de emprego para Operador Nível 3 |
TIGGO 5X 1.5 AUT
2023/2024
APENAS 20.396 KM
Valor : 109.900
MONTANA 1.2 TURBO FLEX LT MANUAL
2023/2024
R$ 111.900
TERRITORY 1.5 TITANIUM AUT
2022/2023
R$ 149.900
HR-V EXL CVT 1.8 AUT
2020/2020
R$ 111.900
S10 LT CD 2.8 4X4 AUT
2022/2023
R$ 173.900
COROLLA CROSS 2.0 GR-SPORT DIRECT SHIFT
2022/2023
R$ 149.990,00
TRACKER PREMIER 1.2 AT
2022/2023
R$ 118.900
RENEGADE LONGITUDE T270
2022/2023
R$ 109.900
RANGER 3.0 V6 TURBO DIESEL CD LIMITED+ 4X4 AUTOMÁTICO
2023/2024
33.874 KM
R$ 298.000
COMMANDER 1.3 T270 TURBO FLEX LIMITED AT6
2023/2023 Ano
FLEX
24.551 KM
R$ 177.900
Tracker 1.2 turbo
23/24
KM 8.700
Branca
R$ 140.900
RANGER 3.0 4X4 TB DIESEL CD LIMITED+
2023/2024
R$ 312.900
KICKS 1.6 16V FLEXSTART EXCLUSIVE XTRONIC
2021/2022
41.000 KM
R$ 103.900
MONTANA PREMIER AT TURBO
2023/2024
KM 5489
R$ 139.900
Onix Plus Premier 1.0 Turbo Automático
R$ 104.000 - transferência grátis!
2023/2023- Apenas 12.000 (Veículo Test-Drive)
TOPVEL Veículos - Av. Barão do Rio Branco, 433 - Vila Rica, Barreiras - BA, 47813-010 - Telefones: 77 9.8829-3754 77 9834-3130 - 0800 944 1101/ 77 9.8835-1430.
16
Mai/25 |
Vaga de emprego para Cerqueiro |
16
Mai/25 |
Vaga de emprego para Operador Nível I |