O município de Barreiras foi contemplado com o Projeto “Anjinhos da Praia 2025”, uma iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia em parceria com a Prefeitura Municipal, voltada para a formação de crianças e adolescentes com idades entre 7 e 12 anos. Com participação totalmente gratuita, o projeto teve início nesta segunda-feira (12), no Parque Natural Engenheiro Geraldo Rocha, reunindo 100 alunos da Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo.
Durante a semana, 50 crianças no turno matutino e outras 50 no vespertino participarão das atividades no contraturno escolar. Com o lema “Educar para Prevenir”, o projeto tem como objetivo principal conscientizar as crianças sobre segurança no meio líquido, primeiros socorros, cidadania, preservação ambiental e combate ao bullying. As atividades são desenvolvidas de forma lúdica e interativa, criando um ambiente acolhedor e estimulante para o aprendizado.
Cada criança inscrita recebe gratuitamente um kit contendo camiseta, short tactel, sacola, squeeze e uma cartilha educativa. Ao final do treinamento, na sexta-feira (16), os participantes receberão o Certificado de “Anjinho da Praia”, simbolizando a conclusão do curso e o compromisso com atitudes conscientes e solidárias, quando será realizada a cerimônia de formatura dos participantes no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, às 9h.
A comandante do 17º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel Reijane Dantas, destacou a importância do projeto para o desenvolvimento das crianças. “O ‘Anjinhos da Praia’ é um projeto que vem ganhando força em toda a Bahia, aproximando as crianças da realidade do Corpo de Bombeiros. Elas aprendem sobre preservação ambiental, segurança no trânsito, primeiros socorros, bullying e como agir em situações de emergência de forma prática e acessível. É uma formação para a vida”, afirmou.
Presente na abertura das atividades ao lado da subdiretora Zaira Pedrosa, o secretário municipal de Educação, Jeferson Barbosa, reforçou o compromisso da gestão com a educação preventiva. “Com o apoio logístico da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, reforçamos a importância de preparar nossas crianças para situações do cotidiano que exigem responsabilidade e atitude. Projetos como esse contribuem para formar cidadãos mais conscientes, preparados e reafirmamos o nosso compromisso com a educação, a cidadania e a proteção à infância, fortalecendo as ações intersetoriais entre segurança, educação e o nosso meio ambiente”, destacou o secretário.
Com o compromisso de fortalecer a rede de proteção à infância, Barreiras abriu oficialmente, nesta segunda-feira (12), a programação do Maio Laranja — mês dedicado à conscientização e ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Este ano, a campanha nacional “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes” celebra 25 anos de mobilização em defesa dos direitos da infância e juventude.
A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito Otoniel Teixeira e da secretária de Assistência Social e Trabalho, Ivanete Bastos, que coordena as ações do Maio Laranja no município. Também participaram representantes da OAB Barreiras, da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), da Câmara de Vereadores e da Promotoria Pública.
“Abrimos este mês com um chamado à reflexão e ao fortalecimento das políticas públicas de proteção à infância. A nossa gestão é pautada por ações humanas e integradas, com foco em acolher e proteger as famílias por meio da Assistência Social, da Saúde e da Educação”, destacou o prefeito Otoniel Teixeira, ressaltando o envolvimento dos secretários e subsecretários dessas pastas.
A secretária Ivanete Bastos enfatizou o papel estratégico das coordenadoras pedagógicas na identificação e denúncia de possíveis casos de abuso. “Precisamos atuar em rede, com diálogo e responsabilidade, para proteger nossas crianças. É fundamental ouvir, acolher e agir para garantir os direitos da infância”, reforçou.
A delegada da DEAM e palestrante do evento, Dra. Marília Matos, destacou a urgência na responsabilização dos agressores. “O tempo que passa é a prova que se perde. Nosso compromisso é com a punição dos autores e, acima de tudo, com a proteção das vítimas”, afirmou.
Representando o Legislativo, a vereadora Dicíola Baqueiro lembrou que a violência contra crianças e adolescentes é um problema coletivo. “Essas crianças não têm como se defender. Precisamos dar as mãos e agir. A Câmara vai abrir espaço para discutir o tema no segundo semestre e propor o fortalecimento dos conselhos que atendem esse público”, declarou.
Também prestigiaram a cerimônia a secretária de Administração, Gislaine Barbosa; a secretária de Saúde, Larissa Barbosa; o secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, tenente-coronel Fábio Santana; a subsecretária de Educação, Edleusa Matutino; os vereadores Tatico e Rider Castro, entre outras autoridades envolvidas diretamente na rede de proteção à infância.
A programação do Maio Laranja em Barreiras segue até o fim do mês e inclui palestras, rodas de conversa em escolas municipais, estaduais e particulares, blitzen educativas e o tradicional Pedal Laranja no dia 18 de maio, data que marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A campanha reforça a importância da denúncia. Casos suspeitos ou confirmados de violência devem ser comunicados ao Disque 100 ou aos órgãos competentes do município.
Confira a programação completa do Maio Laranja 2025 em Barreiras:
13 a 30 de maio – Ações continuadas com rodas de conversas, palestras nas escolas (municipais, estaduais e particulares) e blitzes educativas em pontos estratégicos da cidade. Responsáveis: Equipe técnica dos CRAS, CREAS e Conselho Tutelar.
18 de maio (domingo) – Dia D: Pedal Maio Laranja
Horário: Concentração às 6h30, largada às 7h
Saída: Câmara de Vereadores
Chegada: Parque Natural Engenheiro Geraldo Rocha
13/05 (terça-feira) – Blitz Educativas na Praça Castro Alves
Horários: 7h30 às 9h | 11h às 12h | 13h30 às 14h30 | 16h30 às 18h
16/05 (sexta-feira) – Blitz Educativas na Praça Landulfo Alves no turno noturno.
17/05 (sábado): Blitz Educativas na Feira Livre do Centro (CAB) pela manhã
20/05 (terça-feira) – Blitz Educativas na rua principal do bairro São Pedro (CRAS III), na rua principal de Barreirinhas (prox. Ponto de ônibus/Farmácia Nogueira – CRAS III) e na Rodoviária pela manhã.
25/05 (domingo) – Blitz Educativas na Feira da Vila Rica e na Feira da Santa Luzia pela manhã.
12
Mai/25 |
Academia Lion a melhor de LEM!!! |
Completamente renovada: novo chassi, novo motor, novas tecnologias, maior e melhor conforto interno e novos itens de segurança para você.
Desempenho incrível em qualquer terreno!
💺 Conforto premium para o dia a dia e para as grandes aventuras.
⚡ Tecnologia de ponta para sua segurança e conectividade.
Com a Mitsubishi, o caminho é sempre seu! 🚘✨
📍 Visite a Fama Motors e descubra toda a linha Mitsubishi feita para você.
📱LEM (77) 99864-4128
📱Barreiras (77) 99828-8887
#Mitsubishi #mitsubishimotors #triton #luiseduardomagalhaes #barreiras
12
Mai/25 |
Proteja seu veículo 🚗 com a ANCORE |
Não podemos contar com a sorte, nós da ANCORE temos o melhor plano que se encaixa na sua realidade. Seu BEM vale muito para ser perdido em um incidente, contate-nos e faça a sua cotação.
Cobertura completa ♦️Roubo/Furto ♦️Colisão ♦️Incêndio por colisão ♦️Guincho ilimitado ♦️Desastres naturais ♦️Proteção para terceiros ♦️Carro reserva ♦️Cobertura 100% Fipe Protegemos motos, carros, camionetes e caminhões.
Faça já sua cotação online: https://cotacao.ancorepv.com.br/?id=NrPOw2Dl
Iago Ivens (77) 9.9805-3561
12
Mai/25 |
UNIPEÇAS Centro Automotivo Porto Seguro |
Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes
Segurança e conforto para o seu veículo
Setor de peças
A Unipeças Centro Automotivo já está funcionado em um novo endereço, agora em sua sede própria, loja mais ampla, climatizada, confortável, aconchegante, para seus clientes, amigos e funcionários. E com o ótimo atendimento de sempre.
Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes, no bairro Jardim Imperial, na cidade de LEM.
Oficina
Fazemos o alinhamento de seu veículo em tecnologia 3D, balanceamento local com equipamentos de última geração e dos mais diversos serviços como: Reparo de pneus, troca de lâmpadas externas, cristalização de para-brisas, troca de óleo, suspensão, injeção eletrônica. Trabalhamos com todas as marcas nacionais e importados e com peças originais.
Alinhamento
Lava-jato
Oficina
Alinhamento
Setor de peças
Contando com uma experiência de 20 anos no mercado de trabalho, a UNIPEÇAS - Centro Automotivo, em parceria com a Porto Seguro, trabalha com profissionais qualificados para melhor atendê-lo.
Telefones: 77 3628-6988 ou 9.9969-1103 ou 99955-3815.
TELAMAR - Rua Luiz Cláudio Nunes, 123, Jardim Imperial
Galvanizada e revestida em PVC
Fechamento de grandes áreas
Telas Onduladas Artísticas (Ótis) - As telas onduladas, também conhecidas como tela artística ou tela otis, podem ser fabricadas em diversas aberturas de malhas e com diferentes bitolas de fios.
Há mais de 20 anos no mercado, a TELAMAR é uma empresa consolidada, trabalhando com produtos de alta qualidade, atendendo cada cliente de maneira personalizada e de forma rápida e eficiente.
CONCERTINA NOS DIÂMETROS 30,35 e 45 cm
Concertinas - é uma barreira de segurança laminada, de forma espiralada, possui lâminas pontiagudas, cortantes e penetrantes. A concertina é a evolução do arame farpado e geralmente são utilizados em muros, alambrados, cercas, portões, telhados e torres. São feitos de aço galvalume e dificilmente são cortados por ferramentas convencionais.
Maior estoque da região
Para mais informações, ligue: (77) 3628-5544 (Também atende como Whatssap)
www.telamaralambrado.com.br
12
Mai/25 |
Ação integrada combate exploração sexual de crianças e adolescentes em LEM e São Desidério |
Ações preventivas e de fiscalização, com foco na repressão e prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes, foram realizadas pela Polícia Civil nos dias 9 e 10 de maio, nos municípios de São Desidério e Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. Durante as abordagens, foram feitas verificações em pessoas, veículos e edificações, com o objetivo de apurar denúncias e identificar suspeitos com mandados de prisão em aberto.
A operação teve início com trabalho de inteligência policial e reconhecimento de locais nos municípios com indícios de vulnerabilidade infantojuvenil durante o período noturno, com o objetivo de verificar denúncias e identificar possíveis envolvidos em práticas ilícitas. Os primeiros pontos fiscalizados foram no distrito de Roda Velha, zona rural de São Desidério. No local, a ação resultou na fiscalização de seis estabelecimentos, com abordagem a quatro veículos e 35 pessoas.
Em Luís Eduardo Magalhães, foram fiscalizados 10 estabelecimentos, abordados cinco veículos e 123 pessoas. Três crianças e cinco adolescentes foram identificadas em situação de vulnerabilidade, sendo algumas encaminhadas ao Conselho Tutelar e outras entregues aos seus responsáveis legais. Dois genitores foram notificados.
A ação foi realizada pelo Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (Neam) de Luís Eduardo Magalhães e pela Coordenação de Apoio Técnico e Tático à Investigação (CATTI/Oeste), em conjunto com a 85ª Companhia Independente da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e os Conselhos Tutelares dos dois municípios. Foram empregadas cinco viaturas da Polícia Civil, três da Polícia Militar, duas da Guarda Municipal e dois veículos oficiais dos Conselhos Tutelares. Mais de 40 agentes participaram da operação.
Vídeos divulgados nesta segunda-feira, 12, mostram, momento que Thiago Foloni Silva, entrou no porta-malas de um carro em Barreiras, sem que o condutor percebesse, no momento que o condutor saia do imóvel devagar e o porta-malas se abriu e o rapaz acabou entrando.
O caso repercutiu muito nas redes sociais e imprensa, onde Thiago, acabou sendo encontrado morto, no interior do porta-malas do veículos Chevrolet Opala, no bairro Vila dos Sás, em Barreiras, neste domingo, 11.
O veículo teria ficado estacionado em frente a residência do condutor, foi quando encontrou corpo e as polícias militares, civis e Departamento de Polícia Técnica foram acionados.
O caso inusitado, que tem intrigado a população, está sendo investigado pela Polícia Civil, onde não foi encontrado sinais de violência no corpo.
Relato de um conhecido de Thiago, diz que o mesmo sofria de surto psicótico.
Neste sábado, 10 de maio, aconteceu o Dia D de vacinação contra a gripe em Luís Eduardo Magalhães, das 8h às 16h, em 15 salas de vacina do município, com foco no atendimento ao grupo prioritário. Ao todo, 644 pessoas foram imunizadas. A ação visa ampliar a proteção da população em um período de aumento das doenças respiratórias. Desde o início da campanha, em 7 de abril, um total de 6 mil pessoas receberam a vacina.
O secretário de Saúde, Dr. Pedro Henrique Ribeiro, chamou a atenção da população para o fato de que, mesmo após o Dia D, as salas de vacina continuam abertas para a imunização.
“A prevenção é o melhor caminho, e nós, em Luís Eduardo, temos esse cuidado, esse respeito com a população, para que sigamos imunizando a todos. Lembrando que a campanha continua, e seguimos convocando a todos — quem tem um vizinho, um parente que ainda não está ciente da importância. As salas de vacina seguem à disposição da população para acolhimento e humanização.”
A vacina continua disponível no município, nas seguintes salas de vacinação:
Unidade de Saúde Ida Klein; Luís Gustavo Rosa; Moacir Marchesan; Mimoso I; Luís Yoshio Shirabe; Paulo Rodolfo; Jardim das Acácias; Vereda Tropical; Jardim das Oliveiras; Alessandra Hillmann; Antônio Carlos Faedo; Nair Idite; Oscar Doerner; Oswaldo Cruz e Conquista.
O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, em parceria com a Prefeitura Municipal de Barreiras, deu início nesta segunda-feira (12) ao projeto “Anjinhos da Praia 2025”. A iniciativa está sendo realizada no Parque Natural Engenheiro Geraldo Rocha e oferece uma semana de atividades educativas e recreativas voltadas para crianças de 7 a 12 anos, com o lema “Educar para Prevenir”.
Participam do projeto cerca de 80 alunos da Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macedo, divididos em turmas nos turnos matutino e vespertino. Selecionadas pela prefeitura, as crianças estão vivenciando uma programação que alia aprendizado e diversão, com enfoque em segurança no meio líquido, primeiros socorros, cidadania, preservação ambiental e combate ao bullying.
Além das atividades, cada criança inscrita recebe um kit contendo camiseta, short tactel, sacola, squeeze, cartilha educativa e, ao final da programação, o Certificado de Anjinho da Praia. O primeiro dia foi marcado por brincadeiras, lanches e banho de rio, promovendo um ambiente de aprendizado leve e interativo.
A ação segue até o dia 16 de maio, quando será realizada a formatura dos participantes. O encerramento oficial celebra o aprendizado adquirido ao longo da semana.
Com essa iniciativa, o Corpo de Bombeiros reafirma seu compromisso com a educação preventiva e com a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para agir em situações de risco, fortalecendo os vínculos com a comunidade desde a infância.
O protagonismo estudantil de Santa Maria da Vitória (BA) será pela primeira vez o foco de uma das principais demonstrações artísticas do país: a literatura. A I Feira Literária da Bacia do Rio Corrente: Ecoar das Margens, será um grande encontro de expressões culturais, literárias e educativas voltado à valorização das vozes do interior da Bahia, nos dias 15 e 16 de maio de 2025.
O evento inédito na região, reunirá escritores, artistas, estudantes, professores e a comunidade em dois dias de intensa programação cultural, no Centro Multidisciplinar da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), parceira do projeto, e no Teatro Marilene Matos, em Santa Maria da Vitória, no Oeste da Bahia, destacando a programação diversificada da Feira.
A Ecoar das Margens é um projeto que foi contemplado no Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários (N° 01/2024), através do Programa Bahia Literária, com o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura, via Fundação Pedro Calmon, direcionada na modalidade fomento à execução de ações culturais, de acordo com o Decreto Federal nº 11.453/2023, a Política Estadual de Cultura - Lei nº 12.365/2011, o Plano Estadual de Cultura - Lei nº 13.193/2014, o Plano Estadual de Educação da Bahia - Lei Estadual nº 13.559/2016, a Lei Federal nº 14.133/2021.
Idealizada pelos professores do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Corrente (CETEP) que compõem o Coletivo Cultural Balaio, com apoio da Coordenadoria de Cultura da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFOB, a feira nasce com o objetivo de promover o acesso à literatura, estimular a leitura, fortalecer identidades locais e dar visibilidade às produções de autores da Bacia do Rio Corrente — território marcado pela diversidade de povos como quilombolas, ribeirinhos, barranqueiros e comunidades tradicionais
Conexões com a literatura
A “Ecoar das Margens”, contará com lançamentos de livros, palestras, oficinas, peças teatrais, exposições, apresentações musicais, rodas de conversa e um espaço especial voltado à inclusão e acessibilidade.
A escritora Jovina Souza, referência da literatura negra baiana, é presença confirmada como convidada especial. Ao todo, seis livros de autores da região serão lançados durante o evento, incluindo o de um ex-aluno do CETEP.
Além disso, a programação inclui a participação de editoras como a Editora Cogito, Mondrongo, Rita Pinheiro e a Distribuidora de Livros Corado, feira de livros, troca de obras via “Geladeira Literária”, além de apresentações de grupos culturais tradicionais, como capoeira e chula. Líderes transformadores A primeira edição da Feira Literária, é resultado de várias ações e projetos anteriores relacionados à literatura, já realizados no âmbito da Escola CETEP Bacia do Rio Corrente.
Esse protagonismo estudantil será colocado em prática durante o evento. Líderes de classe estarão envolvidos na organização da feira por meio de uma Coordenação de Articulação Estudantil específica, que será responsável por integrar os estudantes da rede estadual na realização do evento.
Dez deles atuarão como produtores locais em suas respectivas cidades, e mais 22 alunos (as), selecionados, atuarão como monitores na feira, recebendo bolsas pelos trabalhos prestados.
Pré-feira e Ebook
Como parte da pré-feira, será realizada a Caravana Literária do Corrente, que visitará os 11 municípios pertencentes ao Território de Cultura, promovendo oficinas de práticas literárias com duração de 4 horas voltadas exclusivamente para alunos (as) de escolas públicas estaduais.
Cada oficina atenderá cerca de 30 alunos, com o objetivo de produzir obras que serão exibidas na feira e, posteriormente, poderão ser publicadas no eBook.
E falando em Ebook, essa ferramenta digital será produzida por um corpo editorial constituído para trabalhar na publicação do produto final da Feira.
Toda a experiência vivenciada pelos participantes e resultados, serão publicados neste formato, valorizando ainda mais as produções literárias do Território, servindo também como inspiração para futuras iniciativas.
Serviços sociais
Um dos diferenciais do evento é seu compromisso com a inclusão social e acessibilidade: haverá intérpretes de Libras, espaços adaptados, apoio da APAE local e ações educativas para garantir que todos possam participar plenamente. Haverá também um espaço reservado para oferta de pequenos serviços de saúde, como testes rápidos.
A Feira também mobilizará a comunidade com a arrecadação de alimentos para o programa Bahia Sem Fome.
A iniciativa representa um marco na agenda cultural de Santa Maria da Vitória, consolidando a literatura como ferramenta de transformação social e valorização das raízes do povo da Bacia do Rio Corrente, fortalecendo também a integração da população do Oeste da Bahia, interligadas por importantes rios e, agora, pela força da educação que transforma.
SERVIÇO
I Feira Literária da Bacia do Rio Corrente: Ecoar das Margens
Data: 15 e 16 de maio
Local 1: Centro Multidisciplinar da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), parceira do projeto, em Santa Maria da Vitória, localizado na Praça Argemiro Filardi, s/n, no Bairro Sambaíba.
Local 2: Teatro Marilene Matos, situado no Centro Territorial de Educação da Bacia do Corrente (CETEP), na Avenida Roberto Santos, s/n, Bairro Sambaíba
Cidade: Santa Maria da Vitória (BA)
12
Mai/25 |
Vaga de Emprego para Trabalhador Rural |
Enviar currículo para os e-mails: [email protected] ou [email protected]
12
Mai/25 |
Vaga de Emprego para Encarregado ADM |
Enviar currículo para os e-mails: [email protected] ou [email protected]
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Cultura e Esportes, está com inscrições abertas para aulas gratuitas de capoeira pelo programa De Bem com a Vida.
A iniciativa atende crianças e jovens de 6 a 17 anos e busca incentivar a prática esportiva e cultural, promovendo inclusão e bem-estar.
As aulas acontecem de segunda a sábado em diversos pontos da cidade. As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas diretamente nos locais das aulas ou pelo telefone da Secretaria de Cultura e Esportes (77) 3628-9015.
Dias e locais das aulas:
Segunda-feira – Associação Santa Geração (Jardim das Acácias) | 08h – 09h
Terça-feira – Tropical Ville 2 (Anexo da Associação Santa Geração) | 08h – 09h
Terça-feira – Centro de Convivência Solar Santa Cruz | 09h30 – 10h30 e 14h – 15h
Terça-feira – Associação Santa Geração (Jardim das Acácias) | 16h – 17h
Terça-feira – Tropical Ville 2 (Anexo da Associação Santa Geração) | 16h – 17h
Terça-feira – Associação Santa Geração (Jardim das Acácias) | 19h – 20h e 20h – 21h
Quinta-feira – Tropical Ville 2 (Anexo da Associação Santa Geração) | 08h – 09h
Quinta-feira – Escola Municipal Cecília Meireles | 09h30 – 10h30 e 14h – 15h
Quinta-feira – Associação Santa Geração (Jardim das Acácias) | 19h – 20h e 20h – 21h
Sexta-feira – Associação Santa Geração (Jardim das Acácias) | 08h – 09h e 16h – 17h
Sexta-feira – Academia da Saúde (Mimoso 2) | 18h – 19h e 19h – 20h
Sábado – Associação Santa Geração (Jardim das Acácias) | 17h – 18h.
No ano de 2023, a violência matou 45.747 pessoas no Brasil, uma média de 125 mortes por dia. O número, entretanto, registra uma pequena redução em relação ao ano anterior quando foram contabilizadas 46.409 mortes violentas.
O dado faz parte do Atlas da Violência 2025, divulgado nesta segunda-feira (12) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), vinculado ao governo federal, e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), uma organização sem fins lucrativos.
O estudo faz comparativos desde 2013, quando o número de mortes chegou a 57.396. Ou seja, de lá para cá, houve redução de 20,3% na quantidade de homicídios.
O ano com mais casos foi 2017, com 65.602 homicídios. O menor, 2019, registrou 45.503 mortes. Na comparação com o ano que registrou mais casos, a queda em 2023 é de aproximadamente 30%.
Os dados do Atlas da Violência são coletados de fontes oficiais, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pela contagem da população, e o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde.
Taxa de homicídio
Como a população brasileira aumentou ao longo dos últimos anos, uma forma de saber como se comporta a proporção de homicídios no país é por meio da taxa de homicídios registrados por 100 mil habitantes.
Esse indicador revela que em 2023 foram 21,2 homicídios por 100 mil habitantes, a menor taxa já registrada no estudo, coordenado pelo pesquisador Daniel Cerqueira, do Ipea, e pela diretora executiva do FBSP, Samira Bueno.
Em 2022, a taxa era 21,7 homicídios por 100 mil habitantes – redução de 2,3% na taxa de um ano para o outro. O pico foi em 2017, quando alcançou 31,8 registros.
Motivos para a queda
Apesar de o estudo trazer comparações a partir de 2013, o pesquisador Daniel Cerqueira afirmou à Agência Brasil que a redução na taxa de homicídios vai além desse período.
“Apesar do número exorbitante de mortes, trata-se da menor taxa de homicídios que o Brasil atingiu nos últimos 31 anos”, pontua.
Segundo ele, dois fatores principais explicam essa tendência decrescente. Um deles é o envelhecimento da população, uma vez que jovens são mais associados à violência.
“O que nós sabemos das evidências científicas é que um ator importante, seja como vítima, seja como o perpetrador nesse drama da violência é o jovem. Quando a população envelhece, isso provoca uma maré a favor de redução de homicídios”.
Revolução invisível
O outro fator, destaca Cerqueira, é uma “revolução invisível”, que pode ser explicada por uma mudança nas políticas públicas de segurança, em que a atuação das polícias conta com mais qualificação e inteligência.
Ele aponta que tem havido uma troca da “segurança pública baseada simplesmente no policiamento ostensivo para uma política baseada em planejamento, em dados, em ciência”.
“Uma polícia inteligente em vez da polícia da brutalidade”, completa. Cerqueira avalia que a qualificação do trabalho policial permite identificar e prender os criminosos.
O coordenador do estudo percebe ainda que há “políticas multissetoriais de prevenção social para disputar cada jovem naquelas favelas, disputar com o crime organizado e desorganizado”.
Estados
O Atlas da Violência também apresenta os dados por unidades da federação (UF). Em 2023, 20 estados apresentaram taxa de homicídio por 100 mil habitantes superior à média nacional, com destaque negativo para Amapá (57,4), Bahia (43,9) e Pernambuco (38).
Das sete UFs abaixo da média nacional, as menores taxas foram registradas em São Paulo (6,4), Santa Catarina (8,8) e Distrito Federal (11).
Ao fazer uma análise mais expandida, o documento ressalta que “há pelo menos oito anos, nada menos que 11 UFs têm conseguido reduzir sistematicamente a taxa de homicídios”.
São eles Pará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba e São Paulo.
Na ponta contrária, nos últimos 11 anos o aumento das mortes no Amapá foi de 88,2%, mostra o levantamento.
Armas de fogo
O Atlas da Violência revela que 32.749 homicídios foram cometidos por arma de fogo no país. Em 2017, ano mais violento, esse número chegou a 49 mil.
O dado de 2023 equivale a 15,2 mortes por arma de fogo a cada 100 mil habitantes. Representa também que 71,6% das mortes violentas no país foram praticados com esse tipo de armamento.
Amapá (48,3), Bahia (36,6) e Pernambuco (30,8) são os estados com as maiores taxas. Por outro lado, se destacam positivamente São Paulo (3,4), Santa Catarina (4,4), Distrito Federal (5,3) e Minas Gerais (8,3).
O relatório aponta fragilidades na fiscalização de armas no país e afirma que “quanto maior a circulação e a prevalência de armas de fogo, maior tende a ser a taxa de homicídios”.
Homicídios ocultos
Os pesquisadores do Ipea e do FBSP chamam de “homicídios ocultos” os casos de violência que não foram adequadamente identificados pelos sistemas oficiais. Por meio de modelos matemáticos, eles chegam a uma taxa estimada de homicídios.
“No período compreendido entre 2013 e 2023, identificamos a ocorrência de 51.608 homicídios ocultos no Brasil, que passaram ao largo das estatísticas oficiais de violência no país, uma média anual de 4.692 homicídios que deixaram de ser contabilizados”, diz o texto.
Com o acréscimo desses dados, a taxa estimada de homicídios no país chega a 23 casos por 100 mil habitantes. Assim como a taxa de casos efetivamente registrados, trata-se também da menor desde 2013.
O ponto mais alto ocorreu em 2017, com 33,6 casos por 100 mil habitantes. Em 2022, o indicador marcou 24,5.
O Atlas da Violência nota que a inclusão dos homicídios ocultos faz mudar significativamente os indicadores dos estados.
São Paulo é o caso mais extremo: em 2023, o estado deixou de registrar 2.277 homicídios. Dessa forma, enquanto a taxa de homicídios registrados era de 6,4 para cada 100 mil habitantes, a estimada naquele ano era de 11,2.
“Com isso, o estado de São Paulo deixa de ser a UF menos violenta da nação, passando para a segunda posição, atrás de Santa Catarina [9 estimados por 100 mil habitantes]”, frisa o documento.
A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) participou, pelo segundo ano consecutivo, do Workshop de Carreiras promovido pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Barreiras. O evento, realizado na noite do dia 8 de maio, reuniu estudantes, profissionais e representantes de empresas para discutir temas relacionados ao futuro do trabalho, empregabilidade e empreendedorismo.
Durante o evento, a Abapa expôs as ações desenvolvidas por meio do seu Centro de Treinamento, destacando os cursos voltados à qualificação profissional no setor do agronegócio. A entidade também levou materiais institucionais e proporcionou aos visitantes uma experiência imersiva com o uso de óculos de realidade virtual, que permitiram conhecer de forma interativa um sobrevoo da aeronave no campo.
Além disso, foi apresentado o Programa Conhecendo o Agro, iniciativa da Abapa voltada para alunos das escolas municipais do oeste da Bahia, com o objetivo de aproximar as novas gerações do universo agrícola.
“Tivemos uma excelente interação com os participantes, apresentando nossos cursos, nossas ações e reforçando o compromisso da Abapa com a formação e o desenvolvimento profissional da região”, destacou Tatianne Alcantara, analista pedagógica da entidade.
A programação contou com a palestra “Experiências e transições do mundo corporativo ao empreendedorismo”, ministrada por Vitor Igdal, presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Bahia (ABRH-BA). O tema central abordado foi o autoconhecimento como ferramenta essencial para a construção de uma carreira sólida em um mundo hiperconectado.
“O quanto antes a juventude puder se autoconhecer, entender seu propósito, seus valores, talentos e paixões, melhor será sua tomada de decisões para o futuro”, afirmou Igdal. O palestrante também apresentou métodos como a filosofia Ikigai para ajudar os jovens a identificarem seu propósito de vida.
Após a palestra, foi realizado um talk show com Juliana Carvalho, Diretora de RH da Schmidt Agrícola, e Jadson Guedes, empresário e cofundador da Rede Aires de Academias, com mediação de Vitor Igdal. O bate-papo abordou experiências de vida, desafios e caminhos possíveis no mercado de trabalho atual.
O Credibahia, programa de microcrédito do Governo do estado, que em Luís Eduardo Magalhães é realizado em parceria com o município, agora está funcionando ao lado da Sala do Empreendedor, 1º andar, na sede da Prefeitura.
Localização e funcionamento
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Avenida Octogonal, nº 04, na Praça dos Três Poderes, bairro Jardim Imperial.
Mais informações: (77) 9.9948-4813 e WhatsApp (77) 9.9833-2859.
12
Mai/25 |
Abertas as inscrições para aulas de instrumentos de sopro e cordas do Projeto Espaço das Artes |
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte, está com inscrições para as aulas de instrumentos de sopro e instrumentos de cordas do Projeto Espaço das Artes.
As aulas serão realizadas no Ginásio Poliesportivo José Queiroz Barreto Neto, localizado na Avenida JK, e são destinadas a crianças e adolescentes, dos 7 aos 16 anos de idade.
Confira os horários:
Instrumentos de Sopro (Segundas e Quartas-feiras)
Manhã:
Turma 1: 8h às 9h30;
Turma 2: 9h30 às 11h.
Tarde:
Turma 1: 14h às 15h30;
Turma 2: 15h30 às 17h.
Instrumentos de Cordas (Terças e Quintas-feiras)
Manhã:
Turma 1: 8h às 9h30;
Turma 2: 9h30 às 11h.
Tarde:
Turma 1: 14h às 15h30;
Turma 2: 15h30 às 17h.
Inscrições
As inscrições acontecem nos mesmos dias e locais das aulas. Lembrando que as vagas são limitadas!
12
Mai/25 |
Vaga de emprego para Técnico Agrícola |
12
Mai/25 |
Vaga de emprego para Caseiro |