06
Mai/25 |
Barreiras conquista Selo SISBl e amplia potencial de comercialização de produtos de origem animal para todo o Brasil |
Nesta terça-feira (6), Barreiras deu mais um passo importante no fortalecimento da agroindústria local e da agricultura familiar. O prefeito Otoniel Teixeira recebeu em seu gabinete o secretário de Agricultura e Tecnologia, Joaquim Neto, e a secretária-executiva do Consórcio Multifinalitário do Oeste da Bahia (Consid), Erika Seixas, para celebrar a emissão do Selo SISBI– Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal.
A certificação é um marco para o município, pois reconhece a equivalência do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) com os padrões nacionais estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Isso significa que produtos de origem animal produzidos em Barreiras, uma vez certificados, podem ser comercializados em todo o território nacional. A reunião contou com a presença dos técnicos do SIM municipal, Diego Cabral Barreiros, Eliane Irís de Almeida e Ubirajara Marques, além das técnicas do SIM/Consid, Daiane de Azevedo, Jennyfer Galvão e Kamilla Ruthielle, que atuam diretamente no processo de fiscalização e adequação das unidades para a obtenção do selo.
Para Erika Seixas, o SISBI representa mais do que uma chancela técnica. “O avanço de políticas públicas efetivas só é possível com a atuação conjunta dos poderes e das instituições. Celebrar essa conquista para Barreiras é reconhecer o trabalho coletivo das equipes do SIM municipal e do Consid. Hoje, somos o único consórcio da Bahia com o Serviço de Inspeção operando em dois escopos diferentes – e ambos sediados em Barreiras. Isso mostra a força do nosso trabalho e o potencial da agricultura familiar na região”, destacou.
Durante o encontro, o empresário Miguel André Andrighetti, proprietário da Bahia Camarões & Cia Ltda, recebeu oficialmente o certificado SISBI na categoria Unidade de Beneficiamento de Pescado e Produtos da Bahia. A empresa, que atua há seis anos no Projeto de Irrigação Barreiras Norte, agora passa a integrar o sistema nacional de inspeção, com permissão para distribuir seus produtos em todo o Brasil.
“Essa certificação é um sonho realizado. Representa o reconhecimento do nosso compromisso com a qualidade e a segurança alimentar. Desde 2019, quando iniciamos nossa jornada em Barreiras Norte, buscamos alcançar esse nível. Agora, com o SISBI ampliamos nosso mercado e damos mais um passo no fortalecimento da indústria local. É uma conquista de toda a equipe e das instituições que caminharam conosco”, afirmou Miguel André, ao lado do consultor técnico Givaldo Filho e demais colaboradores.
O secretário Joaquim Neto reforçou o impacto positivo da certificação. Com duas empresas certificadas apenas neste mês e outras em processo de adesão, Barreiras consolida-se como referência no interior baiano na produção com qualidade sanitária reconhecida em nível nacional, reforçando sua posição estratégica como polo agroindustrial do Oeste da Bahia.
“Hoje celebramos mais do que uma conquista individual. Este é um avanço para todos os produtores de carne e pescado da região. O Selo SISB representa a possibilidade de expansão de mercado, geração de renda e formalização de negócios. Parabenizamos a Bahia Camarões pela conquista e agradecemos às equipes técnicas pelo empenho e dedicação durante todo o processo”, declarou.
O prefeito Otoniel Teixeira também parabenizou os envolvidos, destacando a relevância do certificado para o desenvolvimento econômico de Barreiras. “Parabenizamos o empresário Miguel Andrighetti e toda a equipe da Bahia Camarões por essa importante conquista. O Selo SISBI é um reconhecimento da qualidade da produção local e da seriedade com que nossos empreendedores atuam. Agradeço também a parceria do Consid e o empenho da nossa equipe da Secretaria de Agricultura e Tecnologia pelo comprometimento, que tem rendido frutos concretos para o nosso município. Com essa certificação, Barreiras amplia sua presença no cenário nacional, levando os produtos produzidos em nosso município para todos os cantos do Brasil. É um avanço que fortalece a agroindústria, valoriza a agricultura familiar e fortalece a nossa economia”, ressaltou o gestor.