O governador Jerônimo Rodrigues (PT) concede entrevista à imprensa durante visita às obras de ampliação do aeroporto de Barreiras
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) voltou a criticar o tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Em entrevista à imprensa durante visita às obras de ampliação do aeroporto de Barreiras, nesta sexta-feira (25), o chefe do Palácio de Ondina fez novas críticas ao presidente norte-americano e afirmou que as medidas já estão trazendo prejuízos.
“O mundo não precisa de um intendente, de um imperador, não precisa. É o que está acontecendo na postura do presidente dos Estados Unidos. Então, isso vai trazer, já está trazendo, não é vai trazer não. Nós já temos um conjunto de contêineres, por exemplo, de frutas, de pescado, de mel, já paralisado nos portos, com receio de que ao chegar nos Estados Unidos, o tarifaço faça com que os empresários paguem a conta para estar colocando seus produtos nas prateleiras norte-americanas. Fora o receio. Quem fez contrato para exportação para os Estados Unidos fez com base em uma taxa de juros, em uma tarifa. Como é que no meio do jogo isso muda? É muita irresponsabilidade. Eles sabem o que estão fazendo. Estão fazendo com intencionalidade. É domínio de mercado, é uma guerra fiscal. Mas é uma luta para um domínio político”, afirmou Jerônimo.
O petista disse que apesar da “perseguição”, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi “bastante assertivo” com a medida de reciprocidade, e convocou a união de todos os brasileiros na iminência de reverter as medidas anunciadas por Donald Trump.
“Eles perderam. O Lula não abaixou a cabeça. Nós temos que, nesse momento, ter o Brasil unido. Não tem que existir dois Brasis, duas cores. Todo mundo está vendo o prejuízo que o Brasil poderá ter no setor produtivo, caso isso não aconteça. E é claro, cada empresa fechada ou que reduz seus investimentos ou seus lucros por conta dessa questão tarifária, o que é que acontece? É desemprego”, acrescentou.
Ainda segundo Jerônimo, as medidas de Trump afeta toda a cadeia produtiva da economia brasileira e vai impactar diretamente para os governantes e para todas as classes sociais e econômicas.
“É uma cadeia que tira daqui grãos, que tira frutas daqui do Brasil, da Bahia. A Bahia, por exemplo, exporta minério, exporta celulose, exporta grãos, exporta pescado, mel. O mel é um produto da agricultura familiar. Então, não ataca e não atinge só grandes. Atinge grandes, médios e pequenos. Atinge a nós, governantes, que temos que ver a redução dos impostos acontecerem. Então, esperamos que o Lula possa, como vem fazendo, dirigir essa relação, superar essa situação e a gente poder passar agosto em uma situação já mais confortável. É a minha expectativa”, finalizou.
Na Ford Buriti, você encontra condições imperdíveis para sair de carro novo. Modelos com tecnologia, conforto e segurança, prontos para transformar seu dia a dia.
🛣 Visite a Ford Buriti e aproveite as ofertas especiais.
📱 (77) 9 8855-1000
🖥 http://www.buritiford.com.br/
#GrupoBrandao #FordBuriti #Ford #FordBrasil
Fonte:Informe Publicitário
Após o anúncio do presidente Donald Trump de tarifas de 50% aos produtos brasileiros, o republicano deve anunciar mais retaliações ao Brasil na próxima semana. A informação foi apurada pelo analista de Internacional Lourival Sant’Anna. #CNNBrasil
A Venezuela começou a taxar produtos brasileiros com alíquotas que variam ente 15% e 77%. A decisão do regime de Nicolas Maduro recai inclusive sobre produtos com certificação de origem que estariam isentos da taxação. A informação sobre a taxação foi veiculada pela Folha de Boa Vista, de Roraima, e confirmada pela Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fier), segundo publicação da Revista Veja desta sexta-feira (25).
Roraima é o estado mais afetado com a medida, uma vez que faz fronteira com a Venezuela. Segundo a Veja, a Fier não conseguiu confirmar os percentuais das alíquotas aplicadas, pois elas variam a depender de quem seja o exportador e o produto vendido ao país vizinho.
A decisão de Nikolas Maduro descumpre Acordo de Complementação Econômica firmado em 2014 entre Brasil e Venezuela que estabeleceu livre mercado a praticamente todos os produtos comercializados entre os países.
"O Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER) informa que já iniciou apurações internas para identificar as dificuldades quanto à aceitação dos Certificados de Origem de produtos brasileiros por parte das autoridades venezuelanas. Paralelamente, está em contato direto com as autoridades competentes do Brasil e da Venezuela, em busca de esclarecimentos e soluções rápidas que visem a normalização do fluxo comercial bilateral", diz nota da Fier.
A Fier ainda "esclarece que, até o momento, os processos de emissão e reconhecimento dos certificados seguem rigorosamente as normas da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) e os termos previstos no Acordo de Complementação Econômica nº 69 (ACE 69), firmado entre os dois países. Reitera o compromisso da FIER com a transparência, a celeridade e o diálogo permanente com os setores envolvidos, a fim de preservar e fortalecer as relações comerciais.”
Clique AQUI e faça sua matrícula.
Whatsapp: 77 9.9863-2669
Barreiras, Luis Eduardo Magalhães e São Desidério.
25
Jul/25 |
Vida Farma Delivery. Precisou ligou! |
Faça Medicina na UNIFAAHF! 🩺✨ Se você já concluiu um curso superior, essa é sua chance de ingressar em Medicina sem precisar fazer vestibular! ✅ Estrutura completa e moderna ✅ Aulas práticas desde o primeiro semestre ✅ Ensino de excelência e credibilidade 📅 Vagas limitadas! Inscreva-se agora.
#MedicinaUNIFAAHF #VestibularMedicina #PortadorDeDiploma #OsMelhoresFazemUNIFAAHF
25
Jul/25 |
Uma homenagem da Rede São Camilo |
25
Jul/25 |
luga-se Mini Carregadeira |
Barreiras foi escolhida para sediar um novo empreendimento da Rede Ibis, pertencente ao grupo francês Accor, uma das maiores redes hoteleiras do mundo. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (23), durante reunião no gabinete municipal com a presença do vice-prefeito Túlio Viana, da secretária de Indústria, Comércio e Serviços, Moriá Hummel, e do empresário André Turton, representante da Accor. Também participaram do encontro a subsecretária Cristiane Pacheco, a assessora especial Pollyceia Oliveira e o corretor Joabe Brasil.
Com um investimento estimado em mais de R$ 30 milhões, o hotel será construído em uma área superior a dois mil metros quadrados e deverá gerar mais de 2 mil empregos diretos e indiretos. A localização do futuro hotel já está definida, marcando mais um avanço na consolidação de Barreiras como um dos principais pólos de desenvolvimento da Bahia e do interior do Brasil.
De acordo com André Turton, a escolha de Barreiras foi resultado de uma análise criteriosa realizada pela Accor em todo o país. “A cidade tem um déficit hoteleiro relevante diante do seu crescimento acelerado. A Accor identificou esse potencial e entendeu que Barreiras, como capital do Oeste baiano, merece uma estrutura moderna e compatível com a sua força econômica. O projeto da Rede Ibis aqui já é uma realidade e a nossa expectativa é iniciar as obras em 2026, e não tenho dúvidas de que será um grande sucesso”, afirmou o empresário.
Barreiras tem se destacado por seu dinamismo econômico e pela forte atuação nos setores do agronegócio, agropecuária, comércio e serviços. Em 2024, o município alcançou a segunda melhor média do estado no Índice de Progresso Social (IPS), com destaque nos pilares de Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-Estar e Oportunidades. Com uma população estimada em quase 170 mil habitantes, a cidade tem atraído investimentos robustos em infraestrutura, educação, saúde e desenvolvimento empresarial.
O vice-prefeito Túlio Viana comemorou o anúncio e reforçou o papel da gestão municipal na atração de novos empreendimentos. “Estamos muito felizes com a chegada da Rede Ibis em Barreiras. A gestão municipal está aberta e comprometida com esse novo ciclo de crescimento. Estamos em um momento de forte conexão entre a administração pública e o setor privado e temos uma equipe preparada, proativa e engajada em tirar os projetos do papel, solucionar entraves e garantir segurança para quem deseja investir aqui. Barreiras vive um novo tempo, em que a cidade se vende por si só, por sua potência, seu povo e suas oportunidades”, disse.
A secretária Moriá Hummel destacou o simbolismo da chegada da rede hoteleira e o papel estratégico do município. “Barreiras é hoje um dos principais centros de desenvolvimento do interior nordestino, com forte vocação no agronegócio, comércio e serviços. O interesse de uma gigante como a Accor mostra que o nosso ambiente de negócios está maduro, atrativo e preparado para receber grandes marcas. Essa expansão é reflexo do trabalho que estamos fazendo para posicionar Barreiras como referência nacional em desenvolvimento sustentável e econômico”, disse.
Com sede na França, a Accor é uma potência global no setor hoteleiro. São mais de 5.400 hotéis espalhados por mais de 110 países, com faturamento bilionário e presença marcante nas principais capitais do mundo. No Brasil, o grupo opera mais de 400 unidades.
A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, mantém o ritmo acelerado das obras estruturantes em diferentes regiões da cidade. Nesta sexta-feira (25), uma nova frente de trabalho foi iniciada na Avenida Souza Moreira (Mandacarú), onde está sendo realizada a escarificação de pontos críticos para recomposição da base e posterior pavimentação. Considerada um dos principais corredores de ligação entre os bairros Vila Brasil, São Miguel, Santa Luzia, Sombra da Tarde e Buritis, a via receberá intervenções que visam melhorar as condições de tráfego e a mobilidade urbana.
No bairro São Miguel, a Rua Anísio Teixeira continua recebendo serviços de base e será contemplada com mais de 400 metros de pavimentação asfáltica, além de sinalização vertical e horizontal já nas próximas semanas. A obra faz parte do cronograma estratégico da Prefeitura e vai beneficiar diretamente os moradores da região, promovendo melhorias na circulação e valorização urbana. Outras quatro travessas paralelas à via principal também serão asfaltadas, somando mais 200 metros lineares de pavimento.
Já no Angélica Ayres as equipes avançam com a pavimentação realizada no formato de parceria público-privada com os proprietários de chácaras. A intervenção atende uma demanda dos moradores e representa mais um passo na urbanização da comunidade, promovendo qualidade de vida e infraestrutura adequada para os habitantes.
Conforme o gestor municipal, essas ações reforçam o compromisso da administração com o desenvolvimento urbano planejado e a melhoria contínua das condições de mobilidade em Barreiras.
“A Souza Moreira é um eixo fundamental para o deslocamento diário de milhares de moradores. Nossas equipes estão atuando em pontos estratégicos com intervenções que se fazem necessárias para garantir melhor trafegabilidade. Ao mesmo tempo, seguimos com as obras de pavimentação na Rua Anísio Teixeira, na comunidade Angélica Ayres, realizada em parceria com os moradores e no bairro Santo Antônio, com a aplicação de microrrevestimento asfáltico à frio, que confere maior durabilidade a pavimentação existente”, destacou o prefeito Otoniel Teixeira.
A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou oficialmente nesta sexta-feira (25), o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), uma iniciativa inovadora voltada à qualificação contínua dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento marcou a institucionalização do NEPS e contou com a presença de autoridades municipais, representantes de instituições de ensino e do Governo do Estado.
A secretária municipal de Saúde, Larissa Barbosa, celebrou a implementação do núcleo, destacando que o momento representa um compromisso duradouro com a valorização dos servidores da saúde e o fortalecimento do SUS. “Estamos muito felizes em institucionalizar esse núcleo que pretende gerar frutos de forma sistemática e rotineira. Sem educação permanente, nenhuma instituição ou empresa evolui. Os servidores são as grandes estrelas e multiplicadores desse processo. Promover essa troca entre o SUS e as instituições de ensino é uma contrapartida da gestão, que se compromete a oferecer capacitações contínuas. A ideia é que este núcleo se mantenha ativo, ampliando suas ações com os protagonistas da saúde do nosso município”, afirmou.
Participaram do evento representantes da Ufob, Uninassau, Ifba e da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, além de servidores da rede municipal. A coordenadora do curso de Medicina da Ufob, Raquel Porto, também destacou a importância do momento. “É um orgulho integrar este projeto e oferecer a nossa contribuição para as comunidades e todos que fazem parte do SUS. Trazemos o nosso conhecimento para fortalecer essa construção coletiva”.
A coordenadora de estágio do curso técnico em Enfermagem da Ifba, Gislaine Nunes, reforçou o papel das instituições de ensino na melhoria da saúde pública. “Utilizamos os equipamentos e as equipes do município no processo de formação dos nossos alunos. Agora, poderemos retribuir contribuindo com conhecimento e qualificação, ajustando nosso ensino às demandas reais do município e, assim, garantindo serviços ainda melhores à população”.
Para Araton Cardoso, apoiador institucional da Diretoria de Atenção Básica da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Barreiras se destaca mais uma vez com uma iniciativa pioneira. “Nenhum outro município teve ainda essa atitude de estruturar uma rede como esta. Levar qualificação aos trabalhadores da ponta é um passo importante, e Barreiras certamente será referência para toda a Bahia”.
O lançamento do NEPS foi seguido da realização da primeira oficina com o tema “O papel da EPS na qualificação do serviço e formação dos trabalhadores(as) da saúde”. O encontro reuniu os diversos setores da Secretaria de Saúde, em conjunto com as instituições de ensino, para o início do planejamento de ações integradas voltadas à qualificação contínua dos serviços de saúde no município e em toda a macrorregião Oeste.
Na manhã desta sexta-feira, 25 de julho, Tito acompanhou o governador Jerônimo Rodrigues em uma visita técnica ao canteiro de obras de ampliação e requalificação do Aeroporto Regional de Barreiras. A intervenção, há décadas aguardada, marca um avanço histórico para a infraestrutura e mobilidade aérea do Oeste baiano.
Durante a visita, também estiveram presentes o deputado federal e chefe da Casa Civil da Bahia, Afonso Florence, o diretor da Seinfra Saulo Pontes, o presidente do Partido dos Trabalhadores de Barreiras, Hudson Alves, o líder político Jonas Paulo, entre outras líderançaas. A comitiva inspecionou os projetos de reforma e modernização do terminal, que prevê melhorias estruturais significativas para atendimento de voos comerciais e crescimento do turismo e da economia local.
De acordo com Tito, o investimento reforça o compromisso do Governo da Bahia com a interiorização do desenvolvimento e a valorização de Barreiras como principal polo regional. A obra é uma conquista coletiva, fruto da mobilização de lideranças políticas e sociais que há anos defendem o potencial estratégico do aeroporto.
"Essa obra é resultado do compromisso e da sensibilidade do governador Jerônimo, que tem olhado com atenção especial para o Oeste da Bahia. Também é fruto da retomada do protagonismo do Governo Federal no investimento em infraestrutura e integração regional. Estamos vivendo um novo tempo, com mais obras, mais inclusão e mais oportunidades para o Oeste baiano", destacou Tito.
A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), por meio do Conjunto Penal de Barreiras, realizou mais uma remessa de doação de alimentos nesta quarta-feira (24). Desta vez, foram mais de 224 kg de produtos alimentícios destinados à Instituição Nova Vida. A ação reafirma o compromisso social da pasta com a comunidade local.
Os alimentos foram colhidos diretamente da horta cultivada dentro da unidade prisional, um projeto que alia ressocialização e sustentabilidade. Entre os itens doados estão beterraba, cebolinha, coentro, berinjela, rúcula, couve e mamão — todos produzidos de forma totalmente orgânica, sem o uso de produtos químicos.
A horta é cuidada pelos próprios internos da unidade, que também são responsáveis pela montagem dos kits de doação. A iniciativa, além de proporcionar alimentos saudáveis para instituições que atuam com pessoas em situação de vulnerabilidade, também oferece aos reeducandos a oportunidade de aprenderem uma nova profissão e desenvolverem senso de responsabilidade, trabalho em equipe e cidadania.
Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes
Segurança e conforto para o seu veículo
Setor de peças
A Unipeças Centro Automotivo funciona em uma loja ampla, moderna, climatizada, confortável e aconchegante para seus clientes, amigos e funcionários. E com o ótimo atendimento de sempre.
Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes, no bairro Jardim Imperial, na cidade de LEM.
Oficina
Fazemos o alinhamento de seu veículo em tecnologia 3D, balanceamento local com equipamentos de última geração e dos mais diversos serviços como: Reparo de pneus, troca de lâmpadas externas, cristalização de para-brisas, troca de óleo, suspensão, injeção eletrônica. Trabalhamos com todas as marcas nacionais e importados e com peças originais.
Alinhamento
Oficina
Alinhamento
Setor de peças
Contando com uma experiência de 20 anos no mercado de trabalho, a UNIPEÇAS - Centro Automotivo, em parceria com a Porto Seguro, trabalha com profissionais qualificados para melhor atendê-lo.
Telefones: 77 3628-6988 ou 9.9969-1103 ou 99955-3815.
TELAMAR - Rua Luiz Cláudio Nunes, 123, Jardim Imperial
Galvanizada e revestida em PVC
Fechamento de grandes áreas
Telas Onduladas Artísticas (Ótis) - As telas onduladas, também conhecidas como tela artística ou tela otis, podem ser fabricadas em diversas aberturas de malhas e com diferentes bitolas de fios.
Há mais de 20 anos no mercado, a TELAMAR é uma empresa consolidada, trabalhando com produtos de alta qualidade, atendendo cada cliente de maneira personalizada e de forma rápida e eficiente.
CONCERTINA NOS DIÂMETROS 30,35 e 45 cm
Concertinas - é uma barreira de segurança laminada, de forma espiralada, possui lâminas pontiagudas, cortantes e penetrantes. A concertina é a evolução do arame farpado e geralmente são utilizados em muros, alambrados, cercas, portões, telhados e torres. São feitos de aço galvalume e dificilmente são cortados por ferramentas convencionais.
Maior estoque da região
Para mais informações, ligue: (77) 3628-5544 (Também atende como Whatssap)
www.telamaralambrado.com.br
Uma comitiva internacional, formada por representantes do setor têxtil global e de organizações ambientais internacionais, visitou o Oeste da Bahia, em 23 de julho, para conhecer de perto o modelo sustentável de produção de algodão na região. Com apoio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), a ação integrou o terceiro dia do Brazilian Cotton Dialogues, iniciativa promovida pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), por meio do programa Cotton Brazil. Durante a programação, os participantes visitaram duas propriedades do Grupo Franciosi e o Centro de Análise de Fibras da Abapa, e avaliaram positivamente o sistema de irrigação baiano e a estrutura tecnológica utilizada na classificação da fibra.
Formado por representantes da International Textile Manufacturers Federation (ITMF), da Better Cotton (BC) e da IDH Trade, além de executivos de grandes marcas e grupos têxteis globais, como IKEA, Premier Mills, Lacoste, Karsu e Glossy Impex, e representantes da Abrapa, o grupo iniciou sua viagem pelo Brasil no dia 20 de julho, passando por outros estados antes de chegar à Bahia. “A visita ao Oeste baiano foi uma oportunidade para mostrar, na prática, como o produtor baiano adota as boas práticas agrícolas, respeitando as normas ambientais e utilizando tecnologias de irrigação eficientes”, destacou Douglas Orth, vice-presidente da Abapa.
A Bahia é líder na utilização da irrigação na cotonicultura no Brasil, especialmente naquela região. A gestão hídrica responsável e o monitoramento constante desses recursos contribuem para a sustentabilidade na produção de algodão. “Muitos visitantes nunca tinham visto um sistema de irrigação, nem conheciam a realidade produtiva da nossa região. A imagem que fica é a de um setor comprometido com o meio ambiente”, completou Orth.
Quem esteve na Bahia pela primeira vez elogiou o que viu. “Com as evidências que tivemos, posso afirmar que existem bases sólidas e as melhores práticas sendo aplicadas, capazes de atender às exigências dos clientes imediatos e de toda a cadeia de abastecimento. Além disso, gostaria de parabenizar a todos pelo mecanismo de avaliação da qualidade do algodão. É notável a capacidade que vocês possuem para garantir esse controle”, afirmou Adolfo Lopes, diretor das Américas para Sustentabilidade e Gestão de Fornecedores da Lacoste.
Sustentabilidade no campo
Na Fazenda Santana, localizada em Riachão das Neves, os visitantes conheceram o sistema de irrigação que permite a produção de até duas safras por ano, além de um ciclo com plantas de cobertura — prática que contribui para a saúde do solo e o equilíbrio ambiental. A qualidade da água utilizada chamou a atenção da comitiva, que provou da água limpa e potável captada na fazenda, a convite da produtora Ana Paula Franciosi, que também integra a diretoria da Abapa.
“Mostramos como conseguimos equilibrar alta produtividade com preservação ambiental. Levamos o grupo para conhecer uma das nossas áreas de preservação, com um rio de águas cristalinas, justamente para demonstrar que é possível produzir em larga escala, cuidar da natureza, preservar os animais nativos e, ao mesmo tempo, entregar algodão de qualidade que vira roupa para o mundo”, afirmou Ana Paula.
Em seguida, o grupo visitou a Fazenda Santa Isabel, em Luís Eduardo Magalhães, onde foi apresentada a central de monitoramento dos pivôs de irrigação. Com base em dados, como temperatura, umidade relativa do ar e taxa de evaporação, são tomadas decisões mais precisas sobre o momento ideal e o volume necessário para irrigação. A tecnologia e os equipamentos de grande porte permitem otimizar o uso da água, irrigando áreas maiores com o mesmo volume.
Para o diretor executivo da Abapa, Gustavo Prado, o fato de os participantes experimentarem, literalmente, a sustentabilidade das lavouras ao beberem a água usada na irrigação reforça a solidez do processo produtivo: “Isso fortalece a credibilidade do nosso trabalho e reforça, com transparência, a mensagem que queremos levar ao consumidor final. E o melhor: com os representantes certos vendo tudo isso de perto, na prática”, destacou.
Infraestrutura
Com 14 equipamentos HVI — sendo 12 do modelo M1000 e dois do Classing QPro, todos da marca Uster —, a infraestrutura do Centro de Análise de Fibras da Abapa também chamou atenção dos visitantes. A unidade atende 100% dos produtores baianos e ainda processa amostras de outros estados da região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). “O equipamento que vocês têm é de primeira. As instalações mostraram isso também, o que gera muita confiabilidade no processo”, reforçou Adolfo Lopes, da Lacoste.
A agenda do Brazilian Cotton Dialogues segue até o dia 25 de julho. Idealizado e coordenado pela Abrapa, o programa Cotton Brazil é realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e conta com o apoio da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea).
A ampliação e requalificação do Aeroporto de Barreiras – Dom Ricardo Weberberger, no Oeste baiano, que reúnem a cerca de R$63,43 milhões em investimentos, receberam nesta sexta-feira (25) a visita do governador, Jerônimo Rodrigues. Acompanhado pelo superintendente de infraestrutura de transportes da Bahia, Saulo Pontes, representantes do movimento “Decola Oeste” e outras autoridades, o governador destacou a relevância estratégica do empreendimento para impulsionar o desenvolvimento econômico da região, especialmente nas áreas do agronegócio, turismo e logística.
“Além do transporte de pessoas, de passageiros, teremos aqui um aeroporto muito importante para exportação. Por exemplo, o cacau — não tenho dúvidas de que este aeroporto será fundamental. Além dele, temos também os aeródromos, que são aeroportos menores, como o de Santa Rita de Cássia. Portanto, estamos abrindo a possibilidade de garantir que, por ser uma região com uma geografia muito ampla, tenhamos condições de atender diferentes demandas: transporte de pacientes, turismo, negócios. Este aeroporto, com fé em Deus, estará pronto até meados do ano que vem. Vamos voltar aqui para entregá-lo completamente finalizado”, pontuou o governador.
“Hoje, nós estamos aqui na visita de inspeção, a empresa já instalada, já montando o canteiro, para que no dia 5 [de agosto] já comece propriamente a obra de ampliação da pista. Com a ampliação, nós vamos chegar a ter uma pista acessível para o pouso de boeing. Hoje, só pousa aqui modelos ATR, com 70 passageiros. Depois de ampliada vai pousar boeing com 200 passageiros,” pontuou Pontes.
De acordo com um dos representantes do movimento “Decola Oeste”, Ricardo Scartezini, “é com muita alegria que a gente recebe essa visita do governador, porque esse aeroporto é extremamente importante. Aqui a gente está falando sobre economia, sobre educação, sobre saúde, enfim, sobre todos os meios sociais que esse aeroporto vai trazer para toda a nossa região, fortalecendo todo o oeste da Bahia e fortalecendo toda a nossa população aqui.”
Entre as principais intervenções está a construção de um novo Terminal de Passageiros (TPS), com área de 2.200 m² — quase quatro vezes maior que o atual, de 600 m² —, com capacidade para atender até 300 passageiros por hora em horários de pico. O projeto, orçado em R$ 19,3 milhões com recursos do Governo do Estado, será executado pelo Consórcio Projetista Barreiras, que terá até três meses para elaborar os projetos básicos e executivos. Após aprovação, as obras deverão iniciar ainda no segundo semestre e terão duração prevista de 360 dias.
A pista de pouso e decolagem (PPD) passará de 1.600 m para 1.950 m de comprimento por 30 m de largura, permitindo a operação de aeronaves com capacidade de até 200 passageiros. Também estão previstas a reforma e adequação da taxiway, construção de um novo pátio de aeronaves e implantação de sistemas de drenagem, balizamento noturno e auxílios à navegação. Essa etapa conta com investimento de R$ 44 milhões, provenientes do Governo Federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e será executada pelo Consórcio Aeroporto de Barreiras Pórtico.
O governador continua na região Oeste, onde cumpre uma extensa agenda regional até segunda-feira (28), e visita outros municípios.” É um governo mais próximo, uma concepção de governar conhecendo, fazendo entregas. Isso é um modelo nosso de fazer política perto das pessoas”, finalizou Jerônimo.
25
Jul/25 |
Jovem motociclista fica ferido após colisão com caminhão na BR-242 em Luís Eduardo Magalhães |
Por volta das 12h50 desta quinta-feira (24), um adolescente de 17 anos que pilotava uma motocicleta ficou ferido após se envolver em um acidente com um caminhão baú na BR-242, nas proximidades da Secretaria de Segurança, em Luís Eduardo Magalhães.
Segundo informações da Superintendência de Trânsito (SUTRANS), o jovem perdeu o controle da motocicleta ao passar por ondulações na pista causadas pelo tráfego constante de veículos pesados, enquanto tentava realizar uma ultrapassagem. Com o desequilíbrio, a moto foi parar debaixo do caminhão e chegou a ser arrastada por alguns metros. O motociclista caiu no asfalto logo após a colisão.
O condutor do caminhão, visivelmente abalado, concedeu entrevista ao repórter Weslei Santos ainda no local. Entre lágrimas, ele relatou o desespero que sentiu ao imaginar que o adolescente havia sido atingido pela carreta. “Na hora, meu coração gelou. Achei que ele estava embaixo do caminhão… foi um susto terrível”, disse o caminhoneiro.
O veículo de carga, que transportava materiais de construção, estava realizando entregas em Luís Eduardo Magalhães e seguiria para Barreiras.
A vítima foi socorrida por uma equipe do SAMU e encaminhada ao Hospital do Oeste (HO). De acordo com informações preliminares, o jovem sofreu um corte na região dos testículos, mas estava consciente no momento do atendimento.
O governador Jerônimo Rodrigues chegou nesta sexta-feira (25) ao município de Barreiras, onde ficará sediado durante uma nova rodada de compromissos oficiais pelo interior da Bahia — desta vez, na região Oeste do estado. A agenda intensa se estenderá por quatro dias, com entregas de obras, anúncios e visitas técnicas nos municípios de Cristópolis, Angical, Riachão das Neves, Mansidão e Barreiras. (CLIQUE AQUI PARA VER A FALA DO GOVERNADOR).
A programação teve início ainda na sexta, com compromissos em Cristópolis. No sábado, o governador visita Angical e Riachão das Neves; no domingo, segue para Mansidão; e encerra a jornada em Barreiras, com atividades também previstas para a segunda-feira.
Assim como na recente passagem por Juazeiro, no Norte baiano, Jerônimo reforça o modelo de gestão baseado na escuta ativa e na atuação descentralizada. A proposta é levar o governo diretamente aos territórios, aproximando o Executivo das realidades locais e fortalecendo a administração regional.
Logo às 9h da manhã de sexta, o governador visitou as obras de ampliação do aeroporto de Barreiras. À tarde, às 15h, seguiu para Cristópolis, onde entregou a ampliação de um colégio estadual, pavimentações, uma nova Delegacia Territorial, viaturas para a Polícia Militar e diversos equipamentos nas áreas de saúde e educação, como um ônibus escolar, uma van para transporte de pacientes, aparelho de raio-X, mobiliário escolar e a autorização para implantação de sistemas de abastecimento de água.