Notícias

07
Jun/25

Programas de Pós-Graduação selecionam novos estudantes de mestrado e doutorado na UFOB

As pessoas interessadas em fazer numa pós-graduação da UFOB já podem se inscrever nos processos seletivos para ingresso de estudantes regulares de doutorado e mestrado. As vagas são para as áreas de Bioquímica e Biologia Molecular e Ciência dos Materiais. As inscrições são gratuitas.   

Bioquímica e Biologia Molecular

São ofertadas 8 vagas no doutorado (sendo quatro vagas para ampla concorrência, duas para pessoas negras e duas para pessoas de comunidades remanescentes de quilombos ou povos originários; transexuais ou travestis ou transgêneros; refugiadas; e pessoas com deficiência) e 11 no mestrado (sendo sete vagas para ampla concorrência, duas para pessoas negras e duas para pessoas de comunidades remanescentes de quilombos ou povos originários; transexuais ou travestis ou transgêneros; refugiadas; e pessoas com deficiência).

Para concorrer, os candidatos devem seguir as orientações que constam no Edital Interno 1/2025, disponível no site.  As inscrições estão abertas até dia 30 de junho de 2025. Inicialmente, a pessoa candidata deverá acessar o site do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM) para realizar a inscrição no sistema SIAD, enviando a documentação solicitada nesta etapa. Em seguida, é preciso fazer a inscrição no Sistema de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) na página do Programa no site da UFOB. 

Acesse o Edital Geral Edital Interno.

Outras informações podem ser obtidas por meio do e-mail [email protected].

Ciência dos Materiais

O Programa de Pós-graduação em Ciência dos Materiais (Promat) está com processo seletivo para preenchimento de três vagas, na área de concentração Ciência e a Tecnologia dos Materiais, em três linhas de pesquisa: “Propriedades Quânticas de Materiais Avançados”; “Modelagem Teórica e Computacional de Materiais”; e “Síntese e Estudos dos Materiais Multifuncionais” 

Para participar, é preciso ter formação superior nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Biológicas e da Saúde e outras áreas correlatas e se inscrever gratuitamente, via formulário eletrônico até o dia 20 de junho. A seleção será em etapa única, em que serão avaliadas a formação acadêmica, o Curriculum Lattes e as cartas de recomendação da pessoa candidata.

As aulas das pessoas aprovadas começarão no segundo semestre de 2025.  Mais informações sobre a documentação exigida, os critérios de avaliação e o cronograma do processo seletivo podem ser obtidas no site do Promat ou no edital da seleção. Dúvidas podem ser tiradas pelo e-mail [email protected].

Da Reserva de vagas

Os dois processos seletivos reservam vagas para pessoas candidatas negras; pessoas de comunidades remanescentes de quilombos ou povos originários; pessoas transexuais ou travestis ou transgêneros; pessoas refugiadas; e 3.2.2.4. pessoas com deficiência, conforme a Instrução Normativa PROPGP/UFOB nº 3/2023, de 13 de setembro de 2023. 

Fonte:Ascom UFOB
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades