Notícias

06
Mai/25

Vice-prefeito Túlio Viana e secretária Larissa Barbosa apresentam avanços e desafios da saúde em Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Barreiras

Acolhendo convite da presidência da Câmara Municipal, o vice-prefeito Túlio Viana e a secretária Municipal de Saúde, Larissa Barbosa, participaram na última quarta-feira (30), de uma Audiência Pública realizada na sede do Poder Legislativo. O momento foi considerado oportuna pela gestão municipal para apresentar um balanço dos principais avanços e desafios da saúde pública nos primeiros 100 dias da administração, reafirmando o compromisso com a transparência e o diálogo institucional.

A Audiência que foi conduzida pelo presidente da Câmara de Vereadores, Yuri Ramon; contou ainda com as presenças do defensor público Dr. Ênio Ribeiro; da diretora do Hospital do Oeste, Marina Manolin; do coordenador do Núcleo Regional de Saúde, Juca Galvão; além de vereadores, representantes de entidades como a AMABE, Mães Atípicas, pessoas com deficiência e profissionais de saúde.

Organizado em quatro blocos temáticos, o encontro permitiu aos debatedores e convidados questionarem diretamente a secretária, e ao vice-prefeito sobre diferentes aspectos da gestão da saúde. No primeiro bloco, foi apresentado um panorama do Sistema Único de Saúde (SUS) no município entre 2021 e 2024, incluindo a evolução dos indicadores e os custos das unidades de saúde.

O segundo bloco destacou a relevância do SUS na melhoria da qualidade de vida da população barreirense, como a redução de 9,26% na taxa de mortalidade infantil em 2024. Nos primeiros 100 dias da atual gestão, a rede municipal já realizou 22.631 atendimentos no Centro de Especialidades Leonídia Ayres, 10.730 no Hospital Eurico Dutra, 5.562 no CAM, 1.953 no CEAH, 1.316 no CTA e 25.322 atendimentos na UPA. A farmácia básica atendeu mais de 38 mil usuários, por meio de 53 unidades de saúde.

No terceiro bloco, foram apresentados dados sobre o quadro de recursos humanos da Secretaria, que conta atualmente com 1.475 profissionais, entre médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e demais servidores de níveis médio e superior. No último bloco, foram detalhadas as metas para o ano de 2025, entre elas, a conclusão e operação do Hospital Municipal Edsonnina Neves de Souza, ampliação da frota da saúde, aprimoramento do programa de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), implantação do plano de trabalho do Hospital Veterinário e o fortalecimento da assistência a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Durante sua fala, a secretária Larissa Barbosa enfatizou que a Audiência Pública foi uma oportunidade relevante para prestar contas e esclarecer à população as responsabilidades de cada esfera de governo no funcionamento do SUS.

“Este espaço é fundamental não apenas para expormos os avanços e desafios enfrentados na gestão da saúde, mas também para esclarecer à população o papel de cada ente federativo – municipal, estadual e federal – na construção e no funcionamento do SUS. Estamos sempre à disposição para dialogar e ouvir os usuários, porque só assim podemos aprimorar continuamente os serviços prestados pelo município”, destacou a secretária.

O vice-prefeito Túlio Viana também reforçou o caráter democrático e técnico da Audiência Pública. “Este é um espaço legítimo de escuta e prestação de contas. A saúde tem sido tratada como prioridade na gestão, com investimentos estratégicos e planejamento. Seguiremos atuando com responsabilidade para garantir que os serviços cheguem com dignidade e eficiência a todos os cidadãos”, afirmou.

Fonte:DIRCOM, prefeitura de Barreiras
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades