Venha se deliciar com nossa feijoada completa, feita com aquele tempero caseiro que você já ama. E para deixar o seu almoço ainda mais especial, teremos música ao vivo com Valter Lins, trazendo muita alegria para a nossa casa! 🎶❤️
⠀⠀⠀⠀⠀
📍 Reserve sua mesa e venha viver essa experiência cheia de sabor e música boa.
RESTAURANTE TEMPERO NOVO 🥗
📍 R. Treze de Maio, 850 - Jardim Paraíso Fase I - Luís Eduardo Magalhães/BA.
📲 Fone: 77 3628-3978
O segundo dia da Cacauicultura 4.0 foi marcado por troca de experiências, palestras técnicas, debates e painéis que reuniram produtores, especialistas e pesquisadores de diversos países e estados brasileiros, em pleno Cerrado baiano. O foco das discussões foi a construção de uma cacauicultura mais moderna, produtiva e sustentável. Entre os principais temas abordados estiveram o cultivo regenerativo, o manejo integrado de pragas, inovações tecnológicas e as novas exigências do mercado internacional.
O coordenador-geral de Pesquisa e Inovação da Ceplac, Paulo Marrocos, destacou o papel da pesquisa científica para o fortalecimento da cadeia produtiva do cacau e a importância da aproximação com instituições de ensino. “A pesquisa é essencial para o fortalecimento estratégico da produção de cacau. O mundo vê o Brasil como um sistema robusto, e isso reforça a necessidade de firmar parcerias sólidas com universidades. Elas ampliam as possibilidades de inovação e consolidação da cadeia. Para nós, da Ceplac, é uma honra participar mais uma vez desse evento e contribuir com as diretrizes estratégicas da cacauicultura”, afirmou.
Painéis ampliam visão sobre produtividade e mercado
Além das palestras, o público acompanhou painéis com produtores, consultores e pesquisadores que discutiram caminhos para o aumento da produtividade e a resiliência da cultura, a partir da junção entre ciência, manejo e experiência prática.
Em uma das mesas, o debate se concentrou no perfil de cacau desejado pelo mercado global — com ênfase em qualidade, rastreabilidade e sustentabilidade — e contou com representantes da indústria que trouxeram uma visão sobre as tendências e oportunidades do setor.
“É essencial promover a atualização dos produtores sobre as melhores práticas e tecnologias. O cacau brasileiro tem potencial para competir globalmente, e eventos como este são fundamentais para alcançarmos esse nível”, avaliou o produtor e investidor Tal Bar Dor, da empresa Peirot Agrobusiness. Ele já plantou 53 hectares de cacau no município de Barra (BA), no Medio São Francisco e planeja dobrar a área em breve.
Estrutura, inovação e parcerias
A estrutura montada em Barreiras atraiu a atenção dos participantes. Além das atividades no auditório, o espaço reuniu estandes de empresas de tecnologia, fertilizantes, engenharia e infraestrutura, além de marcas que ofereceram degustações e produtos derivados do cacau. “Esta é nossa primeira participação na Cacauicultura 4.0, e pretendemos manter essa parceria. Eventos como este são estratégicos para desenvolvermos projetos de irrigação mais eficientes voltados à cultura do cacau”, comentou Igor Lapa, consultor agronômico da Netafim.
O evento segue até este sábado (12), quando será encerrado com um Dia de Campo na Fazenda Santa Helena, em Riachão das Neves (BA). A atividade promete consolidar a troca de experiências e o acesso a técnicas mais avançadas de cultivo e processamento, fortalecendo ainda mais a cultura do cacau no oeste da Bahia.
Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), que tiveram valores descontados indevidamente na fraude milionária descoberta em abril, já podem aderir ao acordo de ressarcimento proposto pelo governo federal. A medida é necessária para que os cidadãos lesados recebam os valores de volta, diretamente em suas contas, sem precisar recorrer à Justiça.
Para isso, os beneficiários devem se dirigir a uma agência dos Correios até o dia 14 de novembro. A instituição iniciou os atendimentos nesta sexta-feira (11), no âmbito da terceira fase do processo.
Na Bahia, 468 agências vão participar da ação. Desse total, 15 funcionam em Salvador.
Mais de 150 mil atendimentos já foram realizados no estado, relacionados aos serviços de análise de descontos de entidades associativas (1ª fase) e resposta às entidades (2ª fase).
Durante o atendimento, os aposentados e pensionistas serão informados sobre os valores calculados por meio de uma "memória de cálculo". Caso concordem com o montante apresentado, o crédito será efetuado automaticamente, em até 30 dias, diretamente na conta cadastrada, sem a necessidade de apresentar documentos adicionais ou retornar à agência.
Podem aderir ao plano de ressarcimento os beneficiários que fizeram a contestação dos descontos e não obtiveram resposta das entidades.
Até o momento, o INSS recebeu 3,8 milhões de contestações, o equivalente a 97,4% dos pedidos abertos em todo o Brasil. Aproximadamente 3 milhões (81%) ficaram sem resposta das entidades associativas.
Os depósitos seguirão a ordem cronológica da adesão ao acordo, ou seja, aqueles que aderirem primeiro vão receber primeiro. O valor será pago em parcela única, atualizado monetariamente com base no IPCA, desde a data de cada desconto até a inclusão na folha de pagamento.
Em comunicado enviado à imprensa, os Correios destacam que esse plano de ressarcimento é fruto de um pacto de conciliação, assinado entre várias instituições. Além do Ministério da Previdência Social e do INSS, assinaram a Advocacia-Geral da União (AGU), a Defensoria Pública da União (DPU), o Ministério Público Federal (MPF) e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB). O documento foi homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o que dá segurança jurídica ao plano operacional apresentado pelo governo federal.
Em meio à fase de adesão ao acordo, os canais de atendimento para consulta e contestação dos descontos feitos pelas entidades também seguem disponíveis até o dia 14 de novembro. Esse prazo pode ser prorrogado se houver necessidade.
Além disso, o INSS vai promover ações de busca ativa em áreas de difícil acesso. A partir de agosto, o instituto vai intensificar ações presenciais em comunidades com o PREVBarco, que levará atendimento a populações ribeirinhas e regiões remotas.
O calendário com as datas e os municípios atendidos pelo PREVBarco poderá ser consultado no site do INSS e pela Central 135.
⚠️ Alerta contra golpes
O INSS e os Correios não enviam links por mensagem e não vão ligar para os beneficiários a fim de discutir o ressarcimento. Também não há necessidade de intermediários.
Para esclarecimentos adicionais, o aposentado ou pensionista deve consultar sempre os canais oficiais: aplicativo Meu INSS e Central 135.
Barreiras - Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
📍 Agência Barreiras - Rua 24 de Outubro, 234 – Centro – Barreiras
ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recebeu nesta sexta-feira (11), na fábrica da Biomm, em Nova Lima, em Minas Gerais, o primeiro lote de insulinas produzidas por meio de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP). Com a transferência da tecnologia da farmacêutica indiana Wockhardt, o Brasil voltará a fabricar o medicamento 100% nacional, sendo viabilizada pelo laboratório público Fundação Ezequiel Dias (Funed) e pela brasileira Biomm.
“Hoje é um dia histórico para a saúde pública brasileira. Depois de mais de duas décadas sem produzir insulina humana, o Brasil retoma essa fabricação para ser entregue ao Sistema Único de Saúde e contribuir com a saúde da população. Estamos vivenciando um momento de celebração com a entrega da insulina humana recombinante ao Ministério da Saúde e ao SUS.”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. “É o Brics acontecendo na realidade, mudando a vida da população brasileira e gerando emprego, renda e tecnologia aqui em Minas Gerais”, destaca em referência ao bloco econômico.
Na ocasião, foram entregues 207.385 mil unidades do medicamento – sendo 67.317 frascos de insulina regular e 140.068 de insulina NPH. Após a transferência total da tecnologia, o Brasil produzirá 50% da demanda relacionada às insulinas NPH e regular no SUS, ou seja, cerca de 45 milhões de doses anuais.
"Uma iniciativa como essa traz segurança aos pacientes de que, independentemente de qualquer crise — como a que vivemos durante a pandemia —, o país tem soberania na produção desse medicamento tão importante. Cerca de 10% da população brasileira tem diabetes, e parte dessas pessoas precisa usar insulina. Isso garante tranquilidade, segurança e estabilidade tanto para o SUS quanto para os cidadãos que dependem do medicamento", reforça Padilha.
Com investimentos de R$ 142 milhões na aquisição da tecnologia, cerca de 350 mil pessoas com diabetes serão beneficiadas. Os contratos preveem a entrega para a rede pública de 8,01 milhões de unidades de insulina, entre frascos e canetas, em 2025 e 2026.
A iniciativa integra a Estratégia Nacional para o Desenvolvimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde. A medida é fundamental para reduzir a dependência externa na aquisição do medicamento essencial ao tratamento de pacientes com diabetes atendidos pela rede pública.
Transferência de tecnologia e fortalecimento do SUS
A partir dessa aquisição inicial, tem início o processo de transferência de tecnologia, conforme previsto nas diretrizes da PDP. Ao final da transferência, a produção do medicamento será totalmente brasileira, com a Funed e a Biomm plenamente capacitadas para fabricar o medicamento no país e abastecer o SUS de forma autônoma.
Nas PDPs, instituições públicas e empresas privadas compartilham responsabilidades para a produção nacional do insumo farmacêutico ativo (IFA) e do produto objeto de PDP, em um processo de transferência de tecnologia reversa. A transferência é efetivada por meio de etapas que incluem a realização de embalagens, controle de qualidade dos insumos, produção do produto acabado e do Insumo Farmacêutico Ativo no Brasil, possibilitando, assim, a produção local do medicamento que será fornecido ao SUS.
Produção nacional de insulina glargina
Além das insulinas NPH e regular, o Ministério da Saúde aprovou, no início de 2025, uma PDP para a produção nacional de insulina glargina. O projeto reúne Bio-Manguinhos (Fiocruz), Biomm e a farmacêutica chinesa Gan & Lee, com previsão inicial de produzir 20 milhões de frascos, para abastecimento do SUS. O medicamento será destinado ao tratamento de pacientes com diabetes mellitus tipos 1 e 2.
SUS: referência em tratamento integral
O SUS oferece assistência integral às pessoas com diabetes, desde o diagnóstico até o tratamento adequado, de acordo com o quadro clínico de cada paciente. A porta de entrada para o cuidado é a Atenção Primária à Saúde, que realiza o acompanhamento contínuo por meio de equipes multiprofissionais. Atualmente, são ofertados quatro tipos de insulinas: insulinas humanas NPH e regular e insulinas análogas de ação rápida e prolongada, além de medicamentos orais e injetável para diabetes mellitus.
Nesta sexta-feira, 11, a CIPPA Lençóis, destruiu fornos ilegais para produção de carvão vegetal em Riacho de Santana e Matina
Durante o cumprimento da OPO nº 1016921, a guarnição India realizou patrulhamento na Zona Rural de Igaporã, onde foram localizados e destruídos 04 fornos de carvão, sendo dois ativos e dois inativos.
Além dos fornos, também foram identificados na mesma localidade aproximadamente 55 m³ de carvão e 220 m³ de madeira nativa.
Na noite da última quinta-feira (10), o prefeito de Barreiras, Otoniel Teixeira, e o vice-prefeito Túlio Viana recepcionaram investidores, produtores e representantes do agronegócio de diversas regiões do Brasil, que participam da 4ª edição da Cacauicultura 4.0, evento técnico-institucional que projeta Barreiras e o Oeste da Bahia para o centro das discussões sobre inovação, sustentabilidade e modernização do cultivo do cacau no país. O encontro contou com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e do presidente da Aiba, Moisés Schmidt.
O evento marcou um novo momento para a cidade e para a região. Ao lado da primeira-dama Chaliny Matutino; da esposa do vice-prefeito, Ayala França; da secretária de Indústria, Comércio e Serviços, Moriá Hummel; da subsecretária Cristiane Pacheco; da assessora Pollyceia Oliveira; além de secretários e subsecretários municipais, o prefeito destacou a alegria em sediar um evento que evidencia a nova vocação agrícola da Capital do Oeste.
O vice-prefeito Túlio Viana também celebrou o momento e destacou o impacto da Cacauicultura 4.0. “Para nós é uma enorme alegria receber aqui investidores, produtores, agricultores de todo o país — e até do mundo — que vieram conhecer Barreiras e essa cultura que se expande como mais uma potencialidade da nossa região. A edição de 2026 seguirá acontecendo em nossa cidade, e isso é motivo de muito orgulho”, completou.
Evento consolida parcerias e projeta Barreiras no cenário global
A Cacauicultura 4.0 simboliza a consolidação de um ecossistema de inovação e sustentabilidade no coração do Oeste baiano. A reunião reuniu nomes de peso da cadeia produtiva e da indústria do cacau, como a presidente da Associação Industrial de Processamento de Cacau (AIPC), Ana Paula Losi, que reforçou o papel transformador da cultura cacaueira na região.
“É o quarto ano que venho para Barreiras. Aqui não se discute apenas cacau, mas uma cacaicultura moderna, com tecnologia e responsabilidade ambiental. Barreiras está mostrando para o Brasil — e para o mundo — que é possível transformar essa cadeia, antes marcada por limitações, em uma rota próspera e inovadora. Quem sabe esta região não se torne, em breve, a maior produtora de cacau do planeta?”, afirmou.
Cristiano Vilela, presidente do Centro de Inovação do Cacau, também destacou no encontro o caráter inclusivo da cultura. “Estamos falando de uma cadeia que beneficia não apenas grandes produtores, mas também a agricultura familiar. O evento movimenta a economia local, lota hotéis, e revela o potencial transformador do cacau para toda a Bahia. Ele é um vetor de desenvolvimento que vai muito além da porteira da fazenda”, disse.
Para o presidente da Cargill, Fábio Marques, Barreiras reúne os atributos ideais para consolidar uma produção de cacau eficiente, sustentável e escalável. “A Cargill patrocina o evento desde a primeira edição e enxerga, com bons olhos, o que está acontecendo aqui. É um território que alia produtividade, inovação e sustentabilidade. Eventos como este são fundamentais para mostrar ao mundo o que o Oeste da Bahia é capaz de produzir”, destacou durante o encontro.
Durante a recepção aos convidados, o prefeito Otoniel Teixeira pontuou a importância desse movimento e destacou que o município, ao sediar um evento dessa magnitude, confirma seu protagonismo como capital da inovação agrícola, abrindo caminhos para um futuro onde o cacau, ao lado de outras culturas consolidadas, seguirá fortalecendo a economia regional e projetando o Oeste da Bahia para o mundo.
“Barreiras está pronta para ser um polo do cacau. Nossa cidade, já reconhecida como capital da soja, do algodão e do café, agora assume um novo papel no cenário do agronegócio com a cacaicultura. Receber representantes de todo o Brasil e do exterior, para debater o futuro dessa cadeia produtiva, só reforça nosso compromisso em fortalecer a agricultura com inovação, sustentabilidade e oportunidades”, afirmou.
A NINO AUTO PEÇAS vende peças seminovas originais de todas as marcas, com garantia. CREDENCIADA NO DETRAN/BA.
NINO AUTO PEÇAS LEM - Avenida Ayrton Senna, próximo à feira livre do Santa Cruz (LEM). Fone: 77 3628-7480.
Há 20 anos em Luís Eduardo Magalhães vendendo peças originais com garantia e colaborando com o meio ambiente e com a reciclagem de veículos.
Avenida Ayrton Senna, próximo à feira livre do Santa Cruz (LEM). Fone: 77 3628-7480.
Na manhã desta sexta-feira (11), aconteceu a cerimônia de posse dos novos conselheiros do Conselho Municipal de Assistência Social de Barreiras (CMAS), na Casa dos Conselhos. O evento contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Ivanete Bastos, da subsecretária Mauritânia Gonçalves; contadora do fundo municipal de Assistência Social, Magda Cavalcante; além de representantes da sociedade civil e do poder público.
Os conselheiros empossados assumiram seus cargos para o novo biênio (2025-2027), neste período, a presidência do CMAS ficará com a sociedade civil, representada por Sandra da Cruz, do Fórum Municipal dos Trabalhadores do SUAS de Barreiras (FMTSUAS). A vice-presidência será exercida por Jelzira Figueiredo, representante da secretaria municipal de Assistência Social e Trabalho – Semast.
Logo após a posse, os conselheiros elegeram a mesa diretora que irá conduzir os trabalhos nos próximos dois anos. O CMAS tem como função acompanhar e fiscalizar as políticas públicas de assistência social no município, garantindo que os direitos da população sejam respeitados.
A secretária Ivanete Bastos destacou a importância do conselho para o fortalecimento das ações sociais em Barreiras. “Aqui, governo e sociedade civil caminham juntos, de forma paritária e é fundamental a participação de todos os segmentos para a construção de políticas que atendam às necessidades da população”, afirmou.
A nova presidente, Sandra da Cruz, agradeceu a confiança e reforçou o compromisso com a defesa dos direitos sociais. “Vamos trabalhar para que o conselho cumpra seu papel com transparência e diálogo”, disse.
Para a vice-presidente, “Que este novo ciclo seja marcado por escuta ativa, respeito à diversidade é um compromisso com o SUAS”. Afirmou Jelzira Figueiredo. O evento encerrou com um momento de confraternização entre os presentes.
O segundo dia da Cacauicultura 4.0, realizado nesta sexta-feira (11) no Parque Natural Engenheiro Geraldo Rocha, em Barreiras, foi dedicado à imersão no conhecimento técnico e na troca de experiências entre produtores, pesquisadores, estudantes e representantes de instituições públicas e privadas. A programação foi marcada por uma série de palestras, painéis temáticos e debates voltados ao fortalecimento da cadeia produtiva do cacau em áreas não tradicionais, com destaque para o Oeste da Bahia.
Realizado pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), o evento trouxe ao centro das discussões temas como inovação, sustentabilidade, uso de tecnologias adaptadas ao clima da região e as oportunidades de crescimento da cacauicultura em novos territórios agrícolas.
Parceira do evento a Prefeitura de Barreiras marcou presença no segundo dia com servidores e os secretários de Meio Ambiente, Demósthenes Júnior; de Agricultura, Joaquim Neto; de Indústria, Comércio e Serviços, Muriá Hummel; de Cultura, Gulla; e de Segurança Cidadã e Trânsito, Ten. Cel. Fábio Santana. Os gestores acompanharam as palestras e participaram de diálogos com o público presente, reforçando o apoio institucional da prefeitura ao desenvolvimento da cadeia produtiva do cacau.
“A parceria entre a Aiba e a Prefeitura de Barreiras tem possibilitado o acesso ao conhecimento técnico por parte de quem mais precisa: os pequenos produtores rurais. Hoje, contamos com a presença de quase 100 agricultores familiares, que têm a oportunidade de ouvir especialistas e entender que a cacauicultura também pode ser uma realidade para eles. Além disso, o evento movimenta a economia e fortalece Barreiras como polo regional de inovação agrícola”, destacou o secretário de Agricultura, Joaquim Neto.
Para a secretária Muriá Hummel, o evento também cumpre um papel estratégico na articulação entre os setores público e privado. “A presença da Prefeitura de Barreiras no evento, inclusive com estande institucional, demonstra nosso compromisso com o fortalecimento da cadeia produtiva e com o incentivo à inovação, à sustentabilidade e à geração de oportunidades para o nosso município”, afirmou.
No estande montado no evento, a Prefeitura divulgou ações voltadas ao desenvolvimento rural sustentável, apresentou materiais institucionais e contou com a presença de técnicos agrícolas que dialogaram com o público e representantes de diversas instituições.
A programação da Cacauicultura 4.0 será encerrada neste sábado (12), com um Dia de Campo na Fazenda Santa Helena, no município de Riachão das Neves, onde os participantes poderão conhecer de perto lavouras de cacau cultivadas a pleno sol — um modelo que vem se consolidando como promissor no Oeste da Bahia.
Veículos bateram de frente no semianel rodoviário || Fotos Redes Sociais || Blog Pimenta
Um jovem de 24 morreu após uma colisão entre a moto que ele pilotava e uma ambulância nesta sexta-feira (11). O acidente ocorreu no semi-anel rodoviário, em Itabuna, no sul da Bahia.
De acordo com a Companhia Independente de Policiamento Rodoviário, os veículos bateram de frente. Com o impacto da colisão, o jovem identificado como Emerson Gabriel foi arremessado para fora da pista. Ele morreu no local.
Conforme apurado pela TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia na região, testemunhas disseram que o motorista da ambulância invadiu a pista contrária, e o motociclista não conseguiu desviar para evitar a batida.
Funcionário da Socializa, Emerson Gabriel morreu no local do acidente || Foto Arquivo Pessoal
Já o condutor da ambulância apresentou outra versão. De acordo com o Hospital de Base, o homem relatou, no Boletim de Ocorrência, que o motociclista fez uma ultrapassagem irregular.
A polícia, no entanto, não confirma nenhuma das versões. As circunstâncias do acidente ainda estão sendo apuradas.
Emerson Gabriel trabalhava como monitor no Conjunto Penal de Itabuna. Além disso, o rapaz era músico e integrante da orquestra da Igreja Evangélica Cristã do Brasil.
Por meio de nota, o Hospital de Base disse que colocou a equipe de Psicologia e Assistência Social da unidade à disposição da família do jovem.
Faça Medicina na UNIFAAHF! 🩺✨ Se você já concluiu um curso superior, essa é sua chance de ingressar em Medicina sem precisar fazer vestibular! ✅ Estrutura completa e moderna ✅ Aulas práticas desde o primeiro semestre ✅ Ensino de excelência e credibilidade 📅 Vagas limitadas! Inscreva-se agora.
#MedicinaUNIFAAHF #VestibularMedicina #PortadorDeDiploma #OsMelhoresFazemUNIFAAHF
Clique AQUI e faça sua matrícula.
Whatsapp: 77 9.9863-2669
Barreiras, Luis Eduardo Magalhães e São Desidério.
O início do programa "Carro Sustentável", anunciado pelo presidente Lula na última quinta-feira (10), já começa a gerar efeito nas tabelas de preço de diversos veículos no Brasil. A nova política prevê alíquota zero de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para modelos enquadrados em critérios ambientais, técnicos e produtivos pré-estabelecidos, e deve baratear pelo menos 12 modelos de sete montadoras diferentes.
Entre os principais requisitos estão baixa emissão de poluentes, produção no Brasil, reciclabilidade, desempenho estrutural e limitação de peso. O objetivo da medida é aquecer as vendas do setor que, apesar dos resultados positivos nos últimos anos, deixou de oferecer carros abaixo de R$ 80 mil. Hoje, os veículos mais baratos do país são Fiat Mobi e Renault Kwid — ambos tabelados acima dessa faixa.
As reduções já estão sendo anunciadas pelas montadoras enquadradas e, via de regra, representam desconto de 5,27% (percentual correspondente ao IPI zerado). Adicionalmente, algumas estão promovendo campanhas próprias de descontos, como Volkswagen e Renault, oferecendo vantagens extras.
Na Volkswagen, inicialmente, apenas o Polo está elegível no programa. A marca já divulgou a tabela de preços atualizada para o modelo, incluindo as versões Track e até a volta da configuração TSI com câmbio manual.
Adicionalmente, a fabricante afirma que está fazendo uma campanha de feirão com “desconto de IPI em dobro”, contemplando outros produtos fora do programa, como Polo Highline, Virtus Highline, Nivus Highline, T-Cross 200 TSI e Saveiro Robust Cabine Simples.
No portfólio da Renault , o Kwid é o principal beneficiário do programa. Segundo a marca, o modelo terá redução de R$ 2 mil dentro dos critérios da política e, adicionalmente, a própria empresa oferecerá descontos de venda direta para pessoa física e bônus varejo.
As quatro configurações do Kwid têm descontos de até R$ 13.400. A maior redução é feita para a opção de entrada, chamada de Zen, que sai dos R$ 80.960 para R$ 67.290.
Fiat Mobi Like já está sendo anunciado com R$ 13 mil de desconto
Na linha Fiat, o desconto de IPI viabilizado pelo governo foi aplicado nos modelos Mobi e Argo. No site de ofertas da marca, os compactos já estão sendo oferecidos com redução de valor e preços que agora começam em R$ 67.990 para o primeiro e R$ 86.990 para o segundo. O desconto chega a R$ 13 mil.
Autoesporte entrou em contato com as demais fabricantes enquadradas no programa, como Hyundai, Citroën e Peugeot, e aguarda resposta sobre os novos preços. Até o momento, as marcas informam que os valores estão em "avaliação interna".
A Chevrolet, em particular, confirmou que irá aderir ao programa e que os descontos serão aplicados no renovado Onix. "Com lançamento previsto para agosto, o Chevrolet Onix 2026 já trará esse repasse. Enquanto isso, a linha 2025 continua disponível com o desconto de IPI vigente", disse.
Nesta sexta (11) e sábado (12), a equipe técnica do setor de Eficiência Digital da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães participa da 7ª edição da Corrida do Algodão, que acontece na Praça do Avião, no bairro Jardim Paraíso.
Durante o evento, promotoras realizam ações de ativação da marca Conecta LEM, com distribuição de brindes exclusivos e interação com o público, incentivando o uso do aplicativo e apresentando suas funcionalidades.
De acordo com Patrícia Torunsky, responsavel pelo setor de Eficiência Digital, "o objetivo da participação é reforçar a presença do Conecta LEM junto à comunidade, mostrando como a tecnologia pode aproximar o cidadão dos serviços públicos de forma prática e acessível".
A Corrida do Algodão é uma realização da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e conta com o apoio da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães.
11
Jul/25 |
Vida Farma Delivery. Precisou ligou! |
11
Jul/25 |
Saúde no seu Bairro é aprovado pela população e deve alcançar toda a cidade, afirma prefeito |
Gleide Almeida
No segundo dia de atendimentos do Programa Saúde no seu Bairro, a população de Luís Eduardo Magalhães segue avaliando positivamente o serviço prestado por toda a equipe de saúde do município. A ação pioneira na região Oeste da Bahia, segue até o sábado (12) e deve atender 5 mil pacientes em sete especialidades
Gleide Almeida, de 46 anos, elogiou todos os servidores envolvidos na ação. “Superou as minhas expectativas, foi muito bom, fui muito bem atendida. Vim para fazer um ecocardiograma e acabei fazendo o exame de mama, que eu nunca tinha feito. Foi rápido. Equipe maravilhosa, estão de parabéns. Sou grata a Deus, me surpreendi com o atendimento e espero que continue assim”, comemorou.
Alaide da Silva
A aposentada Alaíde da Silva saiu aliviada. Ela, que chegou com a indicação para fazer um eletrocardiograma, realizou o exame, pegou o resultado e já saiu com a avaliação médica. O coração está 100%. “Deu tudo bem, tudo positivo e o atendimento foi muito bom, maravilhoso. Desde a chegada até a saída”, declarou.
O secretário de Saúde, Dr. Pedro Henrique Ribeiro, enfatizou o compromisso da equipe com um atendimento humanizado. “Toda a nossa equipe tem se dedicado para oferecer o melhor aos nossos pacientes, e a humanização no atendimento é um pilar do nosso trabalho".
O prefeito Junior Marabá destacou a importância de levar atendimento de qualidade para perto da população. “Estamos cuidando das famílias com carinho e responsabilidade. A saúde é prioridade na nossa gestão, e o objetivo é levar o programa Saúde no seu Bairro para todos os bairros do município, inclusive para a zona rural, garantindo acesso aos serviços para todos”, afirmou.
No plantão de pediatria da Rede São Camilo, seu pequeno sempre conta com atendimento especializado e acolhedor. Até às 23 horas temos plantão presencial e após esse horário a pediatra fica sobreaviso para emergências pediátricas e partos.
Mas se seu pequeno precisar, sempre terá alguém para atendê-lo. Rede São Camilo, você conhece, você confia.❤️
11
Jul/25 |
Saída de pista na BR 135 próximo ao anel viário em Barreiras deixa duas pessoas com ferimentos leves |
Na manhã desta sexta-feira, 11, uma carreta colidiu na traseira de um carro, tendo o condutor perdido o controle da direção e em seguida, saído de pista na BR-135, próximo ao anel viário na saída para Riachão das Neves, na cidade de Barreiras.
Dois ocupantes que estavam num carro acabaram ficando com ferimentos leves. Equipes do SAMU socorreram as vítimas.
A Polícia Rodoviária Federal registrou o registrou o acidente.
A quarta edição da Cacauicultura 4.0 foi oficialmente aberta na noite desta quinta-feira (10), no Parque Natural Engenheiro Geraldo Rocha, em Barreiras (BA). Considerado um dos maiores eventos técnicos e institucionais do Brasil voltado para a cadeia do cacau, o encontro reúne até sábado (12) produtores, especialistas, pesquisadores e autoridades nacionais e internacionais em uma programação intensa que contempla palestras, visitas técnicas e debates estratégicos.
Realizado pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), com apoio do Governo do Estado, prefeituras de Barreiras e Riachão das Neves, empresas privadas e instituições de pesquisa, o evento marca um novo ciclo de fortalecimento da cacauicultura em áreas não tradicionais, como o Oeste da Bahia, que desponta como uma das grandes apostas do agro brasileiro.
O presidente da Aiba, Moisés Schmidt, destacou o papel da nova fronteira agrícola no Cerrado baiano e apontou os avanços técnicos e produtivos da cultura do cacau na região. “O Oeste da Bahia já mostrou ao Brasil que sabe produzir com excelência. Agora, com o cacau, temos a oportunidade de inaugurar uma nova fase da nossa matriz produtiva, mais diversificada, mais resiliente e mais sustentável”, afirmou.
Segundo Schmidt, a cacauicultura no Oeste já ultrapassa 1.500 hectares plantados, com expectativa de alcançar 5 mil hectares até o fim de 2026, e projeções de mais de 20 mil hectares até 2030. A expansão pode representar um incremento de 60 mil toneladas na produção estadual – um aumento de 50% em relação ao volume atual. “Estamos transformando pastagens degradadas em áreas altamente produtivas, com sistemas regenerativos, irrigação e manejo de precisão”, completou.
Protagonismo político e institucional
A abertura do evento contou com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, que foi homenageado com o convite oficial para assumir o papel de patrono da próxima edição do evento, a Cacauicultura 5.0, prevista para 2026.
“Agradeço ao Moisés e à Aiba pelo convite. É um título que muito me honra. A cacauicultura tem tudo para ser uma das grandes forças do agro baiano, especialmente aqui no Oeste. Temos clima, solo, tecnologia e agora um conjunto de instituições trabalhando de forma articulada para dar escala e visibilidade a esse setor”, disse o governador, que reforçou o compromisso do Estado com a pesquisa, a assistência técnica e a agregação de valor à produção, com foco na exportação de amêndoas e produtos industrializados.
Além do governador, participaram da solenidade o secretário estadual da Agricultura, Pablo Barrozo; o prefeito de Barreiras, Otoniel Teixeira; o prefeito de Riachão das Neves, Moab Santana – com destaque para a assinatura de um termo de cooperação técnica entre a Aiba e a Prefeitura de Barreiras para a realização da Cacaicultura 5.0 em 2026.
Conteúdo técnico de alto nível
A programação da primeira noite foi marcada por três palestras que abordaram temas estratégicos para a expansão e consolidação da cacauicultura moderna no Brasil. José Giacoia Neto, diretor mundial de irrigação da Rain Bird International, falou sobre o uso eficiente da água e automação na agricultura. Laerte Moraes, da J.PACTA, apresentou perspectivas de crescimento da produção nacional, e Paulo Marrocos, da CEPLAC, tratou das diretrizes para o fortalecimento da cadeia produtiva com base em ciência e inovação.
Responsabilidade social
Durante a cerimônia, a empresa BioBrasil Produção de Mudas realizou a doação simbólica de 150 mudas de cacau ao Instituto do Câncer do Oeste da Bahia (Icob). A iniciativa tem caráter social: a renda obtida com a comercialização das mudas será destinada à campanha de construção da sede do Hospital do Câncer, em Barreiras.
Formação de novos profissionais
A edição deste ano também reforça o compromisso com a formação de futuros profissionais e com a inclusão de pequenos produtores no novo ciclo da cacauicultura. Cerca de 200 estudantes dos cursos de Agronomia da Ufob e da Uneb participam do evento a convite da Aiba, que também disponibilizou credenciais às prefeituras de Barreiras e Riachão das Neves para distribuição entre as associações de pequenos agricultores. A iniciativa visa democratizar o acesso ao conhecimento, estimular a adesão à cultura do cacau e reconhecer o papel estratégico desses produtores na consolidação da nova fronteira agrícola do Cerrado.
11
Jul/25 |
Governo do Estado amplia isenção de ICMS na conta de luz e beneficia 1,8 milhão de baianos |
Até 1,8 milhão de baianos podem deixar de pagar conta de luz a partir de julho com a ampliação da isenção no consumo de até 80 kWh por mês, anunciada pelo Governo do Estado. O novo benefício da Tarifa Social prevê a gratuidade para famílias inscritas no CadÚnico com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa. A proposta também contempla pessoas com deficiência ou idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de indígenas e quilombolas do CadÚnico.
Caso o consumo ultrapasse o teto de 80 kWh, será necessário pagar a diferença. Por exemplo, se a conta chegar a 100 kWh, paga-se 20 kWh no mês. Antes, os descontos eram aplicados de forma progressiva em faixas diferentes, variando de 10% a 65%, com regras específicas para quilombolas e indígenas.
Com a isenção, o Governo do Estado abre mão de uma receita de R$ 26 milhões para beneficiar diretamente grande parcela da população. A iniciativa segue a mesma linha adotada pelo Governo Federal, que editou em junho medida provisória que simplificou o desconto na Tarifa Social de Energia Elétrica e passou a garantir 100% de isenção para o consumo até 80 kWh mensais.
“O Governo da Bahia e o Governo Federal atuam em total sintonia e de forma conjunta, buscando dar melhores condições de vida para a população. Por isso, assim que foi editada a MP optamos por estender a faixa de isenção de ICMS nas contas de luz, iniciativa que representa um alívio no orçamento de milhões de baianos”, destaca o governador Jerônimo Rodrigues.
Os recursos para custear os descontos são provenientes da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). Segundo a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), a isenção do ICMS será concedida via convênio e a Coelba já foi informada da alteração após consulta feita à Sefaz-BA. “Seguindo determinação do governador Jerônimo Rodrigues, sempre atento às políticas públicas elaboradas pelo Governo Lula, a equipe da Fazenda Estadual já tomou todas as providências necessárias para que a isenção entre em vigor neste mês julho”, disse o secretário Manoel Vitório.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) abriu 603 vagas para cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo, com opções para os turnos matutino, vespertino e noturno, em 12 campi. Os interessados devem se inscrever até 22 de julho.
Entre os cursos ofertados estão:
bacharelados em Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Alimentos e Engenharia Mecânica;
licenciaturas em Matemática, Química e Computação;
cursos de tecnólogo em Jogos Digitais, Produção Multimídia, Manutenção Industrial e Agroindústria.
A lista completa de cursos ofertados pelos 12 campi e as informações sobre as vagas correspondentes estão disponíveis no link.
As vagas são para os campi das seguintes cidades:
Barreiras;
Camaçari;
Irecê;
Jequié;
Lauro de Freitas;
Paulo Afonso;
Porto Seguro;
Salvador;
Santo Amaro;
Santo Antônio de Jesus;
Simões Filho;
Valença.
Esse Processo Seletivo Simplificado é voltado para candidatos que, até a data de início do curso no IFBA, tenham concluído o ensino médio. Para seleção, será considerado o aproveitamento de notas de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos últimos cinco anos.
O IFBA pratica a reserva de 60% das vagas para estudantes de escolas públicas - considerando as subdivisões dessas vagas por faixa de renda, para pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas, e pessoas com deficiência -, 5% para pessoas com deficiênciae 2,8% para quilombolas.
Como se inscrever
As inscrições são gratuitas e realizadas exclusivamente pela internet. Os candidatos que não têm acesso à internet podem utilizar as instalações físicas e equipamentos dos campi do IFBA destinados para a inscrição, certificando-se antecipadamente sobre os horários disponíveis com o campus, por telefone ou e-mail.
Na inscrição, os candidatos podem escolher até duas opções de curso para o mesmo campus e forma de oferta, caso haja essa possibilidade. Todos os participantes devem ter CPF próprio e ter uma conta de e-mail ativa.
No cronograma do edital, há previsão de que o resultado final seja divulgado no dia 1º de agosto, com publicação de documento orientador e convocação para bancas de verificação a partir da mesma data.
Com a chegada da Cedisa a Luís Eduardo Magalhães, o acesso a soluções em aço ficou mais próximo e eficiente. A Cedisa disponibiliza uma ampla variedade de produtos que atendem diretamente às necessidades dos principais setores da região: o agronegócio, a construção civil e a indústria.
Entre os itens oferecidos estão:
Todos os produtos seguem padrões rigorosos de qualidade e chegam diretamente da fábrica, com mais agilidade e confiabilidade.
Com esse portfólio robusto, a Cedisa passa a ser uma aliada importante no dia a dia de quem constrói, planta e produz na região, garantindo mais eficiência e segurança para os projetos locais.
11
Jul/25 |
Super Promoção na Maná Agropet!!!! |
TELAMAR - Rua Luiz Cláudio Nunes, 123, Jardim Imperial
Galvanizada e revestida em PVC
Fechamento de grandes áreas
Telas Onduladas Artísticas (Ótis) - As telas onduladas, também conhecidas como tela artística ou tela otis, podem ser fabricadas em diversas aberturas de malhas e com diferentes bitolas de fios.
Há mais de 20 anos no mercado, a TELAMAR é uma empresa consolidada, trabalhando com produtos de alta qualidade, atendendo cada cliente de maneira personalizada e de forma rápida e eficiente.
CONCERTINA NOS DIÂMETROS 30,35 e 45 cm
Concertinas - é uma barreira de segurança laminada, de forma espiralada, possui lâminas pontiagudas, cortantes e penetrantes. A concertina é a evolução do arame farpado e geralmente são utilizados em muros, alambrados, cercas, portões, telhados e torres. São feitos de aço galvalume e dificilmente são cortados por ferramentas convencionais.
Maior estoque da região
Para mais informações, ligue: (77) 3628-5544 (Também atende como Whatssap)
www.telamaralambrado.com.br
Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes
Segurança e conforto para o seu veículo
Setor de peças
A Unipeças Centro Automotivo funciona em uma loja ampla, moderna, climatizada, confortável e aconchegante para seus clientes, amigos e funcionários. E com o ótimo atendimento de sempre.
Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes, no bairro Jardim Imperial, na cidade de LEM.
Oficina
Fazemos o alinhamento de seu veículo em tecnologia 3D, balanceamento local com equipamentos de última geração e dos mais diversos serviços como: Reparo de pneus, troca de lâmpadas externas, cristalização de para-brisas, troca de óleo, suspensão, injeção eletrônica. Trabalhamos com todas as marcas nacionais e importados e com peças originais.
Alinhamento
Oficina
Alinhamento
Setor de peças
Contando com uma experiência de 20 anos no mercado de trabalho, a UNIPEÇAS - Centro Automotivo, em parceria com a Porto Seguro, trabalha com profissionais qualificados para melhor atendê-lo.
Telefones: 77 3628-6988 ou 9.9969-1103 ou 99955-3815.
Nesta quinta-feira (11), foi realizada uma Operação Intensificação no município de Correntina, com as forças de segurança pública atuando de forma integrada para ampliar a sensação de segurança da população e intensificar o combate ao crime.
O trabalho conjunto fortalece a confiança da sociedade nas instituições e reforça o compromisso com a paz social. É a excelência do serviço público a serviço do cidadão.