08
Jul/25 |
Projeto Qualifica CRAS impulsiona autonomia e qualificação de mulheres em Barreiras |
Com foco na promoção da autonomia financeira e inclusão produtiva, a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, vem desenvolvendo desde maio o Projeto Qualifica CRAS, que oferece cursos de manicure, pedicure e design de unhas em gel para mulheres beneficiárias do Bolsa Família e cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.
A iniciativa busca proporcionar qualificação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade, criando oportunidades reais de inserção no mercado de trabalho e incentivo ao empreendedorismo. As aulas teóricas e práticas são realizadas nos turnos matutino e vespertino, em todos os CRAS da cidade, com turmas ativas em bairros distintos. Atualmente, o curso está em sua segunda etapa, onde as participantes avançam para técnicas de design de unhas em gel, após concluírem a formação em cutilagem.
Além das técnicas estéticas, o conteúdo abrange temas como biossegurança, empreendedorismo e marketing. Para incentivar a permanência no curso e garantir a prática profissional, todas as alunas receberam kits completos com alicates, algodão, esmaltes e outros materiais essenciais. “Estou gostando muito do curso, estou aprendendo coisas que eu não sabia e agora posso trabalhar e garantir o sustento da minha família”, compartilhou Izabel Caetano Pereira, aluna do CRAS I, empolgada com as novas perspectivas que a formação está oferecendo.
De acordo com a secretária municipal de Assistência Social e Trabalho, Ivanete Bastos, o programa é mais do que uma capacitação técnica, é uma ferramenta de transformação social. “O Qualifica CRAS é voltado especialmente para mulheres e famílias atendidas pelos CRAS e inseridas no Bolsa Família. A proposta é ampliar as possibilidades de geração de renda, contribuindo para que essas mulheres conquistem sua independência e possam melhorar a qualidade de vida de suas famílias”, destacou.
Na próxima semana, como parte da formação, será realizada uma aula especial sobre empreendedorismo para as 150 alunas do programa. O encontro acontece na quarta-feira (16), às 14h, na Escola Mirandolina Ribeiro Macêdo, e contará com orientações sobre gestão de pequenos negócios, finanças e estratégias para atuação no mercado de beleza e estética.