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Jun/25 |
Prefeitura de Barreiras dá início à construção do Plano Plurianual 2026-2029 alinhado às diretrizes do governo “Barreiras, Capital do Presente e do Futuro” |
A Prefeitura de Barreiras realizou nesta terça-feira (17) uma reunião de alinhamento com os secretários e subsecretários municipais para dar início à elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029. O encontro, realizado na Sala de Gabinete, foi conduzido pela Controladora Geral, Versiany de Paula, tendo a participação do secretário municipal da Fazenda, Marden Lucena, e da equipe da Secretaria de Planejamento.
O momento marca uma etapa fundamental da gestão, que avança na consolidação de um planejamento integrado e participativo, alinhado às diretrizes do programa de governo “Segue em Frente Barreiras, mais Humana e Cidadã”, lançado pelo prefeito Otoniel Teixeira no início da gestão. Esse programa estruturante será a base que organizará todas as ações e projetos do governo nos próximos anos, com foco em desenvolvimento sustentável, inovação, inclusão social e eficiência administrativa.
Durante a apresentação, houve explicações que evidenciaram o PPA como o principal instrumento de planejamento de médio prazo da administração pública, com validade de quatro anos. A construção desse plano se dará em etapas internas — através de oficinas com cada secretaria — e externas, por meio de consultas públicas nos bairros urbanos e nas comunidades rurais, garantindo a participação da população na definição das prioridades.
Segundo Versiany de Paula, o objetivo central da reunião foi proporcionar aos secretários uma visão ampla do processo de planejamento, fortalecendo a capacidade de gestão e acompanhamento das ações dentro de cada pasta.
“Nosso objetivo aqui hoje é fornecer aos secretários e subsecretários o entendimento necessário sobre como funciona o planejamento público. É essencial que cada gestor conheça a fundo as diretrizes, os programas e as ações do Plano de Governo, para que possam orientar e cobrar suas equipes e garantir que as metas estabelecidas sejam efetivamente cumpridas”, destacou Versiany.
O secretário da Fazenda, Marden Lucena, também reforçou o entendimento acerca do planejamento contínuo e dinâmico. “Nossa atuação assume um patamar ainda mais consistente com a elaboração do PPA. Este é um processo permanente, de construção e aprimoramento constante, garantindo que as ações do governo estejam sempre alinhadas às necessidades da população e às diretrizes traçadas”, afirmou.
Na oportunidade, também foi apresentada a estrutura organizacional contida no plano de governo, o que também servirá de base para a elaboração do PPA, sendo dividida em cinco eixos estratégicos: Desenvolvimento Administrativo; Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação; Desenvolvimento Ambiental; Desenvolvimento Sociocultural; e Desenvolvimento Econômico. Essa organização permite uma visão mais integrada da administração pública, facilitando a execução dos projetos de forma eficiente e alinhada aos objetivos da gestão.
O vice-prefeito e procurador do município, Túlio Viana, encerrou a reunião agradecendo a participação de todos os gestores e reforçando o compromisso da gestão em seguir com um planejamento responsável, eficiente e participativo.
“O nosso PPA está sendo construído de forma colaborativa, respeitando os princípios e os compromissos assumidos no nosso Plano de Governo, ‘Barreiras, Capital do Presente e do Futuro’. A participação de cada secretaria é fundamental para que possamos transformar as metas em ações concretas, que gerem desenvolvimento, qualidade de vida e mais oportunidades para nossa população. O processo segue com a realização das oficinas internas nas secretarias e, em seguida, com as consultas públicas, que garantirão a participação efetiva da comunidade na definição dos investimentos e prioridades do município para os próximos anos”, finalizou.
Participaram da reunião os secretários e subsecretários: Jeferson Barbosa (Educação); Junior Sampaio (Gabinete), Gislaine Barbosa (Administração); Baltazar Guimarães (Esporte, Juventude e Lazer); Fábio Santana (Segurança Cidadã e Trânsito); Demósthenes Junior e Marisa Costa (Meio Ambiente e Turismo); Joaquim Neto (Agricultura e Tecnologia); Moriá Hummel e Cristiane Pacheco (Indústria, Comércio e Serviços); Aldir Resmini (Planejamento) Ivanete Bastos (Assistência Social e Trabalho); Érica Lacerda (Saúde); também os assessores André Vasco, Ivana Carinhanha e Alexandre Costa.