Na manhã deste domingo, os bombeiros da 2ª Companhia do 17º BBM foram acionados mais uma vez para atender uma situação recorrente: anel preso no dedo.
Com a mão inchada e sem conseguir remover o anel, a solicitante procurou ajuda diretamente no quartel em Luís Eduardo Magalhães. 👩🚒💍
A equipe utilizou microretífica e ferramentas específicas para realizar a retirada com segurança, devolvendo o alívio e o conforto à solicitante.
Trabalho técnico, preciso e com foco no bem-estar da população!
Na manhã desta sexta-feira, 16 de maio, a 83ª CIPM participou de uma Blitz Educativa, que ocorreu em frente a Câmara Municipal de Barreiras e teve por finalidade orientar os condutores de veículos automotores, com fulcro na prudência e atenção ao dirigir, tratando de temas importantes para educação no trânsito, como o uso do cinto de segurança, respeito ao limite de velocidade e condução sem ingestão de substância que perturbe os sentidos.
A ação faz parte do Maio Amarelo que busca dar atenção a acidentes de trânsito e tem como escopo da Polícia Militar garantir a Segurança Pública em todos os sentidos, incluindo a segurança viária.
Neste sábado (17), policiais militares de Santana demonstraram mais uma vez o compromisso com a segurança da população ao atenderem prontamente um chamado do CICOM. A guarnição foi acionada após o sistema de monitoramento da Secretaria de Segurança Pública identificar um indivíduo com mandado de prisão em aberto.
Com rapidez e precisão, os policiais realizaram diligências na área indicada e localizaram o suspeito. Após a abordagem e confirmação dos dados, o homem — foragido da Justiça — recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia Regional para os devidos procedimentos legais.
A ação reforça a eficiência da integração entre tecnologia e a atuação da Polícia Militar, garantindo mais segurança para os cidadãos de Santana.
Na tarde deste sábado (17), equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militar foram acionadas para realizar o resgate de uma serpente no bairro Morada da Lua de Cima, em Barreiras, oeste da Bahia.
A guarnição foi informada sobre a presença de uma serpente da espécie caninana no quintal de uma residência. Prontamente, os militares se deslocaram até o local para atender à ocorrência.
Após a captura segura do animal, a serpente foi devolvida ao seu habitat natural, seguindo os procedimentos de preservação da fauna adotados pela corporação.
17
Mai/25 |
Ibotirama Marca Presença em Encontro de Dirigentes Culturais da Bahia e Fortalece Laços com o Estado |
O Secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Ibotirama, André Gessé, participou ativamente do Encontro de Dirigentes Culturais da Bahia, um evento que reuniu representantes de diversos municípios baianos e o Secretário de Cultura do Estado, Bruno Monteiro (foto ao lado).
A presença de Ibotirama no encontro teve como foco principal o estreitamento de parcerias e a promoção da integração entre as esferas pública estadual e municipal, visando o fortalecimento da rica cena cultural e poética da cidade.
Durante o encontro, André Gessé teve a oportunidade de apresentar a potência artística de Ibotirama ao Secretário Bruno Monteiro, entregando materiais que simbolizam a efervescência cultural local. Entre eles, destacam-se os livros do projeto "3ª Biblioteca de Autores – Lendo Escritores Ibotiramenses", que celebra e divulga os talentos literários da cidade, e a camisa oficial da 4ª edição do Festival Estudantil de Poesia e Música de Ibotirama (FEMPEI), um evento que já se consolidou como importante palco para a expressão artística dos jovens ibotiramenses.
A participação de Ibotirama no Encontro de Dirigentes Culturais da Bahia demonstra o comprometimento da gestão municipal com o desenvolvimento cultural e o reconhecimento da importância da colaboração entre os diferentes níveis de governo para impulsionar a arte e a cultura em todo o estado.
A iniciativa de André Gessé em levar materiais representativos da produção local evidencia o orgulho e a valorização da identidade cultural de Ibotirama.
Um homem suspeito de ameaçar a ex-companheira por mensagens no PIX foi preso na sexta-feira (16), em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. Segundo a Polícia Civil da região, Júlio Cezar Pires de Souza descumpriu uma medida protetiva de afastamento da ex-companheira ao tentar se comunicar com ela.
O casal teve um relacionamento de quatro meses, que foi finalizado em agosto do ano passado, época em que o homem começou a perseguir a ex-companheira.
A vítima foi até a delegacia para informar sobre a importunação. A Polícia Civil solicitou à Justiça uma medida protetiva, que determinou que o suspeito deveria se afastar da vítima, dos familiares dela e de testemunhas por qualquer meio de comunicação.
Além disso, Júlio Cezar deveria comparecer ao Centro de Referência Especializado de Assistência Socias (CREAS) do município para participar de programas de recuperação e reeducação.
No entanto, mesmo após o deferimento da medida protetiva de urgência, as condutas não cessaram. O homem continuava tentando manter contato com a vítima, por formas diversas, a importunando incansavelmente por meio do envio de mensagens no campo de descrição do PIX.
O Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (NEAM) solicitou à Vara Criminal de Luís Eduardo Magalhães a prisão preventiva do suspeito, que foi aceita pela Justiça. Júlio Cezar está detido preventivamente da Delegacia Territorial da cidade.
Neste sábado (17), a Prefeitura de Ibotirama, por meio da Secretaria de Urbanismo, Obras e Serviços Públicos, promoveu um café da manhã especial para celebrar o Dia do Gari, data dedicada aos profissionais que mantêm a cidade limpa e bem cuidada.
O evento reuniu os trabalhadores da limpeza pública para um momento de confraternização e reconhecimento pelo trabalho essencial que realizam diariamente. Representando o prefeito Dr. Laércio, o secretário de Obras, Vitor Perez, destacou a importância da categoria para o município: “Os garis merecem todo o nosso respeito e gratidão. Eles são peças fundamentais para o funcionamento da cidade, e esse café da manhã é uma forma simples, mas sincera, de demonstrar o quanto valorizamos cada um deles”, afirmou Vitor.
Durante o encontro, também foram realizados sorteios de prêmios, como forma de incentivo e valorização dos profissionais. O clima foi de alegria, união e reconhecimento, fortalecendo o compromisso da gestão municipal com quem atua diretamente nas ruas, praças e bairros de Ibotirama.
A iniciativa reforça o cuidado da Prefeitura com os servidores e o compromisso de seguir construindo uma cidade mais humana, limpa e acolhedora para todos.
A NINO AUTO PEÇAS vende peças seminovas originais de todas as marcas, com garantia. CREDENCIADA NO DETRAN/BA.
NINO AUTO PEÇAS LEM - Avenida Ayrton Senna, próximo à feira livre do Santa Cruz (LEM). Fone: 77 3628-7480.
Há 20 anos em Luís Eduardo Magalhães vendendo peças originais com garantia e colaborando com o meio ambiente e com a reciclagem de veículos.
Avenida Ayrton Senna, próximo à feira livre do Santa Cruz (LEM). Fone: 77 3628-7480.
Na madrugada deste sábado (17), por volta da meia-noite, durante patrulhamento conjunto entre o PETO e a guarnição local em Correntina (BA), um veículo foi abordado por transitar com os faróis apagados.
O condutor tentou fugir, mas foi interceptado. Durante a revista, foram encontradas porções de substância análoga à cocaína, uma pequena quantia em dinheiro e uma porção de maconha.
O veículo foi retido no quartel e os ocupantes encaminhados à delegacia de Santa Maria da Vitória para as medidas cabíveis.
O corpo da mulher sul-coreana, de 58 anos, foi localizado no final da tarde desta sexta (16), no Rio Preto, em Formosa do Rio Preto, após mais de 24 horas de buscas e do afogamento. Ela havia desaparecido na manhã de quinta-feira (15), depois de entrar no rio, nas proximidades da Fazenda Remanso.
A princípio, apontou uma fonte, imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que a vítima acessa a margem do rio, por volta das 11h30. Desde então, ela não foi mais vista.
As buscas mobilizaram mergulhadores locais e pelo menos quatro embarcações. O corpo foi encontrado por volta das 17h de sexta-feira, nas proximidades do ponto onde ela havia submergido e retirado da água por um mergulhador.
Young Hwa Lee era casada com um cidadão norte-americano de origem sul-coreana. O casal era morador da comunidade sul-coreana, na região do São Marcelo.
A delegacia de Formosa do Rio Preto registrou o caso como afogamento, e a causa da morte será confirmada após necropsia. A Polícia Civil apura as circunstâncias do ocorrido.
As redes sociais se tornaram, nesta sexta-feira (16), palco de um embate explícito entre três importantes entidades ligadas ao setor comercial de Barreiras: CDL/ACEB, SICOMÉRCIO e SINDCOB. O que aparentava ser apenas uma discordância sobre a cobrança da contribuição assistencial prevista na Convenção Coletiva de Trabalho 2024/2026 revelou, na verdade, um pano de fundo mais profundo: a disputa por representatividade política, protagonismo institucional e influência sobre as decisões estratégicas que moldam o comércio local.
Jorlando Neves, representando a CDL/ACEB, critica a condução das negociações da nova Convenção Coletiva e cobra maior participação da entidade. “Essas deliberações foram realizadas sem o conhecimento, participação ou concordância das nossas entidades”, afirmou, apontando um possível afastamento político da CDL nas decisões que impactam o comércio local
A nota publicada pela CDL/ACEB, sob assinatura de Jorlando Neves, manifestou desconforto com o rumo das negociações conduzidas entre sindicatos patronais e laborais. Segundo a entidade, as decisões sobre cláusulas da convenção foram tomadas sem sua participação — o que, para uma instituição com 48 anos de história no comércio local, representa uma ruptura com a prática do diálogo.
“Essas deliberações foram realizadas sem o conhecimento, participação ou concordância das nossas entidades”, diz a nota da CDL/ACEB, que também orienta empresários sobre os prazos legais para oposição à cobrança assistencial, reforçando seu papel de representação da classe empresarial.
No entanto, mais do que um impasse técnico sobre tributos sindicais, a fala da CDL/ACEB expõe um possível legítimo sentimento de afastamento político do centro das decisões. O posicionamento questiona o espaço ocupado pelas outras entidades e tensiona a relação institucional, colocando em xeque os critérios de legitimidade para representar os interesses do setor produtivo.
Gleison Dourado, presidente do SICOMÉRCIO, contesta publicamente as alegações da CDL e reforça que houve diálogo durante as negociações da Convenção Coletiva. “Não podemos aceitar que informações inverídicas sejam difundidas”, afirmou, destacando os limites jurídicos da atuação da entidade no processo
O SICOMÉRCIO, por meio do seu presidente Gleison Dourado, reagiu com veemência. A entidade patronal afirmou que, embora a CDL não tenha legitimidade legal para assinar convenções coletivas, foi sim comunicada durante o processo. Segundo Dourado, houve envio de e-mails e até retorno formal da CDL, com sugestões datadas de 9 de abril.
“Não podemos aceitar que informações inverídicas sejam difundidas, gerando desinformação e ruído entre instituições que deveriam atuar de forma colaborativa”, disse Dourado, em tom direto, ressaltando que a CDL não foi excluída, mas que sua atuação é limitada juridicamente no âmbito das negociações coletivas.
“ACEB e CDL não têm legitimidade para falar pelo trabalhador”, afirmou Edson rodrigues dos Santos, apontando possível prática antissindical
Ao tomar parte no conflito, o SINDCOB, que representa os trabalhadores, elevou o tom e acusou a CDL de disseminar desinformação. Para o presidente Edson Rodrigues dos Santos, a entidade patronal estaria ultrapassando os limites de sua atuação ao tentar influenciar diretamente os trabalhadores contra uma decisão aprovada em assembleia pela categoria.
“ACEB e CDL não têm legitimidade para falar por você. Elas não representam os trabalhadores e não participam das negociações coletivas”, afirmou Edson, que ainda alertou sobre possíveis práticas antissindicais.
Nos bastidores do setor comercial de Barreiras, a crise é lida por muitos como um embate por espaço institucional e influência política. De um lado, a CDL/ACEB, historicamente enraizada entre os lojistas, tenta reafirmar sua voz em processos decisórios estratégicos. Do outro, o SICOMÉRCIO, entidade patronal legalmente habilitada, reforça sua centralidade jurídica. E entre eles, o SINDCOB busca fortalecer sua base e blindar os trabalhadores do que chama de “pressões indevidas”.
Esse triângulo de tensões escancara a ausência de um fórum estável de diálogo entre entidades que, em tese, deveriam atuar de forma articulada. A disputa pública nas redes sociais não só fragiliza a imagem institucional de todos os envolvidos, como também gera insegurança para empresários, trabalhadores e para o ambiente de negócios em geral.
Além disso, a luta pela legitimidade política reflete o desejo de cada entidade de ser reconhecida não apenas por sua base, mas por setores do poder público e da sociedade civil como voz autorizada nas pautas que envolvem a economia regional.
Num cenário de conflito acirrado, as boas práticas em relações institucionais lembram que o espaço de negociação coletiva não é um campo para imposições ou hegemonias, mas um exercício constante de construção do possível. Negociar, por definição, é ceder. E ceder exige reconhecer o outro – não como inimigo, mas como parte legítima do processo.
A crise atual poderia ser um ponto de partida para um novo pacto institucional entre as entidades comerciais de Barreiras. Mas isso só será viável se os representantes trocarem a lógica do embate público pela busca de convergências.
A cidade, seus empresários e trabalhadores não podem ser reféns de disputas por vaidade ou poder. O que se espera das lideranças é maturidade. E maturidade, nesse caso, passa por reconhecer que o verdadeiro protagonismo político se mede não pelo volume das declarações, mas pela capacidade de construir consensos sustentáveis.
Porque, apesar das divergências e disputas por protagonismo, há um ponto em comum que deveria unir todas as partes: o compromisso com o desenvolvimento econômico e social de Barreiras. Esse é o objetivo maior – e nele, não pode haver divisão.
No início da noite desta sexta-feira (16), um homem foi esfaqueado no tórax ao intervir em uma discussão entre sua irmã e o cunhado, no bairro Jardim das Acácias, em Luís Eduardo Magalhães. O crime ocorreu pouco depois das 18h, na rua das Acácias.
De acordo com informações, a vítima tentou proteger a irmã durante o desentendimento com o companheiro dela, quando acabou sendo atingida com um golpe de faca no tórax. Após a agressão, o suspeito fugiu do local e segue foragido.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e prestou os primeiros socorros à vítima, que foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde permanece internada.
A Polícia Militar esteve na ocorrência, realizou rondas na tentativa de localizar o agressor, mas até o momento ele não foi encontrado.
O caso deve ser investigado pela Polícia Civil.
A Polícia Civil do Estado da Bahia, por meio da Delegacia de Homicidios de Barreiras com apoio do CATTI/OESTE cumpriu neste sábado, 16, mandados de Prisão Temporária e Busca e Apreensão relacionados ao crime de Homicídio praticado por dois indivíduos, M.L.S.L e A.C.S, fato ocorrido no dia 19 de março deste ano, na Rua Santos Dumont, bairro Santa Luzia, Barreiras.
O setor de investigação conseguiu identificar os autores, a motocicleta usada pelos autores no dia do crime, levantaram os endereços prováveis onde eles poderiam ser encontrados.
Os autores não foram encontrados nos locais, porém a motocicleta utiliza por eles para cometerem o crime e era objeto da Busca e Apreensão foi encontrada em um dos endereços e apreendida.
As investigações continuam no sentido de encontrar e cumprir os mandados de Prisão Temporária dos autores do homicídio.
17
Mai/25 |
Ofertas da Maná Agropet; confira!!! |
Nada combina mais com o fim de semana do que uma feijoada bem servida, acompanhada de uma cervejinha gelada e boa música ao vivo.
⠀⠀⠀⠀⠀
Neste sábado, o sabor tradicional que você ama se une à energia contagiante de Henrique Sallys, garantindo um ambiente perfeito para reunir amigos e família.
⠀⠀⠀⠀⠀
Com comida de qualidade, clima descontraído e muita animação, o Tempero Novo é o lugar certo para aproveitar o dia com quem você gosta. Venha saborear, brindar e curtir cada momento! Esperamos por você! 😍
RESTAURANTE TEMPERO NOVO 🥗
📍 R. Treze de Maio, 850 - Jardim Paraíso Fase I - Luís Eduardo Magalhães/BA.
📲 Fone: 77 3628-3978
Mais de 260 mil pessoas na Bahia estão com risco de ter o título de eleitor cancelado por não votarem, não justificarem a ausência às urnas e não quitarem as multas referentes às três últimas eleições consecutivas.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), os eleitores que estão nessas condições devem prcurar a Justiça Eleitoral até 19 de maio e, assim, evitar o cancelamento do documento.
Como consultar a situação eleitoral
Os eleitores podem consultar se estão com pendências na Justiça Eleitoral pelos seguintes canais:
Como regularizar a situação
👉 Após consultar a situação eleitoral e identificar alguma pendência, como débitos eleitorais decorrentes de multas por ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais, a eleitora ou o eleitor deve primeiro quitar as multas pelo Autoatendimento Eleitoral.
👉 Outra opção é buscar atendimento presencial no TRE-BA.
Consequências do cancelamento
Os eleitores que tiverem o título cancelado não poderão:
17
Mai/25 |
Hoje tem feijoada no Big Steakhouse |
Na tarde desta sexta-feira (16), uma guarnição do PETO – Pelotão de Emprego Tático Operacional da 85ª CIPM prendeu um casal em flagrante por tráfico de drogas no bairro Jardim Paraíso, em Luís Eduardo Magalhães.
Durante a abordagem ao casal que estava em um veículo, os policiais encontraram porções de maconha, uma balança de precisão e diversos celulares, configurando a prática do crime.
Todo o material foi apreendido, e os envolvidos foram encaminhados para a delegacia para adoção das medidas cabíveis.
17
Mai/25 |
Região de Irecê: Ex-candidato a deputado estadual Zé Carlos da Cebola sobrevive a grave acidente |
Na noite desta sexta-feira, 16 de maio, um grave acidente foi registrado no município de São Gabriel, região de Irecê, envolvendo o ex-candidato a deputado estadual, empresário e agricultor Zé Carlos da Cebola. CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR O VÍDEO
O empresário conduzia uma Toyota SW4 branca quando colidiu com um caminhão carregado de beterrabas em uma rodovia da região. As imagens registradas no local do acidente e que circulam nas redes sócias impressionam pela violência do impacto: a parte dianteira da SW4 foi completamente destruída, com peças espalhadas por vários metros da pista.
Apesar da gravidade da colisão, testemunhas que passavam pelo local relataram, com espanto, que Zé Carlos saiu praticamente ileso. Segundo alguns motoristas, o empresário “nasceu de novo”, diante da cena que indicava uma possível tragédia.
Após o acidente, Zé Carlos da Cebola foi socorrido e levado a um hospital na cidade de Irecê, onde permanece internado apenas para avaliação médica. A expectativa é que ele receba alta já nas primeiras horas deste sábado, 17 de maio.
17
Mai/25 |
LOCALIZE - Rastreamento Para Frotas |
Tenha uma gestão completa de sua frota através do nosso sistema... Controle de velocidade, troca de pneus, óleo, abastecimento, manutenção em geral, além de alertas costumizados que podem ser gerados. Seja um cliente LOCALIZE. Ligue para um de nossos especialistas 📞3628.5292 e 📱9.9835-5560, vai ser um prazer atendê-lo!
🖱️ www.localizerast.com.br
📌Av. Salvador, 226, Centro. LEM-BA
Rogério Faedo
O agricultor Rogério Faedo tem trabalhado nos bastidores da política luiseduardense para viabilizar sua candidatura a deputado federal em 2026. Faedo tem tido reuniões frequentes com lideranças em Brasília, Salvador e no oeste do estado.
Rogério Faedo já teria sinal verde de lideranças regionais do partido e do ex-ministro João Roma, presidente estadual do PL na Bahia, para trabalhar seu nome visando uma candidatura em 2026.
Caso Faedo venha viabilizar sua candidatura, ele poderá ter concorrentes de peso na disputa, como o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Júnior Marabá, e o ex-prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, que também trabalham seus nomes visando a disputa por uma cadeira em Brasília.
“O nome da direita mais forte em LEM é o meu. Com o apoio de Roma e Bolsonaro terei todas as condições para se destacar perante os meus adversários. É trabalhar, dialogar com o povo e falar dos meus projetos. Fácil não é, mas estou pronto para o desafio. É trabalhar numa pré-candidatura e dando tudo certo, Deus permitindo, concorrer uma cadeira na Câmara dos Deputados e representar o povo do Oeste da Bahia e de LEM em Brasília”, disse Faedo.
16
Mai/25 |
Mês das Mães na JK!!!! |