06
Mai/25 |
HE-NET - Você merece a melhor conexão! |
Acolhendo convite da presidência da Câmara Municipal, o vice-prefeito Túlio Viana e a secretária Municipal de Saúde, Larissa Barbosa, participaram na última quarta-feira (30), de uma Audiência Pública realizada na sede do Poder Legislativo. O momento foi considerado oportuna pela gestão municipal para apresentar um balanço dos principais avanços e desafios da saúde pública nos primeiros 100 dias da administração, reafirmando o compromisso com a transparência e o diálogo institucional.
A Audiência que foi conduzida pelo presidente da Câmara de Vereadores, Yuri Ramon; contou ainda com as presenças do defensor público Dr. Ênio Ribeiro; da diretora do Hospital do Oeste, Marina Manolin; do coordenador do Núcleo Regional de Saúde, Juca Galvão; além de vereadores, representantes de entidades como a AMABE, Mães Atípicas, pessoas com deficiência e profissionais de saúde.
Organizado em quatro blocos temáticos, o encontro permitiu aos debatedores e convidados questionarem diretamente a secretária, e ao vice-prefeito sobre diferentes aspectos da gestão da saúde. No primeiro bloco, foi apresentado um panorama do Sistema Único de Saúde (SUS) no município entre 2021 e 2024, incluindo a evolução dos indicadores e os custos das unidades de saúde.
O segundo bloco destacou a relevância do SUS na melhoria da qualidade de vida da população barreirense, como a redução de 9,26% na taxa de mortalidade infantil em 2024. Nos primeiros 100 dias da atual gestão, a rede municipal já realizou 22.631 atendimentos no Centro de Especialidades Leonídia Ayres, 10.730 no Hospital Eurico Dutra, 5.562 no CAM, 1.953 no CEAH, 1.316 no CTA e 25.322 atendimentos na UPA. A farmácia básica atendeu mais de 38 mil usuários, por meio de 53 unidades de saúde.
No terceiro bloco, foram apresentados dados sobre o quadro de recursos humanos da Secretaria, que conta atualmente com 1.475 profissionais, entre médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e demais servidores de níveis médio e superior. No último bloco, foram detalhadas as metas para o ano de 2025, entre elas, a conclusão e operação do Hospital Municipal Edsonnina Neves de Souza, ampliação da frota da saúde, aprimoramento do programa de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), implantação do plano de trabalho do Hospital Veterinário e o fortalecimento da assistência a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Durante sua fala, a secretária Larissa Barbosa enfatizou que a Audiência Pública foi uma oportunidade relevante para prestar contas e esclarecer à população as responsabilidades de cada esfera de governo no funcionamento do SUS.
“Este espaço é fundamental não apenas para expormos os avanços e desafios enfrentados na gestão da saúde, mas também para esclarecer à população o papel de cada ente federativo – municipal, estadual e federal – na construção e no funcionamento do SUS. Estamos sempre à disposição para dialogar e ouvir os usuários, porque só assim podemos aprimorar continuamente os serviços prestados pelo município”, destacou a secretária.
O vice-prefeito Túlio Viana também reforçou o caráter democrático e técnico da Audiência Pública. “Este é um espaço legítimo de escuta e prestação de contas. A saúde tem sido tratada como prioridade na gestão, com investimentos estratégicos e planejamento. Seguiremos atuando com responsabilidade para garantir que os serviços cheguem com dignidade e eficiência a todos os cidadãos”, afirmou.
A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes, está finalizando a obra de requalificação asfáltica da Rua Boa Vista, localizada no bairro Barreirinhas. Com mais de 300 metros de pavimentação, a intervenção abrange a principal via de acesso ao Parque Natural Engenheiro Geraldo Rocha, beneficiando moradores e visitantes.
A ação integra o pacote das 20 novas ordens de serviço e licitações lançadas pelo prefeito Otoniel Teixeira durante o evento que marcou os primeiros 100 dias de gestão. Os investimentos abrangem diversas secretarias, com destaque para a Infraestrutura, que tem atuado na requalificação de estradas vicinais, operação tapa-buracos em vários bairros, além do lançamento de processo licitatório para implantação de passeio, muro de contenção e guard rail, e a ordem de serviço para a instalação da nova iluminação pública na Avenida Enock Ismael.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Bruno Castro, a execução da obra foi planejada para ocorrer após a conclusão dos serviços da Embasa na localidade, garantindo mais eficiência e durabilidade ao novo pavimento.
“Esperamos a finalização dos trabalhos da Embasa para iniciar a requalificação da Rua Boa Vista, que trará benefícios significativos tanto para os moradores que utilizam essa via diariamente quanto para os frequentadores do Parque Natural. Além da pavimentação, vamos construir um novo passeio até o parque, organizar o estacionamento e realizar a interligação da ciclofaixa existente no parque com essa rua. Também está prevista a implantação de uma ciclofaixa ao longo da via, promovendo mais segurança e mobilidade para ciclistas”, destacou o secretário.
Nesta terça-feira (6), Barreiras deu mais um passo importante no fortalecimento da agroindústria local e da agricultura familiar. O prefeito Otoniel Teixeira recebeu em seu gabinete o secretário de Agricultura e Tecnologia, Joaquim Neto, e a secretária-executiva do Consórcio Multifinalitário do Oeste da Bahia (Consid), Erika Seixas, para celebrar a emissão do Selo SISBI– Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal.
A certificação é um marco para o município, pois reconhece a equivalência do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) com os padrões nacionais estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Isso significa que produtos de origem animal produzidos em Barreiras, uma vez certificados, podem ser comercializados em todo o território nacional. A reunião contou com a presença dos técnicos do SIM municipal, Diego Cabral Barreiros, Eliane Irís de Almeida e Ubirajara Marques, além das técnicas do SIM/Consid, Daiane de Azevedo, Jennyfer Galvão e Kamilla Ruthielle, que atuam diretamente no processo de fiscalização e adequação das unidades para a obtenção do selo.
Para Erika Seixas, o SISBI representa mais do que uma chancela técnica. “O avanço de políticas públicas efetivas só é possível com a atuação conjunta dos poderes e das instituições. Celebrar essa conquista para Barreiras é reconhecer o trabalho coletivo das equipes do SIM municipal e do Consid. Hoje, somos o único consórcio da Bahia com o Serviço de Inspeção operando em dois escopos diferentes – e ambos sediados em Barreiras. Isso mostra a força do nosso trabalho e o potencial da agricultura familiar na região”, destacou.
Durante o encontro, o empresário Miguel André Andrighetti, proprietário da Bahia Camarões & Cia Ltda, recebeu oficialmente o certificado SISBI na categoria Unidade de Beneficiamento de Pescado e Produtos da Bahia. A empresa, que atua há seis anos no Projeto de Irrigação Barreiras Norte, agora passa a integrar o sistema nacional de inspeção, com permissão para distribuir seus produtos em todo o Brasil.
“Essa certificação é um sonho realizado. Representa o reconhecimento do nosso compromisso com a qualidade e a segurança alimentar. Desde 2019, quando iniciamos nossa jornada em Barreiras Norte, buscamos alcançar esse nível. Agora, com o SISBI ampliamos nosso mercado e damos mais um passo no fortalecimento da indústria local. É uma conquista de toda a equipe e das instituições que caminharam conosco”, afirmou Miguel André, ao lado do consultor técnico Givaldo Filho e demais colaboradores.
O secretário Joaquim Neto reforçou o impacto positivo da certificação. Com duas empresas certificadas apenas neste mês e outras em processo de adesão, Barreiras consolida-se como referência no interior baiano na produção com qualidade sanitária reconhecida em nível nacional, reforçando sua posição estratégica como polo agroindustrial do Oeste da Bahia.
“Hoje celebramos mais do que uma conquista individual. Este é um avanço para todos os produtores de carne e pescado da região. O Selo SISB representa a possibilidade de expansão de mercado, geração de renda e formalização de negócios. Parabenizamos a Bahia Camarões pela conquista e agradecemos às equipes técnicas pelo empenho e dedicação durante todo o processo”, declarou.
O prefeito Otoniel Teixeira também parabenizou os envolvidos, destacando a relevância do certificado para o desenvolvimento econômico de Barreiras. “Parabenizamos o empresário Miguel Andrighetti e toda a equipe da Bahia Camarões por essa importante conquista. O Selo SISBI é um reconhecimento da qualidade da produção local e da seriedade com que nossos empreendedores atuam. Agradeço também a parceria do Consid e o empenho da nossa equipe da Secretaria de Agricultura e Tecnologia pelo comprometimento, que tem rendido frutos concretos para o nosso município. Com essa certificação, Barreiras amplia sua presença no cenário nacional, levando os produtos produzidos em nosso município para todos os cantos do Brasil. É um avanço que fortalece a agroindústria, valoriza a agricultura familiar e fortalece a nossa economia”, ressaltou o gestor.
Os professores da rede de educação municipal de Salvador aprovaram a decretação de uma greve, por tempo indeterminado, nesta terça-feira (6). Os profissionais atenderam a uma convocação da APLB-Sindicato e protestaram na Praça Campo Grande para sinalizar a insatisfação com a proposta salarial apresentada pela Prefeitura da capital baiana.
O sindicato dos professores informou, por meio de nota, que recebeu a nova proposta da prefeitura no dia 29 de abril. A proposta prevê um reajuste linear de 4% no salário da categoria, divido em duas parcelas: 2% a partir de maio e 2% a partir de outubro.
Mas os trabalhadores rejeitaram a proposta, considerando-a insuficiente para garantir o piso nacional do magistério, conforme a Lei do Piso do Magistério, que prevê o reajuste anual do salário mínimo para professores. A greve dos professores ainda prevê uma série de movimentações por parte da categoria. Na quarta-feira (7), outro protesto será realizado, às 10h, na Estação da Lapa.
Além da revisão da proposta de reajuste salarial, os professores exigem melhores condições de trabalho, como climatização nas salas de aula, materiais pedagógicos e valorização profissional.
A cidade de Salvador possui mais de 420 escolas municipais, espalhadas por toda a cidade e atendem milhares de estudantes diariamente. O g1 entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação (Smed) da capital baiana para entender como a greve irá afetar as aulas na rede municipal, mas não recebeu resposta até a publicação desta reportagem.
Na madrugada desta segunda-feira (05), um homem de 32 anos foi preso em flagrante após ameaçar um comerciante no município de Luís Eduardo Magalhães. A ação policial foi desencadeada após denúncias de que o suspeito estaria de posse de uma arma de fogo e teria feito ameaças ao proprietário de um estabelecimento comercial.
Ao chegar ao local, os policiais encontraram o indivíduo tentando fugir, mas conseguiram interceptá-lo e realizar a prisão em flagrante. Durante a abordagem, a arma de fogo foi apreendida e, após consultas, constatou-se que o armamento havia sido roubado de uma empresa de segurança privada da cidade de São Desidério.
Diante dos fatos, o homem foi conduzido à Delegacia de Polícia, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante pelos crimes de ameaça, porte ilegal de arma de fogo e receptação.
As investigações continuam para apurar a origem da arma e se há envolvimento de outras pessoas no caso.
A NINO AUTO PEÇAS vende peças seminovas originais de todas as marcas, com garantia. CREDENCIADA NO DETRAN/BA.
NINO AUTO PEÇAS LEM - Avenida Ayrton Senna, próximo à feira livre do Santa Cruz (LEM). Fone: 77 3628-7480.
Há 20 anos em Luís Eduardo Magalhães vendendo peças originais com garantia e colaborando com o meio ambiente e com a reciclagem de veículos.
Avenida Ayrton Senna, próximo à feira livre do Santa Cruz (LEM). Fone: 77 3628-7480.
Na manhã desta terça-feira, 06, o Comandante de Policiamento da Região Oeste Cel PM Soares participou da passagem de comando do 4º CRBM e do 17º Batalhão de Bombeiros Militar na Câmara de Vereadores na cidade de Barreiras
O Coronel BM Jair dos Reis Pereira passou o comando para o Coronel BM Luciano Roberto dos Santos Lima e no 17º BBM O Ten Cel BM Leonardo Araújo Cedraz passou o comando para a Ten Cel BM Reijane Dantas dos Santos Martins.
Marcando um importante momento de transição para a Unidade e para toda Região Oeste.
Nesta segunda-feira, 05 de maio, foi iniciado uma parceria do Colégio Municipal Joaquim Alexandre da Silva Filho e a 86ª CIPM, destinada às orientações de conscientização aos alunos quanto a temas sensíveis a grande Vaquejada de Formosa do Rio Preto.
Nessa primeira etapa foi abordado pelo palestrante da 86ªCIPM o tema Trânsito e os impactos dos traumas decorrentes de seus acidentes a saúde da população jovem da cidade.
Mais dois encontros abordarão os temas drogas, IST's e gravidez na adolescência. Até a maior festa do município, as ações de educação e prevenção atenderá público juvenil do JASF.
Um acordo firmado pelo Ministério Público do Estado da Bahia com o Município de Correntina, no último dia 29, deverá garantir a frequência dos estudantes da Comunidade de Praia nas aulas. Os estudantes teriam o acesso à Escola Municipal Divino Espírito Santo, que frequentam, inviabilizado por conta de uma reforma na ponte que liga a comunidade à escola. No acordo, de autoria da promotora de Justiça Suelim Iasmine Braga, o Município se comprometeu a implementar medidas que viabilizem o acesso e a participação dos estudantes nas aulas.
Com a assinatura do acordo, os estudantes poderão utilizar acessos alternativos para chegar à escola durante o período de interdição da ponte principal, que passará por obras de concretagem e secagem durante quatro meses. Nele, o Município se comprometeu a promover a ampliação e regularização dos dois acessos alternativos até a passarela que dá acesso à escola e a implantar sinalização provisória adequada no local. Além disso, instalar tela de proteção ao longo da passarela e colocar cercas no local para que os transeuntes não tenham acesso aos animais das propriedades privadas onde se localizam os acessos. Os proprietários dos imóveis rurais também assinaram o acordo, concordando com a utilização temporária das áreas de servidão de passagem.
O Município se obrigou ainda a, ao término das obras e da necessidade da servidão de passagem, restituir os imóveis rurais às condições anteriores. Também deverá promover as medidas necessárias para garantir o transporte escolar, sem interrupção do calendário escolar 2025. No acordo, a promotora de Justiça lembra que a educação é um direito fundamental e instrumento indispensável para o desenvolvimento humano e que “o atendimento pleno da carga horária escolar é determinante para proporcionar aos estudantes uma formação integral, que contemple não apenas conteúdos programáticos, mas também valores, habilidades e competências”.
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove no próximo sábado, 10 de maio, o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza. A ação acontecerá das 8h às 15h, nas 15 salas de vacinação do município.
Público prioritário:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos; Idosos com 60 anos ou mais; Gestantes; Puérperas (até 45 dias após o parto); Povos indígenas; Trabalhadores da saúde; Professores dos ensinos básico e superior; Pessoas com comorbidades; Pessoas com deficiência permanente; Pessoas em situação de rua; Caminhoneiros; Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário (urbano e de longo curso); Trabalhadores portuários; Trabalhadores dos Correios; Profissionais das forças de segurança e salvamento; Profissionais das Forças Armadas; Funcionários do sistema de privação de liberdade; População privada de liberdade com mais de 18 anos; Adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.
Documentação necessária:
Para receber a vacina, é necessário apresentar identidade, CPF, comprovante de residência e cartão de vacinação.
No caso das gestantes, deve-se acrescentar o cartão pré-natal. Já as puérperas devem apresentar a certidão de nascimento do bebê, o cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto.
Crianças e adultos com comorbidades ou deficiências, além dos documentos pessoais, devem apresentar um comprovante da condição, que pode ser: laudo médico, cartões de gratuidade no transporte público, documentos de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas, documento oficial que identifique a deficiência ou carteirinha de programa social.
Salas de vacina:
Unidade de Saúde Ida Klein; Luís Gustavo Rosa; Moacir Marchesan; Mimoso I; Luís Yoshio Shirabe; Paulo Rodolfo; Jardim das Acácias; Vereda Tropical; Jardim das Oliveiras; Alessandra Hillmann; Antônio Carlos Faedo; Nair Idite; Oscar Doerner; Oswaldo Cruz e Conquista.
✅ Motor 3.0 V6 Diesel de 250 cv
✅ Tração 4x4 com 7 modos de condução
✅ Luxo e robustez em cada detalhe
🛣 Explore o desconhecido com conforto e segurança. Venha conferir na Ford Buriti!
📱 (77) 9 8855-1000
🖥 http://www.buritiford.com.br/
#GrupoBrandao #FordBuriti #Ford #FordBrasil
MONTANA 1.2 TURBO FLEX LT MANUAL
2023/2024
R$ 111.900
TERRITORY 1.5 TITANIUM AUT
2022/2023
R$ 149.900
HR-V EXL CVT 1.8 AUT
2020/2020
R$ 111.900
S10 LT CD 2.8 4X4 AUT
2022/2023
R$ 173.900
COROLLA CROSS 2.0 GR-SPORT DIRECT SHIFT
2022/2023
R$ 149.990,00
TRACKER PREMIER 1.2 AT
2022/2023
R$ 118.900
RENEGADE LONGITUDE T270
2022/2023
R$ 109.900
L200 TRITON 2.4 16V TURBO DIESEL SPORT
2023/2024
DIESEL
29.675 KM
VALOR: R$ 207.900
CAPTUR 1.6 FLEX BOSE X-TRONIC
ANO: 2020/2021
KM: 63883
COR: CINZA
VALOR: 85.900
RANGER 3.0 V6 TURBO DIESEL CD LIMITED+ 4X4 AUTOMÁTICO
2023/2024
33.874 KM
R$ 298.000
COMMANDER 1.3 T270 TURBO FLEX LIMITED AT6
2023/2023 Ano
FLEX
24.551 KM
R$ 177.900
Tracker 1.2 turbo
23/24
KM 8.700
Branca
R$ 140.900
RANGER 3.0 4X4 TB DIESEL CD LIMITED+
2023/2024
R$ 312.900
KICKS 1.6 16V FLEXSTART EXCLUSIVE XTRONIC
2021/2022
41.000 KM
R$ 103.900
MONTANA PREMIER AT TURBO
2023/2024
KM 5489
R$ 139.900
Onix Plus Premier 1.0 Turbo Automático
R$ 104.000 - transferência grátis!
2023/2023- Apenas 12.000 (Veículo Test-Drive)
TOPVEL Veículos - Av. Barão do Rio Branco, 433 - Vila Rica, Barreiras - BA, 47813-010 - Telefones: 77 9.8829-3754 77 9834-3130 - 0800 944 1101/ 77 9.8835-1430.
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) sancionou, nesta terça-feira (6), os três projetos de lei que determinam o reajuste salarial escalonado de servidores da segurança pública da Bahia. As proposições publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE), contemplam a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil e a Polícia Penal.
Os membros da Polícia Militar (praças e oficiais) e do Corpo de Bombeiros Militar foram beneficiados na Lei que prevê um ganho médio de 14,76% entre os anos de 2025 e 2026. Na Polícia Civil, o ganho acumulado será de 14%, no mesmo período (2025/2026), para os cargos de delegado, perito criminal, perito médico-legista e perito odonto-legal.
Os investigadores e escrivães da Polícia Civil terão ganhos de 22% (2025/2026), mesmo percentual percebido pelos peritos técnicos do Departamento de Polícia Técnica.Para as carreiras da Polícia Civil, além do reajuste de 14% (delegado, perito criminal, perito médico legista e perito odonto-legal) e 22% (investigador, escrivão e peritos técnicos), o Projeto de Lei prevê promoções para a categoria em 2026.
O projeto dos PMs e Bombeiros prevê reajuste do salário-base e gratificações de ambas as classes. Segundo a publicação, a atualização das Gratificações de Atividade Policial Militar (GAP) começou a valer a partir de 1º de maio do mesmo ano. Com a aprovação, o salário de um Coronel V será de R$ 2.511,60 e a gratificação chegará a R$ 13.516,35.
Ainda conforme o publicado, o auxílio fardamento, devido a título de indenização aos Policiais Militares e aos Bombeiros Militares no serviço ativo será pago mensalmente, na forma prevista em Regulamento, sendo - R$251,16 e R$256,18, a partir de 1º de maio de 2026.
O PL da Polícia Civil tratou da reestruturação, remuneração de delegados, escrivães, investigadores, peritos técnicos, peritos criminais, médicos legistas e odontolegistas.
Já o PL da Polícia Penal estabeleceu um aumento de salários e gratificações, que são reajustadas conforme a classe e nível dos policiais.
Reuniões reservadas no Congresso discutem uma virada histórica no combate à corrupção: responsabilizar os partidos pelos desfalques causados por seus prepostos em órgãos públicos, como no caso do Ministério da Previdência, entregue por Lula (PT) ao PDT “de porteira fechada”. A ideia é bloquear os fundões eleitoral e partidário, sem prejuízo de ações penais, até o ressarcimento total. Para não perder a “galinha dos ovos de ouro”, o PDT ameaçou até romper com Lula, que cedeu e trocou Carlos Lupi por Wolney Queiroz. Seis por meia dúzia.
O novo ministro da Previdência também é suspeito de omissão, no caso do roubo aos aposentados. Além de ser alguém obediente a Lupi.
O TSE de Alexandre de Moraes tirou R$22 milhões dos fundos do PL para pagar multa. Fundos também podem ressarcir vítimas do roubo.
O ressarcimento seria ao INSS, que devolveria aos aposentados o dinheiro que lhes foi roubado durante a gestão de prepostos do PDT.
O PDT pode não dispor de tudo a ser devolvido, mas seus “fundões” ajudariam muito: só em 2026, terá R$252 milhões do Fundo Eleitoral.
Identifique o motorista por nosso APP ou Plataforma. Cadastre infrações e acompanhe relatórios de dirigibilidade e estatísticas. Podendo cadastrar até 50 motoristas por veículo. Entre em contato para saber mais!
🖱️ www.localizerast.com.br
📞773628-5292
📱7799835-5560
📌Av. Salvador, 226, Centro. LEM-BA
O Procon (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor) notificou a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia – Coelba, nesta segunda, 05, por interrupções no fornecimento de energia elétrica, nos últimos dias, em diversos municípios baianos. A atuação do Procon-Ba, órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), busca garantir que a concessionária preste esclarecimentos detalhados e apresente medidas eficazes para a regularização do serviço, essencial à população e ainda mais crítico em contextos de emergência climática.
A notificação exige justificativas da Coelba sobre as causas das interrupções prolongadas; relatórios de manutenção, contingência e prevenção adotados; dados estatísticos atualizados sobre falhas e impactos à população; procedimentos de atendimento ao consumidor durante os episódios; ações previstas para o ressarcimento dos danos sofridos pelos usuários.
De acordo com o superintendente do Procon, Tiago Venânio, a notificação foi motivada pelas interrupções no fornecimento de energia elétrica, agravadas por eventos climáticos extremos, especialmente fortes chuvas e tempestades que afetaram principalmente o interior do estado. “Os fortes eventos meteorológicos recentes demonstram a necessidade de resiliência e preparo técnico por parte das concessionárias, a fim de assegurar a continuidade do serviço mesmo em condições adversas, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/90) e normas setoriais”, afirma Venâncio.
Segundo o superintendente, o órgão "reforça seu compromisso com a defesa dos direitos dos consumidores e manterá o monitoramento rigoroso da atuação da empresa, adotando todas as providências legais cabíveis".
Municípios abrangidos
São municípios abrangidos pela notificação: Canápolis, Pau Brasil, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Nazaré, Camamu, Valença, Itapé, Buerarema, Santana, Amélia Rodrigues, Santo Amaro, São Sebastião do Passé, Jaguaribe, Cícero Dantas, Dias D’Ávila, Lauro de Freitas, Simões Filho, Madre de Deus, Camacan e Mata de São João.
Quem entregar a declaração do Imposto de Renda 2025 até esta sexta-feira, dia 9 de maio, tem chances de entrar no primeiro lote de restituição, marcado para o dia 30 de maio, mesma data para o fim do prazo do envio do documento. A liberação para consulta ao lote será a partir das 10h de 23 de maio.
Embora a ordem dos lotes siga a lista de prioridades legais, a Receita Federal recomenda aos contribuintes que querem receber logo o valor que enviem o documento até essa data.
“Declarações entregues até o dia 9 de maio concorrerão ao primeiro lote de restituição 2025 que será pago no dia 30 de maio e terá sua consulta liberada a partir do dia 23 de maio”, afirma a Receita em nota.
As famílias com renda mensal de até R$ 12 mil podem, a partir desta segunda-feira (5), contratar a nova modalidade do Minha Casa, Minha Vida voltada à classe média. A Caixa Econômica Federal começou a oferecer os empréstimos da nova categoria do programa habitacional.
Líder no financiamento imobiliário no país, concentrando cerca de 70% das operações de crédito no setor, a Caixa pôde começar a operar a nova categoria após o Conselho Monetário Nacional (CMN) regulamentar, na última quarta-feira (30), as mudanças no Minha Casa, Minha Vida. Isso porque era necessário definir o uso de fontes alternativas de recursos no programa habitacional, além do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Apelidada de Faixa 4 do Minha Casa, Minha Vida, a nova modalidade oferece financiamentos com juros nominais de 10% ao ano e prazo de até 420 meses (35 anos) e permite financiamento de imóveis de até R$ 500 mil. Até 80% do valor de imóveis novos poderão ser financiados. Para imóveis usados, o percentual financiado cai para 60% nas regiões Sul e Sudeste e mantém-se em 80% para as demais localidades.
A nova modalidade do programa habitacional oferecerá crédito com recursos dos lucros e dos rendimentos do FGTS e dinheiro próprio dos bancos, como depósitos na caderneta de poupança e investimentos em Letras de Crédito Imobiliário (LCI).
A Caixa também reajustou o valor das demais faixas do Minha Casa, Minha Vida, aprovadas no último dia 15 pelo Conselho Curador do FGTS e no último dia 25 pelo Ministério das Cidades.
Os novos valores são os seguintes:
Faixa 1: renda familiar de até R$ 2.850,00 por mês, com subsídio de até 95% do valor do imóvel;
Faixa 2: renda familiar de R$ 2.850,01 a R$ 4,7 mil por mês, com subsídio de até R$ 55 mil e juros reduzidos;
Faixa 3: renda familiar de R$ 4.700,01 a R$ 8,6 mil por mês, sem subsídios, mas com condições de financiamento facilitadas.
No caso da Faixa 3, o CMN autorizou o uso de recursos do Fundo Social do Pré-Sal para ampliar a oferta de crédito. Essa categoria financia imóveis de até R$ 350 mil, com juros nominais de 8,16% ao ano, mais Taxa Referencial (TR). Cotistas do FGTS têm desconto de 0,5 ponto percentual, pagando 7,66% ao ano.
Famílias enquadradas nas faixas 1 e 2 também estão autorizadas pelo Conselho Curador do FGTS a financiar imóveis pela Faixa 3. No entanto, os mutuários que optarem pela elevação de categoria terão as mesmas condições da Faixa 3, sem acesso aos subsídios do governo.