Notícias

10
Jul/25

Barreiras se torna sede do Ministério Público da Bahia com a instalação da Procuradoria-Geral de Justiça Itinerante


Prefeito Otoniel Teixeira participa da instalação da PGJ Itinerante e celebra a presença do MPBA no município 

De 9 a 11 de julho, Barreiras sedia a edição do projeto PGJ Itinerante, transformando-se temporariamente na sede administrativa do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA). A ação marca um novo ciclo da proposta de aproximação da instituição com a sociedade baiana, reunindo autoridades, servidores, representantes da sociedade civil e a população local para uma série de atividades institucionais e atendimentos sociais.

A cerimônia de instalação ocorreu na noite desta quarta-feira (9), na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), e contou com a presença do procurador-geral de Justiça Pedro Maia, do prefeito de Barreiras, Otoniel Teixeira; além de integrantes da administração superior do MPBA, como a procuradora-geral adjunta Norma Cavalcanti, o corregedor-geral Paulo Marcelo Costa; pró-reitora da Uneb,  Simone Leal Coité; coordenador da Regiona André Fetal, também o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, e outras autoridades da região.

Durante sua fala, o procurador-geral Pedro Maia destacou o simbolismo e a potência da ação. “O PGJ Itinerante chega a Barreiras para dar potência à atuação do Ministério Público na região. Dar mais visibilidade à atuação do órgão que os promotores de Justiça e servidores diariamente fazem pulsar na atuação de cada Promotoria de Justiça”.

O coordenador da Regiona André Fetal falou sobre a satisfação em receber os integrantes da administração superior do MPBA em Barreiras, destacando que “o projeto é um marco institucional, que já é um grande sucesso e, em Barreiras, não será diferente”.

Além da cerimônia, a programação inclui serviços gratuitos à população nos dias 10 e 11, realizados na unidade móvel do MPBA, estacionada em frente à Promotoria Regional de Barreiras, na Rua Guarujá, 920, bairro Vila Regina. Em parceria com a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos, estão sendo ofertados exames de DNA, reconhecimentos espontâneos de paternidade, acordos de alimentos e convivência familiar, encaminhamento para emissão de segundas vias de certidões, atendimento do Procon, emissão da nova Carteira de Identidade Nacional, cadastro de pessoas com transtorno do espectro autista e solicitação de passes livres para idosos e pessoas com deficiência.

O gestor da Capital do Oeste, Otoniel Teixeira, ressaltou a importância da iniciativa para o município. “Receber a Procuradoria-Geral de Justiça Itinerante é um reconhecimento da centralidade de Barreiras no cenário regional. Essa presença reforça o diálogo entre instituições e sociedade, contribuindo para fortalecer a justiça, a cidadania e o cuidado com as pessoas”.

Projetos como MP Comunidade e Saúde + Educação também integram a agenda, promovendo fiscalizações em unidades escolares e de saúde com foco na melhoria dos serviços públicos. A ação representa a quinta edição do PGJ Itinerante, que já passou por Feira de Santana, Juazeiro, Vitória da Conquista e Itabuna. Em Barreiras, a expectativa é de ampliar a escuta ativa da população, reforçar o papel institucional do MP e aprofundar o vínculo entre o Ministério Público e as comunidades do Oeste baiano.

Fonte:DIRCOM, prefeitura de Barreiras
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades