A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social, realiza no dia 04 de agosto, a partir das 7h30, no auditório do SENAR, a 12ª Conferência Municipal do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).
O evento é um espaço democrático de participação popular, que reunirá trabalhadores do SUAS, gestores públicos e representantes da sociedade civil para avaliar os serviços ofertados no município e propor diretrizes e melhorias para a política de assistência social.
Em qualquer decisão judicial fundamentada, clara, objetiva e desprovida de afetações, erros isolados de português podem ser vistos e relevados como lapsos de digitação.
Já em decisões de argumentação caótica, repleta de afetações, é de se considerar se os erros de português são sintomas da mesma incultura, da mesma rudimentariedade, do mesmo despreparo cognitivo, técnico e emocional, que leva àquele resultado.
Ao decidir não mandar prender preventivamente o ex-presidente Jair Bolsonaro, em razão do que considerou uma “irregularidade isolada, sem notícias de outros descumprimentos” de medidas cautelares “até o momento”, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, afirma, com letras maiúsculas e cinco exclamações, que “a JUSTIÇA É CEGA MAIS [sic] NÃO TOLA!!!!!”.
A argumentação só agrava esse quadro.
Moraes havia proibido, como extensão da proibição de uso das redes sociais, “as transmissões, retransmissões ou veiculação de áudios, vídeos ou transcrições de entrevistas em qualquer das plataformas das redes sociais de terceiros, não podendo o investigado se valer desses meios para burlar a medida”.
A argumentação só agrava esse quadro.
Moraes havia proibido, como extensão da proibição de uso das redes sociais, “as transmissões, retransmissões ou veiculação de áudios, vídeos ou transcrições de entrevistas em qualquer das plataformas das redes sociais de terceiros, não podendo o investigado se valer desses meios para burlar a medida”.
Considerando que, atualmente, todas as entrevistas com protagonistas do debate público, como Jair Bolsonaro, acabam sendo reproduzidas em redes de “terceiros” – ou seja, de qualquer outra pessoa –, o efeito prático dessa ordem tortuosa era a proibição da concessão de entrevistas pelo ex-presidente, réu no STF no caso da trama golpista.
No entanto, o ministro se faz de sonso, para não dar o braço a torcer:
“Em momento algum JAIR MESSIAS BOLSONARO foi proibido de conceder entrevistas ou proferir discursos em eventos públicos ou privados, respeitados os horários estabelecidos nas medidas restritivas”, escreve Moraes.
A alegação é ainda mais tortuosa.
Sua decisão anterior, segundo ele, “deixou claro que não será admitida a utilização de subterfúgios para a manutenção da prática de atividades criminosas, com a instrumentalização de entrevistas ou discursos públicos como ‘material pré fabricado’ para posterior postagens (sic) nas redes sociais de terceiros previamente coordenados”.
Se Moraes tem um dom, é o de fingir ter dito o que não disse e, mesmo assim, continuar sem dizer nada que faça algum sentido objetivo no mundo real. Ou virtual.
Desse parágrafo, ficariam as perguntas: Bolsonaro descumprirá medidas cautelares somente se participar de modo consciente de combinação com terceiros para conceder entrevista a ser reproduzida nas redes, como se ele não estivesse sabendo de nada? Para configurar o descumprimento, será necessário Bolsonaro incorrer em fala considerada criminosa? Bastará que “terceiros previamente coordenados”, outrora somente “terceiros”, incorram em crimes na postagem que reproduzirá a entrevista? Ou será necessário que ambos, Bolsonaro e o tal cúmplice, incorram em crimes?
É uma confusão.
Em vez de esclarecer pontos específicos da regra que impõe, Moraes desanda a refletir sobre sua obsessão, as “milícias digitais”, e apela às maiúsculas, tentando compensar a falta de substância e clareza dos argumentos pela altura imponente das letras.
“Obviamente, NÃO SERIA LÓGICO E RAZOÁVEL permitir a utilização do mesmo modus operandi criminoso com diversas postagens nas redes sociais de terceiros, em especial por ‘milícias digitais’ e apoiadores políticos previamente coordenados para a divulgação das condutas ilícitas que, eventualmente, poderiam ser praticadas por JAIR MESSIAS BOLSONARO, sejam em entrevistas, sejam em atos públicos, mas sempre com a finalidade de continuar a induzir e instigar chefe de Estado estrangeiro a tomar medidas para interferir ilicitamente no regular curso do processo judicial, de modo a resultar em pressão social em face das autoridades brasileiras, com flagrante atentado à Soberania nacional.”
O que não é lógico, nem razoável, é criar uma hipótese intermediária entre a proibição e a autorização da concessão de entrevistas pelo réu, tornando-o suscetível a ser preso preventivamente por publicações de terceiros, quando as proibições de uso das redes sociais e da concessão de entrevistas já são, elas próprias, determinações controversas, porque não previstas expressamente no inciso II do artigo 319 do Código de Processo Penal, que fala apenas em “proibição de acesso ou frequência a determinados lugares”.
Moraes não decreta a prisão preventiva de Bolsonaro – que o afastaria das redes –, nem quer deixá-lo livre para falar o que bem entende, então vai criando uma solução intermediária atrás da outra e turbinando cada vez mais a sua própria confusão.
Na página 5, ele tenta, finalmente, ser mais objetivo:
No momento em que o STF precisa de legitimidade para julgar e eventualmente condenar o ex-presidente, o relator do caso só ajuda a reforçar a narrativa bolsonarista de perseguição, com uma série de ordens toscas, carregadas de piruetas retóricas.
Duração: 6 Meses
Carga Horária: 720H/A
Curso Superior reconhecido e autorizado pelo MEC
Certificado de Ensino Superior
Valido para Concursos Públicos Municipais e Nacionais
100% online - Modalidade EAD
Aulas Quinzenais - 15 em 15 dias
Opção de escolha de horário para assistir as transmissões de LIVES ao vivo pelo aplicativo de reuniões Gratuito ZOOM de qualquer lugar do Brasil.
Opção de aulas gravadas - link fica à disposição para reposição de conteúdo.
Material didático: Gratuito
Requisito: Ensino Médio Completo Coordenação do curso Especialista em trânsito Josafa Arnaldo contato; 77-9.9998-0684
24
Jul/25 |
Bahia tem cinco cidades entre as 10 mais violentas do país, aponta Anuário de Segurança Pública |
A Bahia tem cinco municípios entre os dez com as maiores taxas de mortes violentas no Brasil, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta quinta-feira (24).
Os dados, referentes ao ano de 2024, apontam Jequié como a segunda cidade mais violenta do país, seguida por Juazeiro (3ª posição), Camaçari (4ª), Simões Filho (7ª) e Feira de Santana (10ª). O levantamento é baseado em informações fornecidas pelos próprios estados e considera o número de mortes violentas por grupo de 100 mil habitantes.
Ainda segundo os dados divulgados, apesar da presença de cidades baianas no topo do ranking, o Estado registrou uma queda de 8,4% no número absoluto de mortes violentas. Foram 6.036 casos em 2024, contra 5.579 em 2023.
O anuário também revela redução nas taxas de violência em quatro dos cinco municípios listados: Jequié, Camaçari, Simões Filho e Feira de Santana apresentaram diminuição nos índices. A exceção foi Juazeiro, que teve aumento no número de mortes violentas em relação ao ano anterior.
Conforme o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, a elevada violência nessas cidades está relacionada à disputa entre facções criminosas pelo controle do tráfico de drogas.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participou nesta quinta-feira, 24, de um culto na Igreja Catedral da Benção, em Taguatinga (DF), e chorou durante a pregação. Ele, que se declara católico, se ajoelhou aos prantos e deu glórias, como é comum entre adeptos da religião evangélica.
A visita do ex-presidente à igreja liderada pelo pastor Jair de Oliveira ocorreu num contexto de restrição da sua liberdade por meio das medidas cautelares impostas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Bolsonaro esteve no local acompanhado do senador Magno Malta (PL-ES).
Enquanto Bolsonaro se deslocava para a igreja, Moraes decidiu sobre os embargos de declaração – instrumento jurídico que pede esclarecimentos sobre determinadas ordens da Justiça – apresentados pela sua defesa para que explicasse a extensão do despacho que o ameaçou de prisão caso suas declarações fossem reproduzidas por terceiros nas redes sociais.
Segundo Moraes, “em momento algum Jair Messias Bolsonaro foi proibido de conceder entrevistas ou proferir discursos em eventos públicos ou privados, respeitados os horários estabelecidos nas medidas restritivas”.
O ministro justificou a possibilidade de prisão preventiva de Bolsonaro afirmando que “não seria lógico e razoável permitir a utilização do mesmo ‘modus operandi’ criminoso com diversas redes sociais de terceiros, em especial por milícias digitais e apoiadores políticos”, para divulgar condutas ilícitas, ainda que sejam em entrevistas, com o objetivo de instigar chefe de Estado estrangeiro a interferir no processo judicial.
Bolsonaro evitou responder aos questionamentos da imprensa nos últimos dias temendo ser preso por ordem de Moraes. Atualmente, ele está impedido de sair de Brasília e utiliza desde a última sexta-feira, 18, tornozeleira eletrônica que monitora o seu deslocamento.
Além disso, ele é obrigado a ficar em casa entre 19h e 6h, não pode utilizar as redes sociais nem se aproximar de embaixadas, pois havia suspeitas de que poderia se refugiar no território de outro País para fugir das eventuais penas que possa sofre na ação penal do golpe, que está na reta final de tramitação no STF.
Mais policiais da ativa tiraram a própria vida do que morreram em confrontos durante o serviço em 2024, na Bahia. Foram registrados cinco suicídios entre policiais militares no estado, contra dois agentes mortos em ação: um policial militar e um civil.
O cenário contrasta com a imagem tradicional de risco associado exclusivamente à atividade de combate ao crime e revela uma ferida silenciosa dentro das forças de segurança: a saúde mental dos profissionais.
Os dados integram o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (24). O documento foi elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Em termos proporcionais, a taxa de suicídio entre policiais da ativa no estado se manteve em 0,1 por mil, mas o crescimento percentual foi de 66,7%. Já as mortes em confronto em serviço representaram menos da metade desse número.
Por trás dos números
Segundo o estudo, os dados sobre suicídios entre policiais têm revelado uma realidade dolorosa, mas que, por vezes, permanece invisível para a sociedade e para as próprias instituições. Por trás dos números existem fatores complexos e silenciosos que alimentam esse cenário. No documento, foram destacadas “seis condicionantes laborais”: assédio moral; a admissão do papel de “policial herói”; o desgaste físico e mental em razão do contato continuado com situações de perigo; a cobrança institucional pelo cumprimento de metas; o endividamento; e a insegurança jurídica.
No estudo, é observado que a profissão de policial carrega especificidades que a diferenciam de outras ocupações e que, podem agravar ainda mais a saúde mental desses profissionais. Além da exposição ao risco, a análise indica que os policiais vivem sob um conjunto rígido de normas e responsabilidades que nem sempre são visíveis para o público.
“Os policiais, principalmente os militares, não têm a opção de escolher viver em qualquer lugar, mesmo que o lugar seja aquele em que foi criado e passou toda sua vida. Podem não matricular seus filhos na escola mais próxima de sua casa ou frequentar determinados ambientes. Não porque não possam, mas por uma questão de segurança própria e dos seus. As situações de risco a que se submetem os policiais, sejam civis ou militares, os expõem como indivíduos antes mesmo de serem percebidos como profissionais cumpridores do dever”, diz trecho da análise feita por especialistas no anuário.
Essa rotina, de acordo com a análise, traz um desgaste contínuo que vai além do aspecto físico, atingindo o psicológico de maneira profunda. Essa vulnerabilidade constante afeta não só os policiais, mas também seus familiares, criando um ciclo difícil de romper.
Para que o problema seja enfrentado, os especialistas argumentam que a saúde mental dos policiais brasileiros precisa estar, também, na centralidade das políticas de segurança pública.
Cenário nacional
No Brasil como um todo, o total de suicídios entre policiais da ativa caiu de 137 para 126 entre 2023 e 2024, uma redução de 8%. Ainda assim, o número segue alto, evidenciando que a situação da Bahia não é isolada, mas parte de um problema estrutural.
Estados com altos índices de suicídios de policiais
Apesar da leve queda no número total de suicídios entre policiais da ativa no Brasil, de 137 em 2023 para 126 em 2024, alguns estados apresentaram aumentos expressivos e preocupantes. O Paraná lidera a lista com 12 casos (11 policiais militares e um civil), o dobro do registrado no ano anterior.
Logo atrás está o Rio Grande do Sul, com 16 casos em 2024, sendo 15 entre PMs e um entre civis, um aumento de 33,3% em relação ao ano anterior. No Ceará, os registros saltaram de 5 para 10, dobrando em apenas um ano e elevando a taxa local para 0,4 por mil policiais da ativa.
Outro destaque é o estado de São Paulo, que apesar de continuar entre os mais populosos e com maior efetivo policial do país, apresentou queda significativa: passou de 39 suicídios em 2023 para 17 em 2024, uma redução de mais de 50%.
Na Ford Buriti, você encontra condições imperdíveis para sair de carro novo. Modelos com tecnologia, conforto e segurança, prontos para transformar seu dia a dia.
🛣 Visite a Ford Buriti e aproveite as ofertas especiais.
📱 (77) 9 8855-1000
🖥 http://www.buritiford.com.br/
#GrupoBrandao #FordBuriti #Ford #FordBrasil
24
Jul/25 |
Gabinete móvel da Vereadora Zezilia Martins promove diálogo e ação no Bosque dos Girassóis |
Na manhã do dia 23 de julho, o Bairro Bosque dos Girassóis recebeu a visita do Gabinete Móvel da Vereadora Zezilia Martins, uma iniciativa que tem como propósito aproximar o mandato dos cidadãos, promovendo um espaço de escuta ativa e acolhimento. Atendendo ao convite da Associação da Feira do Bairro, a ação visou ouvir as demandas, sugestões e necessidades dos moradores e feirantes locais.
24
Jul/25 |
🔥Desconto Exclusivo de 50%!🔥 |
Você ou alguém da sua família está cadastrado no Bolsa Família? Então esta oferta é para você! Os primeiros 40 inscritos garantem 50% de desconto em cursos incríveis que vão turbinar o seu currículo!
*Cursos Disponíveis:
1. *Informática: Aula presencial com um computador por aluno.
2. *Secretariado
3. *Auxiliar Administrativo
4. *Operador de Caixa: Com oportunidade de estágio.
5. *Formação de Frentista: Aulas práticas direto no posto de combustível.
6. *Repositor de Mercadorias: Com oportunidade de estágio.
7. *Técnica de Vendas: Aulas práticas e dinâmicas.
8. *Massoterapia: Com aulas práticas.
📅 *Vagas Limitadas! Não deixe para depois, inscreva-se agora e aproveite essa chance única de desenvolvimento profissional.
Faça sua inscrição (77) 9 9905-0094
A Viação Novo Horizonte comunicou oficialmente que continuará operando normalmente em todo o estado da Bahia, após uma decisão liminar da Justiça suspender os efeitos de uma medida da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), que determinava a interrupção das atividades da empresa. A determinação judicial diz respeito ao Chamamento Público nº 01/2025 e à Resolução nº 29/2025, publicados pela Agerba.
Segundo a liminar, foi deferido parcialmente o pedido de tutela de urgência para suspender, de forma imediata, os efeitos das publicações até que o mérito da ação seja analisado pela Justiça.
Em nota oficial, a empresa tranquilizou seus colaboradores, parceiros e usuários, afirmando que as operações seguem normalmente em todo o território baiano, garantindo a continuidade dos serviços prestados.
24
Jul/25 |
Morador denuncia vazamento da Embasa que gerou erosão em residência em Luís Eduardo Magalhães |
Na manhã da última terça-feira, dia 22, o repórter Weslei Santos esteve na residência do Sr. Pedro Caitano, localizada na Rua Mato Grosso, no bairro Mimoso 1, em Luís Eduardo Magalhães. Bacharel em Direito, o morador busca, por meio do diálogo, resolver um problema que persiste desde fevereiro deste ano: um vazamento no relógio de água da Embasa que causou uma grave erosão no imóvel.
De acordo com Caitano, o vazamento comprometeu uma área de lazer da casa, onde um buraco de grandes proporções ainda pode ser visto. O morador relata que tentou, por diversas vezes, dialogar com a Embasa para buscar uma solução, mas sem sucesso. Diante da frustração e antes de recorrer ao Judiciário, decidiu entrar em contato com a redação do nosso portal, que apurou o caso no local.
Durante a visita, Caitano apresentou à reportagem documentos que comprovam a gravidade do problema, entre eles: relatórios de interdição emitidos pela Defesa Civil, protocolos e comprovantes de atendimentos realizados pela Embasa e um boletim de ocorrência registrado na Delegacia Territorial de Luís Eduardo Magalhães.
Ao ser questionado sobre a causa do vazamento, o morador informou que não há como identificar com precisão, uma vez que a tubulação afetada é subterrânea. No entanto, ele reforça que aguarda uma solução concreta por parte da Embasa.
Segundo Pedro Caitano, o momento decisivo para tornar o caso público ocorreu após a Embasa desmarcar, de última hora, uma vistoria que seria realizada no imóvel na véspera da reportagem.
Na tarde do mesmo dia, o repórter Weslei Santos procurou a Embasa para ouvir a versão da empresa, mas o responsável preferiu não comentar os detalhes da denúncia apresentada.
O caso segue sem resolução, e o morador espera que a visibilidade da situação possa acelerar uma resposta efetiva das autoridades competentes.
No próximo sábado (26), às 20h, a seleção feminina de futsal de Luís Eduardo Magalhães entra em quadra contra a equipe do ADEF-DF, pela Copa Brasil de Futsal Feminino. A partida acontece no Ginásio Poliesportivo José Queiroz Barreto Neto (JK).
A expectativa é de casa cheia para prestigiar as atletas do município, que disputam a segunda fase da competição nacional.
A equipe conta com o apoio da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte e do Programa Seleções, que oferece treinamento gratuito para as jogadoras.
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, representada pelo vice-prefeito Franklin Willer, recebeu, na tarde desta quarta-feira (23), o troféu ESG de Responsabilidade Social, Ambiental e Governança, em reconhecimento pela adoção do sistema ZeroDox na gestão municipal.
Priorizando economicidade, transparência e responsabilidade com o dinheiro público, a gestão reduziu significativamente o uso de papel.
Em aproximadamente três anos de adoção do sistema, o município tramitou cerca de 5 mil processos administrativos, gerando um volume superior a 2 milhões de documentos digitais.
Além disso, a ferramenta trouxe mais agilidade à tramitação de processos e à assinatura digital de documentos.
“Hoje, temos acesso em tempo real à localização dos processos, acompanhamos o cumprimento dos prazos e podemos assinar documentos de qualquer lugar, por meio de dispositivos móveis. Isso proporciona mais segurança, transparência e eficiência à gestão pública, reduzindo consideravelmente o tempo de tramitação dos processos”, explicou o vice-prefeito Franklin Willer.
"Também diminuímos os gastos com combustível e deslocamentos desnecessários para entrega de ofícios e documentos entre secretarias. Hoje, resolvemos tudo pelo programa", complementou.
A adoção da comunicação interna digital vai além da eliminação do papel, trazendo benefícios diretos à população, que perceberá a redução de prazos na solução de suas demandas.
O prefeito de Ibotirama, Dr. Laércio, esteve em Salvador nesta quarta-feira (23) para receber mais um importante reforço destinado ao fortalecimento da agricultura familiar no município. A entrega de sete tratoritos foi realizada por meio do Plano Safra da Bahia 2025/2026, com a presença de autoridades estaduais e representantes de municípios de todo o estado. O vice-prefeito, Filú, também participou do momento.
Os equipamentos irão beneficiar diretamente os trabalhadores e trabalhadoras do campo, contribuindo para a mecanização de pequenas propriedades, o aumento da produtividade e a melhoria nas condições de trabalho de quem vive da terra.
“Cada máquina entregue é uma semente de dignidade plantada no campo. Com o apoio dos governos federal e estadual, estamos avançando em políticas públicas que valorizam quem planta, colhe e garante o alimento que chega à mesa do nosso povo”, destacou o prefeito.
A iniciativa integra o conjunto de ações voltadas à agricultura familiar, promovido pelo Governo da Bahia com o apoio do Governo Federal, e representa mais um passo na valorização do homem e da mulher do campo em Ibotirama.
A NINO AUTO PEÇAS vende peças seminovas originais de todas as marcas, com garantia. CREDENCIADA NO DETRAN/BA.
NINO AUTO PEÇAS LEM - Avenida Ayrton Senna, próximo à feira livre do Santa Cruz (LEM). Fone: 77 3628-7480.
Há 20 anos em Luís Eduardo Magalhães vendendo peças originais com garantia e colaborando com o meio ambiente e com a reciclagem de veículos.
Avenida Ayrton Senna, próximo à feira livre do Santa Cruz (LEM). Fone: 77 3628-7480.
Na manhã desta quinta-feira, 24, por volta das 8h40, ocorreu uma colisão no cruzamento das ruas Abílio Faria e Aymore, no bairro Renato Gonçalves, em Barreiras, envolvendo um veículo Jeep Compass, um Fiat Siena e uma Van. (VÍDEO, CLIQUE AQUI!).
Não houve vítimas. A Guarda Civil Municipal registrou o acidente e sinalizou o local.
Na manhã desta quinta-feira, 24, a Polícia Civil da Bahia em apoio a uma grande operação contra o tráfico de drogas que foi iniciada pela Polícia Civil do Distrito Federal realizou a prisão e o cumprimento de mandado de busca contra um homem suspeito de integrar uma organização criminosa com atuação em vários estados do país.
O suspeito, um homem de 40 anos de idade, é residente na cidade de Santa Rita de Cassia, oeste do estado da Bahia e foi preso por volta das 6:20 da manhã em frente a sua residência na rua Julio Francisco de Moura, centro da cidade.
A operação visa desarticular uma organização criminosa que atua em vários estados do Brasil, cometendo crimes de tráfico de drogas e tráfico de armas de fogo.
O homem foi apresentado na delegacia territorial de Santa Rita de Cassia e esta a disposição da justiça, seu mandado de prisão temporária tem validade de 30 dias.
Na madrugada desta quinta-feira, 24, por volta das 4h30, na rua das Palmeiras, no bairro Samambaia, em Santa Rita de Cássia, policiais militares da 86ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), lotados no 3º Pelotão, realizaram a apreensão de uma arma de fogo e materiais relacionados ao tráfico de drogas, após atendimento a uma ocorrência de perturbação do sossego alheio.
BRONCO SPORT WILDTRAK 2.0 TB 16V AWD AUT.
2023/2023
Apenas 13.000 KM
R$ 189.900
ONIX 1.0 TURBO FLEX PLUS LTZ AUT
2024/2025
R$ 103.900
MONTANA 1.2 TURBO FLEX LT MANUAL
2023/2024
R$ 109.900
RANGER 3.0 4X4 TB DIESEL CD LIMITED PLUS
2023/2024
R$ 299.900,00
CONSULTE CONDIÇÕES
ARGO DRIVE 1.0
2022/2023
R$ 65.900
TIGGO 5X PRO 1.5 VVT TB FLEX AUT
2023/2024
R$ 123.900
ONIX 1.0 TURBO FLEX PREMIER AUT
2022/2022
R$ 81.900
STRADA 1.3 FLEX FREEDOM CS MANUAL
2024/2024
R$ 98.900
C3 1.6 16V FLEX FEEL PACK AT6
2022/2023
13.000 KM
R$ 77.900
CRETA 1.0 TGDI FLEX PLATINUM AUTOMÁTICO
2021/2022
R$ 121.900
RANGE ROVER SPORT 4.4 HSE DYNAMIC 4X4 V8
2017/2017
DE R$ 276.204,00
Por R$ 220.000,00
MONTANA 1.2 TURBO FLEX LT MANUAL
2023/2024
R$ 111.900
TERRITORY 1.5 TTITANIUM - R$ 139.900
RANGER 3.0 4X4 TB DIESEL CD LIMITED+
2023/2024
R$ 312.900
MONTANA PREMIER AT TURBO
2023/2024
KM 5489
R$ 139.900
Confira mais seminovos em nossa loja.
TOPVEL Veículos - Av. Barão do Rio Branco, 433 - Vila Rica, Barreiras - BA, 47813-010 - Telefones: 77 9.8829-3754 77 9834-3130 - 0800 944 1101/ 77 9.8835-1430.
Policiais militares da 83ª CIPM recuperaram um VW Gol 1.0, branco, com restrição de furto no município de Catolândia.
A ação aconteceu após solicitação da Polícia Civil, que informou a localização do veículo. De imediato, as guarnições foram até o endereço indicado e confirmaram a situação.
O carro foi encaminhado à Delegacia para os procedimentos cabíveis.
24
Jul/25 |
Curso promovido pelo CT em Barreiras atualiza profissionais de RH sobre legislação trabalhista |
Com foco na qualificação e atualização de profissionais que atuam na gestão de pessoas nas propriedades rurais de Barreiras, o Centro de Treinamento (CT) da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) promoveu, nos dias 17 e 18 de julho, o curso “Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias na Prática”. Realizada em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), a capacitação reuniu 20 participantes de diversas fazendas da região associadas à entidade.
De acordo com Douglas Fernandes, gerente do CT da Abapa, a iniciativa faz parte do Programa AgroLegal, que tem como objetivo fortalecer as competências técnicas e operacionais dos líderes, coordenadores e profissionais administrativos da entidade e seus associados. “O setor de Recursos Humanos precisa estar cada vez mais preparado para lidar com as constantes mudanças na legislação. Esses treinamentos são fundamentais para garantir segurança jurídica às propriedades”, destacou.
“Nossa parceria com a Abapa reforça a importância de investir em pessoas para impulsionar o desenvolvimento do agronegócio e da nossa região. Com o treinamento, queremos garantir o pleno domínio sobre as atualizações legislativas trabalhistas e previdenciárias, com aplicação prática direta no cotidiano”, disse Marco Cordeiro, gestor de negócios da IEL Bahia.
Durante dois dias, os participantes revisaram temas como Reforma Trabalhista, novas modalidades contratuais, mudanças na CLT, rotinas administrativas com foco em cálculos práticos de salário, férias e 13º, além de benefícios e afastamentos relacionados ao INSS. O conteúdo foi abordado de forma prática e interativa, estimulando a troca de experiências e o esclarecimento de dúvidas.
“Foi uma experiência muito rica. Não é comum ter esse tipo de treinamento, com espaço aberto para compartilhar dúvidas e debater temas do nosso dia a dia com tanta clareza. As palestrantes realmente se preocuparam em fazer com que a gente absorvesse o conteúdo”, avaliou Sue Hellen Rêgo Moraes, analista de departamento pessoal das fazendas Busato.
A colega de profissão, Catiana de Lima e Feitoza, que atua nas fazendas do grupo Horita, também reforçou a importância da capacitação. “Foi uma experiência de muito aprendizado e conhecimento. Com certeza os conteúdos abordados serão agregados e ajudarão em situações do nosso cotidiano.”
O pedido de impeachment de Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que a oposição prometeu protocolar, será o 47º da extensa fila de petições contra o ministro. Ele assumiu o cargo em 2017 e até o ano seguinte teve atuação tranquila e sem decisões que gerassem indignação entre senadores, mas em 2019 a coisa desandou no “Olimpo”: foram cinco pedidos de impeachment. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, temente aos deuses, arquivou tudo.
Em 2020, foram 12 pedidos de cidadãos comuns e parlamentares. Com Alcolumbre ainda na presidência do Senado, nada foi para frente.
Em 2021 foi o “ano do ministro”, com 13 petições, número cabalístico. Na gestão de Rodrigo Pacheco, o roda presa, totalizaram 23 pedidos.
Com sonho de sentar na cadeira do STF ou de voltar a atuar como advogado, Rodrigo Pacheco, invenção de Alcolumbre, engavetou tudo.
Este ano, já foram seis pedidos, até agora. Todos protocolados ainda em janeiro. Pelo histórico de Alcolumbre, devem morrer no arquivo.
Se alguém tinha dúvidas sobre os devaneios autoritários em voga, Lula se encarregou de removê-las no convescote de presidentes comunas de países latinos, no Chile. No evento “Democracia siempre”, deixou claro o propósito de acabar eleições. “Cumprir o ritual eleitoral a cada quatro ou cinco anos não é mais suficiente“, disse ele, insinuando o poder sem prazo fixo, como nas ditaduras amigas da Venezuela e da Nicarágua. Ele lia o papel enquanto estranhamente revirava os olhos.
O presidente brasileiro, cuja existência política é produto de eleições, atacou a democracia através do princípio fundamental do voto popular.
“A democracia liberal não foi capaz de responder aos anseios e necessidades contemporâneas”, avisou, em clara pregação autoritária.
No ataque às instituições democráticas, como diz STF da oposição, Lula ainda alegou: “o sistema político e partidos caíram no descrédito.”
Depois de passar vergonha com a mentira de que o Brasil é explorado pelos Estados Unidos há 500 anos, uma neta de Lula foi corrigida pelo vereador Rubinho Nunes (União-SP): os EUA só existem há 249 anos.
Como Lula nada oferece ao setor de pescados, a Abipesca enviou carta ao Planalto e pediu linha de crédito para mitigar o impacto do tarifaço. Os EUA compram 70% do pescado brasileiro. Sem resposta.
Com países avançando nas negociações com os Estados Unidos e o Brasil em total letargia, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) fez valiosa recomendação a Lula: “não é hora de vaidade”.
Eduardo Bolsonaro (PL-SP) correu para desassociar do seu pai a comitiva de senadores que irão aos Estados Unidos. Diz o deputado que a turma ignora o cerne da questão institucional brasileira.
Importante alerta do ministro aposentado Marco Aurélio, ao criticar censura de Moraes a Jair Bolsonaro: “A tônica da Constituição Federal é a liberdade de expressão, isso tem que ser preservado”.
Pipocam convocações de apoio a Bolsonaro para domingo (3). Em Brasília, será às 10h em frente ao Banco Central. Em Belo Horizonte, à mesma hora, apoiadores se concentrarão na Praça da Liberdade.
Pergunta de Nikolas Ferreira (PL-MG): “O que há em comum entre Suzane von Richthofen, Beira-Mar, Xampinha, Marcola e Lula?” E arrematou: “Todos deram entrevista na cadeia, presos, criminosos”.