Notícias

07
Mai/25

Prefeito Otoniel Teixeira recepciona representantes da Academia Barreirense de Letras e reforça parceria institucional

Na manhã desta quarta-feira (7), o prefeito de Barreiras, Otoniel Teixeira, recebeu em seu gabinete a visita de cortesia da presidente da Academia Barreirense de Letras (ABL), Marilde Queiroz, acompanhada pelos membros Márcia Rasia, Adelma Vilela, Roberto de Sena, Vivaldo Motta, Franco Porto e do membro correspondente João Pinheiro.

Durante o encontro, a presidente da ABL entregou o convite oficial para as comemorações dos 20 anos da instituição literária, que serão realizadas no dia 20 de maio, celebrando duas décadas de contribuição cultural para Barreiras e para o Oeste baiano. A reunião também foi marcada pela entrega de três obras publicadas por membros da Academia: Mistérios dos Cerrados, organizado por Franco Porto e Théo Santos; Contos dos Cerrados, com organização de Ananda Lima e Valney Dias Rigonato; e o Catálogo de Livros 2024, que reúne publicações e autores vinculados à ABL. Os títulos destacam a identidade literária da região e evidenciam o talento de escritores locais.

Além da programação do jubileu, a Academia estendeu o convite para o lançamento da terceira coletânea da série sobre o Cerrado, com foco em brincadeiras da infância, previsto para quinta-feira (22), dentro da abertura da Festa Literária Internacional de Barreiras (Flib), no Parque Natural Engenheiro Geraldo Rocha. Também foi anunciado o retorno da Blitz Literária, iniciativa realizada em parceria com a Polícia Militar e outras instituições, que promove o incentivo à leitura por meio de abordagens educativas e distribuição de livros à população.

Durante a visita, Marilde Queiroz destacou a relevância da cooperação entre a ABL e a gestão municipal. “Estamos aqui para reafirmar uma parceria que já é sólida e essencial para a cultura de Barreiras. A Prefeitura tem sido a principal apoiadora da Academia, e neste marco dos 20 anos, essa aliança se torna ainda mais significativa. Celebrar este jubileu com o apoio do município e com a conquista da sede própria, doada pela gestão municipal, é uma vitória para a cultura regional. Queremos seguir avançando juntos, promovendo educação, literatura e cidadania”, disse.

A Academia Barreirense de Letras integra a Rede de Academias da Bahia e, ao longo de duas décadas, tem promovido a difusão da leitura, formação de novos autores e fortalecimento da cultura identitária do Oeste baiano. O prefeito Otoniel Teixeira reforçou o compromisso da gestão com a valorização da produção literária e da cultura barreirense.

“A Academia Barreirense de Letras tem papel fundamental não apenas no fomento à literatura, mas também na formação cidadã, na valorização da nossa história e na articulação com diversas áreas como educação, meio ambiente, cultura e lazer. Nossa gestão tem orgulho de ser parceira da ABL, e estamos finalizando todos os trâmites legais para a doação definitiva do prédio onde hoje funciona a sede da instituição, que teve seu frontispício tombado no ano passado por meio do Serviço do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural do Município (SPHAM). É uma medida que garante a preservação do nosso patrimônio e fortalece as ações da Academia. Seguiremos juntos, especialmente agora com a Flib, da qual a ABL é curadora, promovendo uma festa literária que conecta a cidade ao cenário internacional da literatura”, pontuou o gestor.

Fonte:DIRCOM, prefeitura de Barreiras
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades