Notícias

08
Jul/25

Barreiras amplia diálogo sobre políticas públicas voltadas ao TEA e destaca avanços no atendimento

Barreiras voltou a sediar nesta segunda-feira (7), no Centro Especializado em Reabilitação Aníbal Barbosa Filho (CER II), mais uma reunião do Comitê Regional de Saúde, com foco na reabilitação de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O encontro reuniu representantes do Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Prefeitura de Barreiras e Governo do Estado.

Participaram presencialmente o prefeito Otoniel Teixeira, a secretária Larissa Barbosa, o juiz da Vara da Infância e Juventude, Dr. Ricardo Costa e Silva, a defensora pública Amanda Gennari, o promotor de Justiça Dr. Rodolfo Fontenele, e integrantes das respectivas equipes. Representando a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), participaram virtualmente a coordenadora Virgínia Lúcia Fialha e o procurador-geral Dr. Marcos Antônio Brustolim. Também participaram do encontro as coordenadoras do CER II, Fernanda Delgado (diretora do CER II), Gessiane Batista (coordenadora de Reabilitação Intelectual), Geisa Schwambach (coordenadora de Reabilitação Física e OPMs).

Durante a reunião, o juiz Dr. Ricardo Costa e Silva ressaltou o pioneirismo do município. “O que Barreiras está fazendo é inédito no Brasil. Construído em tempo recorde por equipes ainda incompletas, o projeto voltado ao atendimento de pessoas com TEA é uma referência. Estamos aqui, novamente, para ouvir a gestão e entender a estrutura atual, reunir dados e estimular a formulação de propostas que podem ser levadas ao Congresso e ao Estado”.

O CER II, localizado no bairro São Miguel, é referência estadual na reabilitação intelectual e física, atendendo semanalmente mais de 300 pacientes — número muito acima dos 200 mensais previstos pela política pública nacional. Para dar conta da demanda crescente, a Prefeitura autorizou a ampliação do atendimento com a criação de um turno noturno, previsto para iniciar em agosto, a fim de absorver a fila de espera da Defensoria Pública.

A secretária Larissa Barbosa destacou a importância da articulação interinstitucional. “Esses encontros entre representantes do Judiciário, Promotoria, Defensoria e Prefeitura unidos na mesma pauta fortalece não só o atendimento, mas também a busca por recursos estaduais e federais. Barreiras hoje é exemplo na Bahia pelo trabalho no TEA. Já contratamos mais de 15 profissionais somente neste ano, e seguimos avançando”.

O gestor municipal reforçou que o atendimento a pessoas com deficiência é prioridade em sua gestão. “Esses encontros com diferentes esferas de governo são fundamentais para fortalecer nossa rede de saúde. Além das adaptações feitas no CER II, nós temos o compromisso assumido em nosso plano de governo de implantar em Barreiras um espaço exclusivo para atender as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ”, ressaltou o prefeito.

Além dos atendimentos clínicos e terapêuticos, o CER II também realiza a entrega de equipamentos como cadeiras de rodas, de banho, andadores, órteses, próteses e bolsas de colostomia. Somente no primeiro semestre deste ano, mais de 400 itens já foram concedidos à população. A unidade atende moradores de Barreiras e de outros 35 municípios da região Oeste, consolidando-se como uma das maiores estruturas de reabilitação do interior da Bahia.

Fonte:Dircom PMB
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades