Na madrugada deste domingo, 22, por volta das 2h40, um homem identificado como Luciano Nunes Batista da Silva, de 22 anos, sofreu uma tentativa de homicídio no Residencial Sol do Cerrado, na cidade de LEM.
De acordo com informações obtidas pelo Blog do Sigi Vilares, Luciano bebia com amigos em uma residência quando algumas meninas saíram para comprar bebidas e ao retornar um indivíduo foi ao seu encontro e efetuou os disparos de arma de fogo.
Luciano foi socorrido por terceiros em uma motocicleta para a UPA de onde foi transferido para o Hospital do Oeste na manhã de hoje por volta das 8h30, por uma ambulância do municipio, com uma perfuração no tórax.
22
Jul/18 |
Seguro DPVAT é com a RC Seguros |
22
Jul/18 |
Vida Farma Delivery. Precisou ligou! |
Na manhã deste domingo, 22, pouco depois das 9h, uma mulher identificada como Maria do Carmo Ferreira, de 47 anos, ficou ferida após perder o controle da sua motocicleta e cair na Rua Juazeiro, no bairro Santa Cruz, na cidade de LEM.
Uma equipe do SAMU foi até o local e socorreu a motociclista para a UPA com endema na face. A mulher se queixava ainda de dor lombar.
Na noite de ontem, sábado, 21, ocorreu a quarta edição do "Circuito SESC de Corridas", Etapa Barreiras. Esta edição ocorreu no Parque Novo Tempo, no bairro São Pedro.
A equipe do Blog do Sigi Vilares esteve no evento que contou 1 mil inscritos de todas as idades, desde crianças até idosos. Com percursos de 5 km e 10 km para corrida e de 3 km para caminhada, o Circuito do Sesc é dirigido aos atletas amadores e incentiva a atividade física entre todas as faixas etárias. Os participantes que completaram a prova receberam medalhas. Os primeiros colocados em cada categoria receberam troféus.
O evento tem como objetivo o incentivo ao esporte e não tem fins lucrativos. A inscrição foi 03 quilos de alimentos para idosos e comerciários e 06 quilos para os demais participantes.
A premiação foi para os primeiros lugares de todas as categorias foram troféus e todos os demais receberam medalhas de participação.
No término da corrida, houve música e descontração a todos que estiveram presentes na praça.
No final da madrugada deste domingo, 22, por volta das 5h40, um caminhoneiro identificado como Gilvan dos Santos Cardoso, de 33 anos, morreu após ser atropelado no entroncamento das BR´s 020 e 242, no perímetro urbano da cidade de LEM.
De acordo com informações obtidas pelo Blog do Sigi Vilares, Gilvan estava indo para o pátio do Posto Imperadorao, onde estava sua carreta na qual iria conduzi-la para o estado de Mato Grosso, à trabalho.
Ninguém soube informar como ocorreu o acidente, mas pedaços de um veículo VW Saveiro, de cor Branca placa de Missal/PR, foram encontrados no local. Tudo indica que o caminhoneiro foi atingido e arremessado aproximadamente 50 metros. Marcas de frenagem de veículo também foram encontradas na pista. O veículo causador do acidente fugiu do local.
A esposa de Gilvan chegou logo depois no local e ficou desesperada ao ver ser marido morto no chão. Uma equipe do SAMU foi até o local, mas não pôde nada fazer a não ser constatar o óbito.
22
Jul/18 |
Galego Lanches - Qualidade que dá gosto! |
Na noite de ontem sábado, 21, por volta das 23h, um homem identificado como Licurgo foi morto com diversos disparos de arma de fogo em frente à uma Boate, às margens da BR 020, na saída para Roda Velha, na cidade de LEM.
Licurgo foi encontrado com diversos disparos de arma de fogo ao lado de seu veículo, VW Fox. Uma das hipóteses levantadas pela Polícia é que Licurgo foi perseguido por um veículo que colidiu no fundo do seu carro forçando ele a parar, sendo executado em seguida, já fora do carro.
Uma equipe do SAMU esteve no local, mas não pôde fazer nada a não ser constatar o óbito. Uma guarnição da Polícia Militar esteve no local e ainda fez rondas para localizar os assassinos, mas sem sucesso.
A polícia civil investigará o crime.
Na madrugada deste domingo,22, pouco depois da meia noite, um motociclista identificado como Gabriel Henrique Santiago de Lima, de 22 anos, ficou ferido após ser atingido por um veículo VW Gol, no cruzamento das ruas Ibitiba e João Dourado, no bairro Santa Cruz, na cidade de LEM.
De acordo com informações, o VW Gol trafegava pela Rua João Dourado, sentido Avenida Ayrton Senna, quando atingiu o motociclista que trafegava pela Rua Ibitiba, sentido BR 242. Após atingir a motocicleta, o carro subiu uma calçada e atingiu uma outra moto, de propriedade de um vigilante, que estava estacionada em cima da calçada, em frente à Farmácia Estrela. Com o impacto da colisão a motocicleta foi arremessada para dentro da farmácia, parando em meio as fraldas.
O motociclista foi socorrido por uma equipe do SAMU para a UPA, nem o vigilante e nem o condutor do carro se feriram. A polícia militar registou o acidente.
21
Jul/18 |
West Burguer. Peça já pelo Delivery!!! |
Antes da bola rolar no Estádio Coronel Aroldo, jogadores, comissões técnicas, torcida e a organização do campeonato municipal de Luís Eduardo Magalhães fizeram uma homenagem ao técnico Tim, da seleção municipal, que faleceu no início deste mês.
Com a bola rolando, a equipe do Santa Cruz impôs o ritmo de jogo, suportou a pressão e venceu a Maclarem por dois a zero, conquistando o título da temporada 2018. O campeonato reuniu 16 equipes e mais de 450 atletas em quase 3 meses de competição.
Para o prefeito Oziel Oliveira, o grande público que acompanhou a decisão foi reflexo da organização e do incentivo que a atual administração tem dado ao esporte no município. "Fizemos um grande campeonato e reunimos os melhores atletas da nossa cidade. A final foi emocionante e o título foi para a equipe que soube aproveitar as melhores oportunidades", comentou o chefe do executivo municipal.
O vice campeonato rendeu o prêmio de R$ 4.000,00 à equipe da Maclarem. Já o Santa Cruz recebeu R$ 8.000,00 pelo título de 2018. O campeonato premiou ainda o jogador Hugo Sobota, artilheiro com 8 gols marcados e Laesley Campos Araújo como o melhor goleiro da competição, ambos jogadores do Maclarem Futebol Clube. Apesar do sucesso da competição, o prefeito pretende melhorar ainda mais a competição do ano que vem.
"Não tenho dúvidas que em 2019 faremos uma competição ainda melhor. A nossa meta é reunir o maior número de equipes e atletas possível para estimular ainda mais o esporte na nossa cidade", frisou Oziel Oliveira.
Assista o vídeo gravado na época
O imóvel foi condenado pelos bombeiros
Na ocasião o prefeito Oziel visitou o local, juntamente com o engenheiro da Embasa
Na tarde de ontem, sexta-feira, 20, a reportagem do Blog do Sigi Vilares foi procurada por Weslei A
lves da Silva, morador da Rua Lençóis, no bairro Santa Cruz, na cidade de LEM.
Ele vem a público denunciar o descaso da Embasa, depois que a sua residência cedeu e abriu grandes rachaduras nas paredes devido a um buraco que a Embasa abriu na rua para a instalação da rede de esgoto no mês de Fevereiro.
Segundo ele, o mês era de muita chuva e a enchurrada levou muita água para o buraco que infiltrou por baixo da residência vindo a provocar danos.
No dia, o gerente da Embasa em LEM, Vagner Pereira, foi até o
local, juntamente com o prefeito Oziel Oliveira, e o corpo de bombeiros que condenou a residência, juntamente com engenheiros da prefeitura.
Na ocasião, a prefeitura conseguiu uma casa para os moradores que moravam de aluguel na residência; já a Embasa nada fez.
"O prefeito que nada teve haver com a situação, e nem culpa teve com o meu prejuízo, retirou meus inquilinos da casa e lhe ofereceu outra moradia. Já a culpada por tudo isso, a Embasa, nada fez", desabafou Rigoberto Cabral da Silva, de 50 anos, pai de Weslei Alves.
Seis meses se passaram e o problema não foi solucionado, Rigoberto, quer que providências sejam tomadas.
Armazém Paraíba de LEM
Na manhã deste sábado,21, por volta das 10h, ocorreu o quarto sorteio do aniversário de 60 anos do Armazém Paraíba. O sorteio ocorreu na sede da loja em LEM, localizada no cruzamento das ruas Pernambuco e José Cardoso de Lima, no centro da cidade.
Cinco prêmios foram sorteados ao vivo pela Rádio Cultura FM 104,9 pela "locutora" Jucileide.
Confira os ganhadores:
O primeiro prêmio, um liquidificador Mallory, saiu para Helma da Silva Santos, moradora da comunidade Rio de Pedras, zona rural de Barreiras.
O segundo prêmio, um Fogão Esmaltec, saiu para Francisco Barbosa da Silva, morador da Rua Lapão, bairro Santa Cruz, em LEM.
O terceiro prêmio, uma Lavadora Colormaq, saiu para Carolina Batista, moradora do Assentamento Rio de Ondas, Vila 2, zona rural de LEM.
O quarto prêmio, um colchão Box, saiu para Edenilton Gomes Paz, morador da Rua Barbatimão, no bairro Jardim das Acácias, em LEM.
E o quinto e último prêmio, uma TV Toshiba, saiu para Eliana Martins de Araújo, moradora da Rua Caetano, no Loteamento Conquista, na cidade de LEM.
Aqueles que não foram sorteados os cupons voltaram para a urna e poderam concorrer a mais prêmios no próximo sábado, 28. Aqueles que foram sorteados neste sábado tem que ir até o Armazém Paraíba na próxima semana para retirar o prêmio munido de todos os documentos pessoais.
21
Jul/18 |
Responde aí Embasa! |
Boa tarde Sigi,
Tem como você publicar um recadinho para a dona Embasa?
Gostaria de saber por que a água não tem força para subir na caixa, mas a "conta" sempre chega com força?!
Moro na Rua Rio de Janeiro, no bairro Mimoso I, em LEM.
Responde aí Embasa!
Att. Nilton César
Olá Sigi;
Os moradores do bairro Jardim das Acácias pedem ajuda!
Na Rua Ponta D'água, na divisa com com o bairro Vereda Tropical, nas proximidades do Restaurante do Ceará, está ocorrendo muito assalto a mão armada.
Há uma semana atrás, os bandidos usando um carro Gol bola branco encostou em grupo de pessoas que estavam na própria porta de casa e cometeram mais um assalto... O bandido ainda atirou contra alguém que graças a Deus não foi ferido.
Ontem, 20, por volta de uma 19h, meu irmão estava na porta de casa quando chegou um bandido e apontou a arma para ele, tomando o celular.
Me diz aí o que podemos fazer??? Se as autoridades de LEM não tomar providências, nos mesmo os moradores vamos armar uma cilada pra tirar esse indivíduo de circulação.
Por favor nos ajude, publique essa minha indignação, mas para se as coisas aqui melhore para nós.
Att. Moradora indignada
21
Jul/18 |
Ofertas do Grupo Santo Antônio |
21
Jul/18 |
Oeste dá Sorte. Acredite na sua sorte |
A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Barreiras por meio da Diretoria Cultura realizou nessa sexta feira, 20, o I Encontro de Políticas e Gestão Culturais de Barreiras. O evento aconteceu no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, com grupos de trabalho, debates, rodas de conversa e apresentações culturais dos Professores da Escola de Música Antoninho Sampaio e o Grupo do Reisado do Povoado Bezerro.
Na solenidade de abertura, participaram a secretária de educação de Barreiras, Cátia Alencar, o presidente da Câmara de Vereadores Gilson Rodrigues, a diretora da Fundação de Cultura do Estado da Bahia-Funceb, Renata Dias, o diretor de Territorialização da Cultura na Bahia, Sr. Wdileston Souza e o presidente do Ponto de Cultura Flor de Trovão, Gelson Vieira.
Em seu pronunciamento, a secretária de educação que no ato representou o prefeito Zito Barbosa, agradeceu a participação expressiva de representantes de comunidades culturais, religiosas, artistas, artesãos, vereadores e instituições ligadas a arte em Barreiras. Pontuou a importância da discussão da gestão cultural em toda Bacia do Rio Grande, citando as influências multiculturais mapeadas em Barreiras.
“Esse é o momento de encontro entre artistas, técnicos, produtores culturais, pesquisadores e comunidades para discutirem os rumos da cultura em Barreiras. Sabemos da diversidade que compõem nossas vivências populares, e precisamos aprender a lidar no coletivo com todas as influências culturais. Precisamos sim, sentar, debater, elencar e agir democraticamente, porque temos o fundo de cultura que será utilizado de forma participativa”, afirmou Cátia Alencar.
A diretora da Funceb, Renata Dias solicitou aos participantes que elencassem discussão em torno de um olhar de pertencimento ao “ser baiano”, com ideias e projetos que resgatem as tradições e a cultura local. Logo após, os participantes inscritos seguiram para as salas temáticas, para discutirem os 05 eixos, sendo: gestão pública da cultura, diálogos culturais; gestão democrática e conselho de cultura; fundo de cultura; plano municipal de cultura e editais de cultura.
Os projetos, sugestões e contextualização das ideais foram documentadas e serão encaminhadas para a Diretoria de Cultura do município, e posteriormente repassadas ao Conselho Municipal de Cultura e inclusas no Plano da Gestão Cultura de Barreiras, que será apresentado a comunidade.
No período da tarde, os participantes interagiram com o diretor de territorialização da Cultura, Wdileston Souza, que trouxe um painel com a palestra “Utilização do Fundo de Cultura e o Papel do Conselho de Políticas Culturais”. O palestrante falou do papel do estado, dos municípios e artistas, e também do papel dos conselhos gestores de política na construção de um modelo no campo da cultura.
Para finalizar os debates, a mesa redonda com o tema “Projetos e Editais: captação de recursos e contratações” foi mediada pelo coordenador da controladoria da prefeitura, Alexandre Machado, a diretora da Funceb, Renata Dias e o presidente do ponto de cultura Flor de Trovão, Gelson Vieira, que trouxeram uma abordagem objetiva e introdutória aos assuntos de política cultural; legislações culturais; inserção de projetos culturais no governo estadual e federal; mecanismos de fomento e financiamento.
No final, o Reisado tradicional do povoado do Bezerro, trouxe a marcação dos instrumentos, a riqueza cultural e a mesclagem dos cânticos e dança. Constituído com um dos mais tradicionais folguedos folclóricos, que perpassa de geração em geração no povoado e adquiriu características própria e uma identidade cultural dos moradores, sem deixar de preservar o enredo principal, que é a dramatização da visita dos três reis magos ao Menino Jesus.
21
Jul/18 |
Hoje tem encontro de Amigos no Picanha |
21
Jul/18 |
Pecuária cresce no Oeste Baiano |
Em pleno cerrado, numa das maiores fronteiras agrícolas do Brasil, os campos exibem um rebanho numeroso. Já são 2 milhões de cabeças de gado no oeste da Bahia. O número de pecuaristas na região ultrapassa os 220 criadores de animais. Este pedaço do estado, formado por 31 municípios, abriga uma pecuária cada vez mais forte. E não é qualquer rebanho. O plantel reúne animais de alta genética, com predomínio da raça Nelore.
“A nossa região é de genética, de cruzamento e de alto valor agregado, onde o criador consegue ter uma rentabilidade maior”, afirma Stefan Zembrod, Presidente da Associação de Criadores de Animais do Oeste da Bahia, a Acrioeste.
Mas nada é por acaso. Os produtores rurais estão investindo na pecuária com base em um negócio que envolve estratégia de logística. Muitas fazendas de criação de gado estão nos municípios de São Desidério, Barreiras e Luiz Eduardo Magalhães. A região é a que mais produz grãos na Bahia, principalmente soja e milho, bases da ração animal. Assim, ao invés de levar o alimento até o gado no alto sertão, eles levam os animais até onde está a comida.
“A pecuária vem ganhando força por conta disso. Nossa região é favorecida por ser produtora de milho. Isso influencia inclusive na questão do frete. Sai bem mais em conta e gasta menos com transporte”, acrescenta Zembrod.
Com as plantações tão perto, a ração no Oeste chega a ser 20% mais barata do que em outras partes do estado, onde não há produção de grãos.
A estratégia está mudando o perfil da pecuária da região. O pecuarista que antes enviava bezerro para engordar em Feira de Santana e no Recôncavo Baiano, agora realiza o ciclo completo: cria, recria e engorda. O gado é enviado para abate em agroindústrias de várias regiões do Estado.
A raça predominante no Oeste é a Nelore, gado de corte (foto: Georgina Maynart)
Precisão - A tecnologia está cada vez mais presente nas fazendas de pecuária do Oeste. Na Captar, a cerca de 30 quilômetros de Luiz Eduardo Magalhaes, um sistema moderno de produção se espalha por toda a propriedade. Ele inclui rastreadores de animais, computadores de bordo nos caminhões que fazem a distribuição de ração nos cochos, reutilização da água da chuva, além de equipamentos que permitem a programação eletrônica das máquinas na fábrica de ração.
Segundo Almir Moraes, dono da fazenda, o uso da tecnologia é priorizado. “O que existe de tecnologia no Brasil é usado aqui. Tudo é automatizado. Inclusive nós usamos um sistema pioneiro no país que é o SAP. Ele tem uma base única, que compila todas as informações de estoque, ganho de peso, alimentação”, diz Moraes, que usa os conhecimentos de engenheiro civil para melhorar a produção da fazenda.
Foi assim que ele instalou na propriedade um sistema sustentável de reúso dos resíduos. Tubulações subterrâneas direcionam tudo o que os animais produzem para lagoas de decantação. Os resíduos acumulados são transformados em adubo orgânico e se transformam em mais uma fonte de renda da empresa. O adubo está sendo vendido em saquinhos.
Confinamento - O confinamento é o sistema usado para engordar o rebanho. Como o próprio nome sugere, ao contrário da pastagem, os animais confinados só podem circular por uma área delimitada, assim acumulam energia e apressam o ganho de peso. O tempo de engorda cai pela metade.
“Enquanto na pastagem o animal pode adquirir até 5 a 6 arrobas em um ano, no confinamento ele ganha até 7 arrobas em 100 dias”, explica o zootecnista José Feliciano Neto.
A propriedade tem capacidade para confinar até 30 mil cabeças de gado de uma só vez. Atualmente, são 12.600 cabeças.
A pecuária do Oeste é bastante mecanizada, mas ainda emprega gente como Antônio Teixeira, vaqueiro hpá 30 anos (Foto: Georgina Maynart)
É que apesar da utilização maciça de tecnologia, a mão-de-obra conta com o profissionalismo dos vaqueiros. São pessoas como Antônio Teixeira, vaqueiro há mais de 30 anos, que ajuda a guiar os animais que ficam, eventualmente, soltos no pasto. “A gente cuida para não deixar sair para o curral, ou pular para o pasto dos outros!"
A raça predominante no Oeste é a Nelore, gado de corte, voltado para produção de carne e utilizado para melhoramento genético. A raça é originária da Índia e foi trazida para o Brasil no final do século XVIII. Os nelores têm tolerância ao calor, possuem alta fertilidade e se adaptam bem aos trópicos, demonstrando resistência a doenças e pragas.