O norte-americano Wall Street Journal, um dos mais influentes do mundo, publicou artigo editorial neste domingo (10), assinado pela colunista Mary Anastasia O’Grady, em que acusa o Supremo Tribunal Federal (STF) de aplicar um golpe de estado no Brasil e o ministro Alexandre de Moraes, principal instrumento dessas decisões, de estar “censurando críticos e prendendo oponentes sem nenhum controle político”. As acusações estão já no título da publicação, “Um golpe de Estado da Suprema Corte do Brasil”, e no subtítulo, onde se refere a censura e prisões políticas.
“A liberdade nas Américas enfrenta um grau de perigo nunca visto desde a Guerra Fria”, escreveu a colunista no artigo publicado no site do WSJ às 16h39 deste domingo, horário de Washington, que menciona vários fatos autoritários no continente, desde o coronel golpista Hugo Chávez, que implantou a ditadura na Venezuela.
“O maior risco não é, como ocorreu nas décadas de 1970 e 1980, a repentina tomada do poder pelos militares”, lembra O’Grady. “Os ditadores do século XXI estão copiando Hugo Chávez , que consolidou seu governo tomando o controle das instituições democráticas enquanto era popular e depois prendeu seus oponentes ou os exilou.”
Ela também afirma que o presidente conservador de de El Salvador, Nayib Bukele, “criou sua própria versão do chavismo”, demitindo e substituindo todos os membros da mais alta corte constitucional do país em 2021. “O devido processo legal, a liberdade de expressão e a liberdade de reunião não existem mais”, diz a colunista, observando que Bukele agora controla inclusive o tribunal eleitoral.
Mary Anastasia O’Grady pondera que “desenvolvimentos recentes oferecem esperança de que uma tomada de poder gradual, construída ao longo de seis anos, possa ser revertida”, disse referindo-se ao endurecimento do regime no Brasil.
“O problema em Brasília começou em 2019, quando o Supremo Tribunal Federal alegou ser vítima de calúnias e ameaças, invocando uma regra interna que lhe dava o poder de abrir ‘inquéritos’ secretos sobre supostos crimes contra seus membros”, disse a jornalista, que há anos acompanha de perto a situação política no País.
“Primeiro veio o ‘inquérito das fake news’, no qual a Corte se colocou simultaneamente como iniciadora, investigadora e julgadora — uma violação dos direitos constitucionais dos brasileiros, que têm direito a ver seus casos criminais julgados nos tribunais locais e estaduais, com acusações feitas por promotores locais e estaduais”, historia.
“Alexandre de Moraes, conhecido por sua oposição ao então presidente Jair Bolsonaro, foi escolhido a dedo pelo então presidente do STF, José Antonio Dias Toffoli, para conduzir o inquérito, apesar de o sorteio aleatório ser a regra”, disse, demonstrando estar bem informada também sobre questões próprias do Supremo.
O artigo no Wall Street Journal cita as violações à Lei diante da omissão do Senado Federal, que tem o papel constitucional de impor limites ao STF.
“Investigadores passaram a vigiar contas de redes sociais de pessoas politicamente incorretas, criminalizar suas opiniões e prendê-las preventivamente. Alguns juristas acusaram a Corte de violar a imparcialidade, a liberdade de expressão e o sistema adversarial de justiça. O Senado, no entanto, se omitiu diante do dever de disciplinar o tribunal.”
“A decisão do STF, em março de 2021, de anular a condenação por corrupção de 2017 do ex-presidente Luiz Inácio “Lula” da Silva — confirmada duas vezes em instâncias superiores — inflamou ainda mais a direita brasileira”, diz o artigo.
“Os ‘deploráveis’ recorreram às redes sociais”, diz a jornal, e “a Corte tentou silenciá-los, mas alguns influenciadores estavam fora do país e fora do alcance dos ministros. Em julho de 2021, veio o “inquérito das milícias digitais”, mirando empresas de tecnologia e suas plataformas, obrigando-as a censurar conteúdo e desmonetizar brasileiros com opiniões consideradas inaceitáveis. O não cumprimento resultaria na proibição de operar no Brasil.
Para O’Grady, “Moraes também presidiu o Tribunal Superior Eleitoral durante a eleição presidencial de 2022, que colocou Lula contra o então presidente Bolsonaro. O ministro tornou o tribunal significativamente mais político, monitorando e censurando discursos de partidos, candidatos e cidadãos com quem discordava.”
Na conclusão do seu relato em que resume os acontecimentos dos últimos anos no Brasil, a articulista diz que, “quando Lula foi declarado vencedor, a polarização se agravou. Parte dos apoiadores de Bolsonaro se recusou a aceitar o resultado, pedindo intervenção militar e organizando protestos pacíficos em frente a quartéis por meses.”
Aproveite a inauguração da Espaço Decor em LEM e garanta condições especiais de pagamento para novos clientes. É a sua chance de transformar seu lar com muito estilo!
#EspaçoDecorLEM #PalhaIndiana #MóveisPlanejados #DecoraçãoNatural #ToqueRústicoChique #DesignDeInteriores
11
Ago/25 |
Aluga-se Mini Carregadeira |
Duração: 6 Meses
Carga Horária: 720H/A
Curso Superior reconhecido e autorizado pelo MEC
Certificado de Ensino Superior
Valido para Concursos Públicos Municipais e Nacionais
100% online - Modalidade EAD
Aulas Quinzenais - 15 em 15 dias
Opção de escolha de horário para assistir as transmissões de LIVES ao vivo pelo aplicativo de reuniões Gratuito ZOOM de qualquer lugar do Brasil.
Opção de aulas gravadas - link fica à disposição para reposição de conteúdo.
Material didático: Gratuito
Requisito: Ensino Médio Completo Coordenação do curso Especialista em trânsito Josafa Arnaldo contato; 77-9.9998-0684
No final da noite de ontem, sábado, 9, por volta das 23h30, Manoel Pereira da Silva, 49 anos, foi assassinado a tiros no assentamento Rio de Ondas, na zona rural de LEM. O assassino efetuou dois disparos à queima-roupa, atingindo a cabeça de Manoel que morreu no local. Um dos tiros também feriu uma mulher de 25 anos que foi socorrida com o projétil alojado no tórax.
O assassino fugiu logo em seguida. O corpo de Manoel foi removido para o IML onde passou por necropsia antes de ser liberado para velório e sepultamento.
Com 17 facções, a Bahia é o estado com o maior número de grupos criminosos do Brasil, seguido de Pernambuco (12) e Mato Grosso do Sul (10). É o que mostra um levantamento feito pelo jornal O Globo, publicado neste domingo, 10.
A pesquisa coletou dados junto a fontes das secretarias de Segurança Pública, Administração Penitenciária e Ministérios Públicos de todos os estados, e contabilizou que 64 facções estão atuando no Brasil atualmente.
Entre os grupos mencionados pelas autoridades, 12 têm presença em mais de um estado, e os outros 52 são, até onde se sabe, organizações locais. Há duas delas, contudo, com presença efetivamente nacional.
O Primeiro Comando da Capital (PCC) está em 25 unidades da federação, enquanto os fluminenses do Comando Vermelho (CV) se encontram em 26. Os grupos só não estão, ainda, no Rio Grande do Sul. O crime gaúcho gerou suas próprias facções interestaduais: Bala na Cara (BNC) e Os Manos.
Enquanto Bahia e Pernambuco têm um cenário fragmentado, com muitas facções locais disputando espaço, o território sul-mato-grossense é o maior “importador” de facções de outros estados. A rota do narcotráfico que passa pela fronteira com o Paraguai e a Bolívia estimulou nove das 12 facções interestaduais a criarem núcleos de atuação ali.
Apesar de o PCC já ter presença internacional, as autoridades brasileiras quase não encontram núcleos grandes de facções estrangeiras no país. A única exceção é no estado de Roraima, onde o grupo venezuelano Tren de Aragua possui membros. O estado que mais “exporta” facções nacionalmente é o Rio de Janeiro, que além do CV tem duas organizações com atuação interestadual: o Terceiro Comando Puro (TCP) e os Amigos dos Amigos (ADA).
É difícil dizer se o número de facções está diminuindo ou crescendo no país, sobretudo quando se trata dos grupos menores, porque não há critério oficial para diferenciar uma facção criminosa de uma gangue com atuação circunstancial.
10
Ago/25 |
Kassab diz que Tarcísio pode ser o único nome de centro-direita para as eleições presidenciais |
O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, avalia que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é um possível, e único, candidato de centro-direita na eleição presidencial de 2026. Na visão do ex-ministro, Tarcísio pode ser pré-candidato se houver um cenário favorável politicamente.
“O Tarcísio é muito bem avaliado em São Paulo. Para ele deixar de lado uma provável reeleição, é por conta de uma situação muito favorável para ele se eleger presidente da República e também por conta de um chamamento muito expressivo das lideranças do Brasil no campo da política, empresarial, cultural…”, disse o convidado do Canal Livre deste domingo, 10. A íntegra do programa vai ao ar às 20h na BandNews e às 23h na Band.
“Isso acontecendo, e existe esse movimento, ele será praticamente o candidato único da centro-direita. Ele não vai se apresentar como pré-candidato em uma condição que surja muitas dúvidas quanto a sua eleição”, completou o secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo.
Os governadores do Paraná e Rio Grande do Sul, Ratinho Jr. e Eduardo Leite, respectivamente, também foram citados por Kassab, como opções para políticos que representem o PSD na corrida presidencial, mas ele afirmou que “não haverá nenhum problema em compor com o Tarcísio, caso ele entenda que o melhor para o Brasil seja a sua candidatura”.
Também na entrevista, Kassab avaliou que pode haver justificativas técnicas para a colocação de uma tornozeleira eletrônica no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), bem como para sua prisão domiciliar, mas que o ambiente político pode não ser o mais adequado para essas ações no momento.
As determinações foram feitas no mês passado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, no âmbito do inquérito que investiga uma suposta tentativa de coagir o Supremo, por meio de sanções americanas. A iniciativa teria como objetivo reverter o julgamento da ação penal do golpe, na qual o ex-presidente é réu.
Yakisoba misto, misto com camarão, frutos do mar,carne bovina e frango 🥡🔥🍜🥢😋📲(77)99919-1208 Delivery 18:30 as 23:00
Um acidente envolvendo duas carretas foi registrado na madrugada deste domingo, 10, na BR-242, região da Serra do Cipó, em Muquém do São Francisco, oeste da Bahia.
Um motorista ficou ferido, sendo socorrido no local por uma equipe do SAMU.
Não há informações das causas da colisão. Equipes do 17º Grupamento de Bombeiros Militar, de Barreiras, atuaram no local para conter o óleo que se espalhou pela pista, evitando novos riscos aos motoristas que trafegavam pela rodovia.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também foi acionada e coordenou a retirada dos veículos após o controle da situação. A pista foi liberada em seguida, restabelecendo o fluxo normal do tráfego.
Na manhã deste domingo, 10, o motorista de uma caminhonete Toyota Hilux perdeu o controle da direção e capotou na BR 242, na altura do bairro Alphaville, próximo ao anel viário em Barreiras.
Não há informações do estado de saúde do motorista.
09
Ago/25 |
Homem tenta se passar por irmão gêmeo idêntico para evitar prisão em academia em Barreiras |
Um homem de 41 anos foi preso em uma academia na noite de sexta-feira (8), suspeito de descumprir medida protetiva de urgência contra uma mulher de 31 anos, na cidade de Barreiras, no oeste da Bahia. Segundo a Polícia Civil, no momento da abordagem, ele tentou se passar pelo irmão gêmeo idêntico para evitar a prisão, mas foi desmentido.
A ação foi realizada por equipes da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam/Barreiras) e da 1ª Delegacia Territorial, com apoio do CATTI/Oeste, no âmbito da Operação Esquiva e integrada à campanha “Agosto Lilás”.
O suspeito, que não teve o nome revelado, foi encontrado dentro do estabelecimento localizado no bairro Barreirinhas, enquanto participava de uma atividade de capoeira. Após a prisão, foi conduzido ao Complexo Policial.
A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transporte, informa à população que os serviços de manutenção na ponte da Serra Talhada foram concluídos com êxito. Com isso, o tráfego na via já está totalmente liberado, oferecendo mais segurança e comodidade aos moradores e demais usuários da estrada.
A gestão municipal comunica ainda que, a partir desta segunda-feira (11), a ponte sobre o Rio Grande, que dá acesso ao povoado do Mucambo, será interditada para manutenção. Durante o período de execução da obra, o tráfego no local ficará temporariamente suspenso. Como rotas alternativas, a Secretaria orienta que os condutores e moradores utilizem a estrada do São José do CTI ou do Barracão de Baixo, via ABA.
Seguindo o cronograma de atividades estruturais nas comunidades rurais, logo em seguida, as equipes farão a manutenção na ponte da comunidade São José do CTI, também sobre o Rio Grande.
Yakisoba misto, misto com camarão, frutos do mar,carne bovina e frango 🥡🔥🍜🥢😋📲(77)99919-1208 Delivery 18:30 as 23:00
09
Ago/25 |
Bombeiros salvam dois filhotes de cachorro durante incêndio em residência em Bom Jesus da Lapa |
Dois filhotes de cachorro foram resgatados com vida por bombeiros militares do 20° BBM durante um incêndio em uma residência na rua São Vicente, em Bom Jesus da Lapa, na tarde desta sexta-feira (8).
As equipes foram acionadas pelo CICOM e, ao chegarem ao local, encontraram um cômodo lateral tomado pelas chamas, que começavam a se espalhar para o restante da casa. A ação rápida de combate ao fogo conteve o avanço das chamas, reduziu a temperatura do ambiente e permitiu o resgate dos animais.
Após a extinção do incêndio, foi feito o rescaldo e prestados cuidados básicos aos filhotes salvos, que ficaram sob responsabilidade do proprietário. Durante o resgate, um terceiro filhote foi encontrado, mas infelizmente já sem vida. Não há informações sobre as causas do incêndio.
09
Ago/25 |
Prefeitura entregou nova Rodoviária à população de São Desidério na noite de ontem, sexta-feira |
A noite de ontem, 08 de agosto foi de emoção e alegria, pois a Prefeitura de São Desidério entregou à população, o novo Terminal Rodoviário, uma obra realizada com recursos próprios do município. O equipamento conta com um projeto moderno e adequado para atender ao fluxo de transporte intermunicipal e interestadual que trafegam pelas estradas que cortam o município, e vai favorecer a organização do tráfego urbano local.
“Era uma grande demanda para a cidade que tem crescido e recebe um grande número de veículos de várias regiões, por isso estamos contentes com esta obra que mostra o quando São Desidério vem se desenvolvendo”, disse a moradora da sede Avani Soares.
A Rodoviária está localizada em uma importante área da estrada que liga a cidade à BA 463, principal acesso à BR 020, também com ligação direta com a BR 135. Além da área destinada aos veículos e de estacionamento adequado, o espaço é composto por salas administrativas, guarita, recepção, lojas, área para restaurantes, estoque, cozinha, depósito, copa, almoxarifado, farmácia, posto de saúde, consultório, sanitários, fraldário. Na unidade funcionará ainda alguns setores da administração pública, como Departamento de Turismo, SINE Bahia e CRED Bahia.
“São Desidério necessitava de uma rodoviária moderna e bem estruturada, por isso estamos felizes em entregar essa obra ao povo e hoje temos novas obras lançadas para garantir que sede e zona rural recebam mais desenvolvimento”, confirmou o prefeito Tony Linhares. Durante o evento novas obras foram lançadas e em breve serão iniciadas em vários pontos do município.
A nova Rodoviária que foi construída na gestão de Zé Carlos, recebeu o nome de José Rodrigues de Carvalho, conhecido como Zé Padeiro, filho da cidade e importante figura política e empresarial. “Esta é uma homenagem importante, pois registra na história da nossa cidade, a memória de um homem que sempre lutou pelas melhorias de São Desidério, hoje uma realidade que nosso povo vive”, disse emocionado o ex-prefeito e filho do homenageado, Zé Carlos.
Na manhã deste sábado, 9, uma carreta tombou na BR 242, nas proximidades da entrada do Posto Cerradão, em Barreiras. Não há maiores detalhes do ocorrido. A pista, ficou parcialmente bloqueada no local.
Neste domingo (10), às 15h, no Estádio Municipal Coronel Aroldo, a Seleção de Luís Eduardo Magalhães estreia no Campeonato Baiano de Futebol Intermunicipal 2025, enfrentando a equipe de Paratinga pela 1ª rodada da competição.
Considerado o maior campeonato de seleções amadoras do país, o Intermunicipal reúne 54 seleções municipais e é promovido e organizado pela Federação Bahiana de Futebol (FBF). A competição é tradicionalmente reconhecida como um celeiro de talentos, sendo o ponto de partida para a carreira de grandes nomes do futebol nacional.
Os atletas da Seleção de LEM contam com o apoio da Liga Desportiva, em parceria com a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte.
Confira os próximos jogos da Seleção de LEM:
10/08 (domingo): LEM x Paratinga – Local: LEM
24/08 (domingo): LEM x Barreiras – Local: Barreiras
31/08 (domingo): LEM x Barreiras – Local: LEM
14/09 (domingo): LEM x Paratinga – Local: Paratinga
Serviço:
Jogo: LEM x Paratinga
Data: 10 de agosto (domingo)
Horário: 15h
Local: Estádio Coronel Aroldo – Luís Eduardo Magalhães
09
Ago/25 |
Edital de Convocação do SINDSERN |
Na madrugada deste sábado, 9, por volta das 3h30, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Barreiras realizava ronda ostensiva e preventiva na Avenida Barão do Rio Branco, no bairro Vila Rica, quando se deparou com um homem em atitude suspeita.
Ao perceber a presença da guarnição, o indivíduo tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado pelos agentes. Ele estava em uma bicicleta e carregava um saco, contendo vários metros de fios da rede de iluminação pública.
Durante a busca pessoal, a GCM encontrou em posse do suspeito um alicate de uso profissional, comumente utilizado por eletricistas, e uma faca.
Diante dos fatos, o homem foi conduzido com o material e apresentado na Delegacia de Polícia Civil para as devidas providências.
Equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militar (17º BBM) foram acionadas na tarde desta sexta-feira (08), por volta das 15h50, para atender a um incêndio em uma residência na Rua Monteiro Lobato, no bairro Morada da Lua, em Barreiras.
As chamas, que tiveram início após um curto-circuito na instalação elétrica, foram contidas inicialmente por moradores e vizinhos. A rápida chegada das guarnições do 17º BBM garantiu o rescaldo do local e a adoção de medidas de segurança para evitar a propagação do fogo.
O incêndio ficou restrito ao quintal do imóvel e, felizmente, não houve vítimas nem grandes prejuízos materiais.
⠀⠀⠀⠀
Nossa clássica feijoada é o convite perfeito para reunir amigos e família, enquanto Henrique Sallys embala a tarde com música ao vivo 🎶 Tudo isso em um ambiente arborizado, com aquela cerveja no ponto certo de frescor 🍻 e o clima acolhedor que transforma o almoço em experiência. Garanta sua mesa e venha celebrar o melhor do sábado com a gente.
RESTAURANTE TEMPERO NOVO 🥗
📍 R. Treze de Maio, 850 - Jardim Paraíso Fase I - Luís Eduardo Magalhães/BA.
📲 Fone: 77 3628-3978
Na noite de sexta-feira, 08, por volta das 20h, equipes da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) e da 1ª Delegacia Territorial de Barreiras, com apoio do CATTI/Oeste, deram cumprimento a mandado de prisão preventiva em desfavor de um indivíduo referente ao processo nº 8010245-47.2023.8.05.0022, expedido pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Barreiras/BA.
Após investigações, as equipes localizaram o alvo em uma academia esportiva situada no bairro Barreirinhas, às margens do Rio Grande, nesta cidade, enquanto participava de uma atividade de capoeira. No momento da abordagem, foi dada voz de prisão, sendo o indivíduo conduzido ao Complexo Policial.
Importa esclarecer que a localização do investigado era dificultada pelo fato de possuir um irmão gêmeo idêntico, circunstância que frequentemente confundia os mecanismos de identificação.
Inclusive, no momento da abordagem ele tentou ludibriar a polícia dizendo que seria o irmão, porém, logo foi desmentido.
O alvo responde a diversos processos relacionados a crimes de violência doméstica contra a mulher e, em procedimento diverso, chegou a utilizar tornozeleira eletrônica. Contudo, em ato de total desrespeito às instituições, especialmente ao Poder Judiciário, retirou o equipamento e passou a viver na clandestinidade, chegando a se passar pelo irmão para evitar capturas e se esquivando de ações policiais em diversas ocasiões.
O mandado cumprido teve origem no descumprimento de medida protetiva de urgência, tendo como vítima uma mulher (preservada a identidade). O investigado encontra-se custodiado na sede da 11ª COORPIN, à disposição do Poder Judiciário.
A ação integra a série de operações realizadas pela Polícia Civil da Bahia no âmbito da Operação Shamar, coordenada pelo Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV), e faz parte das mobilizações da campanha “Agosto Lilás”, voltada ao combate à violência contra a mulher.