20
Ago/25 |
Barreiras: Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua é marcado por ações de inclusão, saúde e cidadania |
Na segunda-feira (18) e terça-feira (19), a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, realizou uma programação especial em alusão ao Dia 19 de agosto – Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua. A iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento das políticas públicas e a promoção de direitos voltados a esse público.
As ações de mobilização coordenadas pelo Centro POP ocorrerão no decorrer de todo o mês de agosto, e nessa segunda-feira (18), na Praça Castro Alves, foram realizadas atividades de sensibilização e conscientização sobre os desafios enfrentados pelas pessoas em situação de rua. Já nesta terça-feira (19), as ações se concentraram no Centro Pop, com uma programação diversificada voltada à dignidade, cuidado e integração social.
Foram promovidas rodas de conversa e palestras sobre direitos fundamentais, além da intensificação dos atendimentos já ofertados no Centro Pop no decorrer do ano. Em parceria com as equipes de saúde, houve vacinação, consultas médicas, aferição de pressão e glicemia, além de orientações gerais. A programação também incluiu atendimento psicológico e social, dinâmicas de grupo, oficinas de arte, teatro, poesia, cinema, música ao vivo, atividades esportivas e culturais. Um momento especial de cuidado foi proporcionado com o “dia de beleza”, enquanto refeições coletivas, café da manhã e almoço marcaram a integração comunitária.
A secretária Ivanete Bastos destacou a relevância do momento como instrumento de visibilidade e fortalecimento das políticas sociais. “Esse dia é um chamado à reflexão e à ação. A população em situação de rua precisa ser reconhecida em sua dignidade e cidadania, e o poder público tem o dever de garantir acesso a direitos, serviços e oportunidades. Com o apoio de nossas equipes e parceiros, estamos reafirmando que ninguém deve ser invisível. Barreiras seguirá avançando na construção de políticas inclusivas e humanas”, afirmou a secretária.
Diversos parceiros participaram das atividades, como as equipes do Consultório na Rua, do Programa Corra pro Abraço, estudantes da Ufob, Guarda Civil Municipal, profissionais do Creas, Cras, da equipe de abordagem social e da Secretaria de Assistência Social e Trabalho. Também estiveram presentes a secretária Ivanete Bastos, a subsecretária Maritânia Gonçalves, a diretora de Proteção Social Especial, Karen Brayner, a assessora Eliane Kedma e a vereadora Teteia Chaves.