Notícias

12
Ago/25

Médicos da Atenção Primária em Barreiras recebem capacitação sobre linha de cuidado da Fibromialgia

Nesta terça-feira (12), 53 médicos da Atenção Primária à Saúde (APS) de Barreiras participaram da 1ª Capacitação sobre Fibromialgia e a Linha de Prevenção e Cuidado da Pessoa com Fibromialgia, realizada no auditório da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob). A iniciativa marca um passo inédito no estado, com Barreiras tornando-se o primeiro município da Bahia a implantar uma linha de cuidado específica para essa condição crônica, que atinge cerca de 3.994 pessoas no território municipal.

A formação reuniu o médico infectologista Bruno Cavellucci, a médica Ana Cláudia Magnus e o fisioterapeuta e osteopata Bruno Ramos, coordenador do programa HumanizaDOR de Fibromialgia em Barreiras. Ao longo do encontro, foram discutidos protocolos clínicos, diagnóstico, manejo da doença e estratégias para integrar o cuidado em toda a rede de saúde.

O coordenador da Atenção Primária à Saúde, Ari Donizete, ressaltou a importância dessa preparação. “Estamos dando mais um passo histórico na qualificação do atendimento às pessoas com fibromialgia. Nosso objetivo é garantir um cuidado contínuo e humanizado, com base em evidências científicas, para reduzir o sofrimento e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Essa linha de cuidado permitirá que todos os profissionais da rede trabalhem de forma integrada, desde a prevenção até o tratamento”, destacou.

A Fibromialgia é uma síndrome que causa dores crônicas generalizadas, acompanhadas de fadiga, distúrbios do sono, ansiedade e depressão. Em Barreiras a retomada do programa aconteceu em março de 2025 com uma nova abordagem, que amplia as terapias e reforça o acolhimento. Agora, os pacientes são atendidos na atenção primária com o clínico geral e encaminhados, quando necessário, para a equipe especializada do Programa.

“Certamente um encontro rico de informação e mais do que uma atualização técnica, essa capacitação representa o fortalecimento das políticas públicas de saúde em Barreiras, ampliando o acesso a diagnósticos precisos, tratamentos adequados e assegurando maior visibilidade às pessoas que convivem com a fibromialgia”, pontuou Bruno Ramos, coordenador do programa HumanizaDOR de Fibromialgia.

A secretária municipal de Saúde, Larissa Barbosa, acompanhou o evento junto com a subsecretária Érica Lacerda e ressaltou o pioneirismo da ação. “Este é um momento muito especial para a saúde de Barreiras. Estamos nos tornando referência com a primeira linha de cuidado para pacientes com fibromialgia na Bahia, algo inédito no estado. Já capacitamos agentes comunitários, enfermeiros, dentistas e médicos, preparando toda a Atenção Primária para atender de forma qualificada essa condição. Esse trabalho integrado nos dará um protagonismo importante e, acima de tudo, trará mais qualidade de vida para as pessoas que vivem com a doença”, disse.

Fonte:Dircom Barreiras
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades