13
Ago/25 |
Galvani participa do Bahia Export 2025 e reforça investimentos estratégicos na Bahia |
A Galvani, empresa brasileira de mineração e líder na produção e entrega de fertilizantes fosfatados no MATOPIBA – região que abrange partes do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia – confirma sua participação, nos dias 14 e 15 de agosto, no Bahia Export – Fórum Estadual de Logística, Infraestrutura e Transportes, em Salvador (BA). O evento reúne lideranças empresariais, autoridades e especialistas para debater oportunidades e desafios nas cadeias produtivas e logísticas do estado.
Na manhã do dia 15 de agosto, às 10h, o Diretor-Presidente da Galvani, Marcelo Silvestre, será um dos debatedores do painel “Oportunidades em negócios minerais no estado da Bahia”, ao lado de representantes da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Atlantic Nickel e Brazil Iron. “Participar do Bahia Export é estar no centro de discussões estratégicas para o desenvolvimento do estado. É uma oportunidade para mostrar o papel da mineração e da produção de fertilizantes como motores de crescimento econômico, geração de empregos e renda, sempre com responsabilidade socioambiental. Temos orgulho de investir na Bahia e de contribuir para o fortalecimento da agricultura e da indústria local”, afirma Silvestre.
Presença estratégica na Bahia
Com mais de 50 anos de atuação no setor de fertilizantes e forte presença no estado, a Galvani mantém operações em Angico dos Dias e no Complexo Industrial de Luís Eduardo Magalhães, além de conduzir o novo Projeto Irecê, atualmente em implantação.
Os investimentos anunciados para a Bahia somam R$ 1,1 bilhão até 2027, contemplando:
Duplicação da capacidade da unidade industrial de Luís Eduardo Magalhães, que passará de 575 mil para 1,2 milhão de toneladas/ano de fertilizantes até 2026;
Nova unidade de mineração em Irecê, com previsão de produzir 350 mil toneladas/ano de concentrado fosfático e 600 mil toneladas/ano de calcário agrícola a partir de 2026.
Essas iniciativas fortalecem a cadeia produtiva nacional, contribuem para o Plano Nacional de Fertilizantes e reduzem a dependência de insumos importados.
Compromisso com inovação e sustentabilidade
A Galvani adota tecnologias inovadoras para aumentar a produtividade e ampliar a eficiência ambiental, como o processo de concentração a seco do minério, que elimina a necessidade de barragens de rejeitos, e o reaproveitamento de água de chuva na unidade industrial de Luís Eduardo Magalhães (BA), com um reservatório de 73 mil m³. “Nossos projetos de expansão estão alinhados com as demandas do agronegócio regional e com as melhores práticas ambientais e garantindo um crescimento sustentável”, reforça o presidente.