20
Ago/25 |
Aula inaugural marca início do projeto Universidade da Maturidade da Ufob em parceria com a Secretaria de Assistência Social de Barreiras |
Na manhã desta quarta-feira (20), foi realizada a aula inaugural do projeto Universidade da Maturidade, uma iniciativa piloto da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura e da Pró-reitoria de Graduação, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Trabalho do Município de Barreiras. O projeto vai contemplar 40 idosos já assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Cras V, localizado no bairro Cascalheira.
Durante seis meses, os participantes terão atividades voltadas ao fortalecimento da saúde, da convivência e do aprendizado em três eixos temáticos. O primeiro, “Saúde, estilo de vida e autocuidado”, incluirá oficinas, rodas de conversa e atividades corporais. O segundo eixo, “Arte, mente e movimento”, será marcado pela formação de um coral. Já o terceiro, “Educação e linguagem digital”, terá foco na inclusão digital, ensinando o uso de aplicativos de serviços essenciais como bancos e o SUS.
A aula inaugural contou com a presença do vice-reitor da Ufob, Antônio Oliveira de Souza, que destacou a importância da iniciativa para a integração entre universidade e comunidade. “A Universidade da Maturidade busca aproximar conhecimentos populares e científicos por meio do estreitamento das relações entre a Universidade e a sociedade, reafirmando o fortalecimento da política de responsabilidade social da Ufob”, ressaltou. Representando o Legislativo, os vereadores Dicíola Baqueiro, Tetéia Chaves e Valdimiro José participaram do lançamento.
O vice-prefeito Túlio Viana reforçou a relevância da proposta para o cuidado com a população idosa. “Existe uma demanda muito grande em Barreiras, e quando aparecem iniciativas como essa precisamos abraçar. É uma forma da Ufob reafirmar seu compromisso com a cidade e mostrar que o aprendizado não tem idade. O município também tem um compromisso muito grande com a população idosa, muitas vezes vulnerável e carente dos serviços públicos, e esse projeto vai proporcionar acesso a mais saúde, educação e qualidade de vida”, destacou.
A secretária de Assistência Social e Trabalho, Ivanete Bastos, ressaltou o entusiasmo dos idosos com a proposta. “São pessoas muito ativas, sempre prontas para novas experiências. Eles demonstraram grande motivação com a Universidade da Maturidade, que certamente trará mais alegria, estímulo e qualidade de vida para esse público tão especial”, afirmou.
As aulas da Universidade da Maturidade serão realizadas às segundas e quartas-feiras, no turno da manhã, no Cras V. Além disso, os idosos terão momentos de vivência no campus da Ufob. A previsão é que em dezembro aconteça a formatura dos participantes, com entrega de diplomas e apresentação de uma cantata de Natal, resultado do coral que será estruturado ao longo do projeto.