21
Ago/25 |
Ampliação de políticas públicas para crianças e adolescentes com TEA é pauta de reunião no CMDCA em Barreiras |
O prefeito de Barreiras, Otoniel Teixeira, participou nesta quinta-feira (21), de uma reunião na Casa dos Conselhos com integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O encontro contou também com a presença do juiz da Vara da Infância e Juventude, Ricardo Costa; da presidente do CMDCA, Rowsi Meirilande Prado; da vice-presidente Kharolynne Mesquita e demais conselheiros.
A pauta central da reunião foi o fortalecimento das políticas públicas para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Entre os encaminhamentos, ficou deliberada a aquisição de equipamentos de recursos psicopedagógicos, que serão utilizados para avaliação e intervenção em crianças com neurodivergência acompanhadas pelo Centro Especializado em Reabilitação Aníbal Barbosa Filho (CER II). Os investimentos serão viabilizados por meio do Fundo da Infância e Juventude (FIA), com recursos do CMDCA.
Durante a reunião, a presidente do Conselho, Rowsi Meirilande Prado, destacou a relevância da deliberação. “Essa reunião teve como principal objetivo deliberar sobre um projeto encaminhado pela Vara da Infância e Juventude de Barreiras. Falamos da importância de se instalar equipamentos nos órgãos que atendem crianças com autismo. Para o CMDCA, essa parceria entre a Vara da Infância e a gestão municipal é maravilhosa, porque vai executar tudo aquilo que a gente deseja para beneficiar as nossas crianças e adolescentes”.
O juiz da Vara da Infância e Juventude, Ricardo Costa, também reforçou a importância da iniciativa. “Barreiras tem feito um trabalho direcionado ao autismo há três anos, e em reunião recente, os profissionais informaram a necessidade de compra de equipamentos para viabilizar o atendimento das crianças. Esses materiais — ligados a brinquedos e a recursos pedagógicos — foram propostos ao Fundo da Infância e Juventude e tiveram aprovação. Essa ação é extremamente importante porque atende a uma demanda dos profissionais que estão na linha de frente”, pontuou.
O prefeito Otoniel Teixeira ressaltou os avanços da gestão municipal na ampliação da rede de atenção às pessoas com TEA e reafirmou o compromisso em fortalecer ainda mais esse atendimento. “Nossa gestão vem trabalhando com muito empenho para garantir que nossas crianças e adolescentes tenham acesso a serviços de qualidade. Nos últimos anos, Barreiras ampliou os atendimentos especializados no CER II e nesta segunda-feira (18), também implantamos o projeto TEAcolhe um serviço de orientação parental, acolhimento, escuta ativa e capacitação para famílias de pessoas com TEA. O Projeto tem como objetivo oferecer suporte e orientação às famílias de crianças e adolescentes com TEA, através de um programa estruturado no turno noturno, facilitando a participação dos responsáveis após a jornada de trabalho”, disse.
Ainda segundo o gestor, “Essa deliberação do CMDCA é um passo significativo, porque permitirá a chegada de novos equipamentos que vão potencializar o trabalho já realizado pelos profissionais. Estamos felizes com essa parceria entre o Judiciário, o Conselho e a gestão municipal, que demonstra o quanto Barreiras está comprometida em cuidar das nossas crianças, em especial daquelas que mais precisam de atenção”, ressaltou o prefeito.