22
Ago/25 |
Novo feriado nacional deve gerar feriadão de 4 dias ainda em 2025 |
Feriado nacional ainda recente no calendário brasileiro, o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, cairá em uma quinta-feira. Com isso, é grande a possibilidade dos brasileiros terem um feriadão de quatro dias (de quinta a domingo) para descansarem e/ou curtirem.
Importante relembrar que a criação dos feriados prolongados em dias seguintes aos feriados depende exclusivamente de decisões dos empregadores, já que não existe obrigação de liberação na legislação trabalhista.
Além do Dia da Consciência Negra, 2025 ainda terá outros seis feriados nacionais, mas possibilidade de feriado prolongado acontecerá somente no Natal, que também cairá em uma quinta-feira.
O Dia da Consciência Negra se tornou feriado nacional em dezembro de 2023, quando a lei 14.759 foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A data remete ao dia da morte de Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares, assassinado em 1695.
Antes de se tornar um feriado nacional, a data já era reconhecida em seis estados e em cerca de mil cidades, incluindo os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e Mato Grosso.
Em 2026, os brasileiros terão pelo menos 10 oportunidades de feriados prolongados. O ano terá muitos feriados no meio de semana, o que abre espaço para os feriados prolongados ou feriadões, como são conhecidos.
O primeiro feriado do ano já abre possibilidade para mais dias de descanso. O 1º de janeiro, oficialmente 'Confraternização Universal' cai em uma quinta-feira. Outros feriados que podem se tornar quatro dias de folga são Tiradentes (21 de abril, terça-feira) e Corpus Christi (4 de junho, quinta-feira).
Em seguida, as folgas de três dias que não dependem de pontos facultativos para se tornarem feriadões incluem: Sexta-Feira Santa (3 de abril), Dia do Trabalhador (1º de maio), Consciência Negra (20 de novembro) e Natal (25 de dezembro), que caem em sextas-feiras.
Além desses, também caem nas segundas-feiras, os seguintes feriados: Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e Finados (2 de novembro).