Notícias

12
Ago/25

Mudanças nas Rondesps e nova Caatinga: saiba tudo sobre o processo de reestruturação em unidades da PM


Parte das mudanças foi esclarecida pelo titular da SSP, Marcelo Werner, em entrevista à Rádio Baiana FM 

Os Projetos de Lei (PLs) que reestruturam a organização da segurança pública da Bahia, assinados nesta segunda-feira (11) pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), que envolvem a criação de novas unidades e cargos das polícias Militar e Civil vão atingir as  Companhias de Policiamento Tático (CIPTs), mais conhecidas como Rondesps.

Na prática, se os projetos forem aprovados pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), cinco Rondesps - quatro delas sediadas na capital baiana, uma na Região Metropolitana de Salvador e uma em Feira de Santana - serão transformadas em batalhões. 

Em entrevista ao jornalista e apresentador José Eduardo, na rádio Baiana FM (89,3), manhã desta terça-feira (12), o titular da SSP, Marcelo Werner detalhou como funcionará parte dessas mudanças na PM. "O primeiro Projeto de Lei da PM cria três novos comandos no interior do estado que serão em Alagoinhas, Jequié e Irecê. Isso faz com que a gente tenha diversos comandos regionais capitaneados por um coronel. Além disso, serão criadas as novas CIPTs, as Rondesps, que são vinculadas a esses comandos. Então, cada uma desse comando ganha uma nova Rondesp", explicou o secretário. 

"Outras cidades estratégicas vão receber unidades da PM, como uma nova Cipe Caatinga para o Recôncavo. Nós tínhamos criado o Comando Regional ali, mas faltava a Cipe, possivelmente a sede será na região de Maragogipe, área onde há uma atuação muito forte da SSP no enfrentamento às facções", revelou. 

Dentre esses projetos estão também a construção de novos Batalhões em Salvador. Neste caso, as atuais Companhias Independentes da PM (CIPMs) localizadas no Nordeste de Amaralina e Itapuã se transformarão em BPMs, passando a ter um  número maior de efetivo e viaturas. O mesmo acontecerá em Feira de Santana, Luís Eduardo Magalhães, Eunápolis, Jacobina, Valença e Candeias.  
Fonte:BNews
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades