11
Ago/25 |
23ª OILEM: abertura celebra a grandiosidade da competição |
A abertura da 23ª OILEM (Olimpíadas Intercolegiais de Luís Eduardo Magalhães) aconteceu na noite desta sexta-feira (08), no Ginásio Poliesportivo José Queiroz Barreto Neto, reunindo 45 delegações de escolas da rede pública municipal, estadual e particular, incluindo a APAE.
O evento, que celebrou o espírito esportivo, evidenciou a força da maior competição intercolegial do Norte e Nordeste do País, realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Gerência de Desporto Escolar, com o apoio da Liga Desportiva.
A cerimônia contou com o tradicional acendimento da pira olímpica, o juramento do atleta e uma apresentação especial de balé da Class Escola de Dança. Neste ano, a competição reúne 8.400 alunos, de 45 escolas, com o envolvimento de mais de 140 profissionais de Educação Física. Os jogos acontecem entre 18 de agosto e 9 de outubro.
O secretário municipal de Educação, Jefferson Café, destacou a importância do evento para a formação dos jovens: “A OILEM é muito mais que uma competição. É um momento de aprendizado, convivência e superação. Aqui, nossos estudantes desenvolvem valores que vão muito além das quadras e campos".
O prefeito Junior Marabá também celebrou a abertura: “Ver esse ginásio lotado, com energia e alegria, mostra que o esporte é um grande transformador social. A OILEM é motivo de orgulho para Luís Eduardo Magalhães e vamos continuar investindo para que ela cresça cada vez mais".
Sobre a OILEM
As Olimpíadas Intercolegiais de Luís Eduardo Magalhães têm como objetivo promover a integração e a inclusão por meio do desporto educacional, envolvendo diversas modalidades esportivas e oferecendo a oportunidade de participação a muitos estudantes. A proposta é despertar o gosto pela prática esportiva, com foco em valores educativos e formativos.