07
Ago/25 |
Prefeitura de Barreiras promove 1º encontro de acolhimento às famílias atípicas das escolas municipais |
A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu na última quarta-feira (6) o primeiro encontro do projeto Educa Acolhe, voltado às famílias de alunos com deficiência ou transtornos, como autismo e TDAH, matriculados na rede municipal. Ao todo, a rede atende 1.920 estudantes com esse perfil.
Desenvolvido em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), o projeto tem como objetivo oferecer apoio direto às famílias, respondendo dúvidas e fornecendo informações sobre direitos, saúde e inclusão escolar. A proposta surgiu a partir das demandas observadas pela equipe multiprofissional do Centro de Estudo, Formação e Atendimento Educacional Especializado (CEFAEE), que identificou a necessidade de ampliar o acolhimento também aos responsáveis pelos alunos.
O primeiro módulo discutiu os desafios enfrentados no momento do diagnóstico, etapa que costuma gerar insegurança e dúvidas entre os familiares. Até dezembro, serão realizados cinco encontros mensais, com temas como os direitos das pessoas com deficiência, acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), e oficinas práticas sobre manejo de crises e inclusão no ambiente escolar.
Segundo a subdiretora de Acessibilidade e Inclusão da Secretaria de Educação, Eliene Fernandes, os conteúdos abordados foram definidos com base nas sugestões feitas pelos próprios pais, por meio de um formulário de inscrição. “O Educa Acolhe contempla famílias de estudantes da educação infantil ao ensino fundamental II. Inicialmente, 146 pessoas se inscreveram no projeto, número que aumentou para 209 após a divulgação desse primeiro encontro”, destacou.
Apesar do horário diurno das atividades, que pode dificultar a participação de pais e responsáveis que trabalham, a expectativa da secretaria é ampliar gradualmente o engajamento e construir uma rede de apoio entre as famílias.
“Esse é mais um passo importante na educação inclusiva de Barreiras, já desenvolvemos um trabalho de acompanhamento com os alunos nas escolas e agora, estendemos esse cuidado às famílias, oferecendo mais ferramentas para o enfrentamento das situações cotidianas”, afirmou o secretário de Educação, Jeferson Barbosa que também participou desse momento.