Notícias

19
Ago/25

Barreiras e Luís Eduardo Magalhães firmam acordo histórico de cooperação em benefício às comunidades rurais

Na manhã da última segunda-feira (18), um encontro no Assentamento Vila III marcou a assinatura de um acordo de cooperação técnica entre os municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães. A iniciativa, inédita na região, tem como objetivo a execução de políticas públicas voltadas para melhorias e beneficiamento das comunidades rurais Boa Esperança, Assentamento Vila III e Assentamento Vila IV, situadas em Barreiras, mas que mantêm uma forte relação de convivência cotidiana com o município vizinho.

O acordo prevê a atuação conjunta dos dois municípios, em regime de colaboração mútua e proporcionalidade de 50% para cada parte, abrangendo áreas como transporte escolar, manutenção de estradas vicinais, perfuração e recuperação de poços artesianos, iluminação pública, acesso à energia elétrica, apoio à agricultura familiar e fortalecimento de pequenos negócios. Estima-se que cerca de 500 famílias que vivem ou possuem propriedades rurais nessas localidades serão diretamente beneficiadas.

A assinatura foi realizada pelos prefeitos Otoniel Teixeira (Barreiras) e Júnior Marabá (Luís Eduardo Magalhães), com a presença de moradores, lideranças comunitárias e representantes políticos. Entre os presidentes de associações que participaram do ato estiveram Fernando Kunz (Vila III), Alberto Grik (Vila IV) e Hudson Batista (Nova Esperança).

Também acompanharam o momento o vice-prefeito de LEM, Franklin Willer Leite; o secretário de Agricultura de LEM, Jaime Cappellesso; o secretário de Agricultura e Tecnologia de Barreiras, Joaquim Neto; o secretário de Infraestrutura de Barreiras, Bruno Castro; e o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Barreiras, Demósthenes Júnior. Os vereadores barreirenses Tatico Rocha, Valdimiro José, Thaislane Sabel, Zé do Sorvete e Hipólito dos Passos também estiveram presentes.

A parceria se fundamenta no artigo 3º da Lei Municipal nº 157/2004, de Luís Eduardo Magalhães, que reconhece Barreiras como cidade-irmã. A partir desse entendimento, os dois maiores municípios do Oeste baiano unem esforços para atender demandas históricas da população rural dessas comunidades, com ênfase em melhorias de infraestrutura, transporte, serviços públicos e desenvolvimento agrícola.

O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Júnior Marabá, destacou a relevância da união. “Agradeço muito ao prefeito Otoniel por ter aceitado a assinatura deste termo de cooperação, do qual ambos municípios vão trabalhar em prol da população aqui do Assentamento Vila III, IV e Nova Esperança. Uma população que precisa de atenção, de carinho. Nós sabemos que aqui é parte de Barreiras, mas que estes que aqui estão vivem mais o cotidiano no município de Luís Eduardo, esse trabalho em conjunto dos municípios vai trazer resultados para todos. Eu estou muito feliz com esse momento, com essa assinatura, que é histórica. Pela primeira vez, temos os dois prefeitos juntos  nesse local”, disse.

Já o prefeito Otoniel Teixeira, reforçou o caráter transformador do acordo. “Um momento muito especial com esse termo entre Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, para que os dois municípios possam estar trabalhando nessas comunidades, é muito importante para nós, na condição de gestores, mas também, principalmente, para as pessoas que aqui moram, produzem e vivem o dia a dia. Esse termo permite que, a partir de agora, ambos os municípios façam investimentos e cuidem dessas comunidades. A infraestrutura, as secretarias de agricultura e meio ambiente e outras, vão estar dialogando com essa comunidade que produz e quer produzir mais. Esse é um termo de parceria que simboliza não apenas investimentos, mas a união entre os dois maiores municípios do Oeste da Bahia. Que possamos continuar com esse espírito coletivo, para que de fato as comunidades sejam as verdadeiras beneficiadas”, ressaltou o gestor de Barreiras.

Fonte:DIRCOM, prefeitura de Barreiras
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades