Na manhã desta segunda-feira, 18, por volta das 8h50, policiais da Base Comunitária de Segurança (BCS) do bairro Santa Luzia, em Barreiras, cumpriram um mandado de prisão em aberto contra um indivíduo identificado pelas câmeras de monitoramento da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
A guarnição seguia em deslocamento para a realização da Blitz Educativa alusiva ao Agosto Lilás – campanha de combate à violência contra a mulher – em apoio à Ronda Maria da Penha, quando avistou o suspeito.
Após a abordagem, foi realizada consulta ao sistema, que confirmou a pendência judicial. O homem recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia de Polícia, onde foram adotadas as medidas cabíveis.
A ação reforça a integração entre as atividades de conscientização e o trabalho de segurança pública, evidenciando a importância do monitoramento e da atuação preventiva das forças policiais.
Na tarde deste domingo, 17, a final do Campeonato Intermunicipal terminou em tumulto após uma briga generalizada entre jogadores das equipes de Barreiras e Paratinga.
De acordo com informações apuradas, o desentendimento teve início após provocações mútuas e até mesmo ameaças entre os atletas. A situação se agravou quando um zagueiro do time de Barreiras foi expulso, episódio apontado como o estopim da confusão.
O jogo, marcado por muita tensão dentro e fora de campo, terminou com a vitória de Paratinga por 2 a 1, resultado que garantiu a conquista da equipe.
Apesar do incidente, não há informações oficiais sobre feridos ou sobre medidas disciplinares que poderão ser adotadas pela organização do campeonato.
Quarta edição do evento, e momento alto da programação de celebrações ao aniversário de 25 anos da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), o Dia do Algodão 2025 já entra para a série histórica não apenas como o maior em público – cerca de 1,7 mil pessoas este ano, contra aproximadamente 1,4 mil em 2024 – como também o mais inovador e emocionante dentre todos já realizados.
Com novo formato, mais dinâmico e interativo, o Dia do Algodão teve a programação estendida ao longo de todo o dia, e os participantes puderam circular entre estações temáticas simultâneas, em uma estrutura que integrou tecnologia, sustentabilidade, gestão, educação, moda, inovação e mercado. O evento ocorreu na fazenda Santana do Grupo Franciosi, em Riachão das Neves (BA), reunindo entre produtores rurais, pesquisadores, estudantes, empresários e autoridades.
Entre as autoridades presentes, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; o secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Agricultura (Seagri), Pablo Barrozo; a secretária estadual de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira; o diretor da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Vinícius Videira; o presidente da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Moisés Schmidt; o prefeito de Riachão das Neves, Moab Santana; o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Gustavo Piccoli; o presidente da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), Dawid Wajs; e o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Carlos Henrique Passos.
“Esse Dia de Campo representa o que somos: uma cadeia conectada, que se apoia na ciência, na cooperação e na busca constante por excelência. Ao celebrarmos 25 anos da Abapa, reconhecemos o trabalho de quem construiu essa história e renovamos o compromisso com o futuro da cotonicultura baiana e brasileira”, afirmou Alessandra Zanotto Costa, presidente da entidade.
Na noite anterior, em uma cerimônia para convidados, a Abapa celebrou a passagem do seu Jubileu de Prata. O evento homenageou os pioneiros do algodão na Bahia, relembrando a trajetória dos que, com coragem, ousaram transformar uma região sem tradição para a cotonicultura no segundo maior estado produtor do Brasil, no último quarto de século.
Num ato simbólico, os ex-presidentes da Abapa receberam uma placa comemorativa, enquanto um novelo de linha representativo do legado e do futuro da entidade era passado de mão em mão, entre antecessores e sucessores, desde o primeiro presidente, João Carlos Jacobsen Rodrigues, até a atual, Alessandra Zanotto Costa.
Além deles, receberam a deferência, em ordem cronológica de gestão, Walter Horita, Isabel da Cunha, Celestino Zanella, Júlio Cézar Busato (representado pelo filho Cézar Busato), e Luiz Carlos Bergamaschi, que também não pôde estar presente. O encontro também marcou a inauguração oficial do novo auditório da sede da Abapa, localizado ao lado da Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães.
Na ocasião, o presidente da Anea, Dawid Wajs, prestou uma homenagem à associação. “O Oeste baiano, hoje é um polo de produção moderna, sustentável e tecnológica. E isso só foi possível porque houve visão. Porque houve investimento. Porque houve coragem. A cotonicultura se transformou em vetor de desenvolvimento para a Bahia e para o Brasil. A história que vocês e a Abapa estão escrevendo nesta região é um orgulho para o Brasil inteiro.”
Um dos primeiros entusiastas da cotonicultura no Oeste da Bahia, Luiz Antônio Cansanção, falecido em 2019, recebeu in memoriam, uma homenagem através da família, durante o evento. O pioneiro também foi enfaticamente celebrado no discurso de João Carlos Jacobsen, que leu uma carta assinada em grupo por amigos do homenageado.
Baianidade e brasilidade
Na noite do jantar comemorativo e no próprio Dia do Algodão, dois vídeos deram o tom de emoção às celebrações: o primeiro um documentário resgatando a história do algodão no Oeste da Bahia, e o outro, o jingle “Nosso Algodão”, interpretado pela cantora Ana Mammeto, com participação da Banda Didá e do músico Yacoce Simões. Mais do que peças audiovisuais, eles expressaram a baianidade, conectando o Oeste às tradições culturais da Bahia, e a brasilidade, reafirmando a identidade do algodão como símbolo de origem e de expressão cultural do país.
Mais que um dia de campo
No dia seguinte, na abertura do 4º Dia do Algodão, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, reiterou o compromisso com o desenvolvimento do setor e defendeu a atuação conjunta entre governo e produtores. “O papel do governo é não atrapalhar quem produz. Estamos aqui para apoiar, ouvir e construir soluções junto com o setor. A Bahia precisa industrializar, agregar valor, gerar renda e empregos com base em tudo que já produz com excelência. Essa é uma pauta que não pode mais ser adiada”, afirmou.
Durante o evento, o chefe do executivo recebeu um documento com as principais demandas do setor, entregue pela Abapa em conjunto com a Aiba, contendo pautas como infraestrutura logística, energia, licenciamento ambiental e segurança jurídica.
“O agronegócio é, sim, aliado do meio ambiente. Crescemos com sustentabilidade, inovação e tecnologia, e o Oeste dá aula disso. Todos os pedidos apresentados são legítimos e serão analisados com responsabilidade e dentro da legalidade. Tenho plena convicção de que podemos ampliar a produção com uso cada vez mais eficiente da água, gerando mais empregos, renda e desenvolvimento para a região. Essa carta entregue ao governador expressa exatamente isso: um compromisso firme com o futuro do agro baiano”, disse Pablo Barrozo, secretário da Seagri.
O prefeito de Riachão das Neves, Moab Santana, destacou a relevância do agronegócio para o desenvolvimento regional. “O crescimento do município tem a marca do agro em todos os cantos do nosso território. Temos, atualmente, uma cidade que se desenvolve com o apoio direto de famílias e empresas que acreditaram nessa terra.” Já o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Carlos Henrique Passos, reforçou a importância da conexão entre agro e indústria, lembrando que a valorização do algodão passa também pelo avanço na cadeia de transformação. “O que vimos no Dia do Algodão é a força de um setor organizado, que valoriza a tecnologia, o capital humano e o associativismo. O futuro passa pela agregação de valor à produção, e a indústria é um elo essencial nesse processo.”
Reconhecimento aos anfitriões
A família Franciosi, do Grupo Franciosi, também pioneiros no Oeste da Bahia e já com novas gerações assumido posições de comando nos negócios, foi especialmente reverenciada na solenidade de abertura do evento, por ceder a área da fazenda que sediou o Dia do Algodão em 2025. “Temos muito orgulho de abrir as portas da nossa casa para esse encontro. O sucesso do Dia do Algodão é resultado do esforço coletivo, e nossos colaboradores são parte essencial dessa trajetória”, disse, Valentina Franciosi, responsável por planejar e gerenciar os investimentos estruturais e de longo prazo da empresa em nome da família (Capital Expenditure).
Conhecimento aplicado
O Dia do Algodão da Abapa vai além do formato de um dia de campo técnico. Em estações temáticas simultâneas, reúne um amplo leque de assuntos — que incluem tecnologia, sustentabilidade, gestão, educação, moda e mercado — promovendo um espaço de troca de conhecimento entre todos os elos da cadeia do algodão. Pela manhã, os participantes tiveram acesso a três Estações do Conhecimento, estruturadas para abordar temas dedicados à evolução da cotonicultura: mercado, inovação e agricultura regenerativa. Com dinâmicas simultâneas, o formato permitiu aos visitantes personalizar sua jornada, escolhendo os assuntos de maior relevância para sua atuação no campo ou na indústria.
Entre os destaques, a Estação 1 contou com a participação de Rodrigo Iafelice dos Santos, ex-CEO da Solinftec e cofundador da AgTrace, que tratou dos modelos de exportação ancorados em tecnologia e novos padrões de consumo. “O consumidor está mais exigente e veloz em suas escolhas, e o algodão produzido no Oeste da Bahia tem tudo para atender essa demanda, com qualidade, rastreabilidade e inteligência. O Dia do Algodão mostra que o agro brasileiro está pronto para esse novo ciclo”, destacou.
A Estação 2, dedicada às “Soluções efetivas para a Agricultura Regenerativa”, foi conduzida por Rodrigo Buffon, da SPD Soil Diagnostic, que apresentou práticas de manejo baseadas em diagnósticos de solo, uso de plantas de cobertura e estratégias de resiliência agronômica. “É um privilégio poder aprender e compartilhar com produtores e técnicos de altíssimo nível. A agricultura regenerativa conversa diretamente com produtividade e bem-estar. E isso se reflete na ousadia dos produtores do Oeste baiano, que buscam inovação com responsabilidade ambiental. Com diagnósticos adequados, conseguimos regenerar solos em pouco tempo, promovendo equilíbrio químico, físico e biológico”, explicou.
Na Estação 3, a Abrapa promoveu o painel “Estratégia para o algodão brasileiro”, com mediação de Luciano Thomé de Castro, da Markestrat. O debate reuniu representantes de grandes grupos e entidades da cadeia da fibra, como Gustavo Piccoli (Abrapa), Dawid Wajs (Anea / Louis Dreyfus Company), Miguel Prado (Santa Colomba) e Aurélio Pavinato (SLC Agrícola), em uma discussão sobre os rumos estratégicos do algodão no Brasil, com foco em competitividade, agregação de valor, sustentabilidade e presença global.
“Iniciativas como esta são fundamentais para o fortalecimento da cotonicultura brasileira, pois proporcionam troca de conhecimento, atualização técnica e integração do setor. Tenho certeza de que os produtores saíram daqui mais preparados para aplicar novas soluções em suas propriedades”, afirmou o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Gustavo Piccoli.
Cultivares em destaque
Em paralelo às estações temáticas, os visitantes também puderam acompanhar as Estações de Cultivares, conduzidas pelos especialistas Luís Kasuya (Kasuya Inteligência Agronômica) e Eleusio Curvelo Freire (Embrapa). O objetivo foi oferecer uma visão aprofundada sobre novas variedades de algodão, seu desempenho em campo, resistência a pragas, qualidade da fibra e aspectos relacionados à produtividade sustentável.
Mercado Têxtil
No período da tarde, os debates se deslocaram para o Espaço Principal, com discussões sobre os rumos do setor têxtil e de confecção, conectando a produção da fibra no campo com os desafios da moda, do consumo e da sustentabilidade no varejo.
O painel “A visão de futuro – Setor têxtil e de confecção”, conduzido por Marcelo Ramos, gerente de Desenvolvimento Estratégico Sustentável do Senai CETIQT, trouxe reflexões sobre as transformações em curso na indústria têxtil e os novos paradigmas que moldam o comportamento do consumidor e os modelos de produção. “Quando falamos de algodão, falamos de uma agricultura cada vez mais regenerativa, tecnológica e conectada com os anseios do consumidor moderno. É necessário mostrar de forma transparente o impacto e a origem da peça. É isso que vai diferenciar o produto e fortalecer toda a cadeia, do campo à loja”, destacou.
A diretora de Relações Institucionais da Abrapa e gestora do Movimento Sou de Algodão, Silmara Ferraresi, apresentou a iniciativa que mira o posicionamento do algodão brasileiro no mercado nacional por meio da moda e do engajamento com o consumidor. “Não se trata apenas de falar sobre o nosso trabalho, mas de construir reputação a partir da atitude, da consistência e do olhar de quem nos acompanha. Engajamos todos os elos da cadeia, desde o produtor até o consumidor final, com ações concretas e presença contínua”, afirmou.
Com ativa presença institucional no evento, o estande do movimento Sou de Algodão celebrou os 25 anos da Abapa com a exposição de looks assinados por estilistas baianos e camisetas da campanha SouABR, produzidas com algodão rastreável cultivado por produtores da Bahia, sendo comercializadas para o público presente.
Legado
Um dos momentos simbólicos da programação foi o painel “A força da conexão: o legado e os próximos capítulos da Abapa”, moderado por Alessandra Zanotto Costa, com a participação dos ex-presidentes Celestino Zanella, Walter Horita e João Carlos Jacobsen. O encontro promoveu uma reflexão coletiva sobre os marcos estratégicos que consolidaram a cotonicultura na Bahia, os aprendizados acumulados ao longo de 25 anos e os caminhos que se desenham para o futuro da atividade.
Logo na abertura, Alessandra lançou aos ex-dirigentes uma provocação: qual teria sido a decisão mais estratégica da Abapa nas últimas duas décadas e meia?
Para Jacobsen, a criação do Programa de Incentivo à Cultura do Algodão na Bahia (Proalba) foi o ponto de inflexão. “Foi um passo determinante no início dessa trajetória. Com apoio técnico e estrutura institucional, conseguimos colocar o algodão em posição de destaque e gerar segurança para os produtores investirem”, relembrou.
Walter Horita, por sua vez, destacou o papel do clima e da organização dos produtores na construção da reputação da fibra baiana. “Somos o segundo maior produtor do país, mas com o algodão de melhor qualidade. Isso é resultado não apenas do ambiente, mas da postura dos produtores e da conexão entre tecnologia e gestão que sempre guiou o setor. O que estamos colhendo hoje é fruto de trabalho coletivo e visão de longo prazo”, afirmou.
Já Celestino Zanella reforçou que a identidade da Abapa sempre esteve ancorada na capacidade de antecipar desafios. “A decisão mais importante da entidade foi justamente ser quem ela é. Manter o olhar voltado para o futuro, com coragem para inovar e responsabilidade com o presente”, disse. Zanella ainda fez um alerta sobre a concorrência crescente das fibras sintéticas e o papel do Brasil na construção de uma oferta estável e confiável para o mercado internacional: “Temos que mostrar ao mundo que podemos entregar algodão com qualidade, rastreabilidade e responsabilidade. Essa é a nossa vantagem competitiva.”
Alessandra Zanotto encerrou o painel com um agradecimento aos antecessores e um compromisso com os próximos ciclos da entidade. “A força da Abapa está justamente na conexão entre as gerações, na continuidade de princípios e na construção coletiva de um setor que acredita no associativismo como motor de desenvolvimento. Seguimos comprometidos com inovação, sustentabilidade e responsabilidade com cada elo dessa cadeia que ajudamos a fortalecer”, concluiu. “Celebrar os 25 anos da Abapa é reconhecer o esforço coletivo que construiu essa história. São produtores, técnicos, instituições, empresas e entidades que acreditaram no poder da organização, da representatividade e da conexão como base para o crescimento sustentável do setor”, afirmou Alessandra.
🔥 Reserve já o seu
📱 (77) 9 8855-1000
🖥 www.buritiford.com.br
#mustang #darkhorse #lançamento #ford #fordmustang #fordburiti #fy
18
Ago/25 |
Vagas de empregos para LEM |
LINK DO GRUPO EXCLUSIVO PARA AS VAGAS DE EMPREGO:
https://chat.whatsapp.com/Esfn4tgf34d1JZhwTKkCxM
Interessados comparecer munido de currículo na Rua Pernambuco, 401, em frente à Caixa Econômica Federal. Tel: (77) 9.9850-3073.
🚀 Aproveite essa oferta imperdível:
Matrícula por apenas R$ 99,90 💸
E você ainda garante material didático gratuito! ✅
⚠️ Escolha um dos nossos cursos profissionalizantes e dê um passo rumo ao seu futuro: ⚠️
🖥️ Informática
📚 Auxiliar Administrativo
⛽ Formação de Frentista
👩🏻💻 Operador de Caixa
💊 Atendente de Farmácia
🧴 Massoterapia
📞 Informações pelo WhatsApp:
(77) 9 9905-0094
Venha para a Referência Cursos Profissionalizantes — onde o seu futuro começa agora! ✅🚀
18
Ago/25 |
UPL Brasil se torna a primeira multinacional do agro a neutralizar 100% de suas emissões no Brasil |
Com a experiência de quem já entregou mais de 10 mil casas pelo nordeste e o objetivo de transformar metros quadrados em sorrisos, a VCA Construtora está determinada a construir histórias em Barreiras com qualidade, seriedade e compromisso.
O Luggi Residencial veio para dar forma ao sonho de muitas famílias. As vantagens vão da segurança para as crianças brincarem sem medo até o espaço equipado para cuidar da saúde sem sair de casa. Além disso, é perfeito para quem quer uma rotina mais fácil, com a facilidade de viver perto de tudo, já que fica a apenas 5 minutos do Centro, com mobilidade, qualidade de vida e valorização garantidas.
O empreendimento é um condomínio fechado de casas térreas com opções de 2 e 3 quartos, ambientes integrados e funcionais e quintal amplo. O maior diferencial é sua infraestrutura com mais de 19 mil m² de área verde e lazer, o maior da cidade, com mais de 10 espaços exclusivos que entregam diversão e muita facilidade para o dia a dia.
É muito fácil conquistar uma casa no Luggi Residencial: tem entrada parcelada em até 55 vezes e um super Descontão VCA de até R$31 mil. Quem é autônomo pode comprar sem burocracia, direto com a construtora, com análise de crédito facilitada e condições personalizadas.
Se você sonha com a sua casa própria em Barreiras e ainda não garantiu sua unidade, essa é a hora! Cadastre-se no https://bit.ly/4debzNc ou entre em contato agora mesmo com um corretor pelo whatsapp (77) 99968-3446 para fazer sua reserva.
MONTANA 1.2 TURBO FLEX LT MANUAL
2023/2024
R$ 109.900
TIGGO 5X PRO 1.5 VVT TB FLEX AUT
2023/2024
R$ 123.900
ONIX 1.0 TURBO FLEX PREMIER AUT
2022/2022
R$ 81.900
MONTANA 1.2 TURBO FLEX LT MANUAL
2023/2024
R$ 111.900
MONTANA PREMIER AT TURBO
2023/2024
KM 5489
R$ 139.900
Confira mais seminovos em nossa loja.
TOPVEL Veículos - Av. Barão do Rio Branco, 433 - Vila Rica, Barreiras - BA, 47813-010 - Telefones: 77 9.8829-3754 77 9834-3130 - 0800 944 1101/ 77 9.8835-1430.
18
Ago/25 |
Academia Lion a melhor de LEM!!! |
Yakisoba misto, misto com camarão, frutos do mar,carne bovina e frango 🥡🔥🍜🥢😋📲(77)99919-1208 Delivery 18:30 as 23:00
Na tarde do último domingo (17), por volta das 17h10, durante patrulhamento de rotina nas proximidades do Hotel LG, na BR-242, Km 885, uma equipe realizou a abordagem de uma motocicleta Honda Pop.
Durante a vistoria, foi constatado que os elementos identificadores do veículo estavam suprimidos. Além disso, a placa ostentada (JQE-5774) pertencia a outra motocicleta, uma Honda CG 150 de cor preta, com restrição de furto registrada em 2018.
Diante da irregularidade, o condutor e a motocicleta foram encaminhados ao DISEP, onde ficaram à disposição das autoridades para as medidas cabíveis e devidas investigações.
A Superintendência de Transporte e Trânsito reforça que, qualquer situação de segurança viária ou denúncias podem ser informadas pelo telefone 156 ou pelo WhatsApp (77) 99963-0238.
É a SUTRANS mais perto de você.
Segurança viária é nossa
“Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”.
Durante rondas ostensivas no bairro Santa Cruz, a GCM prendeu um indivíduo que conduzia uma motocicleta em alta velocidade, sem capacete, e possuía mandado de prisão em aberto.
Ao tentar se esconder em um bar, o homem resistiu à abordagem e, com apoio de outras pessoas que tentaram protegê-lo, houve tumulto e danos ao patrimônio público. A guarnição conteve a situação e realizou a prisão.
O conduzido foi apresentado à autoridade policial para adoção das medidas cabíveis.
No último domingo (17), ACM Neto esteve em Correntina, no Oeste da Bahia, em mais uma visita de articulação política pelo interior do estado. Ao lado do ex-prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, e dos deputados José Rocha e Manuel Rocha, Neto foi recebido pelo prefeito Mariano Correntina, que ressaltou o apoio ao projeto eleitoral do ex-prefeito de Salvador para 2026.
Também marcaram presença o ex-prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, e o atual gestor do município, Otoniel Teixeira, reforçando a importância da região Oeste no cenário político baiano.
Durante o encontro, ACM Neto afirmou que, diferente de 2022, desta vez tem sido “convocado pelo povo baiano para realizar uma mudança na Bahia”. Ele destacou o carinho recebido nas visitas pelo interior e disse ter uma relação especial com o Oeste.
As movimentações de Neto acontecem em um momento em que o governador Jerônimo Rodrigues enfrenta crescente desgaste político, impulsionado principalmente pela onda de violência que atinge o estado. Nesse cenário, o ex-prefeito de Salvador busca consolidar sua posição como principal nome da oposição para as eleições de 2026.
18
Ago/25 |
Bombeiros combatem incêndio em residência desocupada na madrugada deste domingo em Barreiras |
Na madrugada deste domingo (17), por volta das 4h15, equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militar (17º BBM) foram acionadas para combater um incêndio em uma residência desocupada, localizada na Rua Nova Esperança, bairro Cascalheiras, em Barreiras – BA.
De acordo com informações do solicitante, o imóvel havia sido incendiado e havia risco de que as chamas se alastrassem para casas vizinhas. No momento da chegada da guarnição, populares tentavam conter o fogo utilizando baldes e mangueiras de jardim.
Os bombeiros realizaram o combate direto às chamas com linhas de mangueiras e efetuaram o resfriamento das paredes para impedir a propagação do fogo, já que os imóveis compartilhavam estrutura. Em seguida, foi feito o trabalho de rescaldo, garantindo a eliminação de focos remanescentes e evitando a reignição do incêndio.
A Galvani, empresa brasileira de mineração e líder na produção e entrega de fertilizantes fosfatados no MATOPIBA – região que abrange trechos dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia – anuncia a abertura das inscrições para o Programa Jovem Aprendiz 2025, em Luís Eduardo Magalhães (BA). São 15 vagas voltadas à área de Manutenção, com o objetivo de capacitar jovens para o mercado de trabalho por meio de uma formação que combina teoria e prática. As inscrições ficam abertas até 19 de agosto, exclusivamente online, no site da Galvani -
https://trabalheconosco.vagas.com.br/galvani/oportunidade/jovem-aprendiz-manutencao/2753559
“O Jovem Aprendiz é uma porta de entrada para a indústria e para o desenvolvimento profissional. Na Galvani, unimos a sala de aula do SENAI com a prática no dia a dia da operação para que o jovem aprenda um ofício e desenvolva competências valorizadas pelo mercado”, afirma Lúcio Costa gerente de Recursos Humanos da empresa.
Como funciona
Com duração de um ano, o programa é dividido em duas etapas que ocorrem ao mesmo tempo. A fase teórica presencial acontece no SENAI de LEM, com carga horária de quatro horas por dia, de segunda a sexta-feira, no período noturno. Já a fase prática é realizada no Complexo Industrial de Luís Eduardo Magalhães, também com duração de quatro horas diárias em turnos da manhã ou da tarde, de segunda a sexta-feira.
Quem pode se inscrever
Podem se candidatar jovens de 18 até 21 anos na data da inscrição, que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio ou Técnico, residentes em Luís Eduardo Magalhães, e com disponibilidade para cumprir as cargas horárias teórica e prática pelo período de um ano.
18
Ago/25 |
Barreiras: Três pessoas são mortas a tiros e uma fica gravemente ferida durante festa em chácara |
Três pessoas foram mortas a tiros e uma ficou gravemente ferida na madrugada deste domingo (17), durante uma festa em uma chácara da zona rural de Barreiras, no oeste da Bahia.
Segundo a Polícia Civil, o crime aconteceu no povoado Conquista. As vítimas que morreram foram identificadas como João Lucas Ramos Barbosa, de 24 anos, Neura Lima de Brito, de 58, e Filipe Soares Brandão, de 20.
De acordo com a polícia, informações iniciais apontam que um grupo de homens saiu do evento e tentou retornar, mas foi impedido por um dos seguranças do evento. Irritados, eles dispararam nas pessoas.
Silverado 5.3 V8
2023/24
16.000 KM
R$ 429.900
TOPVEL Veículos - Av. Barão do Rio Branco, 433 - Vila Rica, Barreiras - BA, 47813-010 - Telefones: 77 9.8829-3754 77 9834-3130 - 0800 944 1101/ 77 9.8835-1430.
Uma jovem de 20 anos foi presa após confessar ter matado o namorado a facadas na noite de sábado (16), na cidade de Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia. Segundo a Polícia Militar, a suspeita contou que cometeu o crime após ter tido um pedido para acessar o aplicativo de mensagens do companheiro negado.
O crime aconteceu na Rua Eliezer Rabelo Santiago, no bairro Novo Horizonte. Jonas Ferreira Nunes, de 32 anos, foi atingido na região do tórax, socorrido e levado para o Hospital Municipal Doutor Altino Lemos Santiago, mas não resistiu aos ferimentos.
A Polícia Militar informou que a jovem, identificada como Cleidiane Alves Ferreira, foi encontrada na casa de familiares dela, na avenida Pompílio Mendes, no bairro Santa Helena.
Cleidiane foi levada para a Central de Flagrantes, onde está à disposição da Justiça.
18
Ago/25 |
Aproveite as ofertas do Liquida JK |
18
Ago/25 |
Aluga-se Mini Carregadeira |
Foi identificado como Rafael dos Santos Gomes, de 22 anos, o jovem morto a tiros no início da noite deste sábado, 16 de agosto, no bairro Jardim das Oliveiras, em Luís Eduardo Magalhães.
De acordo com informações, Rafael participava de uma festa de aniversário em uma casa de eventos no bairro, quando um homem ainda não identificado entrou no local usando capacete e efetuou diversos disparos contra o jovem. Após o ataque, o suspeito fugiu e segue foragido.
Gravemente ferido, Rafael foi socorrido por familiares e levado pelo próprio pai até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, mas, infelizmente, ele não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.
O corpo do jovem será encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Luís Eduardo Magalhães, onde passará por exame de necropsia.
A Polícia Civil já iniciou as investigações para identificar a autoria e a motivação do crime.
Na noite deste sábado (16), pouco depois das 18h40, um homem ainda não identificado foi alvejado por disparos de arma de fogo no bairro Jardim das Oliveiras, em Luís Eduardo Magalhães. A vítima chegou a ser socorrida pelo próprio pai e familiares e levada até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas já deu entrada na unidade sem sinais vitais.
As circunstâncias do crime ainda são desconhecidas. A Polícia Militar foi acionada e esteve no local, realizando os primeiros levantamentos. O corpo da vítima foi encaminhado ao morgue da UPA, onde permanece à disposição do Departamento de Polícia Técnica (DPT) para realização da perícia e posterior identificação.
O caso deve ser investigado pela Polícia Civil, que buscará esclarecer a motivação e a autoria do homicídio.
A nossa equipe segue acompanhando o caso e trará novas atualizações assim que houver informações oficiais.
Com foco em segurança, tecnologia e qualificação profissional, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) realiza, neste mês de agosto, dois cursos voltados à aviação agrícola, área estratégica para o agronegócio. As capacitações, que estão com inscrições abertas, reúnem profissionais em uma programação teórica e prática sobre a operação segura e eficiente de aeronaves no campo. Organizada pelo Centro de Treinamento da Abapa, a iniciativa contempla o Curso de Executor de Aviação Agrícola (CEAA), de 18 a 23 de agosto, e o Curso de Coordenador de Aviação Agrícola (CCAA), de 25 a 30 de agosto. As aulas teóricas serão realizadas na sede do Centro de Treinamento (CT) da Abapa, em Luís Eduardo Magalhães/BA, enquanto as atividades práticas ocorrerão na base da ABA/Manutenção de Aeronaves, em Barreiras/BA.
Os cursos atendem aos critérios estabelecidos pela Instrução Normativa 002/2008 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e têm como objetivo capacitar os profissionais diretamente envolvidos na aplicação de produtos fitossanitários por meio de aeronaves agrícolas. O coordenador é responsável pelo planejamento e supervisão das operações, sendo uma figura estratégica para a sustentabilidade das propriedades. Já o executor atua em solo, avaliando as condições da aplicação aérea e decidindo, inclusive, sobre a autorização da operação.
“As atividades aeroagrícolas não se resumem apenas às ações de suporte à agricultura, mas também ao combate a incêndios, repovoamento de rios e controle de vetores de doenças. Estes eventos são fruto de uma colaboração contínua entre o CT da Abapa e nossos parceiros, garantindo que esses profissionais continuem a entregar o melhor de si e de seus modernos equipamentos, dado o impacto significativo desse setor para o agronegócio nacional”, destaca o gerente do CT da Abapa, Douglas Fernandes.
Durante a formação, os participantes terão acesso a conteúdos técnicos sobre aeronaves com motores a pistão e a turbina, dimensões adequadas de pistas, preenchimento do hopper (reservatório de calda), manobras, alijamento e protocolos de resposta a panes. As aulas são ministradas por instrutores homologados por grandes fabricantes do setor, como Air Tractor, Embraer e Thrush.
A ação conta com o apoio da Sabri – Sabedoria Agrícola, ABA – Manutenção de Aeronaves, Fundeagro e do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), e reforça o compromisso da Abapa com a formação técnica de excelência e a segurança das operações aéreas no campo.