13
Ago/24 |
Sindsemb entrega Carta de Intenção dos Servidores Municipais aos candidatos à prefeito de Barreiras |
Com a iniciativa de dialogar e ouvir as propostas dos candidatos a prefeito e vice prefeito de Barreiras, o Sindsemb, através de consulta aos servidores, preparou um documento oficial, com necessidades e sugestões do funcionalismo público e assim, convidou todos os candidatos para um bate papo aberto e formalização da entrega da Carta de Intenções dos Servidores Municipais.
A primeira reunião ocorreu com o candidato Davi Schimidt, logo após o candidato Tito Marques, em seguida com Danilo Henrique e finalizou na última semana com a presença do candidato Otoniel. O mais importante nesses encontros, foi a presença da Diretoria formada pela vice-presidente Nathalie Xavier, diretor Auzemir e os assessores jurídicos Michele Sell, José Marcos, Ângela Ribeiro e Charles Yuri, que se posicionaram em favor dos servidores, buscando ouvir o plano de governo de cada candidato para o funcionalismo.
“As reuniões com os candidatos à prefeito, nos deram a oportunidade de ouvir as ideias de governo de cada um, e suas posturas pela valorização dos servidores municipais.
Entregamos a Carta de Intenção dos Servidores, com sugestões coletadas diretamente nos grupos das categorias, e batemos no ponto de que o diálogo entre a gestão e sindicatos, é fundamental”, destacou a vice-presidente Natlhalie.
No geral, o Sindsemb aguarda para, caso queiram, os candidatos possam apresentar suas propostas oficiais diretamente aos servidores.
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13
Ago/24 |
Barreiras: Vídeo mostra duas adolescentes atropeladas por motocicleta no bairro Morada Nobre |
Na noite de sábado, 10, duas adolescentes foram atropeladas por um motociclista na avenida Aylon Macedo, no bairro Morada Nobre, próximo ao ginásio de esportes, em Barreiras.
Um vídeo de câmeras de segurança, mostra o momento do atropelamento, que foi censurado por nossa equipe de reportagem a forte pancada da moto nas duas adolescentes.
As mesmas, aparentemente saiam de frente de uma igreja evangélica que há no local, testemunhas socorreram as mesmas.
O condutor da moto e as duas vítimas atropeladas, ficaram feridos e foram socorridos para o Hospital do Oeste e também para a UPA. Não há detalhes do estado de saúde das três vítimas.
Na tarde de ontem, segunda-feira (12), o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Jequié identificou as vítimas de um trágico acidente ocorrido na BR 330, na região da Pedra de Ripa, em Jitaúna. O casal, Ecival Alves e Indiara Geovana Cunha da Silva, morreu carbonizado após a colisão entre uma motocicleta e um ônibus escolar.
A Prefeitura de Jitaúna divulgou uma nota de esclarecimento sobre o acidente. Os corpos das vítimas foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Jequié, onde aguardam a liberação para os familiares. Ecival Alves era natural de Riachão das Neves, no Oeste da Bahia, onde possuía diversos parentes.
Antes
Depois
Bairro: Santa Cruz, Rua Itabuna.
Contato:77 999309574
A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) participou de uma nova rodada de discussões para levantar estratégias que consolidem e incrementem o escoamento da produção baiana pela nova rota de exportação, via Porto de Salvador diretamente para a Ásia. O encontro, intermediado pela Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), reuniu representantes de tradings e contou com a apresentação da MSC e Wilson Sons/Tecon – terminal portuário de Salvador. As empresas destacaram os investimentos realizados no sistema portuário e no setor de navegação para viabilizar a operação de transporte internacional de cargas pela capital baiana. O navio MSC Orion, que zarpou pela primeira vez, do Brasil, no dia 24 de julho, carregado de soja, algodão, café e outros produtos agrícolas, inaugurou a rota de exportação Salvador-Ásia.
“O grande desafio foi estabelecer a rota direta para a Ásia, e agora precisamos fomentar sua continuidade. No encontro, recebemos todas as informações logísticas relacionadas a essa operação, desde a recepção, armazenamento e carregamento até a acomodação final dos contêineres no navio. Para o setor produtivo, em particular para as tradings e produtores, essas informações são fundamentais na tomada de decisões de exportação e para eventuais ajustes logísticos, permitindo que possamos adotar padrões e rotinas no uso frequente da nova rota", destacou a primeira vice-presidente Alessandra Zanotto Costa, que representou a Abapa, ao lado do segundo vice-presidente, Paulo Schmidt, e do diretor executivo, Gustavo Prado.
Os produtores baianos comemoraram essa nova opção, viável e com potencial para reduzir custos logísticos em relação ao transporte pelo Porto de Santos, em São Paulo. Como a Ásia é um dos principais mercados do algodão baiano, a Abapa tem acompanhado de perto e trabalhado na articulação da rota, buscando otimizar o transporte da fibra e garantir uma redução significativa no percurso do Oeste da Bahia até o Porto de Salvador, de 900 km, em comparação aos 1.600 km até Santos, que atualmente concentra o maior volume de exportação.
A produtora Ana Paula Franciosi, que esteve presente e articulou o encontro junto à Anea, acredita na nova rota e já vem utilizando Salvador para seus carregamentos de algodão. "Esta nova rota semanal de navios de grande porte para a Ásia vai viabilizar tanto em termos de preço quanto de logística a exportação do algodão da Bahia e do Matopiba via Salvador. Isso começou com reuniões ainda na Bahia Farm Show do ano passado, quando visitamos a estrutura e começamos a nos organizar com pequenas cargas. Agora, com a rota já em operação, conhecemos as vantagens e queremos incentivar que as tradings e outros produtores da região se familiarizem com ela e se sintam confiantes em utilizá-la, para que aumentemos o volume exportado, visando a manutenção e regularidade nas exportações dos nossos produtos por Salvador", reforçou.
Para a Abapa, o encontro se mostrou uma oportunidade de esclarecer dúvidas e estreitar ainda mais as relações entre a associação e os envolvidos na logística de transporte marítimo. “Saímos otimistas do encontro e com a certeza de que essa é uma opção viável para os produtores da Bahia e também do Matopiba, que garantirá a redução do frete rodoviário e dos custos logísticos, além de proporcionar segurança para que nosso algodão chegue ao mercado comprador nas mesmas condições em que foi enviado”, avaliou Alessandra Zanotto Costa. A associação também destacou o papel da Anea na intermediação das demandas dos cotonicultores. “A Anea abriu esse importante espaço e proporcionou uma excelente troca de informações, reafirmando seu papel de promover o algodão brasileiro nos mercados consumidores e defender os interesses da cadeia produtiva do algodão”, concluiu o diretor executivo, Gustavo Prado.
A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) participou de uma nova rodada de discussões para levantar estratégias que consolidem e incrementem o escoamento da produção baiana pela nova rota de exportação, via Porto de Salvador diretamente para a Ásia. O encontro, intermediado pela Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), reuniu representantes de tradings e contou com a apresentação da MSC e Wilson Sons/Tecon – terminal portuário de Salvador. As empresas destacaram os investimentos realizados no sistema portuário e no setor de navegação para viabilizar a operação de transporte internacional de cargas pela capital baiana. O navio MSC Orion, que zarpou pela primeira vez, do Brasil, no dia 24 de julho, carregado de soja, algodão, café e outros produtos agrícolas, inaugurou a rota de exportação Salvador-Ásia.
“O grande desafio foi estabelecer a rota direta para a Ásia, e agora precisamos fomentar sua continuidade. No encontro, recebemos todas as informações logísticas relacionadas a essa operação, desde a recepção, armazenamento e carregamento até a acomodação final dos contêineres no navio. Para o setor produtivo, em particular para as tradings e produtores, essas informações são fundamentais na tomada de decisões de exportação e para eventuais ajustes logísticos, permitindo que possamos adotar padrões e rotinas no uso frequente da nova rota", destacou a primeira vice-presidente Alessandra Zanotto Costa, que representou a Abapa, ao lado do segundo vice-presidente, Paulo Schmidt, e do diretor executivo, Gustavo Prado.
Os produtores baianos comemoraram essa nova opção, viável e com potencial para reduzir custos logísticos em relação ao transporte pelo Porto de Santos, em São Paulo. Como a Ásia é um dos principais mercados do algodão baiano, a Abapa tem acompanhado de perto e trabalhado na articulação da rota, buscando otimizar o transporte da fibra e garantir uma redução significativa no percurso do Oeste da Bahia até o Porto de Salvador, de 900 km, em comparação aos 1.600 km até Santos, que atualmente concentra o maior volume de exportação.
A produtora Ana Paula Franciosi, que esteve presente e articulou o encontro junto à Anea, acredita na nova rota e já vem utilizando Salvador para seus carregamentos de algodão. "Esta nova rota semanal de navios de grande porte para a Ásia vai viabilizar tanto em termos de preço quanto de logística a exportação do algodão da Bahia e do Matopiba via Salvador. Isso começou com reuniões ainda na Bahia Farm Show do ano passado, quando visitamos a estrutura e começamos a nos organizar com pequenas cargas. Agora, com a rota já em operação, conhecemos as vantagens e queremos incentivar que as tradings e outros produtores da região se familiarizem com ela e se sintam confiantes em utilizá-la, para que aumentemos o volume exportado, visando a manutenção e regularidade nas exportações dos nossos produtos por Salvador", reforçou.
Para a Abapa, o encontro se mostrou uma oportunidade de esclarecer dúvidas e estreitar ainda mais as relações entre a associação e os envolvidos na logística de transporte marítimo. “Saímos otimistas do encontro e com a certeza de que essa é uma opção viável para os produtores da Bahia e também do Matopiba, que garantirá a redução do frete rodoviário e dos custos logísticos, além de proporcionar segurança para que nosso algodão chegue ao mercado comprador nas mesmas condições em que foi enviado”, avaliou Alessandra Zanotto Costa. A associação também destacou o papel da Anea na intermediação das demandas dos cotonicultores. “A Anea abriu esse importante espaço e proporcionou uma excelente troca de informações, reafirmando seu papel de promover o algodão brasileiro nos mercados consumidores e defender os interesses da cadeia produtiva do algodão”, concluiu o diretor executivo, Gustavo Prado.
Na manhã desta segunda-feira (12), teve início a IV Olimpíada do Colégio da Polícia Militar de Barreiras com uma cerimônia de abertura que contou com a presença de diversas autoridades civis e militares. Entre os convidados estavam o comandante do 17º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel BM Cedraz; o deputado Antônio Henrique Júnior; o coronel PM RR Paulo Salomão e outros comandantes militares da região.
O diretor-geral do CPM Barreiras, Major PM Diz Pazos, destacou a importância da prática desportiva na formação integral dos alunos, tanto física quanto psicologicamente. Ele ressaltou o valor das atividades olímpicas para promover a interação entre alunos, professores e a comunidade escolar, enfatizando o espírito de companheirismo, coletividade e disciplina.
Para marcar o início das competições, os diretores militares e pedagógicos participaram de uma disputa de pênaltis, simbolizando o espírito de desportividade e união. Ao longo da semana de jogos, os alunos não só aprenderão a competir de forma saudável, mas também descobrirão o prazer da vitória e a importância da derrota como um aprendizado para futuras decisões.
13
Ago/24 |
Baianos que já viajaram pela Voepass, antiga Passaredo, se queixam de calor e infraestrutura |
O trajeto entre Rio de Janeiro e Ribeirão Preto tem o tempo de voo previsto de 1h50min. No dia 17 de março deste ano, a viagem nesse trecho, que tinha tudo para ser uma experiência tranquila e rápida para o estudante baiano Joaquim Penedo, de 19 anos, se transformou em pesadelo durante as quase duas horas em que o jovem passou a bordo de um voo operado pela Voepass, antiga Passaredo, empresa responsável pela queda da aeronave que matou 62 pessoas em Vinhedos, São Paulo, na última sexta-feira (9).
“Ao chegar no voo, a primeira coisa que eu notei foi que o ar-condicionado estava quebrado. Então, foi o voo todo no calor, ainda mais que estava na época de verão. Muitas pessoas passaram mal e ficou bem marcado para mim a imagem da mulher que teve que vomitar, foi várias vezes no banheiro, teve que deitar porque estava passando muito mal. Além disso, tinha uns sons de como se tivesse batendo algo diferente no motor”, relata o estudante.
Foi um voo bem desconfortável tanto que, depois dele, eu falei que nunca mais pegaria Voepass, porque era uma companhia que não valorizava a segurança hora nenhuma. É uma tamanha irresponsabilidade voar com ar-condicionado quebrado e no calor. Eu cheguei em Ribeirão Preto e estava 35 ºC, mais fresco do que no avião”, completa.
Um passageiro, que preferiu não se identificar, conta que passou por situação semelhante no trajeto aéreo entre Porto Seguro e Salvador, durante a pandemia. No episódio mais caótico, ele conta que o próprio piloto da Voepass sugeriu que os passageiros ficassem mais à vontade. “Várias pessoas tiraram a camisa, inclusive eu. As pessoas estavam voltando da praia, então várias meninas colocaram biquíni. Começamos a usar o cartão de embarque como leque e a única coisa gelada que tinha, que era uma cerveja patrocinada por eles, as pessoas começaram a passar no corpo para se refrescar”, conta.
A empreendedora Anne de Souza teve uma experiência ruim antes mesmo de embarcar. A passagem pela Voepass, marcada para o dia 16 de março, dia do seu aniversário, foi remarcada para o dia 26 do mesmo mês. Na hora que foi feito o check-in, o voo mudou de 7h para 12h daquele dia. Mesmo com os empecilhos, ela decolou e chegou ao destino. Na volta, o cenário foi traumático.
“Na hora da volta, em vez de o avião descer e [buscar os passageiros de Noronha], ele ficou no ar por 40 minutos e não conseguiu descer no aeroporto. Então, ele voou de volta para Recife, cancelando, assim, nosso voo. O local que eu estava hospedada lotou e eu fiquei sem lugar para ficar. Tive que dormir, nesse dia, no quarto dos donos da pousada, que cederam o lugar para mim e meu marido”, detalha.
“No dia seguinte, fiquei no aeroporto o dia todo e a Voepass não deu parecer de nada inicialmente, depois disseram que não tinham avião. Na verdade, eles estavam cancelando os voos e até tiraram passageiros de dentro de alguns deles porque estavam dando preferência para políticos. Eles disseram isso na ‘cara dura’. Foi muito constrangedor e desesperador. [...] Tenho trauma de Noronha por conta da viagem”, destacou Anne de Souza.
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) notificou a Voepass nesta segunda-feira (12) após os relatos de inúmeros passageiros sobre as condições precárias de bordo nas aeronaves da companhia virem à tona. A secretaria pediu que a empresa detalhe, em até 48 horas, os modelos, ano e a periodicidade das revisões dos aviões.
O órgão também determinou que a companhia esclareça como está sendo realizado o atendimento aos familiares das vítimas fatais do acidente em Vinhedos, bem como os canais disponibilizados e as assistências oferecidas. Ainda, exigiu que sejam informados canais de atendimento ao público os procedimentos para cancelamento e para reembolso de passagens.
13
Ago/24 |
Novas ofertas da Maná Agropet |
Sobre o Canta Bahia
A iniciativa é do Governo do Estado, através da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur) e tem por objetivo fomentar a cultura gospel na Bahia, através da música e da dança e a entrada é gratuíta.
O festival que está em sua 5ª edição percorrendo as cidades da Bahia , tem cumprindo o seu propósito, que é divulgar a cultura, bem como a música evangélica em todos os seus estilos e vertentes.
O evento tem se destacado pela solidariedade, com um ponto de arrecadação de alimentos não perecíveis para o programa Bahia Sem Fome em todas as edições anteriores. O que também acontecerá em Barreiras.
Quem for ao festival terá a oporunidade de ver e ouvir os grandes nomes da música gospel nacional e local. Dentre as atrações confirmadas estão os cantores; Théo Rúbia, Lukas Augustinho, Sandro Nazireu , Mizael Mattos, Eric Carvalho, Jeferson Queiroz, a cantora Gisele Nascimento, além de atrações locais.
Se ligue:
📍Canta Bahia 2024 - Edição Barreiras
📍Data: Quinta - feira , 15 de agosto, às 18h.
📍10º Batalhão da Polícia Militar.
📍Entrada Gratuita.
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Ago/24 |
Suspeito de matar delegada na Bahia confessa ter usado cinto de segurança para estrangular vítima |
O suspeito de matar a delegada Patrícia Neves Jackes Aires confessou que utilizou um cinto de segurança para estrangular a vítima. A mulher foi encontrada morta no último domingo (11), dentro do próprio quarto, em São Sebastião do Passé, na Região Metropolitana de Salvador. As informações são da TV Bahia.
Em depoimento à polícia, Tancredo Neves disse que "girou o cinto de segurança no pescoço dela" para se defender de agressões durante uma discussão e que inventou a versão de que os dois teriam sido sequestrados.
Segundo ele, os dois saíram para beber, em Santo Antônio de Jesus, e Patrícia teria ficado alcoolizada. Durante viagem para Salvador, Tancredo Neves disse que eles pararam para urinar e seguiram o trajeto. Porém, ao passarem por um pedágio, ele disse para a mulher que o casal deveria repensar a relação.
De acordo com a polícia, companheiro da vítima deixou os sete filhos do casal sozinhos em casa
Uma mulher de 39 anos, identificada como Luciene Silva dos Santos, foi encontrada morta na madrugada desta segunda-feira (12), na zona rural de Ibirataia, no sul da Bahia. O companheiro dela é apontado como principal suspeito do crime e está sendo procurado.
Segundo informações da TV Santa Cruz, a vítima estava desaparecida desde a última sexta-feira (9) e foi localizada por moradores nas proximidades da Fazenda Alvorada, na região de Santa Rita. O corpo dela já estava em estado de decomposição.
Erisvaldo Santos, de 40 anos, apontado como suspeito do crime, não foi visto desde o dia do desaparecimento da vítima. Segundo a polícia, o homem não registrou o desaparecimento de Luciene na delegacia e deixou os sete filhos sozinhos em casa. Posteriormente, as crianças foram acolhidas pelo Conselho Tutelar.
Erisvaldo Santos, de 40 anos, apontado como suspeito do crime, não foi visto desde o dia do desaparecimento da vítima. Segundo a polícia, o homem não registrou o desaparecimento de Luciene na delegacia e deixou os sete filhos sozinhos em casa. Posteriormente, as crianças foram acolhidas pelo Conselho Tutelar.
O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) e deve passar por necrópsia. O caso é investigado.
Identificado como Rômulo, o homem é apontado como autor de assaltos
Uma diligência policial, realizada na noite desta segunda-feira (12), em Salvador, contemplou momentos de muita concentração. Após a viatura em que policiais da 49ª Companhia Independente estavam ser atingida por tiros, o suspeito dos disparos de arma de fogo foi preso. O indivíduo, identificado como Rômulo Santos Senna, de 31 anos, estava na Avenida Aliomar Baleeiro, perto da localidade de Vila Verde.
Armado com um revólver calibre 38, o meliante atingiu o carro na porta. O mesmo indivíduo é suspeito de cometer assaltos na localidade. Antes de localizar o homem, o comandante Machado se deparou com vários populares que fugiam de assaltantes que faziam um arrastão.
Rômulo participou do arrastão antes de ser preso
Mais a frente, o bonde criminoso trocou tiros com os agentes, onde estava Rômulo. Uma das vítimas, identificadas pelo prenome de Mateus, recebeu chute na perna, no peito e um soco na face. Já outra vítima, identificada pelo prenome de Joelma, recebe um soco no rosto.
Além da arma, Rômulo estava com cinco munições. Por fim, a diligência foi apresentada na 12ª Delegacia Territorial (DT), no bairro de Itapuã. Ele segue à disposição da justiça, enquanto a viatura atingida passará por perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT).
A gestão das obras do Trecho II da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol II), que liga Caetité, no Sudoeste baiano, ao município de Barreiras, no Oeste do estado, possui um histórico de paralisações, atrasos e deficiências no projeto. As informações constam num relatório emitido neste ano pela Controladoria-Geral da União (CGU), no qual o BNews teve acesso.
As obras deste trecho estão sendo geridas pela Infra S.A., empresa pública federal vinculada ao Ministério dos Transportes. Ela é resultado da fusão — concluída no dia 30 de setembro de 2022 — entre a Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias.
De acordo com o documento de 43 páginas, o projeto da ferrovia “carece de aperfeiçoamento”. A auditoria destaca que, apenas no Trecho II — com extensão de 485 km —, já foram empenhados mais de R$ 500 milhões (R$ 500.218.916,00) pelo governo federal.
A Controladoria afirmou que já havia emitido um outro relatório anteriormente, avaliando o edital da contratação (nº 11/2021) e que identificou a existência de riscos ainda na fase de licitação.
Na visão do órgão, a Infra S.A. não deu o “devido tratamento” às questões apontadas pela CGU e isso pode “se materializar na fase de execução do contrato, com o avanço das obras”.
O Contrato nº 33/2021, no qual a CGU recomendou revisão, prevê a elaboração dos projetos e a execução das obras do Trecho II da Fiol. Estas obras estavam pendentes de um outro contrato (nº 59/2010), firmado em 11 de janeiro de 2011, entre a Valec e o consórcio liderado pela Constran e que foi encerrado em dezembro de 2020.
“Destaca-se a criticidade da obra, que possui um histórico de paralisações, atrasos e deficiências no projeto. Durante os quase dez anos de vigência do contrato inicial, foram executados apenas 13,9% dos serviços, considerando a medição final de dezembro de 2020”, dizia um trecho do relatório.
Planejamento da Fiol ligando o Porto de Ilhéus, no Sul baiano, até Fiqueirópolis (TO)
Ainda de acordo com a CGU, a elaboração do Trecho II da Fiol estaria “incompleta” devido a uma série de questões — tendo apresentado oito recomendações ao governo federal ao final do estudo. Dentre os problemas, foi destacada a ausência do licenciamento ambiental de parte do traçado proposto para a ferrovia.
A licença, que nunca foi entregue pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), é um dos principais motivos para o atraso da obra, de acordo com a CGU.
O BNews questionou a Infra S.A. acerca do tema para saber se as recomendações já foram atendidas. A empresa não deu detalhes sobre como as readequações têm ocorrido, e se limitou em dizer apenas que “tem ciência do relatório que está em avaliação pela área técnica".
Confira abaixo todas as oito recomendações que a CGU fez à Infra SA:
12
Ago/24 |
Retífica de Motores Câmera |
12
Ago/24 |
Lote a venda em condomínio em LEM |
Atenção, motoristas! 🚨 Você sabia que pequenos hábitos podem salvar vidas? ⚠️ Respeitar a placa de PARE 🛑, evitar o uso do celular ao volante 📵, dar prioridade aos pedestres na faixa 👣, e manter o seu veiculo protegido ⚓️, são atitudes simples que fazem toda a diferença.
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No último domingo (11), Ibotirama foi o centro do ciclismo baiano ao sediar a 8ª Ibotrilha XCM, que reuniu mais de 170 atletas de todo o estado. A competição, que incluiu categorias como Elite, Master, Sub-30 e Junior, é um dos eventos mais aguardados do calendário esportivo da região.
Os ciclistas de Ibotirama tiveram um desempenho notável. Sivaldo Lopes conquistou o 1º lugar na categoria Master B1, enquanto Carmelito de Souza brilhou na Sport C. Elismar Gomes também fez bonito na Sport D, e no feminino, Ana Clara Alves Martins levou o título na categoria Sport A.
A 8ª Ibotrilha XCM não apenas destacou o talento dos atletas locais, mas também reforçou a importância do evento no cenário do ciclismo baiano.