Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
01
Abr/24

Barra: PM apreende arma de fogo em Operação no Distrito de Igarité

Na noite de ontem, domingo, 31, por volta das 20h, a guarnição de serviço empregada na Operação Distrito na comunidade quilombola de Igarité, zona rural de Barra, enquanto realizava o patrulhamento foi solicitada por uma senhora a qual informou que seu ex-companheiro teria lhe agredido e a ameaçado com uma arma de fogo, com base nas informações, os policiais militares diligenciaram no intuito de localizar e prender o suspeito, este ao perceber a aproximação da guarnição evadiu em meio à vegetação abandonado uma espingarda de fabricação artesanal, tipo bate bucha, devidamente carregada.

O material apreendido foi apresentado na Delegacia Territorial de Barra, bem como a vítima foi devidamente orientada a realizar o registro do fato na DT.

Fonte:28ª CIPM
()
01
Abr/24

Cerca de 35 mil pessoas curtem o aniversário de LEM

 0b362792-c9f9-4d4d-92dd-22708c92e582

9e31fe1a-2011-431f-97a7-6005b2e0c8bc

3f93df67-fbb0-44a9-ad76-f24682ed15a7

2291b290-acdb-48de-a41d-3f1cb1f35c3d 7a615f3b-f563-4632-829c-c7ad00e8f27a 

A festa de aniversário de Luís Eduardo Magalhães reuniu aproximadamente 35 mil pessoas, na noite deste sábado (30), em comemoração aos seus 24 anos de emancipação.

Quem abriu a noite, por volta das 19h, foi o artista da terra, Léo Bastos, com seu estilo eclético. Logo em seguida, Jotynha Silva animou o público com o piseiro.

Às 22h, Tierry levou a sofrência para o palco, com sucessos como 'Rita', 'Hackearam-me', 'Cabeça Branca', dentre outros hits.

O gigante Léo Santana veio logo depois com o pagode baiano e balançou as estruturas do bairro Santa Cruz. Com as suas músicas na boca do povo, levou fãs ao delírio. O artista parabenizou a cidade. "Muito feliz em estar aqui, e Luís Eduardo Magalhães está de parabéns".

A Arrochadeira de Lukinhas Rodrigues e Novo Hit encerrou a noite.

Fonte:SECOM, prefeitura de LEM
()
01
Abr/24

Há Vagas!

,

Fonte:Publicidade
()
01
Abr/24

Sergio Moro começa a ser julgado no TRE-PR hoje

O senador Sergio Moro (União-PR) começa a ser julgado nesta segunda-feira, 1º, no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), por abuso de poder econômico. O ex-juiz da Lava Jato pode ter o mandato caçado e ficar inelegível por oito anos caso seja considerado culpado.

O processo é encabeçado pelo PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, e pela Federação Brasil da Esperança, composta por PCdoB, PV e PT – sigla do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os partidos contestam os gastos pré-eleitorais de Sergio Moro entre 2021 e 2022, período em que ele se apresentava como pré-candidato à Presidência da República pelo Podemos.

A candidatura ao Palácio do Planalto não prosperou e, em março de 2022, Moro migrou para o União Brasil e tentou concorrer a deputado federal por São Paulo. A troca de domicílio eleitoral, de Curitiba para a capital paulista, foi barrada pela Justiça Eleitoral e ele acabou se lançando candidato a senador pelo Paraná, sendo eleito com mais de 1,9 milhão de votos. 

As ações apontam que os gastos e a estrutura da pré-campanha à presidência foram “desproporcionais” e acabaram rendendo ao ex-juiz uma vantagem decisiva sobre qualquer outro candidato ao Senado no Paraná. Além disso, a soma dos gastos das pré-campanhas com a despesa que teve com candidatura a senador ultrapassariam o teto estipulado.

Em dezembro do ano passado, o Ministério Público Eleitoral (MPE) emitiu um parecer defendendo que o senador perca o mandato e fique inelegível até 2030. O TRE-PR é composto por sete magistrados. Caso quatro votem pela condenação, a chapa de Moro será cassada pelo tribunal regional.

Se isso ocorrer, o senador não perderá o mandato de imediato. Independentemente da decisão tomada no Paraná, o caso deverá seguir para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que dará a palavra final sobre a punição imposta ao ex-juiz. Se a decisão do TSE for desfavorável a Moro, serão convocadas eleições suplementares para eleger um novo senador para representar o Paraná até 2030.

Presidente do TRE-PR diz que ‘sociedade pode esperar transparência’

Ao Estadão, o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, que foi empossado na presidência do TRE-PR no início deste mês, disse que o julgamento de Moro não terá a Operação Lava Jato como pano de fundo. De acordo com Bengtsson, os votos dos magistrados serão transparentes e “não há qualquer possibilidade de receio da sociedade” sobre uma eventual politização do processo.

“Está tendo muita… não sei se é má-fé ou desconhecimento, de abordagem da questão. O que quero deixar bem claro é que a sociedade pode esperar transparência. Vai ser um processo transparente e feito como exige a Constituição Federal. Não há qualquer possibilidade de receio da sociedade, vai ser feito um julgamento conforme a tradição aqui do TRE”, afirmou Bengtsson.

Julgamento deve mostrar divisão sobre legado da Lava Jato

Na opinião do advogado eleitoral Guilherme Gonçalves, da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), é improvável que o julgamento no TRE-PR tenha uma votação unânime seja pela cassação ou pela absolvição do ex-juiz.

Segundo o especialista, o voto decisivo deve ser proferido pelo relator da ação, o desembargador Luciano Carrasco Falavinha. “Se for para a cassação, muito provavelmente o Moro perde”, observa.

Gonçalves, que atua na justiça eleitoral paranaense, observa que o julgamento deve escancarar uma divisão que existe entre os juízes do Estado sobre o legado da Lava Jato. De acordo com o advogado, a Corte é formada por membros que apoiavam a força-tarefa e integrantes que tendem a um revisionismo das ações. Apesar desse fator, o especialista aponta que os votos devem ser embasados em critérios técnicos.

“Há muitos desembargadores mais conservadores e que tinham um apoio muito contundente e efusivo à Lava Jato e que acham que uma eventual cassação ao Moro pode ser uma humilhação que pode atingir o Paraná e a tal ‘República de Curitiba’. Há outros que, pelo contrário, acham que o que deslegitimou o Judiciário foi o fato que Moro entrou na política depois de ter tido a credibilidade e a notoriedade que teve”, explica o especialista.

Voto de juiz escolhido por Lula pode ser decisivo

De acordo com o especialista em Direito Eleitoral Alberto Rollo, um dos principais pontos a se observar no julgamento é o desempenho do juiz José Rodrigo Sade que, nas vésperas da apreciação do caso de Moro, foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para compor o TRE-PR. A entrada de Sade na Corte se deu por conta da aposentadoria do juiz Thiago Paiva dos Santos, no final do ano passado.

Em 2017, quando era o juiz da 13º Vara de Curitiba, Moro condenou Lula a nove anos e seis meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. As sentenças foram anuladas em 2021. De volta ao Palácio do Planalto, o petista explicitou em diversos momentos que ainda possui rusgas com o senador.

Em março do ano passado, quando a Polícia Federal (PF) descobriu um plano do Primeiro Comando da Capital (PCC) para atacar Moro, Lula disse que o caso seria uma “armação” do ex-juiz.

Para Rollo, há um receio de que o voto de Sade seja “encomendado”, ou seja, que o novo magistrado tenha sido escolhido pelo governo federal devido a sua concepção sobre o abuso de poder econômico na pré-campanha. “Isso não significa que o juiz não vai votar de acordo com o que ele interpreta”, disse o especialista.

“O receio é que talvez, em algum momento, um dos critérios tenha sido perguntar: ‘como é que você vê o abuso do poder econômico na pré-campanha eleitoral?’, explicou Rollo. “E aí, com essa resposta, mais ou menos já se saiba como ele vai decidir o caso concreto do Moro”, completou.

Advogado eleitoral acredita que julgamento deve se estender

Há também uma expectativa para que o julgamento não termine nesta segunda-feira. Segundo o advogado eleitoral da Abradep Paulo Ferraz, a complexidade das acusações contra Moro deve motivar um pedido de vista por parte dos magistrados.

“Eu acho que é um parecer que tem muita força, mas não é um julgamento que vai terminar na primeira sessão. Pelo menos um pedido de vista terá, e pode ser que seja do novo juiz. Isso porque ele vai compor a Corte em um tempo muito exíguo para analisar um processo de mil páginas”, explica.

Segundo o regimento interno do TRE-PR, se um magistrado pedir a revisão dos autos, a apreciação do caso será suspensa por dez dias, com a pauta sendo inserida na sessão seguinte ao término do prazo. O pedido pode ser prorrogado por mais dez dias.

Julgamento pode motivar mudança nas regras eleitorais

Para a advogada eleitoral Ana Cláudia Santano, o julgamento de Moro pode se tornar uma oportunidade para o estabelecimento de critérios técnicos sobre as pré-campanhas.

No Código Eleitoral brasileiro, não há descrições sobre valores que os candidatos devem empregar e nem qual seria o início e o fim de uma pré-campanha.

O precedente que deve ser usado para julgar Moro é, ironicamente, a cassação da ex-senadora Selma Arruda (Podemos-MT), conhecida como “Moro de saias”, no final de 2019. Selma teve o seu mandato cassado por caixa dois e abuso de poder econômico durante as eleições de 2018, ou seja, os mesmos crimes que são imputados pelo PL a Moro.

Ana Cláudia defende que sejam criados critérios objetivos para orientar os candidatos antes do início das campanhas eleitorais e afirma que a análise atual utilizada pelo direito eleitoral é “falha”. “O conceito de pré-campanha não funciona aqui e não funciona nos países que ele existe. É uma tentativa muito louvável da gente de tentar regular o poder econômico das candidaturas e deixar elas um pouco mais equilibradas. Mas o fato é que a gente está falhando”, explicou.

Paulo Ferraz acredita que o julgamento deve motivar o Legislativo a fazer uma reforma eleitoral para regular o tema, tendo em vista que uma eventual condenação do ex-juiz da Lava Jato pode servir como um precedente que leve a outras cassações de parlamentares.

“Vai dar uma chacoalhada no Congresso para que ele tenha que legislar sobre pré-campanha, algo que nós advogados eleitoralistas brigamos há muito tempo”, observou o especialista.

Fonte:Isto É
()
01
Abr/24

Vagas de Emprego para LEM

Empresa no Ramo de Móveis e Eletrodomésticos:
Cobrador
- Ensino Médio Completo;
- Com Experiência.
- Habilitação A/B.

Empresa no Ramo de Distribuidora:
Ajudante de Motorista
- Com ou Sem Experiência;
- Trabalhar nas Câmaras Frias.

Empresa no Ramo de Decorações e Presentes:
Vendedora
- Ensino Médio Completo;
- Com Experiência.

Empresa no Ramo de Gráfica:
Design Gráfico
- Que Domine o Corel.

Empresa no Ramo de Ar Condicionado:
Atendente
- Ensino Médio Completo;
- Experiência em Atendimento ao Cliente;
- Habilidade com Informática;
- Afinidade com a Área de Refrigeração.

Empresa no Ramo de Dedetização:
Auxiliar de Dedetização
- Com ou Sem Experiência;
- CNH B
- Disponibilidade de Horário e Viagens.

Empresa no Ramo de Salão de Beleza:
10 Vagas de Manicure
- Com Experiência na área.

Empresa no Ramo de Calçados:
Vendedor
- Ensino Médio Completo;
- Habilidade com Informática Básica e Redes Sociais;
- Com ou Sem Experiência.

Empresa no Ramo de Distribuidora:
Entregador
- CNH A

Interessados comparecer munido de currículo na Rua Pernambuco, em frente a Caixa Econômica Federal, nº 401, sala 1, 1º andar, Fone: 77 9.9944-3280.

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de emprego
()
01
Abr/24

Vagas de Emprego para Barreiras

6 vagas para atendente de farmácia
-Disponibilidade de horário;
-Comunicativa, proativa;
-Não necessário experiência;
-Curso na área será um diferencial.

Vaga para cobrador externo
-salário+ comissão;
-comunicativo, fácil aprendizado;
-possuir transporte - moto.

Vaga para vendas externas
-Ambos os sexos;
-maior 18 anos;
-horário comercial;
-salário+ comissão.

Interessados comparecer munido de currículo na Rua Pernambuco, em frente a Caixa Econômica Federal, nº 401, sala 1, 1º andar, Fone: 77 9.9944-3280.

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de emprego
()
01
Abr/24

Participe do Workshop "Dobre suas Vendas" com Gilson Sena



Nova turma do curso Dobre Suas Vendas. Oportunidade para se qualificar. Desconto especial para pacote para empresas. Mais informações: 77 9.9905-0094

Fonte:Informe Publicitário
()
01
Abr/24

Governo da Bahia realiza leilão de bens públicos

Carros, móveis, eletrônicos e até locomotiva estão disponíveis


Bens públicos podem ser visitados a partir desta segunda

Itens como carros, móveis, materiais elétricos, eletrônicos e até uma locomotiva e dois vagões de trem poderão ser arrematados em um leilão promovido pelo Governo do Estado. Ao todo, serão leiloados 230 lotes, avaliados em R$ 11 milhões. A visitação aos lotes começou nesta segunda-feira (25), e o certame está previsto para acontecer em 4 de abril, de forma eletrônica.

O leilão possui lotes com lance inicial que vão de R$ 200 até R$ 1,1 milhão. Entre os itens estão 127 veículos.

Os interessados podem vistoriar os bens públicos em Salvador e em três cidades do interior: Simões Filho, Barreiras e Guanambi. Para isso, devem consultar os endereços para visitação no edital do leilão e realizar agendamento prévio pelo telefone (71) 9 8183-4104 ou pelo e-mail [email protected].

O leilão é do tipo maior lance ou oferta, ou seja, arremata o lote quem oferecer o valor mais alto. Para participar, os interessados deverão se cadastrar no siteem até 48 antes do início do certame.

Os lances poderão ser ofertados de forma antecipada, no ambiente virtual, 10 dias antes da sessão pública.

A pessoa que arrematar o item, terá que pagar o lote à vista, por transferência ou depósito bancário, conforme orientações do leiloeiro. Também pagará, a título de comissão, 5% sobre o valor da arrematação.

De acordo com o Governo do Estado, os bens públicos que serão leiloados não estavam mais sendo utilizados pelos órgãos públicos ou extrapolaram o prazo máximo de utilização, estabelecido pela legislação, como no caso dos veículos. A receita obtida com o certame será recolhida ao Tesouro Estadual.

Fonte:G1
()
01
Abr/24

Vagas de emprego na Mauricéa

Interessados enviar currículo para o e-mail: [email protected]

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de emprego
()
01
Abr/24

Novas ofertas de seminovos TOPVEL!!!!

2020 CHEVROLET BOLT
0 ELÉTRICO (Automatico) | 4904 Km
PREÇO R$ 169.900

2019 FORD RANGER
XLS 4X2 CD 16V DIESEL 4P AUTOMÁTICO (Automatico) | 28021 Km
PREÇO R$ 134.900

2018 HONDA WR-V
16V FLEXONE EX CVT (CVT) | 32157 Km
PREÇO R$ 77.900

2022 HYUNDAI CRETA
TGDI FLEX LIMITED AUTOMÁTICO (Automatico) | 30550 Km
PREÇO R$ 118.900

2021 JEEP RENEGADE
16V TURBO DIESEL TRAILHAWK 4P 4X4 AUTOMÁTICO (Automatico) | 63021 Km
PREÇO R$ 129.900

2021 TOYOTA HILUX
D-4D TURBO DIESEL CD SR 4X4 AUTOMÁTICO (Automatico) | 80694 Km
PREÇO R$ 199.000

2023 TOYOTA COROLLA CROSS
VVT-I HYBRID FLEX XRV CVT (CVT) | 17138 Km
PREÇO R$ 164.900

2023 VOLKSWAGEN POLO
250 TSI GTS AUTOMÁTICO (Automatico) | 12930 Km
PREÇO R$ 119.900

2020 VOLKSWAGEN FOX
MSI TOTAL FLEX XTREME 4P MANUAL (Manual) | 61342 Km
PREÇO R$ 64.900

2018 JEEP COMPASS
16V FLEX LONGITUDE AUTOMÁTICO (Automatico) | 71111 Km
PREÇO R$ 95.900



2021 CHEVROLET TRACKER
TURBO FLEX LT AUTOMÁTICO (Automatico) | 94797 Km
PREÇO R$ 94.900



2023 CHEVROLET MONTANA
TURBO FLEX PREMIER AUTOMÁTICO (Automatico) | 1441 Km
PREÇO R$ 132.900



2022 CHEVROLET ONIX
TURBO FLEX PREMIER AUTOMÁTICO (Automatico) | 20338 Km
PREÇO R$ 89.900

MONTANA PREMIER 1.2 AT
2023/2023
3900 KM

R$ 136.900,00

TOPVEL Veículos: Av. Barão do Rio Branco, 433 - Vila Rica, Barreiras - BA, 47813-010 - Telefone: 0800 944 1101/ 77 9.8835-1430

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Classificados
()
01
Abr/24

Novas ofertas da Maná - Rações Agropet

Fonte:Publicidade
()
01
Abr/24

Prefeitura de Bom Jesus da Lapa prepara concurso público 



A Prefeitura de Bom Jesus da Lapa está preste a deflagrar um novo concurso público. Na última quarta-feira, 27 de março, o prefeito Fábio Nunes sancionou uma lei alterando o quadro de servidores constante no Plano de Cargos e Salários do município.

A alteração na lei divide os cargos da administração municipal em cinco partes: Atividades Operacionais, Atividades Administrativas, Atividades da Área da Educação, Atividades da Área de Saúde e cargos de Nível Superior.

A nova tabela estabelece um quantitativo de 3.978 vagas em toda a estrutura do município. O número de vagas disponibilizada no concurso levará em conta o efetivo atual para cada um dos 95 cargos da estrutura municipal.

A nova lei também descreve as atribuições e requisitos de ingresso nas funções disponíveis, bem como estabelece os vencimentos iniciais e incorporados com as progressões ao longo da carreira.

Além disso, foi sancionada uma lei concedendo aumento linear de 8% dos salários de todos servidores e outra estabelecendo o sistema de reserva de vagas para pessoas quilombolas nos concursos e seleções destinados ao provimento de cargos efetivos do quadro de pessoal, com lotação nos territórios quilombolas do município. O edital de cada concurso público definirá o número de vagas a serem providas em cada comunidade quilombola.

O próximo passo deverá ser a contratação da entidade especializada na organização de concursos, que terá que elaborar o edital com as normas da seleção.

O último concurso público da Prefeitura de Bom Jesus da Lapa foi realizado no ano de 2011, há quase 13 anos. À época, foram ofertadas 723 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior.

Fonte:Agência Sertão
()
01
Abr/24

Alerta de ofertas JK Veículos!!!




Fonte:Publicidade
()
01
Abr/24

TechSun - Limpeza inteligente

Somos especialistas em limpeza

Nossa empresa oferece um serviço de limpeza especializada com qualidade e comprometimento. Deixe a limpeza pesada por nossa conta e aproveite seu espaço sem preocupações. Oferecemos uma variedade de serviços para atender às suas necessidades, seja para uma limpeza pós-obra ou para a manutenção regular. Não importa o tamanho do trabalho, estamos prontos para ajudar.

Pós Obra
Depois de uma construção ou reforma, a limpeza pode ser uma tarefa esmagadora. Nossos profissionais são treinados para lidar com todos os tipos de sujeira e detritos, deixando seus espaços novos em folha e prontos para serem desfrutados.

Fachada Comercial
A primeira impressão é a que fica, por isso é essencial manter a fachada do seu negócio limpa e atraente. Nossos serviços de limpeza de fachadas comerciais ajudarão a melhorar a aparência do seu estabelecimento, atraindo mais clientes.

Vidros Residenciais
Manter os vidros de sua residência limpos pode ser um desafio, especialmente para aqueles altos. Nossa equipe é treinada em técnicas de limpeza de vidros seguras e eficazes, garantindo que suas janelas estejam sempre brilhantes.

Climatizador Industrial
Um climatizador industrial limpo não apenas funciona melhor, mas também é mais eficiente em termos de energia. Nossos especialistas em limpeza de climatizadores industriais garantirão que seu equipamento esteja funcionando em sua capacidade máxima.

Cristalização de Vidros
Nossa empresa oferece serviços de cristalização de vidros que não apenas limpam, mas também protegem suas superfícies de vidro. Este serviço pode ajudar a prolongar a vida útil de suas janelas, portas de vidro e outras superfícies de vidro.

Contate-nos
Estamos localizados em Luís Eduardo Magalhães, mas também prestamos serviços em Barreiras e Roda Velha. Entre em contato conosco pelo número 77 9.9996-8856 para agendar seu serviço de limpeza hoje mesmo. Estamos ansiosos para trabalhar com você e ajudar a manter seu espaço limpo e atraente.

Fonte:Informe Publicitário
()
01
Abr/24

ATM SEGURANÇA - Proteger o que te importa; essa é a nossa missão!

Fonte:Publicidade
()
01
Abr/24

Não importa aonde você esteja,o Rei dos Óculos vai até você!!!

Fonte:Publicidade
()
01
Abr/24

Vaga de emprego para Encarregado de Aplicação

Enviar currículo para os e-mails: [email protected] ou [email protected]

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de emprego
()
01
Abr/24

Em LEM você conta com a Churrascaria Mimoso. Aberta todos os dias

Fonte:Publicidade
()
01
Abr/24

LEM agora tem o SUCATÃO DO NINO - Auto Peças e Serviços de Guincho











LEM ganhou a mais nova loja de auto peças da cidade: SUCATÃO DO NINO - Auto Peças e Serviços de Guincho. Desmanche automotivo; com peças de todas as marcas.

O SUCATÃO DO NINO fica localizado na Rua Candeias, as margens da BR 020, fundos do Urucuia Poços Artesianos, na saída para Brasília. Telefone: 77 9.9878-1289.

Fonte:Informe Publicitário
()
01
Abr/24

Em LEM você conta agora com o "Platta Laboratório de Análises Clínicas"

Fonte:Publicidade
()
01
Abr/24

Páscoa da Economia no Grupo Marabá. São ofertas recheadas para você!




Fonte:Publicidade
()
01
Abr/24

Homem morre após ataque de abelhas em Formosa do Rio Preto

Um homem morreu após um ataque de abelhas na tarde deste domingo (31) na cidade de Formosa do Rio Preto, na Bahia. Ele chegou a ser socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), morrendo após dá entrada no Hospital Municipal Drº Altino Lemos Santiago.

A equipe médica tentou manobras de reanimação, mas mesmo assim, ele não resistiu. Não há informações se ele tinha alergia.

Ele estava em um balneário na companhia de amigos, às margens do Rio Preto, quando ocorreu o ataque, inclusive a outros banhistas. A vítima, identificada como Silvaneto da Silva Santos, tinha 35 anos, era cadeirante, o que pode ter dificultado que ele se afastasse do enxame. Ele também se candidatou a vereador em 2016.

Outras pessoas também foram atacadas e deixaram o local imediatamente. A princípio, há a informação de que outras pessoas necessitaram de atendimento médico. Várias banhistas mergulharam no Rio Preto para fugir das abelhas, enquanto a área do balneário ficou esvaziada, com carros deixados no local, enquanto as pessoas corriam.

O que fazerm em ataques de abelhas

De acordo com o major Fábio Bohle, CBDF, em casos de enxames, é primordial que a população se afaste dos insetos. “Isole a área em, no mínimo, 30 metros e evite que pessoas e animais transitem próximo do local. Também indicamos que as pessoas não usem roupas vibrantes próximo ao local, pois chama a atenção dos insetos, e evitem barulhos muito altos", afirma.

Fonte:Portal do Cerrado
()
01
Abr/24

‘Capital’ do Matopiba movida pelo agro completa só 24 anos

Luís Eduardo Magalhães é considerada um dos polos mais relevantes do agronegócio brasileiro, constituindo parte de uma região apelidada de “Matopiba”

O aniversário de 24 anos de Luís Eduardo Magalhães é celebrado neste sábado (30). O município está localizado no Extremo Oeste da Bahia, que foi emancipado de Barreiras em 30 de março de 2000, através do projeto de Lei nº 395/1997. Atualmente é a 5º economia do Estado da Bahia, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com um Produto Interno Bruto (PIB), de R$ 8,8 bilhões, possui grande representatividade e exerce um papel importante para agronegócio brasileiro por diversos fatores.

LEM, sigla pela qual a cidade é localmente conhecida, é o município que apresentou o maior crescimento populacional na Bahia, entre 2010 e 2022, com aumento de 79,5%. O nome curioso, na verdade, é uma homenagem para um político baiano que foi presidente do Congresso Nacional e faleceu em 1998. Conforme o Censo 2022 do IBGE, a população do município está estimada em cerca de 107 mil pessoas. Com quase 4 mil quilômetros quadrados de área e responsável por 60% da produção de grãos da Bahia.

Na última década, diversas transformações socioeconômicas ocorreram nessa região ligadas à ampliação da infraestrutura viária, logística e energética, tendo entre outras consequências o surgimento de pólos de expansão da fronteira agrícola baseados na adoção de tecnologias agropecuárias de alta produtividade.

Com 2 milhões de hectares plantados, um bom clima e tecnologia voltada para o desempenho, o resultado é uma alta produção de grãos. LEM é a 5ª economia do Estado da Bahia, sendo responsável por 80% da produção de grãos e 90% da produção de algodão na região, e com uma das maiores rendas per capita do país.

Muitas fazendas também são irrigadas, potencializando ainda mais a capacidade de produzir. Aqui se produz principalmente soja, algodão e milho e grande parte da produção agrícola é destinada para exportação.

O parque industrial é composto por empresas líderes em seus segmentos, inclusive quase vinte multinacionais. Sua agricultura é pujante, diversificada e de grande produtividade, possuindo grandes áreas irrigadas. Sua pecuária é de alta qualidade tanto na área genética como tecnológica.

Luís Eduardo Magalhães também sedia desde 2004 a Bahia Farm Show, que é considerada a maior feira de tecnologia agrícola do Norte e Nordeste do país. No ano passado, o evento movimentou R$ 8,249 bilhões em negócios. Ao todo, 100.262 pessoas passaram pelo evento durante os cinco dias da feira agrícola, com empresas multinacionais expondo seus produtos durante o evento.

Essa região foi formada pelo crescimento no investimento agrícola por seu alto potencial para esse setor, o que chega a representar hoje 11,5% da produção nacional de soja, ainda tendo a região baiana com o maior desenvolvimento atual em infraestrutura. As terras de Luís Eduardo Magalhães são campeãs em produtividade. O relevo plano facilita o trabalho mecanizado e os agricultores se preocupam em estar sempre com as máquinas mais modernas do mercado.

Ainda, em apenas 24 anos, Luís Eduardo Magalhães conseguiu, além do destaque pelo agronegócio com produção de algodão e grãos, possui representatividade na pecuária e na avicultura. Principalmente considerando o período de 2010 até os dias atuais, a cidade de LEM passou por grandes transformações econômicas que levaram ruas de terra a avenidas com prédios de muitos andares.

Isso ocorreu principalmente pela quantidade de empresas e produtores que se estabeleceram na região, desenvolvendo ainda mais a valha viária, escoação logística e energética, investindo pesado principalmente no uso de tecnologias agropecuárias de alta performance.

Tudo isso ainda é intensificado pela localização estratégica, contemplada por 2 rodovias que ligam a cidade a várias regiões do país. Além disso, ainda há previsão para melhoria na infraestrutura de 80% das estradas da região nos próximos 5 anos. Para garantir melhores condições das estradas utilizadas, os produtores rurais representados pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), investem recursos próprios e do Programa para o Desenvolvimento da Agropecuária (Prodeagro), contam também com o apoio da Patrulha Mecanizada da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) e a parceria com o governo do Estado.

Região em franco crescimento

Mais informações, clique aqui

Fonte:Compre Rural
()
01
Abr/24

Comissão faz esforço concentrado no Senado para votar Código Civil

Relatório final propõe mais alterações em mais de mil artigos

A comissão de juristas responsável pela revisão e atualização do Código Civil promove no Senado, na próxima semana, entre 1º e 5 de abril, esforço concentrado para votar o relatório final com propostas de alteração em mais de mil artigos e sobre temas de difícil consenso, como direito da família, dos animais e de propriedade.

Um dos pontos que levanta polêmica no campo conservador, por exemplo, diz respeito ao direito do nascituro - o feto em gestação. O texto de um dos relatórios apresentados em fevereiro, com um anteprojeto de proposta final, diz que os direitos antes do nascimento são protegidos “para efeitos deste Código Civil”.

A expressão, que aparenta limitar o alcance dos direitos do nascituro, foi usada para alimentar notícias falsas, sobretudo em círculos católicos e de direita, de que a comissão de juristas estaria tentando facilitar o aborto, aponta o professor e jurista Flávio Tartuce, um dos relatores da reforma do Código Civil.

“Não tratamos de aborto no projeto”, enfatizou Tartuce à Agência Brasil. Ele nega motivações ideológicas na comissão de juristas e assegura que o trabalho é técnico. O professor destaca que ainda não há relatório final aprovado e que muitas emendas e destaques já foram feitos ao anteprojeto apresentado em fevereiro.

Ele acrescenta que “o Código Civil sempre motiva debates, você lida ali com a vida do cidadão desde antes do nascimento até depois da morte, é normal haver discordâncias. Mas há também as polêmicas promocionais, de pessoas que querem se promover, e entre essas a grande maioria não leu nada”.

Organizações como a União de Juristas Católicos chegaram a publicar manifestações contrárias a toda iniciativa de revisão do Código Civil. “A proposta não é uma mera ‘atualização’ – que pressuporia apenas ajustes pontuais em um código relativamente novo, com pouco mais de 20 anos de vigência – , mas a refundação da própria visão de sociedade, de pessoa e de família que normatiza a nossa nação”, disse a entidade, em nota.

Em resposta, Tartuce nega que proponha um "Novo Código Civil", tratando-se de uma "atualização". Ele afirma que a comissão de juristas “está muito longe de querer criar polêmicas ou trazer uma revolução de costumes. Nossa prioridade é destravar a vida das pessoas, ajudar a resolver os problemas”.

O primeiro Código Civil brasileiro, com essa denominação, data de 1916. Ele foi substituído pelo código atual, que entrou em vigor em 2002, após quatro décadas de discussões. Alguns críticos pontuam que o código atual tem somente 22 anos, motivo pelo qual seria cedo para promover uma revisão.

A esse argumento, Tartuce lembra que a velocidade das mudanças na sociedade cresce de modo exponencial, com transformações especialmente intensas ao longo das últimas décadas. Quando o Código Civil atual foi aprovado, por exemplo, sequer havia smartphones no país. “O código atual é analógico, é preciso trazê-lo para o mundo digital”, acentua o professor.

A criação de uma Comissão de Juristas para revisar o Código Civil partiu do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Após ser questionado por senadores conservadores, ele defendeu a iniciativa no plenário da Casa, afirmando que o objetivo não é elaborar um “novo Código Civil”, mas preencher lacunas no código atual. “É um trabalho totalmente independente. A decisão final é do Parlamento”, disse.

A Comissão de Juristas é presidida pelo ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e composta por 36 juristas especializados no assunto. Os relatores são o professor Flávio Tartuce, e a desembargadora Rosa Maria de Andrade Nery. O grupo recebeu 180 dias de prazo para apresentar a Pacheco um projeto de lei com as novas propostas para o Código Civil. Esse prazo vence em 12 de abril.

Com mais de 2 mil artigos, o Código Civil regula todos os direitos relativos à personalidade do indivíduo e às relações em sociedade, incluindo temas como casamentos, contratos, heranças e direitos das empresas, entre muitos outros. Em artigo célebre, o jurista Miguel Reale descreveu a lei como “a Constituição do homem comum”.

Mudanças

- Logo no artigo 1º, um dos relatórios parciais já apresentados propõe um novo parágrafo para inserir no Código Civil os direitos e deveres previstos em tratados internacionais aderidos pelo Brasil, a chamada “personalidade jurídica internacional”.

- No artigo 2º, o texto da relatoria-geral propõe inserir a previsão de que a personalidade civil “termina com a morte encefálica”, o que é visto como uma tentativa de facilitar a doação de órgãos, por exemplo.

- Outra proposta prevê que os animais passem a ser considerados “objetos de direitos” de natureza especial, na condição de “seres vivos dotados de sensibilidade e passíveis de proteção jurídica”. O ponto traz para o Código Civil interpretações que já tem sido feitas no dia a dia do Judiciário, que precisa lidar, por exemplo, com a tutela de bichos de estimação no caso de separação de casais.

- No livro de direito de família foi proposta a mudança de nome para "das famílias", no plural. Foi proposta também a criação de uma nova figura jurídica, chamada de “convivente”, além do “cônjuge”, para descrever as uniões estáveis.

- Relatório parcial prevê a exclusão do cônjuge ou convivente como herdeiro necessário. Isso significa que o companheiro ou companheira pode ser excluído da herança, sendo obrigatório somente descendentes e ascendentes entre os herdeiros. Segundo justificativas de membros da comissão, a intenção é atualizar o Código Civil em relação aos relacionamentos muito mais fluidos na atualidade.

- Uma das propostas é a inserção de um livro novo no Código Civil, para tratar de direito digital. Alguns dos artigos, por exemplo, preveem a validade das locações por meio de aplicativo, como de carros, quartos ou casas. Outro ponto é a regulação das assinaturas eletrônicas.

- O Código Civil atual prevê que todos que possuem alguma propriedade têm o direito de manter a posse sobre ela em caso de turbação ou esbulho, e de ter essa posse protegida. Uma das propostas apresentadas prevê que esses direitos poderão ser exercidos também coletivamente, "em caso de imóvel de extensa área que for possuído por considerável número de pessoas”.

Fonte:Agência Brasil
()
31
Mar/24

Projeto Morar Legal: 8 mil famílias beneficiadas em Barreiras

Fonte:Publicidade
()