Você deseja fazer parte de uma equipe inovadora? Estamos em busca de talentos para se juntarem a nós nas posições de Avicultor e Jovem Aprendiz - Assistente de Produção.
🔍 Sobre as Vagas:
• Avicultor: Venha aplicar seus conhecimentos na criação e manejo de aves, contribuindo para a produção sustentável e de qualidade.
• Jovem Aprendiz - Assistente de Produção: Se você é proativo, está em busca de aprendizado e desenvolvimento, esta é a sua chance de iniciar uma carreira promissora!
💼 O que oferecemos:
• Transporte e alimentação sem custo para o colaborador;
• Alojamento (de acordo com a unidade e horário de atuação);
• Plano de saúde e odontológico (co-participativo após o período de experiência).
• Treinamento e desenvolvimento contínuo;
• Ambiente de trabalho colaborativo;
• Oportunidades de crescimento dentro da empresa;
📅 Quando: 28/09 (sábado) e 30/09 (segunda-feira)
📍 Onde: Sala de Recrutamento Mauricéa, Rua Paraná, n 455, Centro, ao lado do Edifício Ana Luísa.
🕒 Horário: A partir das 08:00h.
✨ Como Participar: Envie seu currículo para o nosso WhatsApp 77 99906-2963. As vagas são limitadas!
Não perca a chance de fazer parte de uma equipe que valoriza o talento e a dedicação. Estamos ansiosos para conhecer você!
Junte-se a nós e faça a diferença no setor avícola!
#VEMSERMAURICEA
No final da manhã de ontem, quinta-feira, 26, por volta das 11h10, a Cipe Cerrado apreendeu drogas, na Travessa São Francisco, na cidade de Barra.
Enquanto atuava na Operação Força Total, na cidade de Barra, uma guarnição da Cipe Cerrado, realizava rondas em locais indicados como sendo pontos de tráfico de drogas, ao chegar próximo de uma distribuidora de bebidas, a equipe policial avistou um homem com uma mochila, que tentou evadir ao perceber a aproximação da viatura.
O homem de 24 anos, foi abordado e com ele foram encontradas porções fracionadas de crack e cocaína. Diante do fato o abordado e todos os materiais encontrados com ele foram levados para o DISEP de Barra, onde foram tomadas as medidas legais cabíveis.
Materiais apreendidos:
▪️ 162 papelotes de crack;
▪️ 56 papelotes de cocaína;
▪️ 01 telefone celular;
▪️ R$ 19,05.
27
Set/24 |
Brigadistas tentam combater incêndio há mais de 12 horas em área de vegetação no oeste da Bahia |
Brigadistas municipais atuam no combate a incêndio em vegetação desde a noite de quarta-feira (25), no povoado do Riachão do Ouro, em Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia. Imagens feitas por drones mostram as chamas em diversas partes da região.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre 1° de janeiro e esta quinta-feira (26), foram registrados 5.624 focos de incêndio em vegetações na Bahia. Formosa do Rio Preto foi a cidade com mais casos: 517 (9,2%).
A brigada municipal de Formosa do Rio Preto informou que o fogo continua se propagando nesta quinta-feira (26), por causa da estação climática, com vento forte e quente, que espalha as chamas rapidamente. Ainda na quarta, o incêndio atingiu uma fazenda, mas colaboradores conseguiram controlá-lo.
Uma equipe de brigadistas municipais está responsável por monitorar as chamas e evitar que atinjam casas próximas da área afetada. Além disso, um grupo de moradores tem ajudado com equipamentos como tratores e carros-pipa.
Na Vila Coaceral, os focos de incêndio continuam, mas não há risco de atingir as casas e as áreas de plantio. Colaboradores criaram um plano de contingência e monitoram as chamas.
De acordo com a brigada, ainda não há um número exato de hectares já queimados. Na área da Coaceral, o fogo já devastou quase todo o local.
A assistência social e equipe da saúde da Prefeitura de Formosa do Rio Preto ofereceram suporte para os moradores para os moradores da Vila Coaceral. Neste local, duas casas foram atingidas. Os moradores perderam colchão, janelas, portas e alguns eletrodomésticos.
Ainda segundo a brigada, o Corpo de Bombeiros foi acionado, mas ainda não chegou ao local.
Incêndios atingem outras cidades
A região oeste da Bahia também registra incêndios em outras quatro cidades. Confira abaixo:
Muquém de São Francisco: combate dura aproximadamente dois meses. Segundo os bombeiros, o incêndio diminuiu, mas a equipe tem monitorado os pequenos focos que estão surgindo. Vinte militares trabalham para apagar as chamas.
Luís Eduardo Magalhães: incêndio que teve início na segunda-feira (23), nas proximidades das cachoeiras do Acaba Vida e Redondo, dura quatro dias. De acordo com os bombeiros, o fogo continua ativo. Eles têm monitorado a situação para evitar que chegue às casas dos moradores. Além disso, o fogo tem se deslocado em direção à serra.
São Desidério: segundo os bombeiros, doze militares estiveram no povoado de Nado para combater e apagar o fogo, que foi extinto. O monitoramento continua para evitar novos focos de incêndio.
Barra: Existem vários focos de incêndios ativos e a situação é considerada pelos bombeiros como complexa. O combate na cidade é diário para extinguir o fogo que tem surgido em pequenos focos.
Na noite de quarta-feira, 25, por volta das 22h30, uma operação conjunta envolvendo CIPT Oeste, a 83ª CIPM e Cipe Cerrado, resultou na morte de um homem de 26 anos, considerado de altíssima periculosidade, na rua Maracás, na Cascalheira, em Barreiras.
Segundo informações policiais, as guarnições avistaram o suspeito em uma esquina. Ao perceber a aproximação dos policiais, o homem tentou fugir, invadindo várias residências na tentativa de escapar.
Após uma perseguição, o suspeito foi localizado em um dos imóveis e, ao ser confrontado, reagiu disparando tiros contra os policiais. Em resposta à agressão, os agentes adotaram postura de segurança e revidaram os disparos. O homem foi alvejado, desarmado e socorrido para uma unidade de saúde que constatou o óbito.
Um revolver calibre 38 que estava com duas munições deflagradas em posse do indivíduo, foi apreendido e encaminhado para a delegacia de polícia local e o corpo, removido para o IML de Barreiras para necropsia.
A Polícia Rodoviária Federal recuperou um veículo com registro de roubo na noite de segunda-feira (26). A ocorrência se deu durante uma fiscalização na BR-242, próximo ao KM 800, em Barreiras, oeste baiano.
Por volta das 18h10, uma equipe da PRF abordou um Fiat Siena para uma fiscalização de rotina. Ao consultar os sistemas, os policiais constataram que o veículo possuía um registro de roubo datado de 03 de setembro de 2024, na cidade de Vitória da Conquista.
Diante da descoberta, o condutor foi detido e conduzido, juntamente com o veículo recuperado, para a Delegacia de Polícia Civil de Barreiras, onde foi autuado em flagrante pelo crime de receptação.
Na tarde de ontem, quinta-feira, 26, por volta das 16h20, durante a Operação Força Total, no entroncamento da BA 583 com a BR 349, na entrada do Povoado do Mucambo em Santa Maria da Vitória, a guarnição do 2º PEL da CIPRv/Barreiras abordou o condutor conduzindo um cavalo mecânico volvo FH 440 6x2T, cor branca, com um Bitrem.
Ao ser interpelado pela documentação do veículo, CRV, CNH e nota fiscal e manifesto da carga transportada, o condutor informou que era uma carga de milho, e que não tinha a nota fiscal, em seguida o motorista apresentou a sua CNH digital através do smartphone, e os CRLV s dos veículos. Instantes depois, o condutor informou que iria entrar em contato com o proprietário da carga para que o mesmo enviasse a nota fiscal através do smartphone, neste momento ao desconfiar da versão do motorista a Guarnição informou que iriam verificar a carga.
Nesse segundo momento, o condutor mudou a sua versão informando que era uma carga de óleo de soja, quando mais uma vez foram solicitados os documentos da referida carga, e o motorista mais uma vez informou iria solicitar a documentação através do celular, sendo que dessa vez ele passou a dizer que seu smartphone sumiu dentro da cabine do caminhão que naquele momento estava impossibilitado de entrar em contato.
Diante dessa situação, a equipe passou a desconfiar ainda mais e com receio de serem surpreendidos com mais alguma coisa, solicitaram ao condutor que deslocasse até o pátio do Posto de Combustível Rio Corrente, distante cerca de 5km do local para verificar a carga. Quando ao estacionar o caminhão, os policiais subiram na carreta, levantaram a lona e constaram se tratava de uma carga de cigarro importado do Paraguai, da marca Broadway, com aproximadamente 1200 caixas, contendo 50 maços, com 10 carteiras cada um, avaliada em aproximadamente R$ 4 Milhões.
A Guarnição pediu apoio a uma Guarnição da 30ªCIPM/ Santa Maria da Vitória, e diante dos fatos foi dado voz de prisão ao condutor suspeito, sendo esclarecido sobre aos mesmo sobre seus direitos constitucionais, não sendo necessário o uso de algemas por não haver resistência ou risco, sendo conduzido e apresentado a autoridade competente na Delegacia Territorial de Santa Maria da vitória para medidas cabíveis.
Natural de Ibotirama e respeitado na cidade pela postura e zelo com a profissão, o cabo Adriano Néris foi promovido a sargento na última quarta-feira (25), em Barreiras.
A cerimônia aconteceu na área cívica do 10º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC), onde outros 31 sargentos da Polícia Militar da Bahia se formaram, integrando o grupo de 343 policiais promovidos em todo o estado.
Segundo a 28ª CIPM, o sargento PM Néris retorna à sua unidade com a nova graduação e com muito conhecimento adquirido após meses de formação teórica e prática, para exercer as atividades da nova função. Além dele, também se formou o sargento PM Tomaz, que pertence à 28ª CIPM, mas atua em Barra.
A Companhia parabenizou os novos sargentos da Polícia Militar da Bahia pela promoção e desejou sucesso em suas novas funções.
Se você está sempre em busca das melhores ofertas de internet, fique atento: a HE-NET, conhecida por oferecer uma das conexões mais confiáveis do mercado, está preparando uma ação surpresa para o dia 27 de setembro. Os detalhes ainda não foram revelados, mas a expectativa é de que seja uma oferta imperdível para quem deseja aproveitar condições especiais.
Segundo fontes, a ação será exclusiva e limitada, destinada a pessoas que se cadastrarem previamente. Portanto, quem quiser garantir a oportunidade de ser o primeiro a receber essa novidade, já pode se inscrever e aguardar ansiosamente.
Se você é cliente ou está pensando em mudar de provedor, essa pode ser a chance perfeita para melhorar sua conexão com um excelente custo-benefício.
Para não perder nada, é só se cadastrar neste link e ficar de olho nos canais de comunicação no dia 27 de setembro. Essa oferta promete!
Um estudo recente do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre) concluiu que a ampliação dos benefícios do Bolsa Família nos últimos anos tem desestimulado a busca por emprego, especialmente entre grupos mais vulneráveis, como mulheres, jovens e trabalhadores de baixa qualificação, principalmente das regiões Norte e Nordeste. Segundo a pesquisa, elaborada por Daniel Duque, mestre em ciências econômicas pela UFRJ e pesquisador do FGV Ibre, o impacto do programa na oferta de trabalho tem sido notável.
De acordo com Duque, programas sociais como o Bolsa Família são fundamentais para ajudar a superar barreiras, como a falta de qualificação, mas também podem desincentivar a busca ativa por emprego, quando os benefícios oferecidos pelo programa superam os ganhos de um trabalho remunerado. O estudo utilizou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do IBGE para analisar esse efeito.
Ao contrário de estudos anteriores, a pesquisa se propôs a investigar o impacto da ampliação das transferências de renda sobre a participação no mercado de trabalho em diferentes regiões do Brasil. Dados de 2019, 2022 e 2023 foram analisados, mostrando que, antes da pandemia, o auxílio financeiro não influenciava de forma significativa a participação no mercado de trabalho. Contudo, com a pandemia e o aumento do valor dos benefícios, essa relação mudou, e o estudo constatou uma queda na oferta de trabalho a partir de 2020, especialmente após a implementação do auxílio emergencial.
O estudo também mostrou que, com a reformulação do programa em 2021 e 2022, quando passou a se chamar Auxílio Brasil no governo de Jair Bolsonaro, o valor do benefício subiu para R$ 400, e depois para R$ 600. Com a volta do nome Bolsa Família em 2023, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o tíquete médio alcançou R$ 700, reforçando o impacto na participação no mercado de trabalho.
Fernando Chertman, professor de Macroeconomia e Economia Matemática da Faculdade Belavista, destaca que o período analisado é curto para conclusões definitivas sobre o desencorajamento no mercado de trabalho. Ele também lembra os benefícios sociais do programa, como a redução da pobreza e a melhoria nas condições de vida de crianças e adolescentes, mas aponta que a iniciativa pode contribuir para a estagnação econômica local e a informalidade.
A pesquisa aponta que os efeitos de desincentivo à participação no mercado de trabalho são mais evidentes nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, especialmente entre jovens, mulheres e trabalhadores com baixa qualificação.
“Esses resultados indicam que as políticas analisadas afetam de forma desigual esses grupos, que tendem a ser mais suscetíveis a mudanças nas condições econômicas e aos estímulos proporcionados por programas sociais”, destaca o estudo.
Claudio Shikida, doutor em economia e especialista do Instituto Millenium, ressalta que programas como o Bolsa Família podem, de fato, influenciar a substituição entre a procura por emprego e o recebimento do benefício.
“Quanto maior o valor do benefício, mais intenso será esse efeito. Assim, no médio e longo prazo, programas como esse podem gerar uma dependência, especialmente entre os mais pobres, que tendem a valorizar mais o auxílio”, explica.
Os eleitores que não estiverem em suas cidades no primeiro e segundo turnos das eleições de outubro não poderão votar. A restrição é porque não há possibilidade de voto em trânsito nos pleitos municipais.
O primeiro turno das eleições será no dia 6 de outubro. O segundo turno da disputa será em 27 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura atingiu mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, no primeiro turno.
Pelas regras eleitorais, o eleitor que não estiver em seu domicílio eleitoral deverá justificar ausência na votação. O prazo para justificativa é de 60 dias após cada turno, que conta como uma eleição. Quem não votar no primeiro turno pode votar no segundo.
Deixar de votar e justificar nos dois turnos acarreta em duas faltas. A partir da terceira ausência sem justificativa, o eleitor é considerado faltoso e pode ter o título cancelado para as próximas eleições. Os eleitores que estão no exterior não votam, portanto, não precisam justificar.
Como justificar
No dia da eleição, o cidadão pode fazer sua justificativa de ausência por meio do aplicativo e-título da Justiça Eleitoral ou por meio de pontos físicos montados pelos tribunais regionais eleitorais (TRE) no dia do pleito. A justificativa também pode ser feita após as eleições. Nesse caso, o eleitor deve preencher um formulário e entregá-lo no cartório eleitoral de sua localidade.
Data limite para justificar
Ausência 1° turno: 5 de dezembro de 2024
Ausência no 2º turno: 7 de janeiro de 2025
A Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor use preferencialmente o aplicativo para fazer a justificativa. O app pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais Apple e Android.
Ao acessar o e-título, o cidadão deve preencher os dados solicitados e enviar a justificativa, que será direcionada a um juiz eleitoral. O eleitor também deverá pagar a multa estipulada pela ausência nos turnos de votação. Cada turno equivale a R$ 3,51 de multa.
Punição
O eleitor que não votar e deixar de justificar por três vezes consecutivas pode ter o título suspenso ou cancelado.
A medida cria diversas dificuldades, como ficar impedido de tirar passaporte, fazer matrícula em escolas e universidades públicas e tomar posse em cargo público após prestar concurso.
SPIN ACTIV7 1.8 AUT
2018/2019
R$ 77.900
CAPTUR 1.6 16V SCE FLEX INTENSE X-TRONIC
2018/2019
R$ 73.900
TOPVEL Veículos - Av. Barão do Rio Branco, 433 - Vila Rica, Barreiras - BA, 47813-010 - Telefone: 0800 944 1101/ 77 9.8835-1430.
Com a tecnologia mais avançada e rápida do mercado, estamos prontos para oferecer diagnósticos ainda mais precisos e ágeis. A Siemens Go Top é a tomografia mais moderna da região, garantindo qualidade e segurança no cuidado com a sua saúde.
Rede São Camilo, você conhece, você confia❤!
#tomografia #siemensgotop #diagnosticopreciso #tecnologiadeponta #redesaocamilo #saude #lem #lembahia #saocamilolem
27
Set/24 |
Vaga de emprego para Armazenista |
27
Set/24 |
Vagas de emprego na Mauricéa |
27
Set/24 |
São Desidério: Carreta baú tomba na BA 463 e motorista morre próximo ao Sítio do Rio Grande |
Na manhã de ontem, quinta-feira, 26, Lucas da Silva Oliveira de 30 anos, morreu ao perder a direção e tombar a carreta que conduzia na BA 463, trecho entre a cidade de São Desidério e o distrito de Sítio do Rio Grande.
Os bombeiros militares retiraram o corpo das ferragens. Após perícia realizada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), o corpo doi removido para o IML de Barreiras onde passou por necropsia, antes de ser liberado para a família realizar o velório e sepultamento.
Na noite de terça-feira, 24, por volta das 19h30, a Cipe Cerrado apreendeu um menor de idade com 16 anos, com drogas, na rua Central, no bairro Santa Cruz, em LEM.
Após informações do Setor de Operações de Inteligência, sobre um homem que estaria transportando drogas de uma casa no bairro Floráis Léia para outro local, uma guarnição da Cipe Cerrado realizou rondas no sentido de localizar uma pessoa com as características descritas na informação. Momentos depois, a guarnição abordou um jovem com as características descritas em posse de uma sacola contendo crack, maconha e cocaína.
Diante do fato, o abordado e os materiais encontrados foram levados para o DISEP, onde foi realizado o procedimento legal.
Materiais apreendidos:
▪️ 1.416 kg de crack;
▪️ 683 g de cocaína;
▪️ 62 g de maconha;
▪️ 01 balança de precisão.
No dia 1º de outubro, às 8h30 e 14h30, o auditório da Aiba/Abapa sediará o lançamento do novo edital do Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia (Fundesis). Mantido pelo Instituto Aiba e apoiado pelas contribuições generosas de produtores rurais por meio do Banco do Nordeste e da Cooperativa de Crédito Sicredi, além de doações de pessoas físicas e jurídicas, o Fundesis desempenha um papel importante na promoção do desenvolvimento sustentável da região.
Com 17 anos de atuação, o fundo já investiu mais de R$ 14 milhões em 246 projetos, beneficiando direta ou indiretamente mais de 230 mil pessoas. O novo edital traz uma oportunidade renovada para entidades sem fins lucrativos interessadas em promover mudanças sociais e contribuir para o progresso sustentável das comunidades. Este evento reforça o compromisso com o crescimento socioeconômico e o desenvolvimento sustentável do oeste baiano, abrindo caminho para novos projetos transformadores.
Serviço:
Lançamento no novo edital do Fundesis
Data: 01 de outubro de 2024
Horário: 8h30 Sicredi
Horário: 14h30 Banco do Nordeste
Local: Auditório da Aiba/Abapa em Barreiras, Bahia.
Na noite de ontem, quarta-feira, 25, uma jovem mulher passou por uma experiência traumática ao ser assaltada e agredida em Luís Eduardo Magalhães. O caso ocorreu pouco depois das 23h, na rua W3, quando a vítima, que retornava para casa após mais um dia de trabalho, foi abordada por um criminoso em uma motocicleta Honda Biz preta, no bairro Verde Vida.
A ação criminosa foi registrada por câmeras de segurança da área, que capturaram o momento em que o marginal emparelhou a moto com a bicicleta da jovem. Em um ato rápido e violento, ele subtraiu a bolsa que ela carregava nas costas, além do celular. Durante o roubo, o criminoso ainda desferiu um soco contra a vítima, intensificando o terror da situação.
Após o ato violento, o marginal fugiu, enquanto a jovem, assustada e em estado de choque, saiu empurrando sua bicicleta em busca de segurança.
O candidato e atual prefeito de Buritirama, Arival Viana (União), gravou um vídeo em suas redes sociais associando seu opositor Dr. Léo (MDB) a um episódio de violência política nesta quinta-feira (26). Segundo o prefeito, um homem armado teria ameaçado sua campanha em uma comunidade local.
Segundo o prefeito Arival Viana, a situação aconteceu em meio à campanha em uma comunidade próxima da cidade, ao lado de moradores e apoiadores da região, quando homens chegou em veículo descrito como uma Hilux preta, CD-SFX, 2022-23, placa EGP-3H10.
No vídeo publicado, o candidato do União Brasil alega que foi ameaçado e apresenta suspeitas sobre o candidato Léo Miranda São Mateus, chamado de Dr. Léo, natural de Itapetinga, no centro-sul do estado: “Por coincidência, essa Hilux é a mesma que um candidato que faz oposição a mim usa aqui na cidade para fazer sua campanha. O carro é de Itapetinga, Itapetinga, Bahia”, alega o prefeito.
Em meio ao vídeo, o prefeito, em sua quinta disputa pelo executivo municipal, ainda alega que um cidadão teria ficado dentro do carro, e os dois homens após sair de uma casa ficaram disparando tiros para o alto. Segundo a versão do prefeito Arival, o atirador seria um policial militar ligado ao Léo Miranda, o homem casado com uma moradora local:
“Eu quero dizer ao senhor candidato Léo Miranda, se o senhor está pensando que vai ganhar a eleição aqui, aterrorizando o povo, nessa base da pressão, nessa base de amedrontar, de assustar, de intimidar, nós aqui temos costume de fazer política com decência, com honestidade. Não tenho medo do senhor!” dispara o prefeito.
Não é o primeiro caso chamativo da pequena cidade de Buritirama no norte do estado, é mais de vários episódios notórios da política municipal há algum tempo, como o ex-prefeito da cidade com suas contas reprovadas e o ex-presidente da câmara de vereadores obrigado a devolver 100 mil reais aos cofres públicos.
Poderia parafrasear a música “Xibom Bombom”, de As Meninas, e falar que “o rico cada vez fica mais rico”, ou então relembrar a Escolinha do Professor Raimundo, reclamar dos meus vencimentos, e dizer “e o salário, ó”. Não é “jogo do tigrinho”, nem promessa na bet, mas a prefeita de Nova Viçosa, Luciana Sousa (União), enriqueceu 1.758,19% nos últimos 4 anos, tendo um incremento de quase R$ 10 milhões em seu patrimônio.
Conforme divulgado pela Agência Tatu, três prefeitos baianos que disputam à reeleição neste ano ficaram milionários durante a sua gestão. Além de Luciana, foi o caso de Dona Ana (PSB), prefeita de Mucugê, e de Artur (PP), que comanda a prefeitura de Barra.
E o motivo todo mundo já conhece, é que o de cima sobe…Vamos agora desmembrar o patrimônio dos novos milionários e entender como os prefeitos chegaram a conquistar esta fortuna.
LUCIANA SOUSA (UNIÃO) - NOVA VIÇOSA
Ao todo, a fortuna da candidata à reeleição no município chega na casa dos R$ 11,45 milhões. Há quatro anos, quando assumi u a prefeitura, o patrimônio de Luciana era de R$ 622 mil. Entre 2016 e 2020, a candidata já havia ganho um incremento considerável, crescendo 93,74% ao sair dos R$ 321 mil.
Neste ano, o que mais chama atenção na declaração de bens da candidata é sua participação de 45,98% na Holding Patrimonial Futuro LTDA, que foi fundada em julho de 2022. No quadro societário da companhia, além dela, aparece o nome do deputado estadual Robinho (União), o qual é casado com a prefeita. O capital social da empresa foi divulgado na casa dos R$ 23,3 milhões.
Em 2022, quando se candidatou à reeleição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Robinho declarou um patrimônio de R$ 6,6 milhões, ainda sem sua participação na Patrimonial Futuro. Dentre os bens, se destacam as diversas “benfeitorias na fazenda ilha da fantasia”, que fica em Nova Viçosa. O terreno possui valor de R$ 1,43 milhão.
O deputado também possui terreno na Fazenda Garrafão, em Rondon do Pará (PA). Neste caso, a área possui valor de R$ 2,1 milhões.
O salário de Luciana, de acordo com o Portal da Transparência, é de R$ 19,5 mil.
Aproveitando a deixa, em 2022 a AL-BA aprovou um aumento do salário dos próprios deputados. No caso, o reajuste chega a um reajuste de R$ 10 mil em três anos. Atualmente, Robinho ganha R$ 33 mil, contudo, a partir de fevereiro de 2025, os vencimentos vão para R$ 34,7 mil.
“E o meu salário, ó”.
DONA ANA (PSB) - MUCUGÊ
Prefeita de Mucugê, nas belíssimas cachoeiras da Chapada Diamantina, o patrimônio de Ana Olímpia Hora Medrado, conhecida como Dona Ana, subiu 621,49% nos últimos quatro anos, totalizando a quantia de R$ 4,1 milhões. Em 2020, quando se elegeu, a prefeita havia declarado R$ 579 mil em bens.
Vale ressaltar que ela também se candidatou e venceu o pleito para a prefeitura do município em 2012. Na época, o seu patrimônio era de R$ 284 mil. Ou seja, primeiro os valores dobraram em oito anos, entre 2012 e 2020, e depois subiram mais de 620% nos quatro anos subsequentes.
No caso de Dona Ana, o que chama atenção em seu patrimônio é um empréstimo de R$ 3,5 milhões para Antônio Carlos Hora Medrado. Familiar o nome, né? Não é à toa.
Então, de acordo com reportagem elaborada pelo The Intercept, que entrou em contato com a assessoria da prefeita, Antônio é filho de Dona Ana. Tá, mas de onde surgiu os R$ 3 milhões?
Segundo a assessoria, o valor faz parte da venda de uma fazenda, que é herança deixada pelo marido e teve trânsito em julgado em 2009. A prefeita afirmou que não declarou o bem antes, pois a fazenda foi vendida recentemente e que ainda há bens a serem vendidos.
Aprofundando sobre o filho da prefeita, Antônio Medrado é sócio da Dona Empreendimentos, que foi fundada em 1996. O negócio possui atividades no Brasil, inclusive em Mucugê, e também em zonas de luxo de Portugal, em Cascais, por exemplo. Segundo o cadastro da empresa, o capital social da companhia é de R$ 11 milhões.
No final de 2023, a prefeita sancionou a Lei Municipal nº 632/2023, que instituiu o 13º para ela mesma e também para os vereadores da Câmara de Mucugê. O projeto foi enviado à Casa Legislativa pela própria Dona Ana.
O salário atual da prefeita possui um valor base de R$ 15 mil.
ARTUR (PP) - BARRA
O patrimônio do prefeito de Barra teve uma variação maior que Dona Ana, mas não alcançou os invejáveis R$ 4,1 milhões. Artur registrou a fortuna de R$ 2,6 milhões nas eleições deste ano, enquanto há quatro anos o prefeito declarou a quantia de R$ 329 mil.
Artur também foi eleito prefeito de Barra em 2008, sendo reeleito depois em 2012. Em sua primeira eleição seu patrimônio era de R$ 120 mil e, quatro anos depois, saltou para R$ 348 mil.
O que chama a atenção nos bens do prefeito neste ano é uma fazenda milionária, denominada “Fazenda Vale Verde”, localizada na zona rural do município de Barra, segundo informações da declaração. O terreno possui valor de R$ 1,5 milhão e, de acordo como publicado no TSE, foi adquirida nos anos 2000.
Uma questão é que o prefeito disputou as eleições de 2008, 2012 e 2020, mas nunca havia declarado a fazenda antes.
Artur também possui diversos imóveis que variam entre R$ 150 mil e R$ 400 mil, além de alguns bens que foram declarados como herança.
O Bahia Notícias não conseguiu ter acesso ao salário de prefeito do município de Barra.
O levantamento de novos milionários foi realizado pela Agência Tatu.