Cerca de 200 pessoas ocupam desde a manhã de domingo, 5, as terras da Fazenda Barreiro, em Santa Rita de Cássia. Os invasores lotearam uma área 160 hectares bem próxima à zona urbana do município.
Ao tomarem conhecimento da situação, os proprietários tentaram negociar a desocupação da área, mas não houve consenso e, devido às ameaças de agressão, decidiram abandonar o local.
Segundo um dos donos da Fazenda, que não quis se identificar, eles foram intimidados com foices e facões.
Apesar de ter sido acionada para resolver o conflito, a Polícia Militar da cidade, que conta apenas com uma viatura e quatro agentes de plantão, não havia comparecido à região ocupada até o final da tarde de ontem, segunda-feira, 6.
07
Mai/13 |
Você sonha, a Capital realiza! |
O vice-prefeito Carlos Augusto Barbosa, Paê, esteve reunido nessa segunda-feira (06/05), com o Secretário Municipal de Infraestrutura, Mauricio Aguiar, o Comandante da Guarda Municipal, Marcelo Feitosa e os agentes municipais de Trânsito (COOTRANS) para buscar formas de resolver um problema que tem se agravado nos últimos anos: o trânsito nas principais avenidas de Barreiras.
Dentre as alternativas buscadas, a que tem ganhado mais força como forma de amenizar o problema da lentidão nas vias mais movimentadas de Barreiras é a mudança do percurso realizado pelas carretas que diariamente passam pelo centro da cidade.
Os agentes de trânsito apresentaram a problemática, enfocando ainda a necessidade de sincronização dos semáforos, cruzamentos críticos, área de conflito, estacionamento público e proibido, além da sinalização vertical (placas) e horizontal (pintura do solo).
O secretário Mauricio explanou sobre as situações apresentadas, mostrou alguns dados e propôs o plano emergencial do trânsito central. “Estamos fazendo levantamento do trânsito local, já temos alguns estudos em andamento. Teremos que executar muitas mudanças, tanto na sinalização como desvio nas ruas centrais. A sinalização de placas e faixas de pedestres está sendo licitada, e dentre de pouco tempo, já estaremos com a definição da empresa responsável”, garantiu o secretário.
Segundo o vice Paê Barbosa, esta fase de discussão técnica tem como principal objetivo ver os pontos positivos e negativos, caso as mudanças sejam implantadas. “O que estamos almejando é oferecer uma contrapartida imediata à população que diariamente tem que enfrentar as avenidas centrais para se deslocar”, afirmou.
Também está em curso o planejamento para a sincronização dos semáforos e o estudo para a colocação de sinaleira no bairro São Pedro, nas proximidades do Hospital do Oeste, que necessita ter a situação revista a fim de fazer o trânsito fluir de forma mais rápida.
07
Mai/13 |
Escolha o melhor para sua família |
07
Mai/13 |
A Habitat tem a solução |
Atenção garotada, o CEFEB (CENTRO DE FORMAÇÃO ESPORTIVA BARREIRAS) estará selecionando garotos nascidos em 1997, 1998 E 1999 para participar da Copa do Bahia em Bom Jesus da Lapa que acontecerá nos dias 30 de maio a 2 de junho.
Os testes serão as quartas e sextas no CT GOL DE PLACA, próximo a SKOL.
O CEFEB é o atual campeão da referida copa e atual campeão da Sul-Americana em Planaltina-DF.
Informações também pelos telefones: 77 9993-0178 e 8100-3354 (Chicão)
Nos primeiros quatro meses do ano, foram registrados 19 homicídios na cidade de Luís Eduardo Magalhães. O que representa um assassinato a cada 6,3 dias.
No mesmo período de 2012 aconteceram 11 assassinatos.
A taxa de homicídio na cidade, neste ano, teve um aumento de 72,72%.
Embora os números assustem, LEM não registrou nenhum latrocínio (roubo seguido de morte).
A grande maioria das mortes está relacionada ao consumo e ao tráfico de drogas.
07
Mai/13 |
Feijoada Universitária em Barreiras |
07
Mai/13 |
Vende-se uma fábrica de pré-moldados |
Vendem-se formas para pré-moldados, formas para barracão, postes para cercas e formas para meio-fio. (antiga fábrica de pré-moldados).
Interessados ligar para: 77 9993-2495 ou 9967-9873
06
Mai/13 |
Prepare-se! |
O corpo de Dunga à margem do rio. Foto; Jadiel/Blog do Sigi Vilares
O corpo sendo removido para o IML
Gilson Galdino da Silva, de 40 anos, foi encontrado morto no início da tarde desta segunda-feira, 6, por volta de 13h, às margens do Rio Grande, na Vila Xurupita, em Barreiras.
De acordo com informações de familiares, Gilson, conhecido popularmente como "Dunga", ainda esteve conversando com amigos no início da manhã e, próximo ao meio-dia, foi banhar-se no rio. Seu corpo foi encontrado no início da tarde.
A roupa e sandália da vítima foram encontradas às margens do rio.
Familiares contaram que “Dunga” sofria de epilepsia e apresentava problemas no coração, o que provavelmente teria causado a sua morte.
A Polícia Militar da 1ª CIA do 10º BPM foi a primeira a chegar ao local e guardou o local e o corpo até a chegada da Política Técnica e o rabecão do Instituto Médico Legal.
O corpo foi encaminhado para o IML de Barreiras onde será necropsiado e liberado.
06
Mai/13 |
Grupo Líder Serviços, contrata: |
2 Serviços Gerais (feminino) Folgistas
1 Cozinheira
Os interessados devem nadar seus currículos no e-mail: [email protected] ou entrar em contato no telefone: 77 3628-4710.
As agências do Banco do Brasil (BB) e do Nordeste foram assaltadas na manhã desta segunda-feira, 6, por volta de 11h30, em Mundo Novo, região da Chapada Diamantina. De acordo com agentes da delegacia do município, os bandidos atiraram para cima durante a ação, o que chamou a atenção dos policiais.
Foi feito um cerco, mas os assaltantes conseguiram fugir. Oito guarnições da Polícia Civil, da Polícia Militar e da Companhia de Ações Especiais do Semi-Árido (Caesa) estão em busca dos criminosos.
Durante o assalto, houve tumulto na cidade. Não há informações sobre feridos ou reféns. O valor roubado não foi informado.
A agência do BB foi assaltada em dezembro do ano passado e funcionários foram feitos reféns.
A palavra anorexia vem do grego an-orexis, sem apetite. A anorexia nervosa é um transtorno que se caracteriza pela deliberada perda de peso, induzida ou mantida pela paciente, que em total distorção de proporção, percebe-se gorda.
A princípio come de forma apenas insuficiente, mas aos poucos vai diminuindo as quantidades. O organismo que, naturalmente, busca compensar a ausência de elementos nutrientes, começa a "habituar-se" à falta dos alimentos e vai diminuindo a emissão de sinais da carência alimentar.
Dessa forma, a paciente cada vez mais sente diminuir a intensidade da fome, redundando em uma sensação falsa de que não precisa comer, embora o seu organismo esteja se debilitando a olhos vistos. Um dos ganhos secundários no comportamento anoréxico e o despertamento da atenção dos outros.
Causas da Anorexia:
Componentes psicológicos, biológicos, ambientais e culturais;
Psicológicos: Anoréxicas se imaginam tolhidas, sem liberdade, sem autonomia, controladas demais pela família, mesmo que objetivamente não o sejam.
Biológicos: familiares de anoréxicas podem sofrer de Transtorno Obsessivo Compulsivo, Depressão, Bulimia, Pânico. O tratamento é eficaz com medicamentos que também agem nessas patologias.
Ambientais e culturais: obsessão pelo peso ideal que acaba extrapolando e se transforma em doença. (Ex. Modelos)
Sintomas da Anorexia:
Peso corporal em 85% ou menos do nível normal.
Prática excessiva de atividades físicas, mesmo tendo um peso abaixo do normal. Comumente, anoréxicos vêem peso onde não existe, ou seja, o anorético pensa que tem um peso acima do normal.
Em pessoas do sexo feminino, ausência de ao menos três ou mais menstruações. A anorexia nervosa pode causar sérios danos ao sistema reprodutor feminino.
Diminuição ou ausência da líbido; nos rapazes poderá ocorrer disfunção erétil e dificuldade em atingir a maturação sexual completa, tanto a nível físico como emocional.
Crescimento retardado ou até paragem do mesmo, com a resultante má formação do esqueleto (pernas e braços curtos em relação ao tronco).
Descalcificação dos dentes; cárie dentária.
Depressão profunda.
Tendências suicidas.
Bulimia, que pode desenvolver-se posteriormente em pessoas anoréxicas.
A anorexia possui um índice de mortalidade entre 15 a 20%, o maior entre os transtornos psicológicos, geralmente matando por ataque cardíaco, devido à falta de potássio ou sódio (que ajudam a controlar o ritmo normal do coração). Pode ser causada por distúrbio da auto-estima. Entao procure ajuda se identificou com esse quadro.
Cuide da sua saúde mental.
Dr. Alexandre Rizkalla e Dra. Flavia Rizkalla –
Clinica Equilíbrio Psiquiatria e Psicologia - 3628.6453
O que é?
Leishmaniose ou calazar, é uma doença transmitida pelo mosquito-palha ou birigui, os flebotomíneos, que funcionam como vetores que por meio da picada introduzem na corrente sanguínea do hospedeiro o protozoário Leishmania spp.
A doença não é contagiosa, não é transmitida de uma pessoa para outra, de um animal para outro e nem mesmo dos animais para as pessoas. A transmissão do parasita ocorre apenas através da picada do mosquito infectado.
Os sinais clínicos podem aparecer de 1 mês até alguns anos após a incubação do agente. Cães infectados normalmente desenvolvem leishmaniose visceral.
Fique atento aos sinais clínicos em cães:
Perda de peso com apetite normal a aumentado; depressão; vômitos; secreção ocular e conjuntivite; aumento de baço; lesões cutâneas (normalmente com descamação, espessamento; freqüentemente arredondadas) e unhas com crescimento anormal e aumentado são sinais constantemente observados nesta enfermidade.
No próximo tira dúvidas aprenda como é feito o diagnóstico, prevenção e se é possível tratar!
Dra. Gabriela
Médica Veterinária
A Justiça do trabalho determinou que a Mauricéa Alimentos pague as indenizações dos 33 trabalhadores resgatados em situação análoga à de escravos no dia 12 de abril, no município de Barreiras, oeste baiano.
O valor é de R$ 980 mil, que devem ser quitados até 48 horas após a notificação judicial, sob pena de multa diária de R$ 100 mil. A decisão foi proferida pela juíza Cecilia Pontes Barreto Magalhães, da Vara do Trabalho de Barreiras atendendo a pedido do Ministério Público do Trabalho (MPT), que move ação civil pública contra a empresa.
A decisão engloba ainda a saúde e a segurança dos trabalhadores. A juíza estabeleceu prazo de 90 dias para que a empresa cumpra uma série de normas previstas em lei que, segundo relatório dos auditores-fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) responsáveis pela operação no último dia 12 na granja da Mauricéa, não estavam sendo respeitadas.
Dentre elas estão a instalação de sanitários, a adoção de procedimentos e treinamento de segurança, exames admissionais, fornecer e fiscalizar o uso de equipamentos de proteção além de corrigir as instalações elétricas que apresentam riscos de choque. Ficou estipulada multa de R$ 30 mil pelo descumprimento dessas cláusulas. “A concessão quase imediata da liminar reforça a posição do MPT e do MTE em relação ao ambiente de trabalho e às condições subumanas a que os 33 trabalhadores resgatados estavam sujeitos”, avaliou o procurador Maurício Brito, que atua no MPT de Barreiras.
A ação civil pública é assinada pelo procurador geral do trabalho, Luís Camargo e mais oito procuradores. Ela foi ajuizada após tentativas de entendimento com a empresa, que se negou a indenizar os trabalhadores e a reconhecer as falhas na segurança, embora tenha comparecido a uma audiência no MPT.
06
Mai/13 |
Esclarecendo a Economia (Inflação) |
Boa tarde Internautas,
Hoje irei falar sobre a Inflação um tema amplamente discutido no âmbito econômico e que traz muitas duvidas para uma grande parcela da população que não entende o termo e o que não sabe a sua influência na vida do trabalhador. Ouvimos diariamente a palavra inflação , seja ao conversarmos com os amigos, na escola, no trabalho, lemos no jornal, vemos pela televisão e especialmente sentimos o peso da inflação quando vamos ao supermercado, ou comprar qualquer produto que seja.
Há pessoas que sentiu na pele o drama da inflação e endente plenamente a sua denominação por experiência, por isso, se ouve muito falar em controle inflacionário, pois, houve épocas de hiperinflação entre os anos 80 e 90 em que o índice de inflação era tão alto que o ritmo frenético de reajustes demandava uma mudança diária no preço dos produtos e desde então foram criados vários planos que fracassaram na tentativa de impedir o seu crescimento. Mas, desde 1994, com a implantação do Plano Real, ela está relativamente sob controle.
Então o que é a inflação? É um conceito econômico que representa o aumento persistente e generalizado do preço de uma cesta de produtos em um país ou região durante um período definido de tempo. Se, por exemplo, uma cesta de produtos custa R$ 100 reais em maio e passa a ser vendida por R$ 150 reais em julho, verifica-se uma inflação de 50% no mês. Ocorre sempre que há procura maior do que a capacidade de uma economia produzir determinado bem ou serviço.
Em resumo, a inflação pode ser de oferta – quando há escassez de produto – ou de demanda – quando a procura é maior do que a quantidade ofertada. No Brasil, vivemos atualmente um período de inflação de demanda, haja vista que o aquecimento econômico deixou as pessoas com maior poder aquisitivo, o que expandiu o consumo, ao mesmo tempo em que a produção não conseguiu acompanhar este crescimento.
Vamos a grande pergunta - O que a inflação muda na vida do trabalhador? O salário mínimo é reajustado somente uma vez no ano, então, um aumento no índice de inflação representa a queda do poder aquisitivo do nosso dinheiro em relação à elevação dos preços de bens e serviços. Quando vamos ao supermercado e verificamos o aumento dos preços dos produtos, certamente é por conseqüência do aumento da inflação, e o salário não aumenta no mesmo ritmo, portanto, diminui o poder de compra da população.
Bem por isso, constatamos que a inflação está bastante presente na nossa vida cotidiana, portanto devemos compreender bem do que ela se trata e entender como ela influencia em nossa comunidade em âmbito familiar, mas também em toda a sociedade.
Jacqueline Campos Vieira
Economista
[email protected]
(77)9998-6375
06
Mai/13 |
Dr. Mário Machado: "Lei Maria da Penha" |
Ainda que eu tenha as minhas reservas quanto a esta lei, o que já disse em diversas ocasiões, não posso negar a sua importância na nossa sociedade e mais, no quadro de leis que vigoram em nosso país, tanto pelo conteúdo quanto pela sua própria evolução. Este tema foi solicitado por uma leitora do Blog do Sigi Vilares e, promessa feita é promessa cumprida.
Um ponto a ser frisado, não precisa estar casado de papel passado para que seja caracterizada a violência doméstica, o casal que mantém união estável com a intenção de formar família e que, mesmo que um dos dois ou os dois ainda mantenham casamento civil com outros, está caracterizado a relação doméstica
Esta lei tem a intenção de proteger a mulher de todo tipo de violência doméstica, seja ela física (agressões corporais de toda natureza) assim como as psicológicas (ofensas morais, xingamentos, humilhações) mas também visa a proteger a questão patrimonial.
Analisando cada uma temos as agressões físicas, como o maior exemplo pratico dentro da realidade das relações, até porque deixa marcas visíveis, são fáceis de serem constatadas. Vai de um tapa até as agressões de maior gravidade.
As agressões psicológicas são as causam efeito muito mais profundo, pois alem de não deixarem marcas visíveis, como as agressões físicas, deixam marcas muito mais fortes, pois são carregadas por uma vida inteira e sem o menor constrangimento. Dentre as agressões psicológicas temos os xingamentos, as humilhações sejam em casa ou na rua, as ofensas a integridade da pessoa humana, ate mesmo com a redução a condição de escrava da relação, como em muitos casos até mesmo a imposição do sexo forçado, que também pode vir a ser considerado como uma agressão física.
No que diz respeito a proteção patrimonial, a lei entende que, normalmente, a mulher financeiramente falando é a parte mais fraca da relação, ate neste sentido mais recentemente houve uma mudança no projeto Minha Casa Minha Vida no qual o imóvel adquirido deve ser colocado no nome da mulher com a finalidade de, eventualmente, proteger o patrimônio para que ele não venha a ser usado de forma indiscriminada pelo homem.
Mas muito mais do que as novidades trazidas por esta lei querendo proteger a mulher, ainda não tempos policiais com super poderes para entrarem nas casas e prenderem os homens que praticam estes abusos contra suas mulheres, o mais importante para que esta lei funcione e de o resultado que é esperado é que haja a denuncia, haja a queixa na delegacia de policia civil, não invalidando chamar a policia militar em um primeiro momento que conduzirá agressor e vitima até a delegacia. Tem que denunciar, não se pode se calar quanto a este tipo de crime que ocorre entre quatro paredes.
Tem que haver a denuncia, pois é a única forma de se parar este tipo de crime e violência.
ESTA É A MINHA OPINIÃO!!!
Dr. Mário Machado
06
Mai/13 |
O novo endereço de sua empresa |
Os invasores
Àrea sendo invadida
Pessoas com carros e motos vão ao local para invadir lotes
Os proprietários de terras em volta da cidade de Santa Rita de Cássia pedem socorro, pois não estão se sentindo inseguros, temendo que seus terrenos venham a ser invadidos a qualquer momento.
Aí estão algumas fotos que tirei da última invasão. Eles invadem e a polícia nem lá vai.
Ninguém toma providências. Vale lembrar que todos os lotes invadidos têm dono e documentação.
Att. M.A.A
Os profissionais do SAMU tiveram aulas teóricas e...
...E práticas de novas tècnicas de salvamento.
Seja no solo ou...
...Na água, o SAMU tem que estar preparado.
Luís Paes Lemes, coordenador SAMU Barreiras, enfermeira Silvana Isabel, Nei Jeferson Cardoso Fróis e Felipe Antônio Sardinha
Parte dos profissionais que participaram do treinamento
O Grupo Paes Lemes promoveu entre os dias 3 e 6 de maio curso de capacitação para profissionais do SAMU, no Colégio Jardim Imperial, em Barreiras. Participaram médicos e enfermeiros do SAMU, além de socorristas convidados de Angical, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, São Desidério e Wanderley.
O curso teve como instrutores Luís Paes Lemes, proprietário da instituição, Nei Jeferson Cardoso Fróis e Felipe Antônio Sardinha. O grupo Paes Leme, de instrução de atendimento pré-hospitalar, é de Pirassununga (SP), e atua há 22 anos em resgates aéreos, em rodovias, em águas e outras situações de risco.
Por meio de aulas teóricas e práticas foram apresentados métodos de salvamento (socorros a bebês, crianças e adultos, deitados no chão; socorro a vítimas sentadas, dentro de veículos, dentro de túneis, dentro do rio ou piscina, em morros ou lugares de alto risco).
Em entrevista ao Blog do Sigi Vilares, o proprietário e instrutor do grupo Paes Lemes, disse que os barreirenses estão em boas mãos. “Aqui, muitos dos profissionais do SAMU já tem noção ou prática do que foi passado. O curso lhes proporcionará aperfeiçoamento", disse.
O instrutor ainda elogiou o grupo. "Se um dia eu me acidentar, gostaria de ser atendido por este pessoal que está aqui. Já tenho 22 anos de experiência e passei por vários lugares no Brasil treinando equipes de socorristas. O trabalho aqui é de boa qualidade”, afirmou.
A coordenadora Silvana Isabel tem se orgulhado da equipe ter a oportunidade de se capacitar. “Em qualquer situação que o socorrista se deparar, ele vai ter condições para socorrer a vítima”, disse.