As equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militar têm intensificado suas atividades durante este período do ano, em que as ocorrências de incêndios em vegetação tendem a aumentar devido às condições climáticas. Na última segunda-feira (23), sete ocorrências foram atendidas nas cidades de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, destacando a importância do trabalho incansável dos bombeiros para conter os focos de incêndio.
Um dos casos mais preocupantes ocorreu na BA-459, na estrada das cachoeiras do Acaba Vida e Redondo. O incêndio em vegetação bloqueou a passagem de carretas pela via, demandando uma atuação rápida e eficaz das guarnições. As equipes se deslocaram até o local e, após uma análise da situação, iniciaram o combate utilizando linhas de mangueira, conseguindo extinguir o fogo por completo durante a madrugada. A ação foi crucial para restabelecer a circulação dos veículos na região.
O Corpo de Bombeiros aproveita a oportunidade para alertar a população sobre a gravidade dos incêndios em vegetação, que podem ser considerados crimes ambientais quando provocados intencionalmente. O uso do fogo em áreas de vegetação é proibido e pode causar danos irreparáveis à fauna, à flora e até mesmo à segurança das pessoas. Os bombeiros também reforçam a necessidade de cuidados redobrados, como não descartar bitucas de cigarro em locais de risco e evitar o uso de fogo para limpeza de terrenos. A conscientização e a colaboração da sociedade são fundamentais para prevenir tragédias ambientais e preservar o meio ambiente.
24
Set/24 |
Governo Lula vai editar nova regra sobre abordagens policiais a suspeitos, uso de armas e algemas |
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai editar uma portaria impondo novas diretrizes para uso da força e que terão que ser seguidas pelas polícias militar e civil de todo o País. As regras também valerão para as guardas municipais. A proposta define o emprego de armas de fogo apenas como “último recurso”, limita as circunstâncias em que alguém pode ser “revistado” e, ainda, exige justificativa por escrito em caso de uso excepcional de algemas.
O ponto a ponto
• Entenda as principais mudanças propostas
O texto atualiza as diretrizes previstas em uma portaria de 2010 ao reunir, em uma nova portaria, leis, recomendações, possibilidades tecnológicas, decisões judiciais e decretos que estavam dispersos. Segundo técnicos do governo, o objetivo é reduzir a letalidade das forças de segurança.
Caso um Estado não siga a futura cartilha, poderá deixar de receber cota do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) voltada a ações de uso da força, como compra de equipamentos especiais. Até então, o governo só tinha a obrigação de “considerar a observância das diretrizes” para fazer os repasses. A mudança nesse dispositivo visa uma “indução que facilite a adesão à diretriz”.
Procurado, o Ministério da Justiça informou, por meio de nota, que realizou na semana passada um seminário para tratar do tema e receber novas contribuições. “O documento segue em trâmite interno. Portanto, o prazo para a publicação e a possibilidade de consulta pública estão sendo analisados e serão divulgados assim que definidos”, diz a Pasta.
Em 2023, agentes da segurança pública mataram 17 pessoas por dia. Ao todo, foram 6.393 mortes por intervenção policial, segundo dados compilados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública. A violência policial está em alta na última década e desde 2018 as polícias matam pelo menos 6 mil a cada 12 meses.
Um grupo de trabalho coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, vem discutindo a nova diretriz nacional desde janeiro e, no início de setembro, chegou a uma primeira versão. Participaram representantes das polícias e de pastas como a dos Direitos Humanos e a da Igualdade Racial.
O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), Sandro Avelar, disse que o colegiado só vai ter uma posição formal sobre a minuta a partir da próxima reunião, em outubro. O Consesp é uma das entidades incluídas no grupo de trabalho.
“Preciso ouvir os colegas secretários antes. Há diferentes pontos de vista de acordo com os Estados, que têm linhas diferentes, pontos de vistas diferentes sobre a atuação”, afirmou Avelar, que é chefe da pasta de segurança no Distrito Federal.
A iniciativa do ministério desagrada a “bancada da bala”. “É falta de ter o que fazer, pura incompetência. O policial hoje não pode trabalhar e o governo quer agir como se o Brasil fosse um país sem violência. Isso é um desserviço e vamos reagir a mais esse absurdo. O governo entende de segurança pública como um cavalo tocar piano”, disse o deputado Alberto Fraga (PL-DF), presidente do colegiado.
O presidente do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares, coronel Cássio Araújo de Freitas, de São Paulo, não comentou.
Integrante do grupo de trabalho, o presidente da Associação Nacional dos Guardas Municipais do Brasil, Reinaldo Monteiro, disse que as novas diretrizes trazem segurança aos policiais e à sociedade. “O trabalho realizado por esse GT [grupo de trabalho] vai melhorar bastante a vida do policial e vai deixar mais claro para a sociedade como e quando o policial deve usar a força. É fundamental que ela saiba. A ideia central é ter uma norma clara, que respeite os direitos humanos, seja objetiva, de fácil entendimento para a sociedade e reduza episódios que envolva uso excessivo da força”, afirmou.
As guardas municipais são uma força de segurança pública em franca expansão no Brasil, com cerca de 100 mil homens. Como mostrou o Estadão, em muitos casos elas são atreladas à vontade política de prefeitos e uma maioria não cumpre todos os critérios exigidos pela lei que as disciplina.
Com um controle externo menos rigoroso do que o das polícias, as “polícias municipais” também têm sido criticadas por excessos Brasil afora. O tema ligou o alerta do Conselho Nacional do Ministério Público, que criou uma Ouvidoria de Combate à Violência Policial. O primeiro acordo de cooperação do novo canal foi realizado com a associação dos guardas.
Uma minuta da nova portaria deve ir para consulta pública em breve. A elaboração do documento ainda tramita na pasta chefiada pelo ministro Ricardo Lewandowski.
A avaliação do Ministério da Justiça é a de que faltam “protocolos claros” para uso da força das polícias, o que resulta em problemas de formação dos profissionais da segurança. E a consequência é o uso inadequado da força por agentes públicos e o efeito reverso de crescimento da violência.
Entre os casos de violência policial no País, o da Bahia é o mais problemático para o governo Lula tanto no aspecto humano quanto pelo lado político. A cada quatro mortos pela polícia no Brasil no ano passado, um foi em solo baiano. Foram 1.699 casos. O PT governa o Estado há 17 anos e virou sócio da escalada geral da violência, tema crescente na preocupação dos brasileiros e que se tornou ponto crítico na avaliação do governo federal.
Entenda as principais mudanças propostas
As diretrizes do governo federal para uso da força, em vigor hoje, estão dispostas na Portaria Interministerial 4.226, de 2010. O Ministério da Justiça criou um grupo de trabalho em janeiro para atualizar o documento publicado 14 anos atrás. Confira as novas propostas e a comparação com as diretrizes atuais para os temas a seguir:
Uso de arma de fogo:
A proposta: uso como medida de último recurso.
Como é hoje: não disparar contra pessoas, a não ser em casos de legítima defesa ou contra perigo iminente de morte ou lesão.
Objetivo: “aprimorar” a regra para que ela fique alinhada com princípios contemporâneos do uso da força.
Gerenciamento de crise:
Planejamento de operações
A proposta: planejar operações estrategicamente considerando informações de inteligência para reduzir riscos e uso inadequado da força.
Como é hoje: não existe uma diretriz geral específica
.
Gravação
A proposta: fazer gravação de vídeo das operações sempre que possível.
Como é hoje: não existe uma diretriz geral específica.
Tomada de decisão
A proposta: documentar e justificar todas as decisões tomadas durante operações
Como é hoje: sem diretriz geral específica.
Objetivo: alinhar a diretriz à Lei do Sistema Único de Segurança Pública, à resolução do Conselho Nacional do Ministério Público e acolher sentença de 2017 da Corte Interamericana dos Direitos Humanos no caso das chacinas cometidas em 1994 e 1995 na Favela Nova Brasília, no Rio de Janeiro.
Abordagens de suspeitos e buscas em casas
Regras para “revista”
A proposta: o policial deverá informar de forma clara o porquê de o cidadão estar sendo abordado e, ainda, os direitos que ele tem.
Como é hoje: sem diretriz geral específica.
Produção de dados
A proposta: registrar o nome do cidadão abordado, as razões para a “revista” e os procedimentos adotados
Como é hoje: sem diretriz geral específica.
Casos de ‘fundada suspeita’ para abordagem
A proposta: para uma abordagem por “fundada suspeita” deve haver indícios de posse de arma ou outro objeto que indique delito; elementos subjetivos não são suficientes.
Como é hoje: sem diretriz geral específica
Buscas dentro de casa
A proposta: pedir e registrar o consentimento do morador quando não houver mandado judicial para busca domiciliar.
Como é hoje: sem diretriz específica
Objetivo: garantir proteção a direitos fundamentais, transparência e uma atuação legal das autoridades; também leva em conta decisão do STF em um caso que apontou necessidade da “fundada suspeita” para abordagens.
Utilização de algema
A proposta: apenas quando houver resistência à ordem, risco de fuga ou perigo à integridade física de alguém; uso excepcional deve ser justificado por escrito.
Como é hoje: sem diretriz específica
Objetivo: deixar mais explícito os procedimentos para uso de algema à luz da legislação brasileira, de regulamentos anteriores e da Súmula Vinculante 11 do STF.
No início da manhã de ontem, segunda-feira, 23, por volta das 7h, ocorreu um atropalamento com vítima fatal na rotatória do bairro Vila Amorim, na BR 135, em Barreiras.
João Batista de Menezes, de 65 anos, ao atravessar a rotatória, acabou sendo atingido por uma carreta que trafegava no local, sentido Anel Viário. Ele não resistiu e veio a óbito no local.
Está na hora de sair dirigindo o carro que sempre desejou, com parcelas que se ajustam ao seu orçamento. Na JK Veículos, nossa missão é encontrar o veículo perfeito para você, com condições que fazem caber seu sonho no seu bolso.
🔍 Por que escolher a JK Veículos?
✅ Variedade de modelos para todos os gostos
✅ Atendimento personalizado e de qualidade
✅ Condições de pagamento flexíveis
Não perca tempo! Faça já sua simulação e descubra como é fácil adquirir o seu próximo carro.
📞 Ligue agora: (77) 99954-0350
📍 Visite-nos: Av. Antônio Carlos Magalhães, 936
Venha para a JK Veículos e dê a partida no seu novo estilo de vida!
#JKVeículos #Veículos #Financiamento #Seminovo #BarreirasBahia
Dois homicídios foram registrados neste final de semana em Luís Eduardo Magalhães.
1º homicídio:
O primeiro caso foi no último sábado, 21, onde Leudimar da Silva Alves, 46 anos, natural de Iracema/CE que foi morto a pauladas no bairro Jardim das Oliveiras, em LEM.
De acordo com informações, a vítima estava num estabelecimento comerciando consumindo bebidas alcoólicas, onde acabou tendo uma confusão entre ele e entregadores de bebidas, havendo a agressão física na briga e o mesmo acabou vindo a óbito no local.
Uma equipe do SAMU e PM estive no local e o corpo removido para o IML de Barreiras para necropsia.
2º homicídio:
O segundo caso foi no último domingo, 22, tendo Jakson Neres de Souza, de 36 anos que foi morto a golpes de faca e uma mulher ferida no bairro Santa Cruz, em LEM.
Segundo informações, uma mulher acabou desferindo golpes de faca no companheiro. Uma equipe do SAMU chegou socorrer a vítima para a UPA, mas o mesmo não resistiu e veio a óbito.
A PM registrou o caso e o corpo foi removido também para o IML de Barreiras.
A ampliação e modernização do Aeroporto de Barreiras finalmente terá andamento. Nesta segunda-feira (23), o governador Jerônimo Rodrigues assinou a ordem de serviço para a licitação da reforma e ampliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto de Barreiras, durante uma cerimônia que contou com a presença de diversas lideranças regionais e empresariais.
Movimento Decola Oeste celebra avanço
Representantes do Movimento Decola Oeste, que foi criado para acompanhar e fiscalizar o desenvolvimento dessa importante obra, também marcaram presença no evento. “O Aeroporto Regional do Oeste representa avanço na saúde, na educação, na prestação de serviços, no turismo e na geração de emprego e renda, gerando ainda mais oportunidades para esta terra tão rica”, destacou Geovani Zorzo, presidente da CDL de Barreiras.
A obra, que está estimada em R$ 44,1 milhões, faz parte do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e vai melhorar significativamente a infraestrutura do aeroporto, trazendo mais segurança e eficiência para o transporte aéreo na região. Além disso, outra licitação será lançada para a construção de um novo terminal de passageiros, o que deve fortalecer ainda mais o papel do aeroporto no desenvolvimento regional.
Investimento em infraestrutura aeroportuária e portuária
Durante o evento, o governador anunciou que o estado da Bahia receberá mais de R$ 5,6 bilhões em investimentos para melhorar as infraestruturas aeroportuária, portuária e hidroviária, em parceria com o Governo Federal. “Nossa meta é colocar toda a cadeia de aeroportos e aeródromos para funcionar, promovendo uma malha aérea regional eficiente”, afirmou Jerônimo Rodrigues.
Presenças e apoio do setor agrícola
Entre os participantes da cerimônia estavam o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, além da secretária de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, Jusmari Oliveira. O Movimento Decola Oeste, representado por líderes como Gil Areas, Geovani Zorzo, Ricardo Scartazzini e Hebert Andrade, foi um dos grandes incentivadores dessa obra. O setor agrícola também mostrou seu apoio, com presenças marcantes de representantes da Aiba e Abapa, como Moisés Schmidt, Odacil Ranzi e Alessandra Zanotto, reforçando o impacto positivo do projeto para o agronegócio regional.
Essa obra promete ser um marco no crescimento de Barreiras e de toda a região Oeste, beneficiando não só o transporte, mas também a economia e os serviços essenciais à população.
Na noite da última sexta-feira (20), por volta das 23h, equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militar foram acionadas para combater um incêndio em uma residência localizada na Rua Pernambuco, no bairro Barreirinhas, em Barreiras, próximo ao Posto de Saúde.
Os bombeiros chegaram ao local com a viatura Auto Bomba Tanque e encontraram os moradores tentando conter as chamas. Demonstrando agilidade e precisão, a equipe utilizou três lances de mangueiras para controlar o fogo e realizar o rescaldo, extinguindo completamente o incêndio.
Embora o incidente tenha causado danos materiais, a atuação rápida dos bombeiros impediu que o fogo se alastrasse para outros cômodos da residência e para casas vizinhas. Felizmente, não houve vítimas.
A saúde de Ibotirama acaba de ser reforçada com a aquisição de uma nova ambulância. O veículo foi entregue nesta terça-feira (24) em uma cerimônia realizada em Salvador, que contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e da secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, entre outras autoridades.
A cessão da ambulância faz parte de uma série de ações voltadas para melhorar o atendimento à população. O veículo foi adquirido por meio de uma emenda do deputado Raimundo Costa, que destacou a importância de fortalecer a rede de saúde no interior.
Assim como outras aquisições recentes, a chegada do veículo representará um avanço significativo para o município, permitindo um atendimento mais ágil e eficiente em situações de urgência e emergência. O secretário de Saúde de Ibotirama, Ademilton Mendonça, esteve presente na cerimônia e recebeu o novo equipamento em nome do município.
24
Set/24 |
Na compra de 4 pneus na FAMA MOTORS MITSUBISHI você ganha alinhamento e balanceamento grátis!!! |
Diversas perturbações do sossego foram atendidas pela GCM durante a semana.
Cerca de 20 (vinte) ocorrências de perturbação do sossego, em diversos bairros da cidade de Luís Eduardo Magalhães, foram registradas entre os dias 17 à 23 de setembro de 2024, não havendo a necessidade de intervenção direta dos agentes da GCM-LEM, devido abordagem tranquila e ao bom entendimento dos cidadãos a solicitação de desligamento e/ou diminuição do volume.
GCM atende chamado de briga de vizinhos
Durante o dia 17/09 a Guarnição foi solicitada via central de atendimento a comparecer no bairro Vista Alegre devido a uma briga. Quando chegaram no local, a vítima informou que a discussão se iniciou pois a mesma estava limpando sua casa e um pouco de água molhou a residência da vizinha. A vizinha incomodada com a situação começou a xingar a vítima, e logo após partiram para agressão. A vítima informou que gostaria de prosseguir com a denúncia e ambas foram encaminhadas ao DISEP, ficando a disposição das autoridades.
Guarda Civil atende denúncia de abandono de animal
Durante a manhã de quarta-feira (18/09), a GCM recebeu uma denúncia de um animal em situação de abandono e maus tratos no bairro Mimoso II. Quando chegaram no local, identificaram o animal sendo um cachorro abandonado e aparentando estar doente. Solicitaram apoio do órgão responsável e o cão ficou sob os cuidados da "É o Bicho”.
GCM realiza abordagem em situação de vias de fato, ameaça e difamação
No dia 20/09 a guarnição ao realizar rondas no bairro Jardim das Oliveiras, foram abordados por alguns cidadãos que relataram haver uma confusão entre os vizinhos. Ao chegarem no local, a guarnição presenciou as ameaças e agressão física entre os envolvidos.
Devido a tal, todos os envolvidos foram encaminhados para o DISEP.
Guarda Civil é acionada para averiguar situação de compra de votos
Ao fim da tarde do dia 20/09 a GCM foi acionada via 153, para comparecer no bairro Santa Cruz.
Segundo o relato, alguns indivíduos estariam realizando cadastros de forma ilegal e ‘comprando votos'. Ao chegarem no local e realizar a abordagem, os organizadores desobedeceram, resistiram e desacataram os Guardas no exercício da função.
Ao revistarem o local, encontraram xerox de documentos pessoais, títulos eleitorais dos cidadãos ali presentes, bandeiras de partido, “santinhos” e havia uma equipe médica realizando atendimento em troca dos votos.
Dois dos envolvidos na organização foram encaminhados ao DISEP ficando a disposição das autoridades (o terceiro elemento evadiu-se do local).
GCM atende denúncia de ameaça
Durante a manhã de sábado (21/09), a GCM foi informada de um situação de ameaça no bairro Top Park, e se encaminharam então ao local. A vítima relatou que o homem estava por perto pois quando avistou a viatura partiu em fuga. Com a descrição física do homem, a equipe saiu em busca do mesmo que foi encontrado nas redondezas do bairro, ambos vítima e agressor foram encaminhados ao DISEP.
Guarda Civil presencia acidente automobilístico
Ao realizar rondas no dia 21/09, no bairro Conquista próximo ao estádio municipal, a equipe deparou-se com uma aglomeração de pessoas e ao se aproximarem e questionar os cidadãos ali presentes souberam que se tratava de um acidente entre um carro e uma bicicleta. O motorista após a colisão evadiu-se do local deixando o indivíduo de bicicleta no local.
Como havia uma viatura da PM nas redondezas, os mesmos foram atrás do infrator e o encaminharam ao DISEP. O senhor da bicicleta ficou sob os cuidados da equipe da SAMU, e a SUTRANS foi acionada para reter o veículo no pátio da secretaria responsável.
GCM presencia situação de embriaguez no trânsito
Durante rondas no bairro Centro, a equipe se deparou com um indivíduo conduzindo a motocicleta de forma suspeita.
Devido a tal, foi dada ordem da parada que foi desacatada pelo homem. O mesmo tentou evadir-se do local mas desequilibrou-se colidindo com a viatura e caiu, novamente tentou fugir, dessa vez a pé, mas foi contido pela equipe.
A equipe de Agentes de Trânsito foi solicitada para recolher o veículo e o homem foi encaminhado ao DISEP.
Guarda Civil atende chamado de Maria da Penha
No domingo (22/09), em rondas no bairro Jardim das Acácias a guarnição foi parada por cidadãos que relataram uma situação de possível agressão contra a mulher ali próximo. Ao chegarem no local, a vítima confirmou as agressões sofridas, foram então ambos encaminhados ao DISEP.
As operações Praça Segura têm sido realizadas desde o começo do ano de 2024, visando a verificação e o reforço da segurança em todas as praças do município, com o intuito de instaurar a ordem e paz para todos que utilizam esses locais públicos de lazer.
Além da operação Praça Seguras, as rondas tem se estendido aos comércios e Zonas Rurais da Cidade.
*A Guarda Civil Municipal reforça que qualquer situação suspeita ou denúncias podem ser informadas para a central telefônica 153, (77) 99802-9972, ou através do WhatsApp (77) 3628-3862.
Na manhã desta sexta-feira (20), guarnições da 2ª CIA BM em Luís Eduardo Magalhães, pertencente ao 17° Batalhão de Bombeiros Militar (17° BBM) de Barreiras, foram acionadas para combater um incêndio em um moinho de trigo localizado na BR-242, no setor industrial de Luís Eduardo Magalhães.
De acordo com relatos de populares, uma explosão foi seguida por um incêndio. Ao chegarem no local, os bombeiros constataram que a explosão ocorreu no exaustor de impurezas durante uma manutenção. No entanto, a intervenção direta dos bombeiros não foi necessária, pois a brigada de incêndio da empresa já havia controlado a situação.
Os militares realizaram uma varredura no local para garantir que não havia mais riscos e, em seguida, forneceram orientações aos responsáveis pela empresa. Felizmente, ninguém ficou ferido. O Corpo de Bombeiros pode ser acionado através da central 193.
24
Set/24 |
Superintendente da PRF na Bahia reforça que não haverá bloqueios das vias durante as eleições |
Durante entrevista coletiva realizada pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) para apresentar o planejamento para a Operação Eleições 2024, nesta terça-feira (24), no Centro de Operações e Inteligência (COI), no CAB, o superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia, Vagner Gomes, reforçou que não haverá bloqueios nem blitzs das vias durante as eleições.
"Nosso principal objetivo é garantir a fluidez do trânsito, garantir que o eleitor possa sim se locomover até a sua zona eleitoral e exerça o direito do voto, exerça sua democracia na plenitude", disse.
No encontro, o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, representantes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), do Ministério Público Eleitoral (MPE), do Ministério Público Estadual (MP), das Polícias Militar, Civil, Técnica, Federal e Rodoviária Federal, além do Corpo de Bombeiros apresentaram os seus planos de atuação para o pleito municipal.
24
Set/24 |
Aproveite a grande oportunidade! |
✅01 mês de curso;
✅Certificado reconhecido nacionalmente;
✅100% presencial.
Garanta já sua vaga e invista no seu futuro profissional.
Não perca essa chance única de se qualificar e crescer na carreira. Inscreva-se agora (77) 9.9850-3073 📲
No último domingo, 22, um motociclista morreu vítima de uma colisão com um veículo Fiat Strada, próximo a localidade da Prainha, em Barreiras.
Segundo informações, o condutor do veículo Fiat Strada ao acessar para entrar na Prainha, acabou atingindo o motociclista que vinha no sentido contrário.
Uma equipe do SAMU esteve no local, mas o motociclista identificado por Luciano Borges Gomes de 39 anos, acabou não resistindo e vindo a óbito.
A Polícia Militar registrou o sinistro de trânsito.
O candidato a prefeito de Barreiras, Tito (PT), com o apoio do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues, participou de uma série de compromissos políticos no final de semana, acompanhado de seu vice Emerson (Avante). A agenda, que teve foco na zona rural do município, foi marcada por reuniões com apoiadores e lideranças locais, onde Tito ouviu demandas urgentes da população.
“Com essa tríplice aliança entre Barreiras, Bahia e Brasil, vamos realizar as mudanças necessárias para melhorar a qualidade de vida das pessoas e também dos visitantes. Faltam poucos dias para depositarmos o voto da mudança no dia 6 de outubro, e nosso Plano de Governo Participativo (PGP) está estruturado para devolver Barreiras aos barreirenses”, afirmou Tito.
Em seu Plano de Governo Participativo, Tito se comprometeu com ações de infraestrutura e desenvolvimento para a cidade. “Vamos trabalhar em várias frentes, como combate às enchentes, recuperação de pontes e estradas, incentivo à agricultura familiar com fornecimento de água e energia elétrica, coleta regular de lixo e a criação de uma Ceasa para que os agricultores familiares possam comercializar seus produtos. Vamos dar dignidade aos feirantes das feiras livres da cidade, retirando o esgoto que corre a céu aberto, construir banheiros e cobrir a feira da Vila Rica, garantindo dignidade para nossa população”, ressaltou.
Apoio à agricultura familiar
Tito esteve com apoiadores do candidato a vereador Mateus Medrado (PSD), no Riacho do Corrente. Em seguida participou de uma reunião com a militância da candidata Marilha Matos (PT), na Comunidade Lavras do Rio Branco. E se reuniu com amigos do candidato Vivi Barbosa (PSB), na Comunidade Sítio do Livramento, e encerrou o dia com um encontro junto a lideranças evangélicas.
Durante as visitas, os moradores das comunidades rurais manifestaram uma série de queixas, incluindo a falta de apoio à agricultura familiar, escassez de água, ausência de coleta de lixo e dificuldades no acesso à saúde. Na Comunidade de Sítio do Livramento, a moradora Soraia Aparecida Bezerra Guedes relatou que uma reforma na ponte da localidade criou problemas de enchente.
“Sofremos com enchentes há anos no riacho desde que a prefeitura fez a manutenção na ponte e estreitou as margens do riacho”, explicou Soraia. Tito reafirmou seu compromisso de resolver esses problemas e destacou a força de uma aliança entre Barreiras, o estado da Bahia e o governo federal para trazer soluções concretas.
Duas novas UPAs
Além das propostas estruturantes, Tito destacou as ações planejadas para a área da saúde, incluindo a construção de duas novas UPAs, a criação de um Hospital Universitário em Barreiras, a retomada do Emily Raquel para o atendimento infantil 24 horas e o desenvolvimento de um sistema de saúde mental com equipes multidisciplinares. “Vamos também reforçar o quadro de agentes comunitários de saúde e implantar o serviço de telesaúde para garantir atendimento mais amplo e acessível”, disse Tito.
Ainda falando sobre o seu planejamento para a saúde, Tito disse que assim que assumir o comando da administração municipal, “a prefeitura irá comprar unidades móveis e equipá-las para atendimento médico e odontológico para a zona rural, além de reforçar e requalificar o quadro de agentes comunitários de saúde e de endemias
O candidato também ressaltou o potencial turístico das áreas rurais de Barreiras, que podem gerar emprego e renda para as comunidades.
Turismo ecológico
“Por ser uma terra abençoada com belezas naturais, podemos desenvolver em várias localidades da zona rural o turismo ecológico, de receptividade e ainda criar um circuito gastronômico. Cada localidade pode desenvolver pratos típicos, atraindo visitantes e gerando novas oportunidades”, acrescentou Tito.
24
Set/24 |
HE-NET - DO SEU JEITO! A maior da Bahia! |
Na noite da última quinta-feira (19), por volta das 19h30, equipes da 2ª Companhia de Bombeiros Militar do 17°BBM foram acionadas para combater um incêndio em uma empresa de comunicação visual, localizada na Avenida Kiichiro Murata, no bairro Altos do Cerrado, em Luís Eduardo Magalhães.
O fogo começou no interior da empresa, que já estava fechada, e se espalhou rapidamente, gerando uma espessa nuvem de fumaça. As equipes do Corpo de Bombeiros, com apoio de brigadistas e caminhões-pipa de empresas privadas, utilizaram dois caminhões para combater as chamas. A operação durou cerca de três horas e foi realizada com sucesso, garantindo a segurança no local.
A Defesa Civil, a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar, representada pela 85ª CIPM, prestaram suporte às equipes de combate. Além disso, a Coelba desligou a rede elétrica para assegurar a segurança dos trabalhadores.
Na madrugada desta sexta-feira (20), equipes do 17° Batalhão de Bombeiros Militar foram acionadas por volta das 3h30 para combater um incêndio em uma madeireira no bairro Morada Nobre, em Barreiras. Ao chegar no local, os bombeiros verificaram que as chamas haviam se iniciado em uma área de vegetação próxima e, rapidamente, se alastraram, atingindo parte da madeira e do maquinário da empresa.
A ação rápida dos bombeiros foi crucial para evitar maiores danos. Utilizando linhas de mangueiras, eles conseguiram conter a propagação do fogo, impedindo que as chamas alcançassem o estoque de madeira e as edificações vizinhas. Aproximadamente 72 mil litros de água foram usados na operação de combate ao incêndio, que foi controlado por volta das 7h20.
Para garantir que o incêndio estivesse completamente extinto, uma retroescavadeira, fornecida pelo filho do proprietário, foi utilizada no processo de rescaldo, permitindo que os bombeiros apagassem brasas remanescentes e eliminassem qualquer risco de reignição. O 4º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC) também prestou apoio com o envio de um caminhão-pipa, contribuindo para o sucesso da operação.
Na noite de terça-feira, 17, por volta das 21h, a Rondesp Oeste apreendeu drogas na rua Natécio de Lucena da Nóbrega, no bairro Vila Dulce, em Barreiras.
Na manhã desta quarta-feira (18), por volta das 10h15min, uma guarnição do TOR da CIPRv/Barreiras realizava patrulhamento tático no perímetro urbano da cidade de Angical, quando avistou uma motocicleta Honda CG 160 START, de Cor Azul, com a placa de identificação dobrada.
Ao realizar o procedimento de identificação veicular notou-se adulteração no chassi e no número do motor. Após analise minuciosa foi possível identificar a placa original, para a qual há uma restrição de roubo no dia 31/10/2023, conforme B.O registrado em Salvador. Na ocasião, uma mulher se apresentou declarando ser a proprietária.
Diante dos fatos, a motocicleta e a suposta proprietária foram apresentadas à autoridade competente na Delegacia de Angical, para adoção das medidas c
Nesta segunda-feira, 17, o Comando de Policiamento da Região Oeste está realizando a 31ª edição da Operação Força Total, no Oeste da Bahia.