02
Ago/24 |
Faça um curso de Frentista na Referência |
⚠️🔊 ÚLTIMOS DIAS PARA FAZER SUA MATRICULA EM UM DE NOSSOS CURSOS, POR APENAS R$ 89,90 * ⚠️🔊 CURSO COMPLETO DE FORMAÇÃO DE FRENTISTA COM AULA PRÁTICA NI POSTO DE COMBUSTÍVEL⛽⛽
Mais informações no WhatsApp: 77 9.8813-8824
https://api.whatsapp.com/send?phone=5577988138824
Atenção, motoristas! 🚨 Você sabia que pequenos hábitos podem salvar vidas? ⚠️ Respeitar a placa de PARE 🛑, evitar o uso do celular ao volante 📵, dar prioridade aos pedestres na faixa 👣, e manter o seu veiculo protegido ⚓️, são atitudes simples que fazem toda a diferença.
Compartilhe este vídeo e ajude a espalhar essa mensagem vital. Juntos, podemos construir um trânsito mais seguro para todos! 🌟
#ProteçãoVeicular #PrevençãoNoTrânsito #SegurançaParaTodos #JuntosSalvamosVidas
Você conhece nosso Atendimento digital? Para orçar seus exames laboratoriais, tirar dúvidas, realizar seu cadastro ou agendar sua coleta domiciliar, é só acessar o link. 🔗 atendimento.redesaocamilo.net Assim, você evita deslocamentos e esperas. Rede São Camilo. Você conhece, você confia 💙
#LemBa #RedeSaoCamiloBa #Saúde #ExamesLaboratoriais #AtendimentoOnline #RedeSãoCamilo
02
Ago/24 |
Vagas de emprego na Mauricéa |
O Bartira Fest, a maior casa de eventos de Barreiras, ficou lotada na noite desta quinta-feira (01/08), durante o lançamento oficial da candidatura de Tito e Emerson a prefeito e vice-prefeito. A convenção reuniu cerca de 6 mil apoiadores e lideranças políticas de peso, incluindo o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o deputado estadual Robinson Almeida, o secretário da Casa Civil e deputado federal licenciado Afonso Florence, a secretária de Desenvolvimento Urbano e ex-prefeita de Barreiras, Jusmari Oliveira, o secretário de relações institucionais da Bahia, Jonival Lucas, o secretário estadual do Avante na Bahia Pablo Barrozo, o ex-presidente do PT Jonas Paulo, prefeitos, vereadores, presidentes dos partidos e lideranças políticas.
Além da candidatura de Tito e Emerson, foram oficializadas as candidaturas de 120 candidatos a vereador dos nove partidos da coalizão: PT, PV, Avante, PSD, PCdoB, PSB, PRTB, Rede e PSOL, que se uniram em torno de um projeto comum para a cidade.
O governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância do engajamento político para o futuro de Barreiras e afirmou que a eleição de 6 de outubro será decisiva para o município. Ele ressaltou que um erro na escolha dos governantes pode resultar em serviços públicos deficientes, como saúde precária, falta de oferta de vagas em creches, escolas e infraestrutura inadequada.
Barreiras, Bahia e Brasil
"E meu compromisso é este, no dia 1º de janeiro, Tito, pode arrumar os projetos, porque aquilo que eu não puder fazer com o governo do Estado, eu vou pegar tua mão e vamos juntos à Brasília buscar recursos e projeto com o presidente Lula”, disse Jerônimo.
"Hoje, estamos aqui para referendar o nome de Tito e Emerson, dois líderes preparados para enfrentar os desafios de nosso município", declarou o governador, destacando a importância de uma liderança que trabalhe em parceria com os governos estadual e federal.
Em seu discurso, Tito agradeceu o apoio recebido de diversas lideranças políticas e destacou a aliança formada com os nove partidos. Ele expressou gratidão ao governador Jerônimo Rodrigues e a outros apoiadores pela confiança depositada em sua candidatura. Tito enfatizou a importância de parcerias com os governos estadual e federal para atender às necessidades da população em áreas como saúde, educação e saneamento básico.
Hospital Universitário
O candidato criticou a atual gestão por não ter realizado melhorias significativas em saúde e saneamento básico, e prometeu implementar um modelo de gestão eficiente e transparente. Tito anunciou planos ambiciosos, incluindo a construção de uma nova sede administrativa para Barreiras, com parcerias público-privadas, e a criação do primeiro hospital universitário do interior da Bahia em parceria com a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).
"Estamos prontos para trabalhar em prol de um futuro melhor para Barreiras", afirmou Tito, convocando os presentes a abraçar a causa de sua candidatura. Ele destacou que sua gestão será marcada pela eficiência e transparência, com foco em cuidar das pessoas e oferecer serviços públicos de qualidade.
O candidato a vice-prefeito, Emerson, destacou a importância da unidade e da esperança para o futuro de Barreiras. Ele expressou gratidão pelo apoio recebido e elogiou o governador Jerônimo Rodrigues por seu prestígio e apoio à candidatura. Emerson destacou a necessidade de um gestor com experiência para enfrentar os desafios financeiros do município e criticou a falta de parceria entre a gestão municipal e os governos estadual e federal.
Vitória e progresso
Ele mencionou Jusmari Oliveira, reconhecendo sua contribuição significativa para o saneamento básico da cidade, e enfatizou a necessidade de concluir o saneamento de Barreiras em parceria com os governos estadual e federal. Emerson pediu confiança no projeto liderado por Tito e destacou que, com apoio estadual e federal, a administração poderá transformar Barreiras. "A gestão de Tito será marcada pela vitória e progresso", concluiu.
Durante a convenção, Jusmari Oliveira fez um discurso carregado de emoção e esperança para o futuro de Barreiras. Ela ressaltou a importância da união e da mobilização para a campanha de Tito e Emerson, destacando a necessidade de mudanças significativas na cidade. Jusmari também fez críticas incisivas ao atual prefeito, evidenciando o descaso com as necessidades básicas da população.
"Tito e Emerson, agora é hora de intensificar a campanha, ir de porta em porta, e levar a mensagem que Barreiras espera há anos. Acredito que Tito será o prefeito que nossa cidade precisa, valorizando a saúde, os programas sociais e o funcionalismo público. Não é aceitável que um pai de família tenha que esperar semanas para um tratamento médico ou que os idosos não tenham acesso aos programas sociais necessários. Tito, tenho certeza de que você será o prefeito que ouvirá e atenderá as necessidades do povo, com dignidade e humanidade", declarou Jusmari.
União de esforços
A convenção foi marcada por um forte espírito de coletividade e determinação, com lideranças e cidadãos unidos em prol de uma Barreiras mais justa e desenvolvida. O evento destacou a união de esforços em torno de um projeto de desenvolvimento para o município, com o compromisso dos candidatos de trabalhar por melhorias significativas em áreas essenciais.
O Partido dos Trabalhadores (PT) lançou, nesta quinta-feira (1º), a candidatura de Tito à Prefeitura de Barreiras, cidade no oeste da Bahia. O político que já foi vereador e deputado federal tenta assumir o comando do município em chapa formada com o ex-vice-prefeito Emerson Cardoso (Avante).
O anúncio aconteceu no Bartira Fest, espaço situado às margens da BR-135. O locla foi lotado por apoiadores, tanto partidários quanto militantes, que se reuniram para demonstrar apoio à formalização da chapa majoritária.
Tito e Cardoso encabeçam a coligação "A mudança que acredito", composta por nove partidos: Avante, PCdoB, PV, PSD, PSB, PRTB, a federação formada entre PSOL-Rede e o próprio PT. Juntas, as legendas devem lançar 120 candidatos à Câmara Municipal da cidade.
A convenção partidária contou com a presença de lideranças como o governador Jerônimo Rodrigues (PT), a secretária de Desenvolvimento Urbano do Estado, Jusmari Oliveira e o secretário da Casa Civil, Afonso Florence. O senador Jaques Wagner (PT) desembarcou no aeroporto para manifestar apoio à chapa.
"Pela terceira vez sou candidato a prefeito, quero me colocar à disposição do nosso povo. Trabalharemos muito pela saúde pública de qualidade, obras de saneamento básico, e acima de tudo cuidaremos das pessoas de Barreiras", disse o candidato.
Carlos Tito Marques Cordeiro, o Tito, é natural de Santa Maria da Vitória. Advogado de formação e mestre em História, ele iniciou sua militância política e social através da Associação de Moradores do Bairro Vila Brasil.
Fez carreira no legislativo municipal, sendo eleito vereador de Barreiras, e depois na esfera federal, como deputado. O político também se candidatou a prefeito outras duas vezes, mas não venceu. Agora com 47 anos, tenta um resultado positivo no pleito de 2024.
O partido União Brasil lançou, nesta quinta-feira (1º), a candidatura de Otoniel Teixeira à Prefeitura de Barreiras, cidade no oeste da Bahia. Apoiado pelo atual governo, o vereador tenta se eleger em chapa com o advogado, professor e ex-procurador-geral do município Tulio Machado Viana.
O anúncio aconteceu no Clube dos Gaúchos, espaço situado na Vila Regina. Integrantes, aliados e apoiadores do grupo participaram da convenção que oficializou a chapa majoritária para o pleito eleitoral.
Otoniel e Viana lideram a coligação "Pra Barreiras continuar mudando", formada por seis partidos: PL, PDT, PRD, PSDB, Mobiliza e o próprio União Brasil (UB). Ao todo, 65 candidatos a vereador vão disputar cadeiras na Câmara Municipal da cidade.
Diversas lideranças participaram da convenção partidária, a exemplo do atual prefeito e presidente municipal do UB, Zito Barbosa, e a maioria dos vereadores da cidade. Otoniel destacou o trabalho do grupo para ouvir os pedidos da população e formular os projetos a serem realizados.
"Tenham certeza que as propostas de vocês, aquelas demandas que ainda estão sendo concluídas, que estão em andamento, estão no nosso plano de governo para que possamos dar seguimento nesse modelo de governo que deu certo".
Natural de Barreiras, da comunidade de São Vicente, o candidato Otoniel Nascimento Teixeira trabalhou em postos como office boy, cabeleireiro e até sub-gerente do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). Ele é graduado em Publicidade e Propaganda.
Na carreira política, se dedicou ao Poder Legislativo e foi vereador por três mandatos (2013-2024), chegando a assumir a Presidência da Câmara no biênio 2021-2022. Aos 47 anos, ele tenta um cargo no Executivo municipal pela primeira vez.
Na manhã desta quarta-feira (31), a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), por meio do diretor financeiro Hélio Hopp e da analista ambiental, Glaucia Araújo, prestigiaram a cerimônia de inauguração da Subestação Barreiras III e Alto Fêmeas, evento organizado pela Neoenergia Coelba.
As diretorias da Aiba e da Associação de Produtores de Algodão da Bahia (Abapa), juntamente com produtores rurais do oeste baiano, estiveram reunidos anteriormente, com a equipe da concessionária reforçando as solicitações para melhoria da qualidade do fornecimento da energia elétrica para o agronegócio que a cada dia cresce a pulso firme na região.
02
Ago/24 |
86ª CIPM apreende dois adolescentes suspeitos por tráfico de drogas em Santa Rita de Cássia |
Na madrugada de hoje, sexta-feira, 2, por volta da 0h15, a 86ª CIPM, apreendeu dois adolescentes de 16 e 17 anos, suspeitos por tráfico de drogas, no centro da cidade de Santa Rita de Cássia.
A guarnição do 3º PEL/PM encontrava-se em rondas no Centro, quando visualizou em via pública dois adolescentes suspeitos de tráfico de drogas, sendo que um deles dispensou uma embalagem pequena na cor branca.
Diante da fundada suspeita, foi dada voz de abordagem à dupla. Durante a busca pessoal, foram encontradas em posse dos abordados trouxinhas de cocaína, uma balança de precisão e dinheiro possivelmente proveniente da traficância.
Diante do fato, os dois envolvidos foram conduzidos para a Central de Flagrantes para adoção dos procedimentos relativos ao ato infracional análogo ao crime de tráfico ilícito de entorpecentes.
Salienta-se que ambos os apreendidos já haviam sido conduzidos em fevereiro deste ano, também por tráfico de drogas em Santa Rita de Cássia, além de registros anteriores por receptação e tráfico de entorpecentes em Brasília/DF.
Na noite de ontem, um caminhão carregado com caixas de óleo diesel tombou na BR-135, próximo ao povoado de Oriente, a aproximadamente 2 quilômetros da serra de Riachão das Neves. O veículo transitava de Riachão das Neves para Barreiras quando ocorreu o acidente.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada e bloqueou o trânsito nos dois sentidos da rodovia para realizar a retirada do caminhão e da carga. O bloqueio resultou em quilômetros de congestionamento, causando transtornos aos motoristas que trafegavam pela via.
De acordo com a PRF, o motorista do caminhão sofreu apenas lesões leves e foi atendido no local. Até o momento, as causas do acidente ainda não foram determinadas, e a PRF continua investigando o ocorrido.
A remoção do caminhão e da carga levou algumas horas, mas a Polícia Rodoviária Federal permaneceu na rodovia até normalização do trânsito.
A redação do Blog do Sigi Vilares vem recebendo nesses últimos dias; sendo intensificado na manhã desta sexta-feira, 2, diversas reclamações de moradores do distrito de Roda Velha, no município de São Desidério, acerca da falta de água naquela localidade.
Deixamos aqui uma indagação para a EMBASA: "O que está acontecendo em Roda Velha?" Segundo os moradores a situação é beira ao insuportável. Alguns moradores já falam em organizar um protesto; fechar a BR 020; para chamar a atenção da Empresa Baiana de Águas e Saneamento para o problema.
O vereador e pré-candidato à Prefeitura de Barreiras, Otoniel Teixeira (União Brasil), fez um movimento antidemocrático ao tentar censurar o portal Caso de Política, por meio de notificação extrajudicial, solicitando a remoção de matérias jornalísticas que o mencionavam. A assessoria jurídica do vereador alegou que as publicações violaram seu direito à privacidade e à imagem, garantidos pela Constituição Federal.
No entanto, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) discordam e ressaltam que o vereador, como agente público, está sujeito a reportagens e comentários sobre sua atuação política, que não estão nos limites de privacidade. A Constituição Federal garante a liberdade de imprensa e o direito à informação, direitos fundamentais da sociedade.
A tentativa de Otoniel Teixeira de remover o conteúdo do portal de notícias não só desafia o princípio da transparência, como também representa uma ameaça direta ao exercício da liberdade de imprensa. A atuação de jornalistas e veículos de comunicação deve ser livre para reportar sobre figuras públicas, especialmente quando o conteúdo é de interesse coletivo, observados os princípios fundamentais do Jornalismo.
“A liberdade de imprensa é um pilar essencial da democracia e qualquer tentativa de censura, especialmente vinda de um político, deve ser rigorosamente questionada. Ao tentar censurar uma matéria que cita sua pessoa, o vereador também ameaça o direito à informação, que é fundamental para a sociedade, e toda ação que busque restringir esse direito deve ser criticada e combatida”, protesta o presidente do Sinjorba, Moacy Neves.
O Sinjorba e a Fenaj se solidarizam com o jornalista Luis Carlos Nunes e o site Caso de Política, reafirmando a defesa da liberdade de imprensa. As entidades aproveitam para instar o vereador – e sua assessoria jurídica – a estudar a legislação, a fim de entender qual o limite da privacidade e direito de imagem a partir do momento em que se disponibilizou a ocupar cargo ou função pública.
“Cercear a liberdade de atuação da imprensa é incompatível com a função pública, na medida em que aqueles que são investidos assumem maior parcela de responsabilidade no processo de fortalecimento da democracia e construção da cidadania”, diz Moacy. Para ele, esse entendimento é importante para aquele que coloca seu nome a escrutínio eleitoral e o respeito a este básico preceito constitucional diferencia o agente político dos demais.
A partir desta quinta-feira (1º), cinco postos SAC de Salvador e dois da Região Metropolitana começarão a emitir a Carteira de Identificação Nacional (CIN). Com a expansão, nove unidades passarão a prestar o serviço na capital baiana e RMS.
No estado, o documento já era emitido em duas unidades: Pituaçu e Salvador Shopping, ambas na capital baiana.
A primeira via é gratuita e é preciso agendar o serviço através do aplicativo ou site do GOVBA.
📍 A partir desta quinta, os seguintes postos SAC passarão a emitir o documento:
A partir do dia 8 de agosto, outras unidades do SAC da capital baiana e da RMS passarão a emitir o documento. São eles: Cajazeiras, Liberdade, Pau da Lima e Periperi, em Salvador; e Candeias e Simões Filho, na Região Metropolitana.
Já no dia 15 de agosto, os seguintes postos do interior do estado passarão a fazer o serviço:
Quais são as mudanças?
A CIN tem o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Além disso, é permitido incluir outros números de documentos, como:
Também podem ser adicionadas outras informações, como:
Outra novidade é a inclusão do nome social a pedido do próprio cidadão a partir do preenchimento de requerimento específico fornecido no momento da solicitação; caso haja mudança de nome na certidão de nascimento, fica valendo apenas este novo registro.
A CIN também possui uma versão digital, que estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão.
O documento ainda tem um QR Code para verificação da autenticidade e verificação de dados.
Quais documentos levar para emitir a CIN?
Para fazer o novo RG, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original, cópia autenticada ou em formato eletrônico). Caso a certidão original esteja plastificada, é preciso levar, também, uma cópia.
Preciso mudar o documento logo?
Não, os cidadãos não são obrigados a se dirigir imediatamente aos postos SAC para trocar de documento. O padrão antigo, o RG, tem validade até o dia 28 de fevereiro de 2032.
O Aeroporto Dom Ricardo Weberberger, em Barreiras, vai contar com novo terminal de passageiros, que será construído com recurso de R$ 25 milhões do Governo do Estado, dando mais conforto e segurança para as operações de embarque e desembarque. Nesta quinta-feira (01), o aviso de licitação da obra, a ser realizada através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).
"A licitação da obra inclui a ampliação e modernização, tanto do terminal de passageiros, quanto do estacionamento que fica em frente ao aeroporto. Esse é mais um compromisso deste governo com o governo federal. Estamos conversando com diversos segmentos de Barreiras para também ampliar a pista do equipamento, e com as empresas aéreas para se prepararem para os voos para Barreiras", explicou o governador Jerônimo Rodrigues.
O terminal de passageiros será construído em uma nova área patrimonial com 2.200 m², aproximadamente quatro vezes maior em relação ao tamanho do atual que é de 600 m². O espaço terá capacidade de receber até 300 passageiros por hora em horário de pico. A área de embarque terá 272,9 m² e de desembarque terá 222,4 m². Também haverá o aumento do número da oferta de vagas para veículos.
Considerado o equipamento aeroviário mais importante do oeste baiano, o aeroporto em Barreiras tem a quarta maior movimentação total de passageiros entre os aeroportos regionais do estado, e recebeu 86 mil pessoas no ano passado, segundo a Concessionária São Francisco Aeroportos.
A próxima etapa da licitação será a abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas, em 01 de novembro de 2024.
02
Ago/24 |
Presidente sanciona Novo Ensino Médio |
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que reforma o novo ensino médio, mas vetou os trechos que tratavam de mudanças na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A Lei nº 14.945/2024 foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira.
O texto aprovado no Congresso Nacional previa que, a partir de 2027, fossem cobrados no Enem os conteúdos dos itinerários formativos (parte flexível do currículo à escolha do estudante), além daqueles da formação geral básica que já são cobrados. Aprovada durante a tramitação na Câmara dos Deputados, essa ideia havia sido retirada no Senado, mas acabou reinserida no texto final pelo relator, deputado Mendonça Filho (União-PE).
Ao vetar o trecho, o governo argumentou que a cobrança do conteúdo flexível “poderia comprometer a equivalência das provas, afetar as condições de isonomia na participação dos processos seletivos e aprofundar as desigualdades de acesso ao ensino superior”. O veto voltará para análise dos parlamentares, que poderão mantê-lo ou derrubá-lo.
A proposta já havia sido criticada publicamente por integrantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza o Enem.
Pelos itinerários, o estudante pode escolher se aprofundar em determinada área do conhecimento, como matemática ou ciências. Atualmente, as escolas não são obrigadas a oferecer todos os itinerários, podendo definir quais ofertarão.
O que muda
Pela nova lei, o início de implementação das reformas deve ocorrer já em 2025, no caso de alunos ingressantes no ensino médio. Os que já estiverem com o ensino médio em curso terão um período de transição.
Após sucessivos ajustes, com idas e vindas entre as duas casas do Congresso e nove meses de tramitação, ao final, foi mantida a essência do projeto do governo federal, que era ampliar a parcela de conteúdos da formação básica curricular – as disciplinas tradicionais, como português, matemática, física, química, inglês, história e geografia, conforme delineado pela Base Nacional Comum Curricular.
A carga horária da formação geral básica nos três anos de ensino médio voltará a ser de 2,4 mil. Mais 600 horas obrigatórias deverão ser preenchidas com disciplinas dos itinerários formativos, nos quais há disciplinas opcionais à escolha do aluno. A carga horária total será, então, de 3 mil horas: 1 mil para cada ano, dividido em 200 dias letivos de cinco horas cada.
A nova lei atende à reivindicação da comunidade escolar e de entidades ligadas à educação, que se mobilizaram e pressionaram pela mudança, descontentes com o novo modelo de ensino médio que entrou em vigor em 2022, quando a formação geral foi reduzida a 1,8 mil horas.
A reforma aumentou para 2,1 mil horas a formação geral básica também no ensino técnico. As demais 900 horas devem ser dedicadas ao ensino profissionalizante, totalizando as 3 mil horas da carga total. Para profissões que exijam tempo maior de estudo, 300 horas da formação geral poderão ser utilizadas para o aprofundamento de disciplinas que tenham relação com o curso técnico –por exemplo, mais física para alunos de eletrotécnica.
O texto sancionado prevê apenas o inglês como língua estrangeira obrigatória. Os parlamentares rejeitaram a inclusão da obrigatoriedade do espanhol na formação geral básica, conforme defendiam secretários de Educação, que alegavam aumento de custos com a novidade, além de falta de professores.
Pelo texto final, o espanhol poderá ser ofertado de acordo com a disponibilidade dos sistemas de ensino. Em comunidades indígenas, o ensino médio poderá ser ofertado nas línguas maternas de cada povo.
Cada município brasileiro também deverá manter ao menos uma escola com a oferta de ensino médio regular noturno. A condição é que haja demanda manifestada e comprovada por esse turno nas matrículas feitas junto às secretarias de educação.
Itinerários
A nova lei prevê menos liberdade nos itinerários formativos, que agora deverão seguir diretrizes nacionais, a serem elaboradas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), colegiado formado por representantes da sociedade civil indicados pelo Ministério da Educação.
Pelo novo texto, as disciplinas optativas no ensino médio deverão estar relacionadas a um dos seguintes quatro itinerários formativos: linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ou ciências humanas e sociais aplicadas. As diretrizes nacionais devem observar ainda especificidades da educação indígena e quilombola.
Isso restringe as possibilidades dos itinerários formativos. Os defensores da restrição apontaram a experiência malsucedida em diversos estados nos quais a ausência de padronização levou a uma ampliação de desigualdades, com a oferta de mais de 30 trilhas de aprofundamento em alguns locais e de nenhuma em outros.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que reforma o novo ensino médio, mas vetou os trechos que tratavam de mudanças na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A Lei nº 14.945/2024 foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira.
O texto aprovado no Congresso Nacional previa que, a partir de 2027, fossem cobrados no Enem os conteúdos dos itinerários formativos (parte flexível do currículo à escolha do estudante), além daqueles da formação geral básica que já são cobrados. Aprovada durante a tramitação na Câmara dos Deputados, essa ideia havia sido retirada no Senado, mas acabou reinserida no texto final pelo relator, deputado Mendonça Filho (União-PE).
Ao vetar o trecho, o governo argumentou que a cobrança do conteúdo flexível “poderia comprometer a equivalência das provas, afetar as condições de isonomia na participação dos processos seletivos e aprofundar as desigualdades de acesso ao ensino superior”. O veto voltará para análise dos parlamentares, que poderão mantê-lo ou derrubá-lo.
A proposta já havia sido criticada publicamente por integrantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza o Enem.
Pelos itinerários, o estudante pode escolher se aprofundar em determinada área do conhecimento, como matemática ou ciências. Atualmente, as escolas não são obrigadas a oferecer todos os itinerários, podendo definir quais ofertarão.
O que muda
Pela nova lei, o início de implementação das reformas deve ocorrer já em 2025, no caso de alunos ingressantes no ensino médio. Os que já estiverem com o ensino médio em curso terão um período de transição.
Após sucessivos ajustes, com idas e vindas entre as duas casas do Congresso e nove meses de tramitação, ao final, foi mantida a essência do projeto do governo federal, que era ampliar a parcela de conteúdos da formação básica curricular – as disciplinas tradicionais, como português, matemática, física, química, inglês, história e geografia, conforme delineado pela Base Nacional Comum Curricular.
A carga horária da formação geral básica nos três anos de ensino médio voltará a ser de 2,4 mil. Mais 600 horas obrigatórias deverão ser preenchidas com disciplinas dos itinerários formativos, nos quais há disciplinas opcionais à escolha do aluno. A carga horária total será, então, de 3 mil horas: 1 mil para cada ano, dividido em 200 dias letivos de cinco horas cada.
A nova lei atende à reivindicação da comunidade escolar e de entidades ligadas à educação, que se mobilizaram e pressionaram pela mudança, descontentes com o novo modelo de ensino médio que entrou em vigor em 2022, quando a formação geral foi reduzida a 1,8 mil horas.
A reforma aumentou para 2,1 mil horas a formação geral básica também no ensino técnico. As demais 900 horas devem ser dedicadas ao ensino profissionalizante, totalizando as 3 mil horas da carga total. Para profissões que exijam tempo maior de estudo, 300 horas da formação geral poderão ser utilizadas para o aprofundamento de disciplinas que tenham relação com o curso técnico –por exemplo, mais física para alunos de eletrotécnica.
O texto sancionado prevê apenas o inglês como língua estrangeira obrigatória. Os parlamentares rejeitaram a inclusão da obrigatoriedade do espanhol na formação geral básica, conforme defendiam secretários de Educação, que alegavam aumento de custos com a novidade, além de falta de professores.
Pelo texto final, o espanhol poderá ser ofertado de acordo com a disponibilidade dos sistemas de ensino. Em comunidades indígenas, o ensino médio poderá ser ofertado nas línguas maternas de cada povo.
Cada município brasileiro também deverá manter ao menos uma escola com a oferta de ensino médio regular noturno. A condição é que haja demanda manifestada e comprovada por esse turno nas matrículas feitas junto às secretarias de educação.
Itinerários
A nova lei prevê menos liberdade nos itinerários formativos, que agora deverão seguir diretrizes nacionais, a serem elaboradas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), colegiado formado por representantes da sociedade civil indicados pelo Ministério da Educação.
Pelo novo texto, as disciplinas optativas no ensino médio deverão estar relacionadas a um dos seguintes quatro itinerários formativos: linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ou ciências humanas e sociais aplicadas. As diretrizes nacionais devem observar ainda especificidades da educação indígena e quilombola.
Isso restringe as possibilidades dos itinerários formativos. Os defensores da restrição apontaram a experiência malsucedida em diversos estados nos quais a ausência de padronização levou a uma ampliação de desigualdades, com a oferta de mais de 30 trilhas de aprofundamento em alguns locais e de nenhuma em outros.
A Confeitaria LEM é uma empresa fundada em 2005 e há 17 anos demonstra amor pelos seus clientes, através do sabor. São diversos tipos de bolos personalizados, salgados, doces, ovos de Páscoa e servimos um delicioso café da manhã. A Confeitaria LEM trabalha com o melhor Coffe Break da cidade deixando o evento da sua empresa ainda mais prazeroso.
Na Confeitaria LEM, contamos com um ambiente amplo, climatizado e temos um espaço aconchegante para você confraternizar com os seus amigos e empresa. Estamos nas plataformas de aplicativos Ifood, Vokerê, Tonolucro, Catalogo Delivery e Mais Delivery.
Estamos localizados na Rua Castro Alves, número 1249, no centro de Luís Eduardo Magalhães.
Telefones (77) 9 9919 9619 ou (77) 9 9815 6031
Yakisoba misto, misto com camarão, frutos do mar,carne bovina e frango 🥡🔥🍜🥢😋📲(77)99919-1208 Delivery 18:30 as 23:00
Na última semana, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) promoveu o curso de Boas Práticas e Novas Tecnologias Fitossanitárias com ênfase em pulverizadores terrestres, para uma turma de 45 alunos no Centro de Treinamento e Tecnologia, em Luís Eduardo Magalhães. O curso foi destinado aos profissionais do setor agrícola e aberto para a comunidade. Participaram gestores de fazendas a operadores diretamente envolvidos com a aplicação, que tiveram acesso a um dia de aula teórica e prática, com apresentação de conteúdos sobre eletrônica e sensores em pulverização terrestres.
“O nosso principal objetivo foi apresentar as novas tecnologias do mercado. Mostramos as tecnologias de aplicação pulsada e as de aplicação por sensores, que podem ser usadas junto ao programa da Abapa, onde temos que controlar todas as plantas remanescentes depois da safra para que ela não fique ali como uma planta hospedeira de pragas e doenças, até que chegue a nova safra”, explicou o professor e doutor Henrique Campos.
Dentro do contexto, Henrique explica ainda que a pulverização pulsada é um novo sistema disponível no mercado para que não aconteça pressões de oscilações ao longo da pulverização e está diretamente ligado com a qualidade da aplicação, sendo usado também para mitigar parte da pulverização que pode não atingir o alvo e contaminar a área do vizinho, áreas de preservação permanente e de povoamento urbano, por exemplo.
Já os sensores, detectam as plantas em tempo real e ao mesmo tempo pulverizam apenas a planta que escolhida para ser controlada, como o controle da planta de algodão remanescente após a cultura no meio de outras plantas daninhas. A capacitação foi realizada em parceria com a Sabri Sabedoria Agrícola e Savefarm Pulverização Seletiva.
01
Ago/24 |
Mulher é morta a facadas enquanto fazia caminhada em Bom Jesus da Lapa; caso gera comoção e revolta |
Na manhã desta quinta-feira(01), um crime brutal abalou o bairro Lagoa do São Gotardo, em Bom Jesus da Lapa. Uma mulher de 58 anos foi esfaqueada e morta enquanto caminhava pela região. O ataque ocorreu por volta das 07h35, e a vítima, mesmo socorrida rapidamente pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), não resistiu aos ferimentos.
O suspeito, um homem já conhecido na vizinhança por conflitos anteriores, foi preso pouco após o crime. A prisão ocorreu em um cenário de intenso esquema policial, com a presença de muitos moradores revoltados com o ocorrido.
A Polícia Militar e a Polícia Civil estão investigando o caso. Testemunhas estão sendo ouvidas, e o local do crime foi periciado para coleta de evidências que possam esclarecer as circunstâncias e motivação do ataque.
O assassinato gerou um clima de comoção e indignação em Bom Jesus da Lapa.