Notícias

17
Jul/24

Jornal A Tarde: Irmãos, cunhada e primos de Zito Barbosa são secretários em Barreiras

Prática não é nova. O prefeito já havia nomeado os parentes em São Desidério, onde o atual gestor recebeu débitos milionários

Uma família muito unida. E também muito ouriçada. O seriado a 'Grande Família', inspirado na obra do dramaturgo Oduvaldo Vianna Filho, divertiu as famílias brasileiras por décadas. Mas, em Barreiras, oeste do estado, a presença de uma família não menos numerosa não tem nada de engraçado.

Zito Barbosa, prefeito de Barreiras nos últimos 8 anos, empregou seus parentes em cargos chave da administração, num flagrante nepotismo, repetindo o que já havia feito na vizinha São Desidério, onde também foi prefeito, se alternando por 20 anos com seus sucessores.

Somente no primeiro escalão foram nomeados o irmão do prefeito, Herbert Barvosa, como Chefe de Gabinete; outro irmão, Jefferson Barbosa, secretário de Educação; Gislaine Barbosa, ex-esposa de Herbert, ocupa a Secretaria da Administração; o primo Celso Lessa é secretário de Fazenda e outro primo, Melchisedec Neves, é o secretário de saúde.


De cima para baixo e da esquerda para a direita: Zito Barbosa e seu clã de secretários: Herbert, Jefferson, Gislaine, Celso e Melchisedec 

A saúde, no entanto, estaria na verdade sob o comando de Marisete Bastos, esposa do prefeito, segundo a vereadora Carmélia da Mata, do PP. Marisete ocupou a pasta até 2022, quando se afastou para concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Segundo a vereadora, o loteamento de cargos está presente em todas as esferas da administração municipal. "Aqui pode tudo. Diretora de escola é mulhere de vereador. Aqui não tem lei não", desabafa Carmélia, que cobra maior fiscalização do Ministério Público.


Marisete Bastos deixou a Secretaria da Saúde para se candidatar a deputada federal em 2022, mas, segundo a vereadora Carmélia da Mata (PP) ainda manda na pasta

Corda de caranguejo

Todos os secretários listados já tinham participado das gestões de Zito e seus aliados em São Desidério, onde vários cargos do segundo e terceiro escalões da prefeitura também foram ocupados por pessoas ligadas à família do então prefeito.

Zito Barbosa deixou a Prefeitura de São Desidério em 2012, a 9 meses do fim do mandato, para tentar a candidatura em Barreiras, deixando seu irmão, Demir Barbosa, então vice, para disputar as eleições. Demir foi eleito e governou até 2016, mas não conseguiu se reeleger. Em 2016, Zé Carlos (PP) deu fim à 'dinastia' Barbosa em São Desidério.

No mesmo ano, Zito foi eleito prefeito de Barreiras e começou a lotear a administração com seus familiares, exonerados na cidade vizinha. Além disso, elevou o endividamento do município em 11 vezes, gerando preocupação no Ministério Público.

O roteiro é o mesmo resgistrado na cidade vizinha. O atual prefeito de São Desidério, Zé Carlos (PP), falou recentemente em evento político sobre as dívidas herdadas das gestões de Zito Barbosa no município. "Em 2017, a prefeitura devia mais de 20 milhões ao INSS e nós ficamos com parte de nossa receita bloqueada. Eu tive que ir lá e negociar; parcelei essa dívida em cinco anos e consegui pagar essa dívida dentro de meu mandato... e pagamos muito mais em outras dívidas da prefeitura".

Fonte:A TARDE
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades