Na Agoracred Financeira você libera seu empréstimo na hora. As melhores condições e taxas. Empréstimo fácil, rápido e seguro. Na Agoracred Financeira você tem carência de até 60 dias para começar a pagar. Pague em até 24 vezes com parcelinha que cabe no seu bolso.
Na Agoracred Financeira você tem crédito! Peça seu empréstimo CLICANDO AQUI Empréstimo pessoal Agoracred Financeira. Precisou de dinheiro, é só chegar!
Carla, Neto da Pousada e Rochinha durante a campanha de 2020
Uma crise política se instalou em Seabra, 465 km de Salvador, após matéria publicada pelo site soteropolitano Política Livre. A publicação revelou uma ‘possível omissão’ de informações ao Estado, sobre o pré-candidato a vice na chapa do Neto da Pousada.
O fato é que o grupo de Neto da Pousada ‘não avisou ao governador’ que Jorginho do Jatobá, pré-candidato a vice, atuou como coordenador da campanha de ACM Neto no município de Seabra, durante as eleições de 2022.
Segundo informações que circulam nos grupos políticos da Capital da Chapada Diamantina, “após a crise entre o pré-candidato a vice-prefeito Jorginho do Jatobá com o governo do Estado, em que apareçam vídeos do apoio dele a ACM Neto, o pré-candidato a prefeito Neto da Pousada, volta a aparecer com Rochinha e sua esposa Carla (...)”.
Também segundo informações locais essa seria uma tentativa de reorganizar o grupo político de Neto da Pousada, trocando o desgastado Jorginho do Jatobá por Carla, esposa do ex-prefeito Rochinha.
Rochinha e Neto da Pousada caminham juntos desde 2012 e na eleição de 2020 o PCdoB indicou o atual coordenador da campanha de Neto, o Regi da Fetag, como vice na chapa de Carla de Rochinha. A ordem para o corte da cabeça de Jorginho do Jatobá, segundo o grupo, veio de Salvador e não está agradando em nada o grupo do vereador, que já se comportava como 'vice eleito'. Já o grupo de Neto comemora a notícia.
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizará, no próximo dia 12 de julho, uma audiência pública aberta à participação da sociedade para discutir a formulação das Metas Aplicáveis à Justiça Eleitoral para o ano de 2025. A reunião ocorrerá de forma remota, pela plataforma Zoom, das 9h30 às 12h, com transmissão pelo Youtube. Interessados em participar da audiência poderão realizar as inscrições no site da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE-BA).
A abertura do encontro será realizada pelo presidente do TRE-BA, desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, e pelo desembargador Moacyr Pitta Lima, Diretor da EJE-BA. Na oportunidade, haverá apresentações sobre o processo de formulação e as propostas para as Metas Nacionais do Judiciário. Os cidadãos interessados em apresentar suas contribuições devem também preencher um questionário online.
Seminário: Participação das pessoas com deficiência no processo democrático
No evento será realizado um seminário sobre "Participação das pessoas com deficiência no processo democrático", com palestras ministradas pelo advogado e ex-ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Joelson Dias e pelos professores da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) Ricardo Sampaio e Sandra Rosa.
Gestão participativa
No mês de maio deste ano o TRE-BA disponibilizou uma consulta pública por meio de formulário online para acolher opiniões da sociedade para as Metas Aplicáveis à Justiça Eleitoral em 2025. O recebimento das sugestões está previsto na Resolução n.º 221/2016 e na Portaria n.º 114/2016, ambas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Passo a passo para se inscrever
Os interessados em participar da audiência pública devem acessar a página de inscrição no site da EJE-BA, no endereço: https://eje.tre-ba.jus.br/enrol/index.php?id=233, clicar na opção “continuar” e, em seguida, fazer o login e prosseguir com o registro. No caso de novos usuários do site, é necessário criar uma conta para fazer a inscrição.
Dúvidas e/ou informações referentes à audiência pública deverão ser encaminhadas para o e-mail: [email protected].
Pra todos verem: com um fundo azul e verde, a ilustração em cor branca representa um público disposto em frente a um telão.
Twitter: @trebahia
Facebook: www.facebook.com/trebahia
YouTube (TV TRE-BA): www.youtube.com/tvtreba
Instagram: www.instagram.com/trebahia
Para críticas, elogios, sugestões de matérias ou informes:
71. 3373-7100 |
[email protected]
| www.tre-ba.jus.br
TELAMAR - Rua Luiz Cláudio Nunes, 123, Jardim Imperial
Galvanizada e revestida em PVC
Fechamento de grandes áreas
Telas Onduladas Artísticas (Ótis) - As telas onduladas, também conhecidas como tela artística ou tela otis, podem ser fabricadas em diversas aberturas de malhas e com diferentes bitolas de fios.
Há mais de 20 anos no mercado, a TELAMAR é uma empresa consolidada, trabalhando com produtos de alta qualidade, atendendo cada cliente de maneira personalizada e de forma rápida e eficiente.
CONCERTINA NOS DIÂMETROS 30,35 e 45 cm
Concertinas - é uma barreira de segurança laminada, de forma espiralada, possui lâminas pontiagudas, cortantes e penetrantes. A concertina é a evolução do arame farpado e geralmente são utilizados em muros, alambrados, cercas, portões, telhados e torres. São feitos de aço galvalume e dificilmente são cortados por ferramentas convencionais.
Maior estoque da região
Para mais informações, ligue: (77) 3628-5544 (Também atende como Whatssap)
www.telamaralambrado.com.br
Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes
Segurança e conforto para o seu veículo
Setor de peças
A Unipeças Centro Automotivo já está funcionado em um novo endereço, agora em sua sede própria, loja mais ampla, climatizada, confortável, aconchegante, para seus clientes, amigos e funcionários. E com o ótimo atendimento de sempre.
Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes, no bairro Jardim Imperial, na cidade de LEM.
Oficina
Fazemos o alinhamento de seu veículo em tecnologia 3D, balanceamento local com equipamentos de última geração e dos mais diversos serviços como: Reparo de pneus, troca de lâmpadas externas, cristalização de para-brisas, troca de óleo, suspensão, injeção eletrônica. Trabalhamos com todas as marcas nacionais e importados e com peças originais.
Alinhamento
Lava-jato
Oficina
Alinhamento
Setor de peças
Contando com uma experiência de 18 anos no mercado de trabalho, a UNIPEÇAS - Centro Automotivo, em parceria com a Porto Seguro, trabalha com profissionais qualificados para melhor atendê-lo.
Telefones: 77 3628-6988 ou 9.9969-1103 ou 99955-3815.
10
Jul/24 |
Retífica de Motores Câmera |
Você conhece nosso Atendimento digital? Para orçar seus exames laboratoriais, tirar dúvidas, realizar seu cadastro ou agendar sua coleta domiciliar, é só acessar o link. 🔗 atendimento.redesaocamilo.net Assim, você evita deslocamentos e esperas. Rede São Camilo. Você conhece, você confia 💙
#LemBa #RedeSaoCamiloBa #Saúde #ExamesLaboratoriais #AtendimentoOnline #RedeSãoCamilo
Na Global System, nossa missão é mais do que fornecer soluções de rastreamento veicular. Nosso compromisso é com a sua segurança em cada quilômetro percorrido. Com tecnologia de ponta e uma equipe dedicada, estamos aqui para proteger o que mais importa: você e seu veículo. Conte conosco para uma jornada tranquila e segura. #Segurança #RastreamentoVeicular #GlobalSystem
📱0800 606 8000 (WhatsApp)
O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) em Barreiras anunciou que não participará das eleições municipais de 2024. A decisão foi oficializada através de uma nota pública emitida pela direção do partido, explicando os motivos que levaram a esta escolha.
O PSOL Barreiras informou que, após duas reuniões presenciais com a REDE, ficou claro que não havia alinhamento político e estratégico entre os partidos. Enquanto o PSOL defendia a independência política da Federação, propondo candidaturas próprias para o Executivo e Legislativo Municipal, a REDE manifestou apoio à candidatura de Tito, do Partido dos Trabalhadores (PT).
Mesmo após a formação da direção da Federação PSOL/REDE em Barreiras, a ausência da REDE em reuniões convocadas pela Federação e a participação ativa nas pré-candidaturas e no Plano de Governo Participativo de Tito solidificaram a posição política divergente dos dois partidos.
Decisão de retirada
Diante desse cenário, o PSOL Barreiras concluiu que não há mais possibilidade de diálogo com a REDE para construir uma candidatura independente pela Federação PSOL/REDE. Assim, o partido deliberou pela retirada de suas candidaturas do processo eleitoral deste ano, ressaltando as divergências políticas com o modelo de governo adotado pelo PT no Estado e em Barreiras.
Compromisso com o debate político
Apesar da retirada, o PSOL Barreiras enfatizou que a política não se limita ao processo eleitoral. O partido se compromete a continuar reunindo-se frequentemente para construir uma nova política para Barreiras e região, com foco em mudanças no comportamento político frente à crise climática, um problema exacerbado pelo modelo agroexportador predominante na região.
O PSOL Barreiras, ao se retirar das eleições municipais de 2024, manifesta seu compromisso com uma política transformadora e convida aqueles que compartilham dessa visão a se juntar ao partido. “Se você entende que precisamos mudar radicalmente a política nas próximas décadas, então venha para o PSOL. O partido que constrói a política, não apenas no processo eleitoral”, conclui a nota.
A região Oeste da Bahia está testemunhando um avanço significativo na infraestrutura viária com a pavimentação da BA-462. Esta obra, que se estende por 58,30 km do trecho entre BR.020 (Novo Paraná) – Alto Horizonte – BR-242, é financiado pelo Governo do Estado, por meio do Programa para o Desenvolvimento da Agropecuária (Prodeagro), com um investimento estimado em R$ 60 milhões.
A obra, gerenciada pelos próprios produtores, beneficiará diretamente uma população de 87 mil habitantes do município de Luís Eduardo Magalhães e áreas adjacentes, impulsionando a agropecuária e a indústria local. “A BA-462 pavimentada facilitará o deslocamento entre duas rodovias federais, que são as BRs 020 e 242. Próxima à divisa entre os estados da Bahia e Tocantins, é considerada uma rota produtiva e importante no escoamento da produção da soja e do milho. Esta ação é mais uma dentro do programa do Governo do Estado de pavimentar os acessos aos núcleos agrícolas à malha rodoviária pavimentada” ressalta Sérgio Brito, secretário de Infraestrutura da Bahia.
Atualmente, os serviços de terraplenagem se encontram em andamento na obra. A próxima etapa é o início da aplicação de asfalto. Luiz Carlos Bergamaschi, presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), destaca que a nova rodovia será crucial para o transporte eficiente de algodão, grãos e outros insumos agrícolas, além de servir como rota para o transporte de calcário do Tocantins.
Sigi Vilares já mostrou a situação da Alto Horizonte
O secretário da Agricultura da Bahia, Wallison Tum, enfatizou a importância desta parceria: “Essa pavimentação não é apenas uma melhoria na infraestrutura, mas um elo vital para o fluxo de nossa economia, conectando pessoas, mercados e oportunidades. A colaboração entre produtores e o Governo do Estado na construção de estradas é essencial para facilitar o escoamento da produção, reduzir o custo do frete e aumentar a segurança viária e geral. É um testemunho do que podemos alcançar quando trabalhamos juntos, com visão de futuro e compromisso com a sustentabilidade e o bem-estar de nossa população.”
Patrulha
Desde 2013, a Patrulha Mecanizada tem sido fundamental na recuperação e manutenção de estradas vicinais e, mais recentemente, na pavimentação de novos trechos. Com mais de 230 km de estradas já pavimentadas e 6 mil km mantidos, o projeto tem o apoio do Governo da Bahia, de produtores rurais, Aiba, Fundeagro e governos municipais, melhorando significativamente a vida dos trabalhadores e residentes locais. A nova estrada não só otimiza o transporte de mercadorias, mas também eleva a qualidade de vida na região, integrando melhor as diferentes áreas e promovendo o progresso econômico sustentável.
Na sede da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri), o secretário Wallison Tum liderou uma reunião estratégica para discutir a instalação da primeira biorrefinaria de milho no estado. A empresa interessada neste empreendimento é a Oeste Biocombustíveis S.A, - integrante do Grupo Impacto Bioenergia, atualmente instalada em Alagoas. O encontro, realizado no fim de junho, contou com a participação de representantes da empresa e das secretarias de Desenvolvimento Rural, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Casa Civil e Bahia Investe.
Os diretores da Impacto Bioenergia, Manoel Carnaúba e Harald Kudiess, estiveram presentes e saíram satisfeitos da reunião, agradecendo a receptividade e apoio do secretário Tum para a viabilização do projeto. A articulação da Seagri desempenha um papel crucial na atração de novos investimentos para a Bahia, com a participação do setor agropecuário que será fundamental na consolidação de matrizes energéticas cada vez mais limpas e sustentáveis.
A biorrefinaria de milho será implantada no município de Jaborandi, absorvendo a produção dos municípios vizinhos de Cocos, Correntina e Coribe, que compreendem uma área plantada de 200 mil hectares. A Aprup, Associação dos Produtores Rurais da Chapada do Rio Pratudão, está envolvida nesse projeto pioneiro. Além disso, há planos para complementar a área plantada com mais 60 mil hectares para atender à demanda da biorrefinaria.
Os números impressionam: a expectativa é gerar 1.200 empregos diretos no setor agroindustrial e investir cerca de R$ 3 bilhões. O foco principal será a produção de etanol. Porém, a verticalização da produção inclui também coprodutos como DDG (fonte de nutrientes para bovinos, frangos e suínos), óleo refinado especial e geração de energia.
O secretário Wallison Tum destacou o protagonismo da Bahia no setor de energia limpa durante a reunião. Ele ressaltou que a Seagri desempenha um papel fundamental como articuladora na atração de novos investimentos para o estado. “Acreditamos que investir em energias renováveis através de biomassa é essencial para o desenvolvimento sustentável da Bahia e para a construção de um futuro promissor. Com a instalação da biorrefinaria de milho, estamos fortalecendo nossa posição como líderes nesse cenário”, finaliza.
Impacto
“A Impacto Bioenergia, com sua história de sucesso desde 2015, acredita que a bioenergia é a resposta para um futuro mais sustentável. A empresa desenvolve projetos de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis, como biomassa, biogás e solar”, explica Manoel Carnaúba, sócio-diretor da empresa.
10
Jul/24 |
NOTA NEOENERGIA COELBA |
A Neoenergia Coelba esclarece que, por volta das 23h da última terça-feira (9), foi registrada uma intermitência na subestação que atende o município de Formosa do Rio Preto. De imediato, a distribuidora iniciou processos remotos que normalizaram o fornecimento de energia em cerca de 30 minutos.
Nesta quarta-feira (10), a Neoenergia Coelba triplicou o efetivo de profissionais na cidade para tratar os casos individuais e substituir os equipamentos de medição das unidades consumidoras afetadas pela situação.
A distribuidora também irá aumentar a quantidade de profissionais na sua unidade de atendimento em Formosa do Rio Preto para receber as solicitações. A Neoenergia Coelba reforça que esta é uma situação atípica e que está alocando todos os esforços possíveis para mitigar os impactos para a população.
As solicitações também podem ser realizadas pelos can neoenergia.com) ais de atendimento digitais da distribuidora, como o teleatendimento 116 e o site www.neoenergia.com
10
Jul/24 |
Novas ofertas da Maná Agropet |
10
Jul/24 |
Barreiras: Encerramento do curso de Biscoitos Artesanais do SENAR em parceria com BCS Santa Luzia |
Nesta terça-feira, 09, foi realizado o encerramento do curso de Biscoitos Artesanais oferecido pelo SENAR em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras e a Base Comunitária de Segurança Santa Luzia, em Barreiras.
O curso foi realizado durante dois dias, teve carga horária de 16 horas e foi lecionado pelo professor Adilton Pereira Santos. Ao todo, 17 pessoas participaram do curso e receberam certificado ao final das aulas.
Este, assim como os demais cursos do SENAR, pretende promover uma melhoria na qualidade de vida do cidadão, dando oportunidade para que os participantes possam trabalhar na área e conseguir uma renda extra, lhes dando uma nova perspectiva de futuro.
Nesta terça-feira (09), a Polícia Rodoviária Federal localizou com um condutor portando 66 unidades de comprimidos de anfetaminas, conhecidos popularmente como "rebites". A apreensão dos comprimidos aconteceu durante fiscalização a um caminhão abordado no Km 800 da BR 242, em Barreiras (BA).
O condutor não apresentou disco diagrama do cronotacógrafo com registros válidos, não comprovando os intervalos mínimos de descanso obrigatórios durante a direção veicular. Ao ser questionado sobre o uso e porte de anfetaminas, o homem afirmou que portava rebite, entregando cartelas com um total de 66 comprimidos.
O uso desse tipo de substância está muitas vezes associado à condução em excesso de velocidade, perda do controle do veículo, colisões, direção agressiva e desatenta, além de execução de manobras de alto risco.
Por ser um crime considerado de menor potencial ofensivo, a PRF lavrou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e encaminhou ao Juizado Especial Criminal, no qual condutor responderá pelo artigo 28 da Lei 11.343/2006 (Lei de Drogas).
Várias explosões na rede elétrica assustaram os moradores de Formosa do Rio Preto, na Bahia, pouco antes das 23h de terça-feira (9). A cidade ficou sem energia por alguns minutos, mas a situação se estabilizou em alguns pontos pouco tempo depois e em outros não.
O incidente gerou especulações sobre um possível assalto às agências bancárias locais, aumentando ainda mais o temor.
O Portal do Cerrado registrou diversos incêndios em postes e algumas ruas da cidade permaneceram às escuras por um período prolongado. Incêndios foram registrados em vários pontos e vídeos compartilhados nas redes sociais mostram um clarão na cidade, além de chamas em postes e na rede elétrica de vários locais. Medidores de energia de empresas e residências foram completamente queimados, agravando a situação.
A diretora administrativa do Hospital Municipal Dr. Altino Lemos Santiago informou em um grupo de WhatsApp que diversos equipamentos da unidade hospitalar foram danificados. Empresários e moradores agora calculam os prejuízos.
Parte da Avenida Matriz, onde estão situadas duas agências bancárias, permanecia sem energia. Na agência do Bradesco, o medidor foi totalmente destruído, e o local estava sem energia até a meia-noite. Até a 1h da madrugada de quarta-feira (10), o site registrou uma única equipe técnica da concessionária realizando manutenção na rede elétrica na Rua da Ladeira, no centro da cidade.
Moradores do bairro Projeto, relataram nas redes sociais novas explosões, depois das 2h da madrugada. Agora, os moradores de Formosa do Rio Preto aguardam esclarecimentos sobre as causas das explosões e medidas para prevenir futuros incidentes.
O Portal do Cerrado entrou em contato com a Coelba e espera posicionamento da concessionária de energia elétrica. Se responder, o texto será atualizado.
10
Jul/24 |
Vagas de emprego na Mauricéa |
CRETA 2.0 FLEX ULTIMATE AUTOMÁTICO 22/23 72.000 km - Por R$ 139.900
TOPVEL Veículos: Av. Barão do Rio Branco, 433 - Vila Rica, Barreiras - BA, 47813-010 - Telefone: 0800 944 1101/ 77 9.8835-1430
10
Jul/24 |
Promoção Independência da Bahia! ✅ |
Aproveite essa oportunidade de qualificação e seja um profissional de excelência no mercado! Até dia 13/07 garantindo sua vaga em um de nossos cursos a matrícula ficará por apenas R$ 89,90.
A Câmara aprovou nesta terça-feira (9) a nova reforma do ensino médio e, agora, a matéria segue para sanção ou veto do presidente Lula (PT). O início da implementação do novo modelo é previsto já para o ano que vem, mas o formato desse processo ainda será definido.
Os deputados reverteram os principais pontos que foram alterados pelo Senado. Com isso, ficou de fora a obrigatoriedade do ensino de espanhol e também uma nova definição de carga horária para alunos do ensino técnico profissional.
A obrigatoriedade de ter uma escola de ensino médio noturno em cada município, prevista pelo Senado, foi um dos itens acatados pela Câmara. Não constava no relatório apresentado inicialmente, mas passou como forma de emenda.
Essa previsão, que desagradava secretários de Educação estaduais, deve ser regulamentada pelas redes de ensino, segundo o texto.
O projeto prevê a adequação do Enem ao novo formato da etapa em 2027: a previsão é que a prova contemple não só a parte comum do currículo mas também os conteúdos dos itinerários.
Os deputados mantiveram os pontos principais que haviam sido acordados com o governo na primeira votação da matéria, em março. O ministro da Educação, Camilo Santana, já havia manifestado estar de acordo com a versão aprovada pela Casa —a tendência é que Lula sancione o texto aprovado.
A etapa continua divida em dois blocos, como é hoje: a parte comum e os itinerários formativos. Mas agora haverá mais tempo para a essa parte comum e previsão de combinação de conteúdos de itinerários, de modo a garantir mais opções para os alunos.
Assim, fica ampliado das atuais 1.800 horas para 2.400 horas a parte comum curricular (de uma carga total de 3.000 horas). Na prática, isso aumenta o tempo de aulas de disciplinas tradicionais, como história, geografia e sociologia, e pode também ter impacto na carga de português e matemática.
O novo teto deixa uma exceção que hoje não existe: para estudantes da educação técnica profissional, essa base geral pode ser menor, de 2.100 horas (prevendo que 300 horas desse montante deve aliar a formação geral e o ensino técnico).
No Senado, as 2.400 horas da parte comum haviam sido mantidas, mas a relatora do texto na Casa, senadora Professora Dorinha (União-TO), trouxera nova definição para alunos do ensino técnico profissional: passava de 2.100 horas para 2.400 a carga horária da parte comum, até 2029.
O item, que deixaria o tempo de horas da parte comum no mesmo patamar de outros itinerárias, resultariam em um ensino médio acima das 3.000 horas no caso do itinerário técnico. O ponto trouxe reações, sobretudo de secretários de Educação.
O ensino de espanhol deixa de constar como conteúdo fixo da área de linguagens, como previu o texto do Senado. E volta a ser mencionado como uma possibilidade de oferta.
O governo Michel Temer (MDB) aprovou em 2017 o chamado Novo Ensino Médio, quando o relator na Câmara, deputado Mendonça Filho (União Brasil-PE), era ministro da Educação. Foi neste momento que a lei consolidou a flexibilização do currículo, com a divisão em dois blocos.
Os chamados itinerários formativos são organizados por diferentes áreas: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e ensino técnico profissionalizante. A previsão é de que os alunos escolham qual área seguir.
Com a implementação da reforma nas escolas, a partir de 2022, apareceram os problemas, como perdas de conteúdos tradicionais e oferta deficiente dos itinerários.
Pressionado por mudanças e pedidos de revogação da reforma, o governo Lula promoveu uma consulta pública e encaminhou ao Congresso, em outubro de 2023, projeto de lei com propostas de alterações. O projeto passou na Câmara e Senado, mas como sofreu alterações entre os senadores, retornou para os deputados.
Com relação a atividades a distância, foi mantido como já aprovado na Câmara a oferta do "ensino médio mediado por tecnologia", de forma excepcional. O que é visto por críticos do texto como menor controle a esse tipo de oferta com relação à redação do Senado, que explicitava como "ensino presencial mediado por tecnologia".
Em experiência do ensino mediado por tecnologia, como a do Amazonas, alunos não têm contato presencial com professores, mas somente com tutores.
O texto de Mendonça acatou mudança promovida pelo Senado que dá ao Conselho Nacional de Educação a missão de elaborar diretrizes nacionais de aprofundamento de cada uma das áreas do conhecimento. No texto original da Câmara, caberia ao MEC essas diretrizes.
Esse trabalho deve ocorrer ainda neste ano. A falta dessas diretrizes tem sido apontada como um das causas das deficiências e desigualdades na oferta dos itinerários formativos.
Outro ponto alterado que havia sido aprovado pelos senadores diz respeito à possibilidade da atuação de professores no ensino técnico que tenham notório saber em determinada área. O Senado enrijeceu as regras para contratação de profissionais sem formação em docência, mas a Câmara retomou a flexibilidade para essa situação.
Primeiro, os deputados aprovaram, por 437 votos a 1, os trechos do texto que foram acolhidos do Senado e que, na visão da esquerda, representavam melhorias em relação à redação da Câmara.
Depois, a Casa analisou o que o relator retirou do que foi aprovado o Senado —e a condução da votação pelo presidente Arthur Lira (PP-AL) causou revolta no plenário. Os parlamentares aprovaram as rejeições do relator em votação simbólica, mas partidos de esquerda se queixaram de não terem podido orientar votação contrária.
Camilo Santana comemorou a aprovação na noite desta terça.
"É o resultado do diálogo respeitoso que envolveu estudantes, professores, entidades diversas e parlamentares", publicou ele nas redes sociais. "A Câmara garantiu a manutenção de avanços importantes, como as 2.400 horas para a formação geral básica e o fortalecimento da formação técnica de nível médio".
O presidente do Consed (que reúne secretários de educação dos estado), Vitor de Angelo, diz que o órgão recebe com satisfação a aprovação do texto por representar "consenso possível entre os atores que participaram da consulta pública [feita pela MEC]". Angelo, que é secretário de Educação no Espírito Santo, afirma que a questão do ensino médio noturno em cada município ainda causa preocupação.
"Temos agora, somados ao mês de janeiro, sete meses para fazer o trabalho de implementação das mudanças necessárias da efetiva implementação do novo ensino médio, agora reformulado, no ano de 2025", disse.
Antes da aprovação, a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) divulgou nota em que se colocava contrária às alterações apresentadas por Mendonça.
O professor Daniel Cara, integrante da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, criticou o texto final e a foram com que o texto passou pela Câmara.
"Absurdamente, o texto do Senado foi rejeitado em um golpe de Arthur Lira. Sequer ocorreu debate, nem destaques. Toda a luta pela revogação do Ensino Médio foi desconsiderada pelo presidente da Câmara dos Deputados, em cumplicidade com o relator Mendonça Filho", escreveu ele no X (antigo Twitter).
Cara disse que a mobilização por revogação será mantida. "Vamos construir um novo projeto de ensino médio, que faça jus ao Brasil e aos estudantes".
Em nota, o Movimento Todos Pela Educação celebrou o texto aprovado e o fato de o desfecho ter ocorrido antes do recesso parlamentar.
"Manteve-se a essência do que foi aprovado em 2017 (ampliação da carga horária, flexibilidade curricular e articulação do ensino regular com a educação profissional), mas corrigiu-se vários dos problemas enfrentados na formulação inicial", diz a entidade em nota, ressaltando o maior tempo para as disciplinas de formação básica.