A CIPRv/Barreiras, em abordagem a veículo procedente de Luis Eduardo Magalhães/BA, com destino a Brasília/DF, foi constatado carga de resíduos de carcaças bovinas, como cabeças e ossos sem documentação sanitária.
A carga não possuía documentos sanitários. A ADAB foi acionada para adotar as providências cabíveis.
A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) participou da 1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente do Oeste da Bahia (CIMA-CONSID), realizada na quinta-feira (28), na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). A participação da Abapa foi representada pela coordenadora do ABR-Sustentabilidade, Yanna Costa.
O evento, promovido pelo Consórcio Multifinalitário do Oeste da Bahia (Consid), abordou o tema “Emergência Climática: O Desafio da Transformação Ecológica”. Entre os principais objetivos estavam o fortalecimento da participação social em questões ambientais e a formulação de propostas para a Conferência Estadual de Meio Ambiente, marcada para março de 2025.
Nesta etapa, a equipe da Abapa uniu-se a representantes de 16 municípios do oeste baiano, incluindo comunidades tradicionais e povos originários. As propostas elaboradas durante a conferência seguirão para a etapa estadual, onde poderão ser aprimoradas e defendidas como parte de um plano integrado para enfrentar as mudanças climáticas na Bahia.
A nova Ford Ranger Raptor é o sinônimo de força e inovação. Equipada com motor biturbo, suspensão de alta performance e tecnologias avançadas, ela foi projetada para dominar qualquer terreno com estilo e segurança.
Está pronto para desafiar seus limites? Agende seu test-drive e viva essa experiência incomparável!
📱 (77) 9 8855-1000
🖥 http://www.buritiford.com.br
#GrupoBrandao #FordBuriti #Ford #FordBrasil
O domínio presumido sobre os materiais de propaganda eleitoral imputa ao candidato a responsabilidade pela destinação das sobras, como em casos de indevido derramamento de santinhos em frente aos locais de votação no dia das eleições.
Com esse entendimento, o juiz Claudemir da Silva Pereira, da 205ª Zona Eleitoral da Bahia, condenou sete candidatos das eleições municipais deste ano em Luís Eduardo Magalhães (BA) ao pagamento de multas no valor de R$ 2 mil cada.
Na madrugada do dia do pleito, foram espalhados santinhos do grupo nas calçadas e ruas em frente aos locais de votação da cidade. Em juízo, eles alegaram que o acervo probatório era frágil por não haver como aferir se as imagens eram mesmo daquela data e daqueles locais.
Eles também disseram ser inviável o julgamento sem a individualização da conduta, já que vários candidatos, de diferentes coligações, foram colocados em um mesmo polo passivo. Além disso, parte deles alegou não haver prova de que ordenou ou consentiu com o derrame do material.
Domínio dos fatos
O julgador destacou, contudo, ter promovido diversas reuniões com os candidatos durante o período eleitoral a fim de evitar a prática, que configura propaganda irregular e causa poluição ambiental, além de risco de acidentes para pessoas com mobilidade reduzida. Ele disse que o acervo probatório foi produzido por servidores por ordem dele próprio, justamente em razão das advertências prévias aos candidatos.
Pereira afirmou que as multas se aplicam aos candidatos favorecidos, “mesmo porquê, aqui, há total domínio dos fatos […], até porquê, ninguém sairá de madrugada, correndo o risco de ser preso, se não tiver ganhando para jogar os santinhos, e agindo sob interesse destes políticos”.
“Em que pese os Representados alegarem não haver provas que comprovariam a autoria e a materialidade do derrame, ressalto, mais uma vez, que o domínio dos materiais de propaganda eleitoral, em relação a sua fabricação, guarda, distribuição, posse e inclusive, a destinação de suas sobras, é de sua inteira responsabilidade, portanto, havendo sobra, deveriam devolver aos comitês e/ou jogar na lata do lixo de sua residência, contudo, nunca jogar ou permitir que fosse jogado nas ruas, sujando a via pública e causando sujeira nas vias”, acrescentou o juiz.
Na noite de sábado, 30, por volta das 22h30, uma guarnição da CIPT-Meio Oeste (Rondesp), juntamente com a guarnição do 2 Pelotão/Paratinga, receberam informações dando conta da localização de um grupo de indivíduos armados, nas proximidades do cais de Paratinga, na beira do rio.
A Justiça homologou o auto de prisão em flagrante e converteu em preventiva a prisão de Érica Lopes da Silva, suspeita de cometer infanticídio contra o seu filho recém-nascido, em Ibotirama. A decisão foi tomada neste domingo (1º).
Conforme a Justiça, a medida é justificada pela gravidade concreta dos fatos, que envolve a morte de um bebê de 25 dias em circunstâncias que apontam para um possível descaso com o dever de cuidado materno.
A Defensoria Pública havia solicitado liberdade provisória para Érica, argumentando que o uso de drogas poderia ter comprometido sua saúde mental. O pedido foi negado pelo juiz plantonista, o qual afirmou que questões relacionadas à condição psíquica dela deverão ser analisadas em momento oportuno, pelo juiz natural do caso.
De acordo com o registro policial, no momento do ocorrido, Érica foi encontrada dormindo sobre o bebê, que já apresentava a face arroxeada. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local.
Érica continuará presa enquanto a Polícia Civil conclui as investigações. O crime de infanticídio, descrito no artigo 123 do Código Penal, prevê pena de dois a seis anos de reclusão. O caso segue em apuração.
02
Dez/24 |
Vaga de emprego para Cerqueiro |
02
Dez/24 |
Oportunidade de negócio em Barreiras |
O Dia Mundial de Combate à Aids, celebrado neste domingo, 1º, e lembrado durante o “Dezembro Vermelho”, chama a atenção para a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado da Síndrome da Imunodeficiência Humana. A data também serve para promover o combate ao preconceito e à desinformação relacionados à Aids, que é causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV - sigla em inglês).
De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), de 2019 a 2024, foram registrados 22.164 casos de HIV/ Aids no estado, sendo 3.309 ocorrências notificadas até 25 de novembro deste ano. Neste período de 6 anos, a maior parte das infecções (46,4%) foi registrada na faixa etária entre 20 e 34 anos e no público masculino.
O infectologista e consultor técnico do Sabin Diagnóstico e Saúde, Claudilson Bastos, salienta a diferença entre HIV e Aids, que tem consequências distintas para a vida das pessoas. “O portador do vírus HIV é o indivíduo que, após uma infecção aguda, pode evoluir assintomático por um tempo prolongado; ou seja, sem manifestações clínicas. Por outro lado, a Aids, que é a Síndrome da Imunodeficiência Humana, aparece depois do período de latência do HIV e, neste momento, a pessoa pode apresentar infecções ou doenças oportunistas diversas”, esclarece.
O especialista destaca ainda que, entre os principais sintomas da síndrome, estão perda de peso prolongada e diarreia crônica por mais de um mês, febre persistente, tosse seca prolongada, inchaço dos gânglios linfáticos, candidíase oral ou esofágica e manchas avermelhadas e feridas na pele. “Ao apresentar esses sintomas, o paciente deve procurar uma unidade de saúde para uma investigação rápida e início do tratamento mais adequado, caso seja comprovada a infecção. Desta forma, ele poderá fazer com que a carga viral fique abaixo do valor mínimo; ou seja, indetectável, que é quando a pessoa não transmite mais o vírus por via sexual”, informa.
Prevenção
O não compartilhamento de seringas e agulhas são formas eficazes de prevenção do HIV, assim como o uso de preservativos nas relações sexuais (oral, anal e vaginal). “A Profilaxia Pré-Exposição, ou a PrEP, é uma outra forma de prevenir o contágio pelo HIV. Disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a medicação garante mais de 90% de segurança e consiste na utilização diária de uma combinação de dois medicamentos antirretrovirais (tenofovir + entricitabina). Mas o uso dele deve ser orientado por um médico”, informa o infectologista.
Ele menciona também a existência de um outro medicamento anti-HIV para urgências, o PEP, ou Profilaxia Pós-Exposição de Risco à Infecção pelo HIV, ISTs e Hepatites Virais, disponibilizado pelo SUS. Ele deve ser utilizado nas duas primeiras horas após a exposição de risco. O tratamento deve durar 28 dias. “Todas essas medicações ajudam na prevenção ao HIV, mas é importante que as pessoas evitem comportamento de risco, usando camisinha em todas as relações sexuais e também evitando o compartilhamento de seringas e agulhas. Além disso, fazer a testagem com frequência, após um comportamento de risco, é importante para avaliar possíveis infecções”, conclui.
Grupo Sabin
Com 40 anos de atuação, o Grupo Sabin é referência em saúde, destaque na gestão de pessoas e liderança feminina, dedicado às melhores práticas sustentáveis e atuante nas comunidades, o Grupo Sabin nasceu em Brasília (DF), fruto da coragem e determinação de duas empreendedoras, Janete Vaz e Sandra Soares Costa, em 1984. Hoje conta com 7.000 colaboradores unidos pelo propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas. O grupo também está presente em 14 estados e no Distrito Federal oferecendo serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental às 78 cidades em que está presente com 358 unidades distribuídas de norte a sul do país.
O ecossistema de saúde do Grupo Sabin integra portfólio de negócios que contempla análises clínicas, diagnósticos por imagem, anatomia patológica, genômica, imunização e check-up executivo. Além disso, contempla também serviços de atenção primária contribuindo para a gestão de saúde de grupos populacionais por meio de programas e linhas de cuidados coordenados, pela Amparo Saúde e plataforma integradora de serviços de saúde - Rita Saúde - solução digital que conta com diversos parceiros como farmácias, médicos e outros profissionais, promovendo acesso à saúde com qualidade e eficiência.
02
Dez/24 |
Vaga de emprego para Monitor de Pragas |
02
Dez/24 |
Vagas de emprego na Mauricéa |
RAMPAGE 2.0 HURRICANE 4 TURBO R/T
2023/2024
R$ 239.900,00
S10 LTZ CD 2.8 4X4 AUT
2022/2023
Condições especiais
TERRITORY 1.5 TITANIUM AUT
2020/2021
R$ 119.900,00
TRAILBLAZER 2.8 PREMIER 4X4 DIESEL AUT
2019/2020
R$ 179.900,00
TRACKER 1.0 TURBO FLEX LT AUT
2021/2022
R$ 102.900,00
TRACKER 1.0 TURBO FLEX LTZ AUT
2023/2024
R$ 124.900,00
TOPVEL Veículos - Av. Barão do Rio Branco, 433 - Vila Rica, Barreiras - BA, 47813-010 - Telefones: 77 9834-3130 - 0800 944 1101/ 77 9.8835-1430.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) “puniu” com aposentadoria compulsória 93 magistrados desde 2008, os números foram levantados pela coluna com o próprio CNJ. A aposentadoria é uma das penalidades mais graves aplicadas aos magistrados, como a desembargadora Lígia Maria Ramos Cunha Lima, do TJ-BA, aposentada este mês após ser investigada por suposta venda de sentenças em um rolo com grilagem de terras, organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção.
O pico das “punições” ocorreu em 2010, 19 magistrados. Este ano, foram mais cinco que não precisam dar expediente e têm a grana garantida.
Na Câmara, iniciativas para acabar com essa sanção não prosperam. Na reforma administrativa, emenda do tipo sequer teve assinatura suficiente.
Proposta mais recente para acabar com a aposentadoria compulsória foi apresentada por Flávio Dino, um dia antes de assumir vaga no Supremo.
Desde que foi apresentada na CCJ do Senado, em 21 de fevereiro deste ano, a proposta não se moveu. Está “aguardando designação do relator”.
Em 2020, a remuneração média da reserva/reforma militar era de R$15 mil, caiu nos anos seguintes e fechou 2023 em R$13,8 mil
Alvos preferenciais da tesoura do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na aversão infanto-juvenil da esquerda aos quartéis, os militares tiveram entre 2020 e 2023 redução no valor médio da remuneração quando foram para reserva ou reforma. O mesmo pode ser observado em relação à pensão militar. Já aposentadorias e pensões de civis vão na contramão e registram alta. Os dados são da edição 2024 do Anuário de Gestão de Pessoas no Serviço Público, da ONG República.org.
Em 2020, a remuneração média da reserva/reforma militar era de R$15 mil, caiu nos anos seguintes e fechou 2023 em R$13,8 mil.
Já a aposentadoria civil estava em R$10,4 mil em 2020, passou para R$9,5 mil em 2021, R$9,1 mil em 2022 e chegou a R$10,2 mil em 2023.
A pensão militar também caiu no período. Dos R$9,7 mil em 2020, caiu para R$8,8 mil em 2021, R$8,5 mil em 2022 e R$8,3 mil em 2023.
É o pagador de impostos que vai bancar R$100 mil em indenização a um funcionário dos Correios que teria sofrido assédio moral de Fabiano Silva dos Santos, presidente da estatal. O desatino é deles, a conta é nossa.
No ritmo que vai, corre risco é de nem sair a tal isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$5 mil. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, falou que só vota em 2025 e “se tiver condições fiscais”.
Indignou a Confederação Nacional dos Municípios o anúncio da isenção dos R$5 mil no Imposto de Renda. A CNM estima que a medida impõe perda de R$20 bilhões aos municípios, boa parte deles já no vermelho.
Deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB) traçou cronologia de um salário de R$10 mil convertido em dólar desde que Lula foi solto: valia US$2.180; caiu para US$1.820 após sua terceira posse e hoje está em US$1.653.
Para Izalci (PL-DF), a proposta do governo Lula de extinguir o “morte ficta” dos militares tem alvo certo: os envolvidos no 8 de janeiro que, se condenados, perdem o benefício. “O foco é a vingança”, diz o senador.
Ministra Marina Silva (Meio Ambiente) nem apareceu na reunião em que a Dinamarca anunciou doação de R$127 milhões ao Fundo Amazônia. Ela se mandou para o Rio de Janeiro e só apareceu por vídeo.
Lula envia nesta semana ao Senado indicações para diretoria do Banco Central: Izabela Correa, Gilneu Vivan e Nilton David. O critério de escolha, dizem no Planalto, foi “total alinhamento” ao governo.
A parcela da população que acha a situação econômica pior com Lula (PT) na Presidência disparou de 25,5% no levantamento Paraná Pesquisa de julho, para 30,5% na pesquisa nacional de novembro.
...no próximo dia 31 de dezembro resta-nos almejar um "Feliz 2026".
Cresce na internet a repercussão do vídeo com a sustentação oral feita na quarta-feira, 27, pelo advogado Eduardo de Mendonça, que representa o Google no Supremo Tribunal Federal, em julgamento de duas ações que tratam da responsabilidade civil das plataformas por conteúdos de terceiros e da possibilidade de remoção de conteúdos ofensivos ou que incitem ódio a partir de notificação extrajudicial, ou seja, sem determinação judicial.
Enquanto Dias Toffoli e Alexandre de Moraes, os ministros responsáveis pela censura à Crusoé em 2019, continuam em busca de maior poder para editar o debate público conforme suas convivências, Eduardo de Mendonça deu a eles uma lição democrática basilar.
“A censura sempre começa com bons propósitos. Não só a censura. O cerceamento à liberdade de expressão sempre começa com bons propósitos, mas ele, invariavelmente, degenera. Porque a censura é intrinsecamente aristocrática. Ela parte da premissa de que as pessoas não são capazes de olhar por si, e que precisam de alguém que diga a elas, ou esconda delas, aquilo que elas não são capazes assimilar.
Se a proteção da democracia exige isso, se a proteção da democracia exigir que se crie todo o tipo de incentivo à remoção de conteúdos que são controversos, então talvez, no final, o que sobre não seja exatamente a democracia liberal como nós a conhecemos. E a democracia liberal [é] que foi a solução do mundo para superar todos os vícios e ciclos de atraso, que existiam desde antes da internet. E de autoritarismo, de preconceito e de intolerância, que existem desde antes da internet”, disse o advogado do Google.
Segundo Moraes, “o dia 8 de janeiro [de 2023] demonstrou a total falência do sistema de autorregulação de todas as redes, de todas as big techs”.
Todos se recordam aqui, a festa da Selma. Selma, mulher de um dos generais investigados. Depois, no dia, a Praça dos Três Poderes invadida, o Supremo sendo destruído, o Palácio do Planalto, as pessoas fazendo vídeo, postando nas redes sociais, chamando gente para destruir, e as redes sociais não retiraram nada. Por quê? Like em cima de like, sistema de negócio, monetização”, justificou o ministro.
Ainda que fosse verdade essa “pesquisa” do “DataToffoli”, é melhor torcer pelo bandido em filmes que aliviar a barra de criminosos, inclusive confessos, na vida real, como vem fazendo o “amigo do amigo do meu pai” no STF.
Enquanto esposas de ministros do STF se tornam advogadas de empresários aliviados de multas bilionárias por eles próprios, as mentes iluminadas da Corte querem impor à sociedade brasileira o que elas consideram “boas ações”, notadamente alheias a interesses mesquinhos.
O advogado do Google tem razão. Isso é o resgate do autoritarismo e da intolerância que existem desde antes da internet, jamais a democracia que o Supremo jura defender.
Desde a última sexta-feira (29), todos os dias têm sido de angústia para a família de Kevelli Barbosa. A jovem grávida de 22 anos morreu, junto com o bebê, durante o trabalho de parto na maternidade Albert Sabin, em Salvador. Os familiares da jovem denunciam que houve negligência médica no caso.
A operadora de caixa e moradora de Nova Brasília de 22 anos estava grávida de 38 semanas e aguardava pela chegada da primeira filha, Laura Valentina. Contudo, desde o início das consultas de pré-natal na maternidade, os médicos informaram que era uma gravidez de risco e o parto deveria ser cesariana, pois Kevelli era hipertensa e o bebê “estaria grande demais para a sua barriga”.
Ao chegar no Albert Sabin de madrugada para realizar o parto cesariano agendado, a médica de plantão informou à família que iria induzir Kevelli a um parto normal, acompanhado de uma medicação para dilatação a ser tomada de quatro em quatro horas.
No total, ela tomou sete doses, esperando mais de 24 horas para que os remédios surtissem efeito. Porém, houve uma queda dos batimentos cardíacos do feto e os médicos encaminharam a jovem para realizar a cesariana de emergência.
No parto, a criança já estava sem vida, com o cordão umbilical enrolado no pescoço, e Kevelli teve uma parada cardíaca, indo a óbito.
O marido de Kevelli, Jefferson Conceição Santos, confessou que a espera pelo nascimento da filha já trazia muita alegria para a família e a esposa estava contando as horas pela chegada da pequena.
“Ela estava muito animada esperando essa criança, ela fez de tudo para que tivesse o máximo de conforto. Já era querida e amada por todos, unindo nossas famílias de Salvador, Amélia Rodrigues e Estância (Sergipe). E isso ficou claro no enterro com muita gente presente”, desabafou.
O corpo de Kevelli foi velado e sepultado na tarde deste domingo (1). Já o corpo do bebê foi encaminhado para perícia no Instituto Médico Legal Nina Rodrigues e será liberado na segunda-feira.
Em nota, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que todos os trâmites internos da unidade hospitalar foram realizados adequadamente e agora a equipe médica está investigando e realizando relatórios sobre as causas das mortes.
”Destaca-se que a equipe de assistência adotou todos os procedimentos indicados para o caso. Diante da causa não definida/indeterminada de óbito, a equipe de plantão elaborou relatório para avaliação em Sistema de Verificação de Óbito (SVO)”, declarou a pasta.
O IML Nina Rodrigues também informou que foram feitos exames periciais necroscópicos nos corpos da mãe e do bebê, procedimento adequado para verificar se ocorreu erro médico.
“A minha esposa antes de morrer sofreu muito, passou por muita dor e eles não ligaram para ela. Agora eu vou até o fim por Justiça, nem que seja pra fechar a maternidade. Esse não foi só um caso isolado e esse crime não vai ficar impune”, declarou Jefferson.
No mês passado, outra denúncia foi feita contra a maternidade envolvendo violência obstétrica, onde a mãe perdeu o bebê após ser obrigada a realizar um parto normal, mesmo com recomendação de cesariana.
O viúvo e a família de Kevelli registraram um boletim de ocorrência para que a Polícia Civil investigue a causa das mortes. O caso foi encaminhado e está sendo investigado pela 13º Delegacia de Polícia de Cajazeiras.
Yakisoba misto, misto com camarão, frutos do mar,carne bovina e frango 🥡🔥🍜🥢😋📲(77)99919-1208 Delivery 18:30 as 23:00
Ilha de Boipeba, distrito de Cairu
Três homens morreram e dois ficaram feridos após uma troca de tiros entre suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas, na noite de sábado (30), na Ilha de Boipeba, distrito de Cairu, no baixo sul da Bahia - um dos principais destinos turísticos do estado.
De acordo com informações da Polícia Civil, uma das vítimas se chamava Welligton da Silva. As outras duas ainda não foram identificadas.
Conforme a PC, o confronto teria sido motivado em represália à morte de Vinícius Lopes da Silva, ocorrida na manhã de sábado (29), no interior de um estabelecimento comercial, em Valença, a cerca de 30 km de Boipeba.
O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para realizar perícia e encaminhar os corpos para o Instituto Médico Legal (IML), onde devem passar por perícia.
Delegacia de Maragogipe
Uma mulher de 38 anos foi morta a tiros depois que a casa onde estava foi invadida por homens encapuzados, na madrugada de sábado (30), na cidade de Maragogipe, no Recôncavo da Bahia.
Segundo a Polícia Civil (PC), testemunhas apontam a participação de pelo menos três suspeitos no crime, no bairro Alto do Sacramento. O grupo fugiu do local levando a vítima, identificada como Girlene Souza.
Informações iniciais dão conta de que o imóvel seria dA autoria e a motivação do homicídio são apuradas pela Delegacia Territorial de Maragogipe. Em nota, a PC informou que testemunhas deverão ser ouvidas nos próximos dias para ajudar a resolver o caso.a irmã da vítima. No entanto, não se sabe se a mulher também estava em casa e nem se ficou ferida.
Conforme detalhou a Polícia Militar (PM), o corpo de Girlene Souza foi encontrado horas depois, em uma localidade de mata conhecida como Guaí. Ela foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região, onde passou por pericia.
O pacote tributário de Fernando Haddad (Fazenda), travestido de corte de gastos, não convenceu analistas do mercado financeiro que veem chance de a manobra gerar um déficit ainda maior dos que os R$100 bilhões projetados. Até a arrecadação com a taxação de lucros causa desconfiança, “empresários podem simplesmente não distribuir seus dividendos”, explica o economista Igor Lucena, da Amero Consulting. Para Lucena, os números de Haddad “não são confiáveis”.
“Não há interesse em combater o déficit fiscal”, diz Lucena ao citar os R$100 bilhões devidos e os R$35 bilhões que podem ser economizados.
A merreca que o “corte” pode poupar está longe de resolver a questão fiscal. O analista diz que o mercado já projeta inflação acima dos 5%.
Lucena lembra das estatais deficitárias, ignoradas por Haddad, “Esse buraco de estatais ineficientes termina sendo pago pelos impostos”.
A reação do mercado financeiro veio logo cedo. Enquanto “Malddad” explicava o corte fake, o dólar disparou e a cotação bateu os R$6.
O governo Lula (PT) torrou mais de R$150 milhões apenas entre os dias 8 e 28 de novembro, segundo dados do Portal da Transparência, no qual é por lei obrigado a informar despesas. Em 2024, a administração petista gastou mais de R$1,65 bilhão com passagens aéreas e especialmente as diárias pagas aos funcionários deslocados. Diárias custaram mais de R$1,03 bilhão aos pagadores de impostos brasileiros este ano, enquanto as passagens, quase todas aéreas, custaram outros R$605,4 milhões.
O valor com diárias pagas a funcionários de Lula em 2024 já supera todos os gastos com viagens em todo o ano de 2021 (R$790 milhões).
O ano não acabou, mas 2024 já é o segundo ano com as maiores despesas do governo federal na História, só perde para... 2023.
Em 2023, o governo Lula bateu todos os recordes de gastos com viagens e diárias: R$2,3 bilhões.
Alguns dias após o CEO mundial do Carrefour anunciar veto às carnes brasileiras (e pedir desculpas), o valor do Real ante ao Euro atingiu a mínima histórica: um euro bateu R$6,46. O dólar, R$6,10.
Iniciativa do deputado paulista Guto Zacarias (União), faz sucesso nas redes o “Janjômetro”, compilado toda gastança da primeira-dama. Até o momento, diz o site janjometro.com, foram R$63 milhões.
O economista Paulo Rabelo de Castro, que já presidiu o IBGE e o BNDES, achou uma característica relevante do ministro da Fazenda, Fernando Haddad: “Parece cineasta indiano”. Com ar de cansaço.
Favorito na disputa pela sucessão de Arthur Lira (PP-PB) na presidência da Câmara, Hugo Motta (Rep-PB) submergiu e emudeceu. Nem perguntado fala sobre o fiasco do pacote Malddad. Fingiu-se de morto.
Só na última semana que o ex-ministro da Justiça Anderson Torres teve autorização para sair de casa e cuidar da mãe que, aos 70 anos, lutava contra um câncer. Amélia Torres morreu na sexta (29).
Projeto de Tião Medeiros (PP-PR) inclui a criação do Programa Nacional de Monitoramento da Isonomia Internacional de Políticas Ambientais, a fim de que países metidos a besta, como a França, mintam para impedir acordos sem adotar regras de preservação idênticas às brasileiras.
Os senadores Sérgio Moro (União-PR), Damares Alves (Rep-DF), Magno Malta (PL-ES) e o deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP) estiveram na Ucrânia e foram recebidos por Volodymyr Zelensky na sexta (29).
A apagada CPI das Bets segue caçando pessoas relevantes para depor e gerar holofotes. Como são escassas, apelam a subcelebridades: terça (3) será a vez do ex-BBB Felipe Prior e da influencer Virgínia Fonseca.
Se Dólar é problema de milionário, Real é o quê?
A vacina brasileira contra o câncer de próstata começou a ser testada nos Estados Unidos na última semana. O imunizante, criado pelo médico gaúcho Fernando Kreutz Após, recebeu aprovação da FDA, Agência de Alimentos e Medicamentos do país após 25 anos de estudos no Brasil.
Para o desenvolvimento da vacina, fragmentos do tumor do paciente são retirados e as células cancerígenas são expandidas e modificadas em laboratório. O último passo é utilizar estas células para ativar o sistema imunológico do próprio paciente. Ao menos 280 voluntários já retiraram fragmentos do câncer para a pesquisa em solo americano.
Ao mesmo tempo, o Instituto Nacional do Câncer no Rio de Janeiro iniciou uma pesquisa para entender os motivos pelos quais, no Brasil, a doença parece ter um comportamento diferente do resto do mundo. A pesquisa liderada pelo doutor Franz Campos busca personalizar os tratamentos.
O câncer de próstata, na maioria dos casos, não apresenta sintomas e, se detectado em uma fase inicial, há grandes possibilidade de cura. O tipo de câncer afeta a glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Este é o tipo de tumor mais frequente entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele.