
No último sábado (5), o Parque Natural Engenheiro Geraldo Rocha se transformou em um grande espaço de acolhimento, informação e integração. Com a presença de centenas de famílias, o Dia D da Visibilidade Autista de Barreiras marcou uma tarde dedicada à conscientização, valorização e inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Promovido pela Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria Municipal de Saúde e por meio do Centro Especializado em Reabilitação Aníbal Barbosa Filho (CER II), o evento contou com o apoio das secretarias de Educação, Agricultura e Tecnologia, Meio Ambiente e Sustentabilidade, além de instituições públicas, privadas e da sociedade civil organizada.

Com uma programação cuidadosamente elaborada para atender públicos diversos, o encontro ofereceu atividades terapêuticas, oficinas educativas, rodas de conversa e orientações de saúde, em uma estrutura sensorial pensada para proporcionar conforto e bem-estar. Entre os destaques, estavam a oficina “Horta no Pote”, promovida pela Secretaria de Agricultura, a orientação odontológica com equipe do CEO, o cantinho da delícia com frutas, atividades com animais, e o plantio de mudas frutíferas no espaço do Parque.
A iniciativa também levou informações valiosas sobre os serviços de atendimento especializados disponíveis no município. A equipe do Ceffaee, por exemplo, distribuiu chaveiros explicativos sobre as salas de recursos multifuncionais, promovendo conhecimento e acesso aos direitos educacionais da população com TEA.

A tarde foi marcada por emoção e reconhecimento, como afirma Núbia Agostinho, mãe de uma criança autista de sete anos que compartilhou o impacto positivo da ação. “Foi um momento único. Ver meu filho sendo respeitado, acolhido e feliz, nos dá força para continuar na luta por mais visibilidade e inclusão”.
Fernanda Maciel, empreendedora e mãe do jovem Eduardo, de 23 anos, também celebrou a iniciativa. “Foi um evento feito com carinho e empatia. A Prefeitura e os parceiros mostraram que abraçam essa causa e reforçam o compromisso com políticas públicas inclusivas e o fortalecimento das redes de apoio às famílias atípicas, ampliando horizontes para uma sociedade mais empática e acessível. Que venham muitos outros encontros como esse”, enfatizou.
O momento mais aguardado por muitas crianças foi o tradicional banho de mangueira, realizado com apoio do Corpo de Bombeiros, que arrancou sorrisos e aproximou ainda mais gestores e comunidade. O prefeito Otoniel Teixeira participou ativamente da programação ao lado da primeira-dama Chaliny Matutino, do vice-prefeito e procurador geral do Município, Túlio Viana, da secretária de Saúde Larissa Barbosa, também da subsecretária Érica Lacerda, da coordenadora do CER II Fernanda Delgado, demais equipe multiprofissional, além de outras autoridades e os vereadores Zé do Sorvete e Valdimiro José.

Para o gestor municipal, o evento representa mais do que um marco simbólico. “Neste sábado especial, unimos esforços para reafirmar nosso compromisso com o respeito, à inclusão e a escuta ativa das famílias. O autismo é também uma causa nossa, vamos seguir em frente construindo uma cidade onde todos tenham vez, voz e recebam os cuidados do poder público”, destacou Otoniel Teixeira.
Parceiros: Essa visibilidade autista conta com a parceria de diversas instituições, entre elas a Associação de Amigos dos Autistas de Barreiras e Região (Amab), a Casa Otto Willi Autista, o Centro de Atenção à Saúde Mental (Casm) e clínicas especializadas como Aprimorar Clínica Multidisciplinar, Stimulus, Casa Ser – Clínica Integrada, Ôpa Comunicação, Rihppy, Psiconeuro e o Instituto de Fonoaudiologia Avançado da Dra. Fátima Oliveira. Também fazem parte do evento o Instituto Dr. Thayson Oliveira, o Centro de Estudo, Portal do Oeste, OAB/Subseção de Barreiras, Formação e Atendimento Educacional Especializado de Barreiras (Cefaee) da Secretaria de Educação, Instituto Luz Judô e Psicologia, Uninassau e Uneb.