Flutuante
Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
04
Abr/25

I Encontro da Visibilidade Autista de Barreiras marca o 2 de abril

No Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado neste 2 de abril, Barreiras deu um passo significativo na promoção da inclusão e da visibilidade das pessoas autistas. A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde através do Centro Especializado em Reabilitação Aníbal Barbosa Filho (CER II), além das secretarias de Educação, Agricultura e Tecnologia, e Meio Ambiente e Sustentabilidade e mais diversas instituições, realizaram o I Encontro da Visibilidade Autista de Barreiras, reunindo famílias, profissionais e representantes da sociedade civil para fortalecer o debate e disseminar informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A mobilização aconteceu na Praça Castro Alves e contou com a presença do prefeito Otoniel Teixeira e da primeira-dama Chaliny Matutino; além do secretário de educação, Jeferson Barbosa; secretária de Saúde, Larissa Barbosa, diretora do CER II, Fernanda Delgado; presidente da OAB Subseção/Barreiras, Barbara Mariane; reitor da Uninassau, Vladimir Ferreira; presidente da Associação de Mães dos Autistas (Amab), Ilciara Macedo; e a presidente da Associação dos Amigos dos Autistas de Barreiras e Região (AMA), Carla Fiães. Participaram ainda a diretora da Casa Otto Willy, Joyce Rasia; e os vereadores Valdemiro José e Díciola Baqueiro.

Para este primeiro encontro foi feita uma ampla campanha de publicidade, com vídeos produzidos pela Ôpa! Comunicação, panfletagem nos semáforos, standart em três rotatórias da cidade, e ainda, divulgação em painéis de LED em pontos estratégicos. Para a criançada, este 2 de abril foi marcado pela alegria com pipocas, atividades de pinturas faciais e educativas, reforçando o tema deste ano: “Informação gera empatia, empatia gera respeito”.

A secretária de Saúde, Larissa Barbosa, enfatizou a importância da união entre poder público e a sociedade para fortalecer as políticas voltadas à comunidade autista. “Este é o primeiro evento dessa magnitude em Barreiras para o 2 de abril, reunindo diversos setores para promover conscientização e avanços nas políticas públicas para pessoas autistas e suas famílias”, afirmou.

Durante o evento, a presidente da Associação de Mães dos Autistas (Amab), Ilciara Macedo, destacou a importância da data para ampliar a compreensão sobre o autismo e promover o respeito. “Ser mãe de uma pessoa autista é uma jornada de aprendizado e desafios diários. Nosso objetivo é sensibilizar a sociedade, garantindo que nossos filhos sejam vistos, respeitados e valorizados em sua singularidade”, ressaltou.

Panfletando junto às instituições e às famílias de autistas no centro de Barreiras, o prefeito Otoniel Teixeira reforçou o compromisso da gestão com a inclusão. “Estamos iniciando um movimento necessário e duradouro para dar visibilidade ao autismo. Nosso papel, como poder público, é garantir que essas famílias sejam assistidas na saúde, na educação e em todos os serviços essenciais. Este evento marca o início de um compromisso contínuo de Barreiras com a inclusão”, destacou o gestor.

A programação do evento segue no sábado (5), no Parque Natural Engenheiro Geraldo Rocha, a partir das 14h. Entre as atividades previstas estão banho de mangueira, rodas de conversa, piquenique em família, plantio de mudas, cortes de cabelo e diversas ações inclusivas, proporcionando um ambiente acolhedor para as crianças autistas e suas famílias.

Esse I Encontro da Visibilidade Autista conta com a parceria de diversas instituições, entre elas a Associação de Amigos dos Autistas de Barreiras e Região (Amab), a Casa Otto Willi Autista, o Centro de Atenção à Saúde Mental (Casm) e clínicas especializadas como Aprimorar Clínica Multidisciplinar, Stimulus, Casa Ser – Clínica Integrada, Psiconeuro e o Instituto de Fonoaudiologia Avançado da Dra. Fátima Oliveira. Também fazem parte do evento o Instituto Dr. Thayson Oliveira, o Centro de Estudo, Formação e Atendimento Educacional Especializado de Barreiras (Cefaee) da Secretaria de Educação, e o Instituto Luz Judô e Psicologia.

No campo educacional, a iniciativa conta com o apoio da Uneb e da Uninassau, além da presença da OAB/Barreiras e da Agência Ôpa!, que reforçam o compromisso com a conscientização e os direitos das pessoas autistas.

Fonte:DIRCOM, Prefeitura de Barreiras
()
04
Abr/25

Polícia Civil desmantela grande esquema de tráfico de drogas em Morro do Chapéu

Operação encontrou plantação em área rural de difícil acesso, além de 500 kg da droga pronta para venda; três suspeitos foram presos.

A Polícia Civil de Morro do Chapéu desarticulou ontem, quinta (03), um extenso esquema de cultivo e tráfico de drogas na zona rural do município. Durante a operação, foram localizados cerca de 100 mil pés de maconha em uma propriedade isolada, além de aproximadamente 500 kg da erva já seca e embalada para distribuição.  

De acordo com as investigações, a área era utilizada como base para a produção em larga escala da droga, contando com estrutura avançada, incluindo sistema de irrigação, equipamentos agrícolas e barracas equipadas com camas, fogões e mantimentos. Acredita-se que o local abrigava vários integrantes da organização criminosa.  

Ao chegarem ao local, os policiais prenderam três suspeitos, enquanto outros fugiram ao avistar a equipe. Os detidos foram levados à delegacia e já estão à disposição da Justiça. Parte da droga foi preservada para perícia, e o restante foi incinerado no local.  

As investigações seguem em andamento para identificar e capturar os demais envolvidos no esquema. A operação reforça o combate ao tráfico de drogas na região, que tem sido alvo constante de ações policiais.

Fonte:Irecê Agora - parceiro do Blog do Sigi Vilares em Irecê
()
04
Abr/25

Reprovação dos brasileiros ao governo Lula gera intriga entre ministros

Rui Costa, Sidônio Palmeira (Propaganda) e Haddad (Fazenda) andam às turras

A semana foi de climão no Palácio do Planalto com direito a indiretas e intrigas pelos corredores, tudo em razão das pesquisas, que dão na mesma: disparada na reprovação de Lula. Como Lula é especialista em terceirizar culpa, três ministros são candidatos a pai do fiasco: Rui Costa (Casa Civil), Sidônio Palmeira (Propaganda) e Fernando Haddad (Fazenda). O pano de fundo é a eleição de 2026, cresce a aposta que Lula pode não disputar a reeleição. Costa e Haddad sonham com a vaga. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Voltou a pesar sobre Rui Costa pressão para desenterrar o que o governo chama de “SUS da Segurança” e avançar com obras do PAC.

Sidônio entra de gaiato na história. Vendido por Costa como milagreiro, há quase três meses no cargo, não alavancou a imagem de Lula.

A turma de Sidônio e Costa apontam pra Fazenda. Citam que a visão sobre a economia, que já teve 23% de “piorou”, marcou 56% na Quaest.
Fonte:DIÁRIO DO PODER
()
04
Abr/25

Mega final de semana de preços baixos no Mercado Boa Vista; confira!!!

Loja 1: Rua Costa Rica - Vila Rica. Loja 2: Av. José Bonifácio - São Miguel. Loja 3: Rua Santa Custódia - Barreirinhas



Fonte:Publicidade
()
04
Abr/25

HOJE é dia de PEIXE e de comida JAPONESA no TEMPERO NOVO 😋😋😋😋😋😋


Fonte:Informe Publicitário
()
04
Abr/25

Mais ofertas do Mega final de semana de preços baixos do Mercado Boa Vista

Loja 1: Rua Costa Rica - Vila Rica. Loja 2: Av. José Bonifácio - São Miguel. Loja 3: Rua Santa Custódia - Barreirinhas



Fonte:Publicidade
()
04
Abr/25

Em LEM você conta com a Churrascaria Mimoso. Aberta todos os dias

Fonte:Publicidade
()
04
Abr/25

Proteja sua moto com a Localize Rastreamento Via satélite

Não é de hoje que as motocicletas se tornaram muito populares, seja pela praticidade ou custo-benefício. Mas, todo brasileiro sabe que não dá para relaxar quando o assunto é segurança e, por isso, o rastreamento de moto é essencial.

Entre em contato conosco e saiba mais!
🖱️ www.localizerast.com.br
📞773628-5292
📱7799835-5560
📌Av. Salvador, 226, Centro. LEM-BA

Fonte:Informe Publicitário
()
03
Abr/25

Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central

BC divulgou datas prováveis de novas funcionalidades do Pix

Um dia depois de o presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, anunciar inovações no Pix, o órgão divulgou as datas prováveis para o lançamento de três funcionalidades no sistema de transferências instantâneas.

As novas ferramentas devem estar disponíveis nas seguintes datas:

  • Pix parcelado: setembro deste ano;
  • Pix em garantia: 2026;
  • Autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução: 1º de outubro.

Pix parcelado

O Pix parcelado permitirá que o pagador contraia um crédito para permitir o parcelamento de uma transação. Semelhante à modalidade com juros do cartão de crédito parcelado, o recebedor terá acesso instantâneo a todo o valor da transação, mas o pagador poderá parcelar o valor, com acréscimo.

Segundo o BC, a ferramenta deverá estimular o uso do Pix no varejo para a compra de bens e serviços de valor mais elevado, favorecendo quem não tem acesso a esse tipo de operação. O Pix parcelado poderá ser usado para qualquer tipo de transação Pix, inclusive para transferências.

Pix em garantia

Com o objetivo de ajudar empreendedores, o Pix em garantia permitirá que empresas ofereçam recebíveis futuros (valores a receber) de Pix como garantia em operações de crédito. A modalidade poderá baratear os juros das linhas de crédito a pessoas jurídicas, principalmente para as que usam mais o Pix.

A garantia de uma linha de crédito permite que a instituição financeira tome bens e recursos para cobrir eventuais calotes. O BC esclareceu que o Pix em garantia é voltado apenas para estabelecimentos comerciais e empresas, sem mudanças na forma como as pessoas físicas usam o Pix. Segundo o BC, o lançamento só ocorrerá em 2026 porque a ferramenta exige uma infraestrutura mais complexa.

Autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED)

Aplicável somente para fraudes, golpes e crimes, o autoatendimento permite a contestação de transações Pix de forma simples e intuitiva diretamente por meio do aplicativo dos bancos. O processo moderniza o MED porque passa a ser feito de forma 100% digital, sem a necessidade de interação com o atendimento da instituição financeira.

Existente desde 2021, o Mecanismo Especial de Devolução só pode ser usado em caso comprovado de fraudes ou de erros operacionais da instituição financeira. A ferramenta não pode ser usada para desacordos comerciais, casos entre terceiros de boa-fé e envio de Pix para a pessoa errada por erro do próprio usuário pagador (como erro de digitação de uma chave).

Com o autoatendimento do MED, o usuário poderá consultar o status e a evolução dos pedidos de devolução efetuados. Segundo o BC, a modernização acelerará os pedidos de devolução, aumentando a chance de os recursos transferidos por fraude serem bloqueados na conta do fraudador e devolvidos para a vítima.

Diferenciação de comprovantes

Desde terça-feira (1º), o comprovante de agendamento de um Pix deve conter o termo "Agendamento Pix" e ícone do tipo calendar clock (relógio e calendário). Os comprovantes de pagamentos concluídos devem conter o ícone do tipo check (sinal de concluído). A medida passou a ser obrigatória para todos os bancos.

Segundo o BC, a diferenciação ajudará a combater o golpe do falso comprovante e facilitará para o recebedor a identificação de que uma transação foi de fato concluída. Nos últimos tempos, tornou-se comum um golpe em que o pagador mostra o comprovante de Pix agendado ao vendedor. Por ter de olhar rápido e sem elementos visuais para identificar facilmente se a transação não foi concluída, o vendedor fica sem receber os recursos quando o pagador cancela o agendamento.

Fonte:AGÊNCIA BRASIL
()
03
Abr/25

Em LEM você conta agora com o "Platta Laboratório de Análises Clínicas"

Fonte:Publicidade
()
03
Abr/25

Promoção de Páscoa na ANCORE!!!

✨ Nesta Páscoa, espalhe alegria e ganhe um presente doce! 🍫🐰 Indique um amigo para fechar a proteção e, ele fechando, você recebe um delicioso Ovo de Páscoa da Cacau Show! 🎁 🐰

Não perca essa chance de adoçar sua Páscoa com a gente! 💖 #PáscoaDoce #IndiqueEGanhe #PromoçãoEspecial"

Fonte:Informe Publicitário
()
03
Abr/25

🚘 Seu Mitsubishi sempre pronto para qualquer desafio! 🚘

Aproveite nosso pacote de revisão especial para sua L200 Triton Diesel 2018 ou Pajero Sport 2020 e garanta o máximo desempenho para o seu veículo. 💪🔧

🔥 De R$ 1.485,70 por apenas R$ 950,00! 🔥
⏳ Promoção válida até o final de Maio!

Não perca essa oportunidade de manter sua máquina sempre em dia. Agende sua revisão agora mesmo! 📲👇

📍 Fama Motors - Mitsubishi
📞 LEM: (77) 99834-2543
📞 Barreiras: (77) 99820-6805

Fonte:Informe Publicitário
()
03
Abr/25

Polo Barreiras: De volta ao mapa do transporte escolar do oeste baiano

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Utilidade Pública
()
03
Abr/25

Prefeitos de Barreiras e LEM divergem sobre o futuro da aviação regional, enquanto obras e burocracias correm contra o tempo

Enquanto Barreiras travou relações políticas com os governos Federal e Estadual por 8 anos sob o governo do ex-prefeito Zito Barbosa, Luís Eduardo Magalhães avança e aposta na municipalização para atender demandas acirrando a competição por voos comerciais e investimentos na região

A disputa pelo protagonismo aéreo no coração do Oeste da Bahia ganhou contornos estratégicos e políticos, impulsionada pela crescente demanda do agronegócio e pela visão de futuro dos prefeitos Otoniel Teixeira (Barreiras) e Júnior Marabá (Luís Eduardo Magalhães). A reportagem do Portal Caso de Política colheu os relatos dos gestores durante o evento da AIBA nesta terça-feira (1), por ocasião da apresentação da 19ª Edição do Bahia Farm Show, onde as perspectivas para o desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária regional se tornaram tema central na entrevista.

Enquanto na cidade de Barreiras corre-se contra o tempo para cumprir exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a gestão de Luís Eduardo Magalhães vislumbra a municipalização do seu aeroporto como um atalho para atender às necessidades específicas do setor produtivo. A divergência de estratégias, no entanto, pode impulsionar o desenvolvimento de toda a região, desde que os entraves burocráticos e a complexidade das obras não se tornem obstáculos intransponíveis.

Espectativa em Barreiras, aceleração em Luís Eduardo Magalhães
O prefeito de Barreiras, Otoniel Teixeira, demonstra otimismo quanto à manutenção da operação do aeroporto local.

“Já estive três vezes em Salvador acompanhando a licitação para ampliação da pista e do terminal”, afirmou ao Caso de Política, garantindo que a possibilidade de perda de voos é “zero”.

O gestor ainda revelou o agendamento de reuniões com as companhias aéreas para expandir as rotas aéreas da cidade.

Contudo, a necessidade de cumprir as normas da ANAC até outubro de 2025, que exigem a instalação do PAPI (sistema de luzes de aproximação) e da RESA (área de segurança de fim de pista), acende um alerta. A licitação para a ampliação da pista, que inclui a instalação dos equipamentos, ainda se encontra em fase de recursos.

Em contrapartida, Júnior Marabá, prefeito de Luís Eduardo Magalhães, aposta na agilidade e na vocação do município para o agronegócio.

“Estamos evoluindo bem, já temos tratativas com uma companhia aérea e vamos conseguir efetivar voos comerciais”, assegura.

Segundo o prefeito, a municipalização do aeroporto, em articulação com os governos federal e estadual, é o caminho para atender à demanda reprimida do setor produtivo e das multinacionais presentes na região.

“Barreiras sempre vai suprir uma demanda regional, mas Luís Eduardo possui uma demanda reprimida específica do setor produtivo. Acredito que os dois aeroportos funcionarão bem”, pondera Marabá.

Com um investimento robusto de R$ 28 milhões, o Aeroporto de Luís Eduardo Magalhães (LEM) está prestes a transformar o cenário econômico do município. O projeto incluiu a ampliação da pista, a criação de um terminal moderno e diversas outras adequações essenciais, preparando o aeroporto para receber voos comerciais.

Para o prefeito Júnior Marabá, a expectativa é clara: em breve, o município começará a receber voos comerciais, um marco que promete revolucionar o desenvolvimento local. As melhorias na infraestrutura do aeroporto são vistas como uma porta de entrada para novas oportunidades de negócios, fomentando a geração de empregos e o aumento da renda para a população.

O papel dos prefeitos, a responsabilidade dos governos, a atuação do ex-deputado Tito e o diálogo com o Planalto
A atuação dos prefeitos Otoniel Teixeira e Júnior Marabá, em busca de soluções para a aviação regional, demonstra o engajamento dos gestores com o desenvolvimento de suas cidades. No entanto, é fundamental ressaltar que, a exemplo do que ocorreu em Luís Eduardo Magalhães e em diversos outros aeroportos do país, a responsabilidade primária pela infraestrutura e pelos serviços aeroportuários recai sobre os governos estadual e federal.

A Constituição Federal, em seu artigo 21, inciso XII, alínea “c”, atribui à União a competência para “explorar, diretamente ou mediante autorização, concessão ou permissão, os serviços de transporte aéreo”. Essa competência é exercida, em grande parte, por meio da administração de aeroportos e da regulamentação do setor pela ANAC. Além disso, a Lei nº 7.565/86 (Código Brasileiro de Aeronáutica) estabelece normas sobre a infraestrutura aeroportuária e a responsabilidade dos órgãos públicos em garantir a segurança e a eficiência dos serviços.

Nesse contexto, é importante destacar que o ex-deputado federal Tito (PT) teve um papel fundamental na busca por recursos para o Aeroporto de Barreiras. Durante seu mandato, Tito destinou R$ 45 milhões para as obras de reforma e ampliação do aeroporto regional de Barreiras.

Conforme divulgado pelo próprio ex-deputado, a iniciativa foi o resultado de anos de esforços e articulações junto aos governos federal e estadual. O investimento total previsto para a obra é de R$ 64,2 milhões, sendo R$ 45 milhões provenientes de recursos federais e R$ 19,2 milhões de contrapartida do Estado.

O projeto prevê uma reforma abrangente, incluindo a ampliação da pista de pouso e decolagem, a construção de um novo terminal de passageiros e a instalação de novos equipamentos, permitindo operações de aeronaves com até 180 passageiros.

Reforçando seu compromisso com o desenvolvimento da região, o ex-deputado Tito, conforme noticiou o Caso de Política, agendou e foi recebido no dia 24 de março deste ano pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, em seu gabinete no Palácio do Planalto, em Brasília, por ocasião de uma visita recente do ministro a Barreiras. O encontro demonstra a influência política e a persistência de Tito em buscar soluções para os desafios da aviação regional junto ao governo federal.

Vale ressaltar, que ao contrário do prefeito de Luís Eduardo Magalhães, o ex-prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, que governou a cidade por 8 anos, se negava em dialogar com outras esferas de poder, gerando entraves, o que de fato amarrou o andamento das obras tão esperadas em Barreiras.

A destinação de recursos por parte do ex-deputado Tito e o diálogo constante com o governo federal e estadual demonstram o compromisso do poder público com o desenvolvimento da aviação regional e a importância de investimentos contínuos para garantir a infraestrutura adequada para o crescimento econômico e social da região.

PAC e o futuro da aviação regional


Conforme noticiado pelo Caso de Política em 22 de março, o novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) contempla as obras de ampliação do aeroporto regional de Barreiras. A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) garante que as licitações estão em andamento, com previsão de conclusão do processo de ampliação da pista em março, com um investimento de aproximadamente R$ 70 milhões.

No entanto, até o fechamento desta matéria, em 3 de abril de 2025, a conclusão efetiva da licitação não foi confirmada, alimentando a incerteza e a apreensão entre os moradores de Barreiras. A expectativa é que a celeridade nas obras e a superação dos entraves burocráticos garantam a continuidade da operação do aeroporto e fortaleçam o papel da cidade como polo regional de logística e transporte aéreo.

Fonte:Caso de Política | Luís Carlos Nunes | Blog do Sigi Vilares
()
03
Abr/25

Academia Lion a melhor de LEM!!!

Fonte: Publicidade
()
03
Abr/25

Rastreamento de Frota Agrícola - Global System Rastreamento 24h



Maximize a produtividade e a segurança da sua frota agrícola com o rastreamento 24 horas da Global System. Nossa tecnologia de ponta permite monitoramento em tempo real, garantindo que suas máquinas estejam sempre protegidas e operando com eficiência no campo.

📞 0800 606 8000
📱 77 99949 6660

Global System Rastreamento 24h

#RastreamentoFrotaAgrícola #SegurançaNoCampo #EficiênciaAgrícola #Rastreamento24h #GlobalSystemRastreamento #FrotaMonitorada

Fonte:Publicidade
()
03
Abr/25

Governo antecipa 13º de aposentados do INSS para abril e maio

Presidente assinou decreto nesta quinta-feira (3).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta quinta-feira (3), um decreto que antecipa o pagamento do décimo terceiro salário de aposentados e pensionistas do INSS.

A informação já havia sido antecipada pelo ministério da Fazenda, mas o governo ainda estudava em quais meses os pagamentos seriam feitos.

Os depósitos acontecerão em abril e maio, considerando que os repasses ocorrem em duas etapas.

Esse pedido de antecipação, segundo apuração da CNN, foi feito pelo ministério da Previdência Social, chefiado por Carlos Lupi.

A medida vem no momento em que o governo está buscando soluções para aumentar e recuperar a popularidade do presidente.

Fonte:CNN Brasil
()
03
Abr/25

Anote aí: A prefeitura de Barreiras autorizam a construção de 500 casas populares

A gente segue em frente trabalhando por uma cidade mais humana e cidadã

Fonte:Publicidade
()
03
Abr/25

LEM ganha mais uma Unidade Básica de Saúde: Ceni Fraga foi inaugurada ontem

Luís Eduardo Magalhães recebeu, nesta quarta-feira (02), mais uma Unidade Básica de Saúde com a inauguração da Ceni Fraga, localizada na Praça Arnaldo Horácio Ferreira, ao lado do Lacen. Com essa nova unidade, o município agora conta com 20 postos de saúde em funcionamento, fortalecendo a atenção primária e ampliando o acesso dos pacientes aos serviços de saúde.

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Pedro Henrique Ribeiro, ainda em abril será inaugurada mais uma unidade. “Sabemos da importância de fortalecer a atenção primária, afinal, é a porta de entrada para o sistema de saúde, onde tudo começa. Até o final de abril, teremos mais uma unidade para ser entregue”, destacou.

A Unidade Básica de Saúde Ceni Fraga terá capacidade para atender entre 2.000 e 4.500 pessoas, conforme a recomendação do Ministério da Saúde, e deve realizar, em média, 650 atendimentos médicos por mês.

Atenção primária em LEM
Atualmente, o município conta com 20 unidades físicas e uma equipe itinerante, que atende as comunidades de Galinhos, Muriçoca, Vista Alegre, Sol do Cerrado e Bela Vista. Além disso, cinco postos de saúde funcionam com horário estendido até às 22h, garantindo maior acessibilidade aos serviços de saúde para a população.


O secretário de Saúde, Dr. Pedro Henrique Ribeiro durante a inauguração

Fonte:SECOM, prefeitura de LEM
()
03
Abr/25

Audiência Pública em Barreiras: vozes da exclusão ecoam e desafiam o Poder Público

Vozes sufocadas pela exclusão ecoam na Câmara de Barreiras, expondo a cruel realidade enfrentada pelas pessoas com deficiência e desafiando o Poder Público a agir com urgência e sensibilidade

Em uma noite que ficará marcada na história da Câmara Municipal, a audiência pública sobre acessibilidade para pessoas com deficiência (PCD), promovida pela vereadora Delmah Pedra, transformou o plenário em um palco de dor, indignação e, acima de tudo, um chamado à ação. A presença de representantes do poder público, da sociedade civil organizada e do setor privado foi eclipsada pela força dos relatos pessoais, que escancararam a crueldade da exclusão e a urgência de políticas públicas que transformem a vida das PCDs em Barreiras.

Diante de vereadores como Yure Ramon, Allan do Allanbick, Diciola, Graça Melo, Hipólito, Irmã Silma, Tatico, Tetéia Chaves e Valdimiro, da defensora pública Danyelle Gautério, do secretário Fábio Cruz e Silva de Santana, e de Bruno José da Secretaria de Infraestrutura, ecoaram as vozes de Suzeni Rego de Araújo, Cristiane do Nascimento Souza e Thiago Henrique Souza Santos, entre outros, desnudando a negligência e o preconceito que permeiam o cotidiano das pessoas com deficiência.

“Essa audiência não foi apenas um evento, mas um grito de socorro”, afirmou a vereadora Delmah Pedra, com a voz embargada pela emoção. “O que ouvimos aqui hoje exige uma resposta imediata e contínua. Não podemos mais fechar os olhos para a dor e a exclusão que tantas pessoas com deficiência enfrentam em nossa cidade.”

As feridas expostas da exclusão

Os relatos transcenderam a mera descrição de problemas, revelando a profunda dor e a humilhação sofridas pelas PCDs em Barreiras.

Sousemir Rego de Araújo, cadeirante, em um relato que causou comoção geral, pintou um quadro desolador da falta de medicamentos e materiais de uso contínuo:

“Já tá com 5 meses que nós na cidade de Barreiras, não consegue pegar remédio de uso contínuo… Desde outubro do ano passado, que eu não consigo pegar uma caixa de Bacofren. Desde outubro do ano passado, que eu não consigo pegar uma caixa de Ritmic… É caso até de vergonha sair pedindo as pessoas, dizendo assim: ‘Moço, deixa eu te falar uma coisa, faz um Pix aí de R$ 60 para eu comprar a caixa de retemperar que não dura nem uma semana!'”.

Sousemir também denunciou a péssima qualidade dos materiais fornecidos, que causam infecções e sofrimento, além da inacessibilidade em espaços públicos.

“Fizeram degrau na rampa do cadeirante” no Palácio das Artes, ela lamentou, “e o cadeirante não consegue subir. Será que ninguém vê que nessa cidade tem pessoa com deficiência?”

Cristiane do Nascimento Souza, acadêmica de psicologia, expôs o preconceito e a discriminação sofridos no transporte público, relatando a humilhação de ser chamada de “aleijada” por motoristas da Viação Cidade de Barreiras (VCB).

“Já aconteceu comigo várias vezes de pegar o ônibus, para ir para uma consulta, o motorista fala: ‘Lá vem a aleijada’. Toda vez que eu pego uma aleijada, o ônibus quebra. Por que você não fica em casa?'”

Cristiane denunciou a falta de preparo dos funcionários, que muitas vezes se recusam a auxiliar na utilização do elevador, e questionou o direito de ir e vir das PCDs:

“Eu preciso ficar em casa porque eles querem? Não é meu direito de ir e vir, de ir para faculdade, de ir para um estágio, de ir para uma consulta, segura com qualquer outro cidadão?”.

Thiago Henrique Souza Santos, recém-ingresso na universidade, revelou a frustração de ter perdido aulas por falta de transporte acessível:

“Me tornei universitário esse ano e já perdi a primeira semana do primeiro semestre por falta de acessibilidade dos coletivos… A partir das 19 horas não existe mais locomoção de ônibus nem para ir nem para vir, ou seja, eu tô perdendo minhas aulas.”

Thiago também criticou a negligência da Embasa com a infraestrutura da cidade, deixando buracos abertos que dificultam a locomoção das PCDs.

“A Embasa deveria ser bem fiscalizada”, ele afirmou, “ela chega, cava o buraco, estraga todo o processo que a prefeitura fez de asfáltica e, no meio, por fim, não conserta e deixa o buraco lá.”

Autoridades reconhecem o problema e prometem ações

Diante da gravidade dos relatos, as autoridades presentes reconheceram a urgência de medidas efetivas. A defensora pública Danyelle Gautério enfatizou a importância da reativação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, defendendo a necessidade de “um espaço público de decisão” para as diversas associações da sociedade civil.

Ela alertou para a necessidade de se garantir um espaço para que a “Associação Municipal das Pessoas com Deficiência de Barreiras, a AMA, a Miké, APAE e diversas representações da sociedade civil” possam “dialogar entre si” e ter um “espaço público de decisão no município”. Além disso, Gautério relembrou a liminar judicial que obriga a VCB a ter 100% da frota acessível, decisão ainda não cumprida, e mencionou o relatório municipal de março de 2023, que indicava a precariedade dos elevadores nos ônibus.

O secretário Fábio Cruz e Silva de Santana admitiu a insuficiência de vagas de estacionamento reservadas para PCDs, afirmando que “realmente são poucas” e que “teria que verificar uma forma de tentar aumentar essa quantidade de vagas aos deficientes”.

Bruno José, da Secretaria de Infraestrutura, reconheceu a necessidade de padronização das calçadas e o crescimento desordenado da cidade. Neilson Ribeiro, da VCB, alegou dificuldades técnicas e a “falta de profissionais qualificados” para a manutenção dos elevadores nos ônibus, garantindo, no entanto, que jamais mediria “esforços para que você usufrua desse direito”.

Delmah Pedra: “Este é o início de uma transformação”

A vereadora Delmah Pedra, atente e comovida com os relatos, reafirmou seu compromisso com a causa da acessibilidade e da inclusão.

“O que ouvimos aqui hoje é inaceitável. Precisamos transformar a dor em ação e garantir que as pessoas com deficiência tenham seus direitos respeitados.”

A vereadora se comprometeu em acompanhar de perto o cumprimento das promessas feitas pelos representantes do poder público e lutar por políticas públicas efetivas, que atendam às necessidades das PCDs. Ela também anunciou a elaboração de um relatório detalhado com as discussões e propostas da audiência, que será publicado no site da Câmara Municipal.

“Este é o início de uma transformação”, declarou Delmah Pedra. “Não descansaremos até ver uma Barreiras verdadeiramente inclusiva, onde todas as pessoas, independentemente de suas limitações, possam viver com dignidade e plenitude.”

Luta por uma sociedade mais justa e solidária

A audiência pública em Barreiras escancarou a cruel realidade enfrentada pelas pessoas com deficiência e evidenciou a urgência de ações concretas para garantir a acessibilidade, a inclusão e o respeito aos seus direitos. Os relatos comoventes e o compromisso da vereadora Delmah Pedra acenderam uma chama de esperança, mas a transformação real dependerá da união de esforços e da vontade política de construir uma sociedade mais justa e solidária, onde a dignidade humana seja o valor supremo.

Próximos Passos

  • Elaboração e publicação do relatório da audiência pública.
  • Fiscalização do cumprimento das promessas feitas pelos representantes do poder público.
  • Mobilização da sociedade civil para a construção de uma cultura inclusiva.
  • Acompanhamento das políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência.
  • Yure Ramon reafirma apoio e compromisso da Câmara

O presidente da Câmara, Yure Ramon, em um discurso que buscou transmitir esperança e compromisso, reiterou o apoio do legislativo à causa da acessibilidade e da inclusão. Em sua fala, Yure Ramon enfatizou que a Câmara Municipal está de portas abertas para receber as demandas das pessoas com deficiência e que fará todo o possível para defender seus direitos.

“Hoje, saio daqui com um sentimento de profunda responsabilidade”, declarou Yure Ramon. “Escutei atentamente cada relato, cada queixa, cada pedido. E quero garantir a vocês que não ficaremos inertes diante desta situação. A Câmara Municipal de Barreiras está ao lado das pessoas com deficiência e faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para transformar a realidade que vocês enfrentam. Como Poder legislativo e fiscalizador do Executivo, vamos reforçar a nossa atuação”

Yure Ramon também fez um apelo à união de forças:

“A acessibilidade e a inclusão são um dever de todos nós. Precisamos trabalhar juntos, poder público, sociedade civil e setor privado, para construir uma cidade onde todos se sintam acolhidos e respeitados. E reafirmo, não apenas o meu apoio, mas o apoio irrestrito de toda essa mesa diretora, todo o corpo jurídico dessa casa. Tudo aquilo que vocês precisarem em relação a buscar os seus direitos, tenham a certeza de que eu, como presidente, darei a cada um de vocês total apoio.”

O presidente da Câmara ainda se comprometeu a acompanhar de perto o cumprimento das promessas feitas durante a audiência, especialmente em relação à regularização do fornecimento de medicamentos e à melhoria da acessibilidade nos transportes públicos e nos espaços públicos. Yure Ramon também se colocou à disposição para participar de visitas aos postos de saúde e ao CER II, a fim de verificar in loco a situação dos serviços oferecidos às pessoas com deficiência.

“Acredito que, com diálogo, planejamento e trabalho árduo, podemos construir uma Barreiras mais acessível, mais inclusiva e mais justa para todos”, concluiu Yure Ramon.

Fonte:Caso de Política
()
03
Abr/25

Durante a LEM 25 Run, presidente da Abapa anuncia a 7ª edição da Corrida do Algodão

No último domingo (30), a presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Alessandra Zanotto Costa, compareceu à LEM 25 RUN, evento de corrida de rua promovido pela prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães que celebrou, a um só tempo, os 25 anos de emancipação política do município, a saúde e o esporte.

Em sua fala na abertura oficial da corrida, a presidente parabenizou e município e os organizadores da prova, e entregou ao prefeito Júnior Marabá uma homenagem dos produtores de algodão ao município, um dos mais importantes polos de produção de alimentos e algodão do Brasil. Alessandra também aproveitou o momento para divulgar, em primeira mão, para o público do evento, a sétima edição da Corrida do Algodão, que em 2025 vai celebrar também os 25 anos de fundação da Abapa. As inscrições, segundo Alessandra, serão abertas em já neste mês de abril.

“Assim como a LEM 25 Run, a Corrida do Algodão é um evento que vai muito além do esporte. Ela fortalece a conexão entre pessoas, e atrai participantes de diversas regiões do Brasil em torno de um mesmo propósito: a saúde e o bem-estar. Nós, produtores rurais, entendemos que temos muito a contribuir, não apenas com nosso trabalho diário, mas com a promoção de momentos como este, para o bem-comum”, destacou a presidente.

Fonte:Ascom Abapa
()
03
Abr/25

Overclean: PF faz novas buscas na casa do empresário Marcos Moura em Salvador


Empresário do setor de limpeza urbana é investigado por supostas irregularidades em emendas parlamentares em Salvador

A Polícia Federal (PF) faz novas buscas na casa do empresário José Marcos Moura, empresário do setor de limpeza urbana, em Salvador. É a terceira fase da operação Overclean, que investiga desvio de emendas parlamentares destinadas originalmente para obras de infraestrutura.

Segundo apurações do BNews, a operação foi iniciada durante a madrugada no Edifício Adelaide, no bairro do Comércio. É a segunda vez que o empresário é alvo de buscas nesta operação.

De acordo com o portal G1, a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu a prisão preventiva de Marcos e o relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), Nunes Marques, negou a prisão. Novos documentos da PF apontam uma suspeita de obstrução de Justiça. 

Fonte:BNews
()
03
Abr/25

Operação Overclean: Saiba o que a polícia encontrou na casa do ex-secretário de Educação de Salvador


Operação Overclean, que mira figuras públicas, resultou no afastamento do secretário de Educação e na apreensão de bens

O atual secretário de Educação de Belo Horizonte e ex-secretário de Educação de Salvador, Bruno Barral, é um dos alvos da terceira fase da operação Overclean deflagrada, na manhã desta quinta-feira (03). Segundo a TV Globo e Globonews, ele foi afastado do cargo por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Nunes Marques.

A Polícia Federal (PF) encontrou na casa dele maços de dólares e euros, joias e relógios em um cofre. O total apreendido foi no valor de R$ 120,8 mil. Na lista da apreensão, segundo o jornal O Globo, estão 11.550 em notas de dólares, 7.090 em notas de Euros, 7.000 reais ,1 relógio de luxo, 1 corrente de ouro, 1 carro Corolla, pen drives e aparelhos telefônicos. Além de Barral, a PF fez buscas na casa do empresário Marcos Moura em Salvador, no edifício Adelaide, no bairro do Comércio, na madrugada desta quinta-feira (03).

Barral foi nomeado para o cargo na prefeitura de Belo Horizonte em 16 de abril de 2024 como parte de uma reacomodação política articulada entre lideranças locais e o União Brasil. Ele ocupou a mesma pasta na prefeitura de Salvador durante a gestão do ex-prefeito ACM Neto (União). 

Fonte:BNews
()
03
Abr/25

Ford Territory - O SUV que combina elegância e conforto em cada detalhe

Com o Ford Territory, suas viagens serão marcadas por conforto, sofisticação e inovação. 🚘✨​ Design arrojado, conectividade inteligente e espaço de sobra para ir além. Venha para a Ford Buriti e conheça o SUV que redefine o prazer de dirigir! 🌟​

📱 (77) 9 8855-1000​
🖥 http://www.buritiford.com.br/​

#GrupoBrandao #FordBuriti #Ford #FordBrasil

Fonte:Informe Publicitário
()
03
Abr/25

Prefeitura de Barreiras abre diálogo com pastores evangélicos em reunião realizada nesta quinta-feira

Proposta de comissão para o Dia do Evangélico é apresentada durante encontro com participação do prefeito, vice, vereadores e pastores de diversas denominações

A manhã desta quinta-feira (3) está sendo marcada por um encontro entre representantes da Prefeitura de Barreiras e pastores evangélicos da cidade. A reunião acontece no auditório da Escola Celso Barbosa, no bairro Morada da Lua, e tem como objetivo principal abrir um canal direto de diálogo com a comunidade religiosa.

O prefeito Otoniel Teixeira participa do encontro, acompanhado do vice-prefeito e procurador-geral do município, Dr. Túlio Viana, além dos vereadores Hipólito dos Passos de Deus e Zé do Sorvete. Diversas lideranças evangélicas também marcam presença, representando igrejas e ministérios com atuação nos bairros de Barreiras.

Entre os assuntos em pauta, está a apresentação de demandas por parte dos pastores, sugestões de apoio institucional aos projetos sociais das igrejas e a proposta de criação de uma comissão específica para organizar as ações relacionadas ao Dia do Evangélico no município. A ideia é que essa comissão seja composta por representantes das igrejas, associações e servidores públicos evangélicos.

Durante a reunião, o grupo também discute formas de ampliar a participação das igrejas nas decisões sobre eventos culturais, iniciativas sociais e demais ações que envolvem a comunidade. Segundo os organizadores, o encontro tem caráter introdutório, mas já aponta para a possibilidade de reuniões periódicas para acompanhar o andamento das propostas apresentadas.

A iniciativa sinaliza a intenção da gestão municipal de estabelecer uma relação mais próxima com os segmentos religiosos, valorizando o diálogo e a construção conjunta de soluções voltadas à realidade local.

A reunião segue acontecendo durante esta manhã e deve ser concluída com a definição de encaminhamentos para os próximos passos da possível parceria.

Fonte:Tv Web Barreiras
()