11
Mar/25 |
Temperaturas podem atingir 40ºC a partir desta quarta-feira em municípios do Oeste da Bahia |
O calor deve se intensificar em boa parte do território baiano a partir desta quarta-feira, 12 de março. De acordo com os prognósticos dos principais modelos meteorológicos, algumas cidades podem registrar máximas de até 40ºC.
Embora as previsões indiquem altas temperaturas por um longo período, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ainda não classificou o evento como onda de calor. De acordo com os critérios da Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma onda de calor é caracterizada quando as temperaturas máximas diárias ultrapassam em 5°C ou mais a média mensal durante, no mínimo, cinco dias consecutivos.
As maiores máximas são esperadas para as cidades das margens do Rio São Francisco, como Carinhanha, Bom Jesus da Lapa, Paratinga, Ibotirama e Morpará, onde as temperaturas devem permanecer neste patamar por até dez dias.
No Extremo-Oeste do estado, algumas cidades podem registrar máximas na casa dos 38ºC, como é o caso de Barreiras. No entanto, algumas localidades da região podem receber chuvas isoladas, o que pode amenizar um pouco o calor.
Também deve fazer calor em Guanambi, onde as máximas podem variar entre 36ºC e 37ºC ao longo dos próximos dias. Nesta segunda-feira (10), a cidade registrou umidade relativa do ar de 20%, a quarta menor entre as cidades monitoradas pelo Inmet em todo o país.
Na cidade de Vitória da Conquista, localizada a quase mil metros de altitude, as máximas também devem ficar elevadas, principalmente no fim de semana, onde podem superar os 32ºC. Já as mínimas devem variar entre 16ºC e 18ºC.
Para a capital a previsão é de calor com chuvas isoladas ao longo dos dias. As máximas podem chegar a 30ºC no fim de semana.
Previsão de chuvas
Os modelos indicam que as chuvas devem continuar escassas na maior parte da Bahia pelos próximos dez dias. Apenas áreas do Extremo-Oeste e do Litoral devem receber precipitações isoladas.
Os prognósticos mais otimistas indicam mudança no tempo em todo o interior da Bahia a partir do próximo dia 21.